Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: PROVÉRBIOS 8 – Primeiro leia a Bíblia
PROVÉRBIOS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/8
A sabedoria é personificada neste capítulo como uma dama – honesta, justa, sempre fazendo o certo, vivendo em correção. A sabedoria, na última metade do capítulo, é descrita como existente antes de Deus criar qualquer coisa: antes das montanhas e colinas, antes dos rios, antes de … tudo.
A sabedoria em Provérbios 8, de fato, corresponde à sabedoria saudada em Provérbios 3:18, 19 como não apenas existindo antes da criação de Deus, mas como parte integrante da criação. Foi pela sabedoria que Deus criou … tudo.
Poderia “sabedoria” ser um termo usado para as “especificações arquitetônicas” de como Deus projetou o universo material? E poderia a Lei de Design incluir também o aspecto moral, do mesmo modo como o reino material ilustra os princípios de como as coisas funcionam na realidade espiritual?
Por exemplo, a gravidade não é uma realidade que podemos negar. Não é uma “lei” que eu possa “infringir”, desconsiderando-a. Se eu pular de um penhasco, apenas demonstrarei como funciona – me espatifando nas rochas abaixo. Toda “lei natural” tem seu resultado certo, dependendo de como a respeitamos ou não. A causa é seguida pelo efeito.
Toda verdade moral também tem sua consequência natural (em contraste a uma penalidade imposta). Às vezes Deus intervém no julgamento, mas geralmente nos castigamos por nossos próprios pecados.
Quão melhor é viver em harmonia com a maneira como as coisas foram projetadas para operar!
Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais
Spokane Valley, Estado de Washington, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/8
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
513 palavras
5 Simples. Do heb. petha’im, termo que abrange aqueles que ainda não entregaram o coração à sabedoria, mas não foram comprometidos pelo mal. Encontram-se no vale da decisão, prontos para serem influenciados pelo bem ou pelo mal. Inclui também quem é facilmente tentado. Os “néscios”, em contrapartida, são os que resistiram ativamente ao chamado da sabedoria e, por isso, são mais difíceis de ser conquistados para esse estilo de vida (ver Pv 1:7). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1092.
8 Nenhuma coisa torta. As palavras da verdadeira sabedoria não contém nada de pervertido. … “O temor do SENHOR é o princípio do saber” (Pv 1:7). Aqueles que rejeitam a crença num Deus pessoal e num padrão absoluto de comportamento não são sábios (Sl 14:1; 1Tm 6:20, 21; 2Pe 3:3-5). CBASD, vol. 3, p. 1092.
13 A soberba. Quando a verdadeira relação entre o Deus santo, elevado e eterno e o pecaminoso coração mortal é percebida, não há espaço para a soberba. CBASD, vol. 3, p. 1092, 1093.
15 Reinam os reis. Os primeiros intérpretes consideraram que estas palavras se aplicavam a Cristo. … É verdade que muitos dos atributos que o orador em Provérbios 8 atribui a si também descrevem a obra e natureza de Cristo. … A declaração “Por meu intermédio, reinam os reis” é verdadeira tanto em relação a Cristo quanto à sabedoria. CBASD, vol. 3, p. 1093.
17 Os que me procuram. O sentido é de procurar com tanta diligência, a ponto de se levantar cedo para iniciar a busca. Por causa das distrações dos assuntos mundanos e do engano do coração humano, é necessário perseverar na diligência para manter um relacionamento salvífico com a sabedoria e com Deus. CBASD, vol. 3, p. 1093.
18 Justiça. Um prêmio inestimável, celestial. O poder do Salvador é prometido a todos os que buscam a bondade. Esse poder torna possível a um ser humano pecaminoso seguir os bons conselhos da sabedoria. A justiça é uma recompensa interior, evidenciada mediante o comportamento externo (1Co 1:30). CBASD, vol. 3, p. 1093.
20 No meio das veredas. Esta passagem é igualmente clara, se aplicada a Cristo. Ele foi à nossa frente e trilhou por nós o caminho da justiça e do juízo. Nos dias anteriores à cruz, falou por intermédio dos patriarcas e profetas (1Pe 1:11). Todo o simbolismo da lei ritual mosaica apontava para a vida dAquele que purificaria o pecador. CBASD, vol. 3, p. 1093, 1094.
31 Filhos dos homens. O ser humano foi a obra-prima do Criador (PP, 44). Embora Deus ame a criação animal e se importe com ela, os bichos eram simplesmente uma parte do ambiente de Adão e Eva. Os animais podem ser sagazes, mas não são capazes de conhecer a sabedoria que é temer ao Senhor. Deus só encontrou Sua imagem refletida no ser humano. Por isso, demonstrou deleite e interesse especiais nele (ver Hb 2:7, 8). CBASD, vol. 3, p. 1095.
35 Vida. A vida eterna é a recompensa para a busca diligente por sabedoria; a morte eterna é a pena para quem não a ouve (ver 1Jo 5:11, 12). A busca bem-sucedida por sabedoria significa a entrega do eu para a habitação do Espírito Santo (ver Jo 16:13). Essa entrega torna possível que Deus opere em nós e para nós as maravilhas de Sua graça. CBASD, vol. 3, p. 1095.
Filed under: Sem categoria
“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza” (v.14).
