Reavivados por Sua Palavra


SALMO 148 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
1 de outubro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 148 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 148 – BLOG MUNDIAL

SALMO 148 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 148 by Luís Uehara
1 de outubro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/148

Este Salmo transborda em louvor!

Chama os habitantes “desde os céus, louvem-no nas alturas! Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais.

Ainda mais intrigante, convida “o sol e a lua” a louvá-Lo, bem como as “estrelas cintilantes”.

“Ele os estabeleceu em seus lugares para todo o sempre; deu-lhes um decreto que jamais mudará.” (NVI).

Eles não podem escolher fazer outra coisa.

Somente os corações egoístas da humanidade têm a capacidade de se rebelar contra o nosso Criador. No entanto, através do Seu sacrifício, Cristo restaurou-nos a liberdade de escolhê-Lo. Podemos sintonizar nossos corações ao Seu louvor!

Seremos livres durante toda a Eternidade para louvar ou não, mas contemplar o Amor que sacrificou todo o Céu conquistará nossos corações repetidas vezes – e nos uniremos aos anjos e aos reinos não caídos em seu louvor Àquele que fez tudo.

Então, “Louvem o Senhor, vocês que estão na terra, serpentes marinhas e todas as profundezas, relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina, todas as montanhas e colinas, árvores frutíferas e todos os cedros, todos os animais selvagens e os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos e as aves, reis da terra e todas as nações, todos os governantes e juízes da terra, moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus.”

Virgínia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais, IASD de Spokane Valley, Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/148
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 148 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de outubro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

296 palavras

Introdução. O Salmo 148 é o terceiro dos salmos de aleluias (ver introdução do Sl 146). Não somente os seres celestes, mas poeticamente, os corpos celestes são convidados a se juntar em louvor a Deus. O salmista estende o convite a toda criatura vivente sobre a terra e à natureza inanimada. Ninguém é deixado fora desse convite universal para prestar louvor ao Criador e Mantenedor de todas as coisas. O salmo consiste em duas partes: (1) O louvor a Deus no Céu (v. 1-6) e (2) o louvor a Deus na Terra (v. 7-14). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1055.

3 sol … lua … estrelas. Poeticamente, as estrelas, o Sol e a Lua são convidados a prestar louvores a Deus. CBASD, vol. 3, p. 1055.

4 Céus dos céus. Expressão idiomática para os mais altos céus. CBASD, vol. 3, p. 1055.

6 Estabeleceu. Os corpos celestes devem sua estabilidade e permanência à onipotente vontade de Deus, seu mantenedor. CBASD, vol. 3, p. 1055.

Ordem. Do heb choq, “algo prescrito.”Os corpos celestes … executam suas voltas numa precisão infalível dentro dos limites que Ele determinou. CBASD, vol. 3, p. 1055.

7 Monstros marinhos. Ver com. de Dt 32:33; Jó 30:29. A convocação deve ser entendida poeticamente. CBASD, vol. 3, p. 1055.

8 Fogo. Possivelmente, uma referência a raio, como no Salmo 18:12; 105:32, na NVI. CBASD, vol. 3, p. 1055.

9 Árvores frutíferas. A convocação é estendida ao reino vegetal. CBASD, vol. 3, p. 1055.

10 Feras. Do heb. chayyah, “animais selvagens”. CBASD, vol. 3, p. 1055.

Gados. Do heb. behemah, “animais domésticos”. A convocação é estendida ao reino animal. CBASD, vol. 3, p. 1055.

11 Todos os povos. O salmista coloca a humanidade por último talvez como representante da coroação da obra da criação no que diz respeito a esta Terra. CBASD, vol. 3, p. 1055.

14 poder. Simboliza o rei ungido do Senhor. O supremo Rei erguido e exaltado por Deus foi Jesus, o Messias (ver também 132:17; Ez 29:21). Bíblia de Estudo Andrews.



Salmo 148 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria | Tags: ,

Em toda a Bíblia, só encontramos a expressão “Aleluia” 22 vezes no livro de Salmos e 4 vezes no livro do Apocalipse. Aleluia vem do hebraico Hallelujah, que significa Louvado seja Deus. Com uma aplicação de louvor e adoração ao Deus verdadeiro, esta palavra, apesar de ter se tornado popular no vocabulário pentecostal num contexto apenas musical, está relacionada na Bíblia basicamente em torno de dois temas: Deus como Criador e Deus como Justo Juiz.

