Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 4 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
7 de outubro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: PROVÉRBIOS 4 – Primeiro leia a Bíblia

PROVÉRBIOS 4 – BLOG MUNDIAL

PROVÉRBIOS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



PROVÉRBIOS 4 by Luís Uehara
7 de outubro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/4

“A Vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia” (v. 18, NVI) – ou “até o meio-dia” ou de forma mais poética e emocionante, “até o dia perfeito” (ARA).

Por outro lado, “O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam”. (v. 19, ARA).

Estes dois versos contrastam escuridão e luz – a ignorância, a falta de entendimento, o vaguear sem noção no escuro, em contraste com … o que seria sabedoria e discernimento.

O “princípio da sabedoria” é desejar obtê-la, por isso o conselho: “com tudo o que possuis, adquire o entendimento” (v. 7). Mas isto é uma jornada, não um destino. A sabedoria é infinita – porque compreende a Verdade. É como o valor de Pi. Na escola, aprendemos que a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro é 3,14, o que é verdade – mas 3,1415926… é mais preciso, mas mais números decimais poderiam ser acrescentados – sempre mais, com um infinito além.

“O caminho dos justos” é uma vida inteira de entendimento, de intencional apreciação pelo discernimento, da graça e do poder do amor que supera e substitui a rebelião e a auto-ilusão – e a única maneira de tornar esse infinito mais longo é iniciá-lo o quanto antes, comprometendo-nos com Deus.

Então, o “dia perfeito” descreve a presença eterna face-a-face com Deus, onde aprenderemos e cresceremos para sempre. Onde nunca conheceremos a verdade completamente, mas conheceremos a verdade de verdade.

Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais
Spokane Valley, Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/4
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



PROVÉRBIOS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
7 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

697 palavras

3 Filho em companhia de meu pai. Ao usar esta expressão, Salomão parece sugerir mais do que um relacionamento comum. Era ele quem correspondia às esperanças e à aspiração do pai. CBASD, vol. 3, p. 1079.

4 Ele me ensinava. Neste versículo, Salomão parece citar as palavras de Davi das quais se lembrava. CBASD, vol. 3, p. 1080.

5 Adquire a sabedoria. See este era um conselho típico de Davi para seu filho preferido, não surpreende que Salomão tenha pedido sabedoria quando recebeu a oportunidade de solicitar uma bênção especial (1Rs 3:5-15). CBASD, vol. 3, p. 1080.

12 Não se embaraçarão. O caminho estreito é amplo o suficiente para quem segue sempre em frente. A sabedoria ensina os seres humanos a seguir o caminho direito (Mt 7:14). Se Salomão houvesse dado ouvidos a este conselho o tempo inteiro, seus pés nunca teriam se desviado para caminhos com pedras de tropeço, que o levaram à desgraça diante de Deus e dos homens (1Rs 11:1-13). CBASD, vol. 3, p. 1080.

14 Não entres. Comparar com Sl 1:1. Permanecer na presença do pecado e de pecadores é tirar o verniz da consciência, tornando mais fácil se assentar com os escarnecedores. Por isso a advertência de se manter à distância é repetida seis vezes (Pv 4:15, 16). CBASD, vol. 3, p. 1080.

16 Pois não dormem. A diversificada carreira de Davi o colocou em contato com muitas pessoas más, e ele conhecia muito bem a sinistra compulsão dos pecadores em induzir os outros a se unir a eles em seu pecado. CBASD, vol. 3, p. 1080.

18 A vereda dos justos. Quanto mais perto de Deus o ser humano está, mais tempo e esforço dedica a obter o conhecimento do Senhor, por meio do estudo da Bíblia em espírito de oração – assim a luz brilha cada vez mais. … A transladação colocará a aparência exterior em harmonia com o brilho interno dos santos sem pecado (ver GC, 470, 476). CBASD, vol. 3, p. 1080.