Estudando o Antigo Testamento, temos escavado verdadeiros tesouros e descoberto verdades que com certeza têm transformado a nossa vida e a nossa maneira de pensar. Ao examinarmos a Sua Palavra, o Senhor nos convida a uma expedição arqueológica, explorando minuciosamente cada capítulo, na intenção de encontrarmos as mais belas e preciosas descobertas. Não há nada encoberto que Deus não possa revelar a todo aquele que O ama e que busca nEle a sabedoria.
A narrativa deste capítulo apresenta “a Sabedoria” de forma personificada. Mas não faria sentido a sabedoria dizer que ela é a verdadeira sabedoria e nem o próprio Salomão declarar ser ele mesmo o entendimento. Observem a afirmação central do verso quatorze: “eu sou o Entendimento”. Quem Se declara como o Eu Sou? Está escrito: “Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou” (Êx.3:14), e disse Jesus: “[…] se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados” (Jo.8:24). Jesus Cristo, o Verbo e o Eu Sou, Ele é a Fonte de toda a sabedoria e de todo o entendimento.
Jesus falou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (Jo.14:6). A sabedoria proclama a verdade, concede a felicidade aos que seguem seus caminhos (v.32) e conduz à vida (v.35). A sabedoria é eterna (v.23), assim como Cristo é eterno. E tudo isto é colocado à nossa disposição se tão-somente pedirmos (Tg.1:5). O apóstolo Paulo descreveu a verdadeira sabedoria, e como encontrá-la: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória […] mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1Co.2:7 e 10).
A sabedoria de Deus era um mistério antes de ser revelada em Cristo. E a revelação de Jesus Cristo só pode ser entendida através do Espírito Santo. Porque “as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (1Co.2:11). Ou seja, quem não tem o Espírito de Deus não possui sabedoria, e, consequentemente, não tem a verdade, anda sem direção e não tem a vida. Porém, todo aquele que é nascido de Deus possui “a mente de Cristo” (1Co.2:16). Quer uma sabedoria mais privilegiada do que esta? Não existe!
A excelência da sabedoria está em seguir os passos de Jesus, e a vida eterna está em perseverar neste propósito até o fim (Mt.24:13); uma jornada que só é possível mediante a orientação do Espírito Santo. Lembre-se: quanto mais compartilhamos sabedoria, mais a recebemos. Portanto, ouça, agora, a voz do Espírito: “Feliz o homem que Me dá ouvidos” (v.34). E alcançarás o “favor do Senhor” (v.35). Persevere em estudar a Sua Palavra e dela testemunhar, e, então, acharás a vida (v.35).
Nosso Deus e Pai, como necessitamos da sabedoria que vem do alto! E ela só nos é concedida mediante o agir do Teu Espírito em nossa vida. Ajuda-nos a perseverarmos em Te buscar e ter nossos pés bem firmados na rocha que é Cristo! Dá-nos a mente de Cristo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!
Rosana Garcia Barros
#Provérbios08 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
PROVÉRBIOS 8 – A sabedoria está intimamente ligada a Deus; longe dEle é impossível obtê-la. Salomão, neste capítulo, mostra que ela “é personificada como mediadora e coparticipante da criação” (Bíblia Andrews).
A sabedoria existente antes do pecado está disponível hoje, mesmo após a queda de Adão e Eva! O livro de Provérbios mantém a fórmula educativa provida por Deus no Jardim do Éden; a qual “centralizava-se na família. Adão era o ‘filho de Deus’, e era de seu Pai que os filhos do Altíssimo recebiam instrução. Tinham, no mais estrito sentido, uma escola familiar”. “No plano divino de educação, adaptado às condições do homem após a queda, Cristo ocupa o lugar de representante do Pai, como o elo conectivo entre Deus e o homem; Ele é o grande ensinador da humanidade. E Ele ordenou que os homens e mulheres fossem Seus representantes. A família [deveria ser] a escola, e os pais os professores”, explica Ellen White. Esse é o método proposto em Provérbios (ver 1:8-10; 2:1-8; 3:1-2, 11-12; 4:1-5, 10-11, 20; etc).
Em Provérbio 8, a sabedoria “fundamenta suas declarações no temor do Senhor, definindo-o como ódio ao mal (8:13). Como um pai, promete grandes benefícios a quem procura a verdade (8:1-21). Como em 3:19-20, a sabedoria alega ter sido usada por Deus na criação do mundo (8:22-31). Ela não é igual a Deus por ter sido feita por Ele (9:22-26) e vem diante do Senhor por consequência natural do Seu caráter. Uma vez criada, a sabedoria se torna uma instituição viva, com tarefas próprias do mundo de Deus (8:27-31). Ela promete mediar o favor de Deus e dar vida (8:32-9:12), além disso, ela se esforça para manter o inexperiente distante das mulheres pecaminosas (9:13-18)” (Paul House).
Desta forma, “o conhecimento de Deus, a companhia dEle no estudo e no trabalho, a Sua semelhança no caráter, deviam ser a fonte, os meios e objetivo da educação de Israel – educação comunicada por Deus aos pais, e por estes dada aos filhos”, declara White. Provérbio 8 revela que a sabedoria tem sua fonte em Deus e identifica-se com Ele; portanto, “aqueles que rejeitam a crença num Deus pessoal e num padrão absoluto de comportamento não são sábios (Sl 14:1; 1Tm 6:20-21; 2Pe 3:3-5)” (CBASD).
Enfim, sejamos sábios! – Heber Toth Armí.