Reavivados por Sua Palavra


SALMO 150 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
3 de outubro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 150 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 150 – BLOG MUNDIAL

SALMO 150 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 150 by Luís Uehara
3 de outubro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/150

Onde?
Deus não quer que limitemos nosso louvor a um só lugar. Sim, devemos louvá-Lo no local de adoração. Devemos também louvá-Lo ao ar livre, perto das maravilhas naturais que Ele nos concedeu. O louvor não é uma formalidade. É uma reação.

Por que?
Deus quer que reconsideremos Sua grandeza e poder. É isso que nos leva à constatação de que não somos autossuficientes. Deus é maior que nós e dependemos Dele. Somente Deus é supremo e totalmente capaz.

Como?
Quando o salmista planejou seu louvor, ele se voltou para a celebração, como uma dança, usando toda uma variedade de instrumentos, expressões e estilos. Apenas uma forma não é suficiente. Isso ecoa o tema “cante um novo cântico” encontrado em outros salmos. Variar nossos métodos de louvor e expressão evita que nosso louvor se transforme em um ritual. Deus quer que estejamos vivos com louvor.

Quem?
Eu, independentemente de preocupações, desafios ou circunstâncias. Como Paulo, nos regozijaremos em todas as coisas. Esta é uma receita universal, para todos os que respiram. Vamos deixar Deus nos elevar acima deste mundo maçante, concentrando nossa adoração nele.

Art Kharns
Músico, IASD de Simi Valley, Califórnia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/150
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 150 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

365 palavras

Introdução. O Salmo 150 é o último dos salmos de aleluia. É a grande aleluia de encerramento ou doxologia do saltério. Desta forma o livro de Salmos termina com um convite para que todo o ser que respira se junte ao grande hino de louvor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1057.

Todos os livros que formam as subdivisões dos Salmos terminam com louvores curtos (41:13; 72:18, 19; 89:52; 106:48), mas este salmo é o ápice final em forma de Hallel (cântico/doxologia de louvor) de todo o Saltério. Este grande hino começa e termina com “Aleluia!” (Louvai ao SENHOR). Cada versículo contém um duplo chamado para louvar a Deus (ao todo, dez vezes), com um apelo conclusivo adicional para louvar ao Senhor. Este poema contém uma ênfase no louvor a Deus, nas localizações (santuário, firmamento, v. 1), depois na orquestra e nos movimentos (v. 2-5; instrumentos de sopro, cordas e percussão com danças no centro) e, por fim, no coral. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Louvai-O no firmamento. Como no Salmo 148, a convocação ao louvor se estende aos habitantes do Céu e da Terra. CBASD, vol. 3, p. 1057.

3 Trombeta. Do heb. shofar, “trombeta. CBASD, vol. 3, p. 1057.

Saltério. Do heb nebel, “harpa. CBASD, vol. 3, p. 1057.

Harpa. Do heb. kinnor, “lira”. CBASD, vol. 3, p. 1057.

4 Adufes. Do heb. tof, um pequeno tambor de mão. CBASD, vol. 3, p. 1057.

danças. Nos tempos bíblicos, a prática moderna de dançar em pares era desconhecida. As danças ocorriam principalmente no contexto de celebrações religiosas, como uma expressão de alegria (Jr 31:4). Costumava ser realizada por mulheres (Êx 15:20; Jz 21:19-23; 1Sm 18:6) e, em raras ocasiões, por homens (2Sm 6:14, 16). Não há evidência real de que homens e mulheres dançassem juntos. Com frequência, a música era incluída. Não existem evidências de que as danças acontecessem dentro do templo. Bíblia de Estudo Andrews.

5 Címbalos. Do heb. tsiltselim. CBASD, vol. 3, p. 1057.

6 Louvai ao SENHOR (ARC; ARA: “Aleluia!”). O maior livro de cânticos já composto encerra com uma grande aleluia final. … No grande auditório dos salmos, onde se estremeceu o nosso coração ao compasso de muitos coros comoventes, levantamo-nos com reverência no momento em que a grande sinfonia chega a seu clímax. De bom grado unimos nossas vozes neste último apoteótico “aleluia”ao Cordeiro de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1057.



SALMO 150 – COMENTÁRIOS PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
3 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

SALMO 150 – Devemos ser exclusivistas na adoração (adorar unicamente ao Deus verdadeiro, conforme o primeiro mandamento); porém, devemos ser inclusivos no convite à adoração (convidar, incentivar e apelar a todos para adorarmos juntos ao Deus verdadeiro) – não devemos contentar-nos e acomodar-nos enquanto não estivermos levando mais gente a adorar conosco!

O Salmo 150 possui claros aspectos práticos e teológicos, sua mensagem é lógica e contundente. “Ao chegarmos ao grande final, nada mais apropriado do que encontrarmos um apelo curto e incisivo para a criação cumprir seu verdadeiro propósito ao adorar a Deus”, diz William MacDonald.