19 O caminho dos perversos. A escuridão que cega os que insistem em seguir os próprios caminhos é tão enganosa que eles pensam ser os que encontraram a verdadeira luz. Tropeçam e caem sem saber. Para elas, as revelações do juízo chegarão como uma temerosa surpresa (ver Mt 25:44; GC, 640, 654). CBASD, vol. 3, p. 1080.

22 Saúde. A relação íntima entre mente e corpo parece ser apontada neste versículo.  A sabedoria e o entendimento levam cura tanto ao corpo quanto à alma. A insensatez, a falta de compreensão, a ansiedade e a culpa são causas comuns de problemas mentais e físicos (CBV, 241). CBASD, vol. 3, p. 1080.

23 Guarda o coração. Ou seja, “guarda a mente” (ver com. de Pv 2:10). A purificação da mente é o primeiro requisito para uma vida sem pecado. O bem e o mal vêm daquilo que enche o coração, ou a mente (ver Lc 6:45). O pecado é a indulgência aos desejos  de um coração pecador e enganoso (Jr 17:9), daí a necessidade de vigiar a mente, para mantê-la submissa a Deus, o único capaz de conservá-la pura (ver Ef 4:17, 23). CBASD, vol. 3, p. 1080, 1081.

24 A perversidade dos lábios. A língua é o órgão mais difícil de se controlas (Tg 3:1-12). Somente com a pureza da mente e a vigilância constante da língua se consegue subjugar este órgão perverso. Aquilo que a língua fala é um bom indicativo do estado da mente. A fofoca, em especial sobre assuntos desagradáveis, revela uma mente ainda repleta de interesses terrenos. Palavras iradas mostram que o orgulho e a vontade própria dominam. Todo desvio da língua deve nos levar a buscar o Senhor, pedindo a purificação da mente (Sl 101:5; Pv 6:12; Mt 12:34; Pv 12:2). CBASD, vol. 3, p. 1081.

25 Olhem direito. Quando o coração está firmado no caminho da retidão, os olhos deixam de vagar sem rumo. A vida moderna das cidades cerca o transeunte de milhares de tentações de todos os tipos. Não há proteção melhor do que seguir em frente, com os olhos fixos no alvo final. Na caminhada cristã, deve-se manter os olhos fixos em jesus, a fim de se obter salvação (Hb 12:2). CBASD, vol. 3, p. 1081.

26 Pondera. Pesar mentalmente. Este procedimento levaria de todos os obstáculos que poderiam fazer os pés tropeçarem. A pureza de coração, a verdade no falar e a singularidade de propósito tornam possível a conquista de uma vida de paz. Estas qualidades trazem a própria recompensa, e a esta Deus acrescenta Sua bênção. CBASD, vol. 3, p. 1081.



Provérbios 04 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Não há nada mais confuso e delicado do que o coração humano. Somos movidos por sentimentos e emoções que muitas vezes nos fazem perder a razão. As emoções fazem parte de nossa vida, mas não devem ser colocadas acima da capacidade racional que o Senhor nos dotou. E a nossa única segurança está em obedecer ao conselho sagrado: “Filho Meu, atenta para as Minhas palavras; aos Meus ensinamentos inclina os ouvidos” (v.20).

Salomão enfatizou a importância do relacionamento pais e filhos e a bênção que há na obediência. O relato das palavras de seu pai, justifica o seu pedido ao Senhor quando visitado por Ele em sonhos. A sabedoria está em querer adquirir mais sabedoria a cada dia até que recebamos de Cristo “uma coroa de glória” (v.9). Até lá, o nosso caminho deve ser “a vereda dos justos […] que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (v.18). “Ouvi” (v.1), amados, e “não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (v.14). Não troquem “a luz da aurora” (v.18) pela “escuridão” (v.19) da ignorância.

