Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: PROVÉRBIOS 10 – Primeiro leia a Bíblia
PROVÉRBIOS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/10
Passei por um período difícil na minha vida enquanto estudava aviação no estado de Washington, nos Estados Unidos. Um dia, estudando na faculdade, apontei o avião da escola de aviação para o norte e, várias horas depois, me encontrei parado e sem combustível em um aeroporto desabitado no Canadá.
Quando meu avião não retornou para o aeroporto, a minha mãe passou horas temendo que meu avião houvesse caído enquanto um grupo de resgate procurava por mim. Então, após me acharem, ela entendeu que tinha que ir para o Canadá me buscar e retirar da prisão pelo vôo indevido.
De fato, como disse Salomão: “O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe” (v. 1 NVI).
Eu me lembro daquele momento em minha vida sempre que eu tenho que tomar decisões importantes. Nunca mais quero entristecer meus pais novamente e eu me pergunto se meus atos lhes trarão alegria ou tristeza. A resposta sobre se eu estou honrando meus pais ou não tende a revelar se os meus planos também estão em harmonia com a vontade do Senhor. Eu nunca mais quero entristecer meu Pai celestial – e é isso o que mais importa.
Andrew McChesney
Editor da Revista Adventist Mission
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/10
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
820 palavras
1 Provérbios de Salomão. Este capítulo dá início a uma longa seção de provérbios curtos, mais ou menos independentes uns dos outros. Há uma espécie de agrupamento aparente, às vezes, mas, de modo geral, há poucos pensamentos consecutivos. Como muitos dos provérbios têm sentido independente, esta seção contrasta com os trechos unificados que compõem a primeira parte do livro. Pode-se observar alguma conexão entre esta série de provérbios e as seções anteriores, ao considerar que os provérbios demonstram dois estilos de vida bem diferenciados, apresentados nos primeiros capítulos, e formulam os princípios que governam os estilos. A forma antitética da poesia hebraica, na qual a segunda parte do versículo faz nítido contraste com a primeira ( ver p. 8, 9 [CBASD]), é muito usada nestes provérbios. O v. 1 ilustra esse tipo de paralelismo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1099.
Tristeza. O contraste pretendido não é entre a reação diferente do pai e da mãe. Ambos se alegram no filho que trilha o caminho da sabedoria, e os dois se entristecem e sentem um peso quando este segue a loucura (ver Pv 13:1; 15:20; 23:24). CBASD, vol. 3, p. 1099.
2 Tesouros da impiedade. Estes tesouros não dão lucro, pois o único lucro que realmente compensa ganhar é a vida eterna, que nenhuma quantidade de ouro é capaz de comprar (Mt 16:26). CBASD, vol. 3, p. 1099.
3 Rechaça. Os problemas que Deus permite sobrevirem aos seres humanos têm a intenção de acordá-los para sua verdadeira condição e garantir que sejam salvos (ver Ag 1:5-11; PP, 109, 325, 326). CBASD, vol. 3, p. 1100.
4 Mão remissa. A preguiça e a ineficiência costumam andar juntas e certamente geram pobreza. Não se espera que nenhum empregador fique satisfeito com o funcionário que demonstre essas características. A diligência, por sua vez, em geral combina com a eficiência. O versículo apresenta um vívido contraste entre dois tipos de trabalhadores. CBASD, vol. 3, p. 1100.
5 Dorme. Do heb. radam, palavra para sono profundo, não mera soneca. O filho preguiçoso é uma vergonha a todo tempo, mas a indolência durante a sega é absolutamente indesculpável, pois envergonha tanto o pai quanto o filho. A loucura de dormir num momento de crise é ainda mais trágica quando a espiritualidade está em questão. Ao acordar e perceber que a oportunidade da salvação passou, lábios humanos proferirão as palavras mais tristes já ditas: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”(Jr 8:20). CBASD, vol. 3, p. 1100.
7 Memória do justo. Não que os ímpios sejam esquecidos; em vez disso, são lembrados com medo ou repulsa, ao passo que a lembrança das pessoas de bem evoca prazer (ver Sl 72:17). Por isso a memória dos perversos é adequadamente comparada à podridão grotesca. CBASD, vol. 3, p. 1100.