A estrutura do último Salmo do saltério divide-o em respostas essenciais a quatro perguntas cruciais:

• Onde deve ocorrer a adoração coletiva? (Salmo 150:1): No Santuário e no firmamento, em toda parte, no Céu e na Terra. “Não há lugar onde o louvor seja inapropriado” (MacDonald).
• Por que é necessário louvar a Deus? (Salmo 150:2): Pelos Seus feitos poderosos no Antigo e Novo Testamento. “Não O glorificamos apenas por Sua muita grandeza, mas também consoante a ela. É pecado se mostrar indiferente ao relatar as excelências de nosso Criador e Redentor” (MacDonald).
• Como se deve louvar ao Soberano Deus? (Salmo 150:3-5): Com toda sorte de instrumentos musicais – de sopro, cordas e percussão. “Este poema contém uma ênfase no louvor a Deus, nas localizações (santuário, firmamento; v. 1), depois, na orquestra e nos movimentos (v. 2-5; instrumentos de sopro, cordas e percussão no centro) e, por fim, no coral (v. 6)”, explica a Bíblia Andrews.
• Quem participa do louvor a Deus? Ninguém pode ficar de fora! “Todo ser que respira é convocado a adorar a Yahweh de todo o coração. Afinal, a vida se origina do sopro de Deus, sendo Sua prerrogativa de dar, tirar, e tornar a dar esse mesmo fôlego” comenta N. T. Wright.

A adoração é fundamental na vida humana; especialmente antes da segunda vinda de Cristo. “O tema de louvor e adoração é um dos mais relevantes para o momento no qual vivemos, especialmente quando consideramos as Três Mensagens Angélicas. A primeira e a terceira delas apresentam dois tipos de adoração, uma verdadeira e outra falsa”, diz o músico Jetro Meira de Oliveira.

Precisamos considerar na adoração “onde, por que, como e quem” se desejamos adorar corretamente! – Heber Toth Armí



Salmo 150 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

No livro “Viagem ao Sobrenatural” (Editora CPB), Roger Morneau registrou a sua experiência com o sobrenatural e como de forma milagrosa Deus o livrou do domínio das trevas. Relatando certo episódio, ele revelou uma das formas que Satanás usa para ofender a Deus, através de sessões de louvor, usando músicas cristãs como instrumentos de blasfêmia e afronta “contra tudo que se chama Deus e é objeto de culto” (2Ts.2:4). As revelações contidas na biografia de Morneau abrem os nossos olhos para compreendermos ainda mais claramente o grande conflito que se encerra em cada alma.

O convite do último Salmo deixa claro o objetivo de Deus na Terra: salvar a todos. “Todo ser que respira” (v.6) é convidado a participar das alegrias do Céu através de uma vida de verdadeira adoração na Terra. E o conhecimento de que há um inimigo combatendo com “grande cólera” (Ap.12:12) a fim de conquistar para si o maior número possível de seguidores, adoradores de si mesmos e do príncipe deste mundo, nos ajuda a compreender a nossa necessidade de olhar “firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, O qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hb.12:2).

Todas as vezes que nos entregamos à oração, somos chamados a entrar “no Seu santuário” (v.1) e entreter com Cristo santa comunhão. Ao abrirmos o nosso coração a Deus em confissão, arrependimento e gratidão por “Seus poderosos feitos” (v.2) em nossa vida, estreitamos cada vez mais os laços sagrados que nos unem a Ele e nos é dado o incomparável privilégio de receber as porções diárias de Seu conhecimento e de “Sua muita grandeza” (v.2). Por meio da oração e estudo das Escrituras somos revestidos da armadura de Deus e Satanás é impedido de fazer o que deseja, impelido pela força imbatível da fiel palavra: “Aquele que nasceu de Deus [Jesus Cristo] o guarda, e o Maligno não lhe toca” (1Jo.5:18).

Os instrumentos apresentados neste Salmo representam a nossa vida como um todo e os dons que o Espírito nos confere a fim de darmos ao mundo o sonido certo da mensagem evangélica. Empregaremos tudo a serviço dAquele que nos amou primeiro? Entregaremos tudo a Ele a fim de que seja feita a Sua vontade? Oxalá não seja dito a nosso respeito: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim” (Mt.15:8).

O verdadeiro louvor procede de um coração manso e humilde. Daí a nossa necessidade de ir a Cristo e dEle aprender (Mt.11:28-29). Entregue agora mesmo o seu coração a Deus em oração e, certamente, “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp.1:6).

Aleluia! Louvado sejas, Senhor, pelo dom da salvação em Cristo Jesus! Nosso coração está exultante de alegria por todos os preciosos ensinamentos que nos destes através do livro de Salmos! Tivemos o privilégio de ouvir a voz do Teu Espírito e conhecermos mais ao Senhor. Queremos continuar nessa jornada Contigo, Pai. Por isso Te pedimos que permaneças conosco e que a sabedoria do livro de Provérbios nos edifique e santifique em Ti. Que perseveremos em estudar a Tua santa Palavra a cada dia até aquele grande Dia! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, dependentes de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos150 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100