“Filho meu”, assim nos diz o Senhor, o que sentimos está intimamente ligado com o que falamos (v.24), com o que vemos (v.25) e por onde andamos (v.26). Por isso que a respeito dos olhos, Cristo disse: “São os olhos a lâmpada do corpo” (Mt.6:22); que, sobre a boca, Ele afirmou: “porque pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt.12:37); e que, sobre o caminho em que devemos andar, nos apresentou o Seu chamado: “Segue-Me” (Lc.5:27).

Seguir a Jesus requer de nós a renúncia do eu e uma completa entrega do coração para que o Espírito Santo realize a Sua mais linda obra salvífica. É extremamente perigoso expor o nosso coração. Notem que o sábio disse: “guarda”, isto é, não deixe à vontade, cuide, esconda, vigie. Disto depende a nossa vida e a vida de muitos. O nosso coração deve ser morada do Altíssimo e um condutor para que muitos também façam a mesma sábia escolha.

Deus deseja habitar “no mais íntimo do teu coração” (v.21). Ele é teu Pai, e deseja estabelecer um relacionamento pessoal contigo. Basta abrir a porta: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Ap.3:20). “Retém [esta] instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida” (v.13).

Pai Celeste, queremos Te conhecer melhor a cada dia, como crianças sempre dispostas a aprender sentadas aos Teus pés. Ensina-nos no caminho em que devemos andar, sem nos desviar nem para direita nem para esquerda, pois queremos andar Contigo até recebermos a coroa da vida eterna. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, filhos do Pai Celeste!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios04 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



PROVÉRBIOS 4 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
7 de outubro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 4 – O pecado é mau e perverte o caráter. Há pessoas desprovidas de caráter devido a terem cedido espaço ao pecado. A corrupção dos valores resulta de optar por prezar a maldade. Por isso, precisamos urgentemente do livro de Provérbios!

Interessante que “do começo ao fim, Provérbios lida com preocupações práticas do indivíduo que conhece a Deus”. O livro não visa o proselitismo; seu foco não é missionário nem evangelístico. “O livro ensina o fiel a viver. Nesse sentido, mesmo quando trata de questões humanas comuns, Provérbios jamais é ‘secular’”, afirma categoricamente Duane Garrett.

Provérbios 4 é rico e significativo dentro do livro, o qual lida com as questões práticas daqueles que conhecem a Deus. Este capítulo oferece uma série de lições e conselhos inspirados e valiosos que podem ser analisados à luz da teologia:

• A teologia bíblica salienta a busca pelo conhecimento de Deus como um caminho fundamental para uma vida piedosa. Provérbios 4 inicia com um pai instruindo o filho a ouvir e receber seus ensinamentos. Isso reflete a importância do conhecimento e da sabedoria na fé.
• O texto sagrado revela que a busca da sabedoria não é meramente questão de moralidade, mas também está relacionada à própria vida. Salomão é enfático ao dizer que a sabedoria é “saúde para todo o seu ser” (Provérbios 4:22).
• Provérbios 4:23 é inúmeras vezes citado e se relaciona com a antropologia bíblica indicando a natureza pecaminosa que temos e a necessidade de protegermos persistentemente o coração contra toda sorte de corrupção. A perversão do caráter começa no coração, por conseguinte é crucial guardá-lo com diligência de todo o mal.
• A vida requer sérias tomadas de decisões; então, a sabedoria bíblica leva-nos a reconhecer a importância do discernimento diante das opções que temos para escolher. A inspiração sapiencial bíblica destaca a necessidade de orientação divina para driblar armadilhas e esquivar-se dos caminhos maus (Provérbios 4:24-27).

Este riquíssimo capítulo revela que a sabedoria é um ornamento valioso que enriquece a vida daqueles que a buscam. Seguindo seu caminho, o indivíduo não ficará perdido nem tropeçará nas armadilhas da vida. Enquanto o caminho dos incrédulos é escuro e perigoso, o caminho dos justos é comparado à luz da aurora que brilha cada vez mais intensamente. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.