9 Será conhecido. Aquele que se inclina para caminhos tortuosos, seja seja em relação a Deus ou aos seres humanos, com certeza será exposto. CBASD, vol. 3, p. 1100.
11 Manancial de vida. Ou, “fonte da vida”. Palavras de sabedoria, conselho e edificação fluem dos lábios dos bons. Como um manancial refrescante, elas levam nova vida e crescimento quando os outros as aceitam e lhes dão ouvidos. É uma honra para os justos serem descritos dessa forma, pois o próprio Deus disse ser “o manancial da vida”(Sl 36:9; Jr 2:13; cf Jo 4:14; 7:38). CBASD, vol. 3, p. 1101.
19 Muito falar. A língua é um órgão difícil de controlar e tem um potencial tremendo tanto para o bem quanto para o mal (Tg 3:1-10). A língua que recebe permissão para muito falar corre o risco de conduzir seu dono a várias formas de pecado. O exagero que costuma acompanhar a prolixidade é uma falsificação da verdade. O escândalo e a difamação não estão distantes daquele que fala demais e procura impressionar. O ‘sábio filtra com cuidado tudo o que diz e lembra que um dia prestará conta de suas palavras (ver Ec 5:1-3; Mt 12:36; Tg 3:2; T4, 331). CBASD, vol. 3, p. 1102.
24 O perversos … os justos. O perverso sacia plenamente seu desejo. Ele quer seguir o próprio rumo e, mesmo assim, ser feliz. Quer semear o mal e colher o bem. Isso nunca vai acontecer. Faz parte da natureza do pecado proporcionar miséria e morte, por mais que a chegada do castigo se atrase (ver Tg 1:15). A pessoa de bem deseja ser regenerada, para que possa ir bem e ser boa. É seu propósito andar pelo caminho da vida e da felicidade. Quanto mais ela assim deseja, mais fácil é para Deus atender seus desejos. A felicidade é uma consequência tão inevitável da justiça quanto o sofrimento o é do pecado (ver Gl 6:7). CBASD, vol. 3, p. 1103.
30 Os perversos concentram o coração num estilo de vida mundano. Seu ideal de vida eterno é uma existência na qual podem viver de forma tão sensual e gananciosa quanto na vida presente. CBASD, vol. 3, p. 1104.
32 Somente o mal. O perverso fala o mal de forma tão inconsciente quanto o justo profere boas palavras; em ambos os casos, as palavras dos lábios brotam do coração (ver Mt 12:34-37). … O ímpio se deleita em causar sofrimento e não se importa com os danos que causa. CBASD, vol. 3, p. 1104, 1105.
Filed under: Sem categoria
“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (v.25).
Iniciamos hoje o tema central do livro de Provérbios: a diferença entre o justo e o perverso. A diferença entre os que guardam os mandamentos do Senhor e os que preferem a ruína da sabedoria humana (v.8). De uma forma muito persuasiva e clara, Salomão revelou o que, na prática, pode ser visto como um comportamento cristão em contraste com um procedimento pagão.
Sabemos que, diante de Deus, a nossa justiça não passa de “trapo da imundícia” (Is.64:6). Só nos tornamos justos mediante a justiça de Cristo. E alguns podem até dizer: “Eu aceito a justiça de Cristo”. Mas a essência não está em apenas dizer, mas em corresponder ao que se diz. Porque o “caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (v.17) Como está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg.1:22).
Necessitamos, a cada dia, fazer um exame do nosso coração. Sofremos de “insuficiência cardíaca espiritual”. Se não permitirmos que o Espírito Santo realize a necessária “cirurgia” em nosso coração, estaremos limitados a esta vida finita. E prestem muita atenção, amados: Estamos vivendo em um período decisivo da história deste planeta! Tudo o que Cristo nos alertou que aconteceria nos últimos dias tem se cumprido com precisão e não estamos longe de ver o cumprimento da promessa da salvação dos justos e da destruição dos perversos.