O Salmo de hoje é um convite a toda a criação, incluindo os elementos abióticos e todas as milícias celestes, para conferir a Deus o louvor que Lhe é devido. Obedecendo ao comando do Criador, a natureza cumpre o seu propósito e canta da grandeza do Onipotente. Na vida conferida pela luz do astro diurno, nas estrelas que permanecem em seu lugar, nas árvores a nos dar o sustento, nas pessoas tão diferentes umas das outras, mas tão igualmente amadas pelo Pai, tudo, ainda que degradado pelo pecado, declara que Deus mandou, “e foram criados” (v.5).

Tudo e todos pertencemos a Deus. De Suas mãos viemos, e se nEle permanecermos, para elas retornaremos. É só uma questão de tempo, e o Criador virá como Juiz para vindicar o que é Seu. Ele mesmo declarou: “Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas coisas” (Ap.22:16). Ele não nos abandonou nas trevas, mas, em Sua vida e obras nos deixou a clara revelação do caráter imaculado, humilde e compassivo de Deus. Muitos julgam demorada a promessa do segundo advento, “dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda?” (2Pe.3:4). Mas creio, como Pedro, estarmos vivendo em tempos de misericórdia, em que o Senhor nos aguarda (2Pe.3:9).

Deus está aguardando “um povo preparado” (Lc.1:17), uma igreja militante, “para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef.5:27). Uma igreja que, reconhecendo a sua condição morna e miserável, busque em Jesus viver a melodia de Seu perfeito exemplo. Declaremos Aleluias ao Cordeiro mediante uma vida de fé prática, tendo a plena convicção que isso não vem de nós, “é dom de Deus” (Ef.2:8). Abramos o nosso coração para a obra do Espírito Santo e Ele nos conduzirá às Aleluias celestes.

Aleluia! Louvado seja o Teu nome, nosso amado Deus!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, igreja de Cristo Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos148 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



COMENTÁRIO SALMO 148 – Pr. Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
1 de outubro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 148 – O Universo inteiro tem motivos para louvar ao Senhor. A criação de Deus deve sua existência e assistência, ou mesmo sobrevivência, ao Criador. Não deveríamos ter um momento para adorar a Deus, mas deveríamos adorá-lO em todo momento.

O Salmo 148 envolve toda a criação na adoração ao Criador do Céu e da Terra. Ninguém deveria ficar de fora. Ninguém deveria ser negligente. Ninguém deveria ser ignorante neste quesito. Ninguém deveria ser resistente ao convite para louvar e adorar ao verdadeiro Deus.

Com oração e discernimento, lei a reflita em cada frase do Salmo 148, depois continue lendo as seguintes informações, para facilitar tua compreensão da Palavra de Deus:

John MacArthur sintetiza este Salmo da seguinte forma:

1. O louvor dos céus (vs. 1-6)
a) Para quem? (vs. 1-4)
b) Por quê? (vs. 5-6)
2. O louvor da terra (vs. 7-14)
a) Para quem? (vs. 7-12)
b) Por quê? (vs. 13-14)

Merrill Unger o resume numa única frase: “Aleluia! Que todas as criaturas louvem ao Senhor no Céu [Salmo 148:1-6], e na Terra [Salmo 148:7-14]”. O mesmo faz Rosalie Haffener Lee: “Os seres celestiais são convidados a unir-se aos animais e às pessoas que habitam na Terra, num cântico universal de louvor a nosso Criador e Mantenedor”.

Então… vamos refletir:

• Por que ficar de fora da adoração se todos os seres vivos de todos os lugares são convocados a adorar?
• Por que negligenciar a adoração ao Criador se até o Sol e a Lua, as nuvens de chuva, são convidados a reconhecer ao Criador que os criou com apenas uma Palavra?
• Por que ser indiferente a Deus ou desobediente às Suas ordens se até os seres inanimados obedecem prontamente ao Seu mandar?
• Por que ser apático ao convite de adorar a Deus, se até os grandes animais marinhos, o fogo, o granizo, a neve, o gelo, os furações, os animais do campo, Lhe obedecem?

Repensemos nosso louvor e adoração ao soberano do Universo que nos cuida e nos mantém vivos após o pecado!

Deus merece de nós mais do que as primeiras horas do dia, devemos entregar-Lhe o dia todo todos os dias. Não deveríamos dedicar um tempo de nossa vida ao serviço de Deus, mas devemos servir-Lhe o tempo todo! – Heber Toth Armí.