Noé passou 120 anos pregando que um dilúvio viria à Terra e que as pessoas precisavam entrar na arca. Mas os antediluvianos tornaram-se maus em “todo desígnio do seu coração” (Gn.6:5), e não deram ouvidos ao último chamado de Deus. Qual tem sido a sua resposta aos apelos do Espírito Santo? Deus está fazendo o Seu último chamado. Assim como Ele salvou Noé e sua família, Ele está chamando você e sua casa a aceitar o Seu convite de graça (At.16:31). Só há segurança se estivermos dentro da embarcação do Senhor. Pois está chegando o dia em que Ele mesmo fechará a porta e mostrará que há sim diferença entre o santo e o profano, entre o justo e o ímpio, entre salvos e perdidos.
“O justo viverá pela sua fé” (Hc.2:4), uma fé prática (Ap.14:12) que o torna “sábio de coração” (v.8). Ouça a voz de Cristo a lhe advertir: “Vede que ninguém vos engane” (Mt.24:4) e persevere no estudo da Sua Palavra. Que seu anelo esteja em encontrar Jesus e morar com Ele para sempre, pois “o anelo dos justos Deus o cumpre” (v.24).
Santo Deus, como estamos longe do padrão celestial, que é o caráter de Cristo! Que pelo Teu poder e graça, o Espírito Santo tenha êxito em moldar o nosso caráter, a fim de que andemos em fé e obediência. Nós Te amamos, Senhor! Volta logo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, justos do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Provérbios10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
PROVÉRBIOS 10 – O remanescente fiel que será salvo possui caráter moldado não pelos desejos carnais ou as influências da sociedade imoral, mas pelos princípios do Céu revelados na Palavra de Deus.
Pensando nisto, o livro de Provérbios “é uma biblioteca de instrução moral e espiritual para jovens com o intuito de garantir uma vida piedosa e feliz e a recompensa na vida futura”, diz Merrill Unger. “Os provérbios proveem a sabedoria, ensinando que ela é igualmente dependente da revelação da verdade divina ao obediente e fiel remanescente… São tratadas as circunstâncias de vida normal com a intenção de ajudar o povo de Deus a passar da imaturidade à maturidade”, atesta Paul House.
Após uma introdução de 9 capítulos apelando para desprezar a loucura, banir a insensatez, fugir da imoralidade e prezar pela sabedoria, buscar a verdade e desfrutar da verdadeira felicidade, a partir do capítulo 10 temos a sabedoria em pequenas cápsulas que devem ser assimiladas e digeridas lentamente por cada um que almeja ser transformado em sua maneira de ver e de viver a vida!
A partir de Provérbios 10, fica bem mais claro que “o contraste na vida e na conduta se faz em matéria de trabalho, diligência, ambição, discurso, verdade, estabilidade, honestidade, integridade, fidelidade, orientação, afabilidade, bondade etc.” (Unger). A espiritualidade que não atinge as práticas do dia a dia é rasa, superficial, podendo ser considerada falsa.
A piedade bíblica não deve estar confinada a momentos de culto e adoração; nem limitada aos lugares sagrados, ou dias santos. O estilo de vida de quem serve a Deus deve ser nítido em contraste com a conduta dos descrentes.
Como a luz é perceptível onde há trevas, assim é o cristão em meio aos descrentes. A diferença é gritante; pois, o crente…
• …escolhe suas palavras com cuidado; sua forma sábia de comunicar constrói relacionamentos e evita conflitos desnecessários (Provérbios 10:11-14, 18-19).
• …cultiva sólida ética de trabalho; ele é diligente e persistente em suas atividades e o sucesso é evidente (Provérbios 10:3-7, 15-22).
• …busca aplicar a sabedoria em todas as decisões, as quais beneficiam a si mesmo, e principalmente àqueles ao seu redor (Provérbios 10:8-9, 17, 23, 32).
• …teme ao Senhor, e por isso é abençoado (Provérbios 10:24, 27-31).
Aprendamos a sabedoria… e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí