Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 145 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 145 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/145
“Há um alguém que desejo ver
Espero que ele acabe sendo
Alguém que vai cuidar de mim…”
Nas profundezas do coração humano, há um desejo de ser cuidado, de estar seguro, um remanescente de uma intimidade edênica perdida há muito tempo. Infelizmente, muitas pessoas nunca experimentaram outro alguém saudável cuidando de seu coração. Consequentemente, eles se esforçam incessantemente para proteger seus próprios corações, seja através de ocupações ou vícios ou dissociação ou de inúmeras outras maneiras. No entanto, o desejo permanece, então corações feridos entram em relacionamentos, ecoando o lamento de Ella Fitzgerald: “Oh, como eu preciso de alguém para cuidar de mim” [“Oh how I need someone to watch over me”].
Infelizmente, frequentemente deixamos de cuidar adequadamente do coração um do outro. O Salmo 145, citando as palavras auto descritivas de Deus de Êxodo 34:6, era recitado duas vezes pela manhã e outra à noite no judaísmo tradicional. Pinta um belo mosaico de um Deus que cumpre as promessas que nos sustenta quando caímos, um Deus fiel que tem compaixão de tudo o que criou, tanto humano quanto animal. Rico em amor, Ele é o observador do nosso coração.
Seu coração deseja ser valorizado? Você foi projetado para desejar o observador do coração do céu. Somente Deus é capaz de realmente cuidar de nós e satisfazer os desejos mais profundos de nossa alma.
Lori Engel
Capelã (atualmente com necessidades especiais)
Eugene, Oregon EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/145
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
“Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade” (v.18).
A exaltação ao nome de Deus e a propagação de Sua Palavra na Terra teve início em sua gênese. Desde Adão, o Criador e as obras de Suas mãos têm sido anunciados de geração em geração. Da primeira à última família, eis a mensagem que deve ecoar de cada lar cristão: “O Senhor é bom para todos, e as Suas ternas misericórdias permeiam todas as Suas obras” (v.9). A bondade de Deus que nos “conduz ao arrependimento” (Rm.2:4) e as Suas misericórdias que “são a causa de não sermos consumidos” (Lm.3:22), provam a fidelidade do Senhor “em todas as Suas palavras” (v.13).
“Todos os dias” (v.2) há um convite do Céu para você e para mim de meditarmos no glorioso esplendor da majestade de Deus e nas Suas maravilhas (v.5) e de falarmos e divulgarmos os Seus feitos e a Sua “muita bondade” (v.7). Este louvor de Davi reflete o caráter da verdadeira adoração. O foco não está em sensações e emoções, mas em uma entrega racional de nossas faculdades a Deus, fortalecidos os sentidos pelo poder da Palavra. Somente mediante comunhão pessoal e diária somos habilitados pelo Espírito a pregar o evangelho do reino pela eficácia deste relacionamento. Primeiro, precisamos conhecer Jesus, para só depois, apresentá-Lo a outros.
Davi obteve esse conhecimento que vivifica e nos deixou os testemunhos escritos de sua experiência. Também existem dois personagens que, para mim, mesmo anônimos, foram gigantes no quesito evangelismo prático e eficiente: o endemoniado geraseno e a mulher samaritana.
O primeiro foi liberto de uma condição tão degradante e baixa, que qualquer um de nós julgaria impossível haver solução. Dominado por uma legião de demônios, aquele pobre homem era considerado um caso perdido e, à vista da sociedade, uma ameaça pública. Mas Jesus rompeu as barreiras malignas e Se deparou com um coração desesperado por libertação. Frente ao grande milagre de sua sanidade completamente recuperada, seu desejo de seguir o seu Libertador foi negado diante da seguinte ordem: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito” (Lc.8:39).
A outra personagem também andava às margens da sociedade. Cabisbaixa e envergonhada, caminhava entre os seus conterrâneos como se expostas as marcas de sua vida de pecado. Mas na hora em que o calor do sol se torna mais intenso, brilhou em sua vida o Sol da justiça. Cansada de ser enganada e usada pelos homens, ela se deparou com o Homem que jamais mente e jamais decepciona. Sua sede física foi totalmente esquecida diante da Água Viva que inundou lhe a alma. E, abandonando o seu cântaro, anunciou àqueles que a desprezavam: “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será Este, porventura, o Cristo?!” E o resultado foi: “Muitos samaritanos daquela cidade creram nEle, em virtude do testemunho da mulher” (Jo.4:29 e 39).
Amados, não nos falta recursos necessários para a pregação do evangelho. Nos falta o principal. O Pai do Céu está ansioso por nos dar o Seu Espírito, a fim de sairmos mediante poder ainda maior do que moveu Pedro a declarar: “Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (At.3:6). A igreja primitiva não tinha recursos, mas tinha o poder. Nos sobram os recursos, mas nos falta o poder. O Senhor está convocando a Sua última igreja a fim de, como a primeira, revelar na vida o fruto do Espírito Santo (Gl.5:22-23).
“Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade” (v.18). Aceitemos ao chamado de Deus e Ele estará sempre conosco, fazendo da nossa vida um louvor “ao Seu santo nome, para todo o sempre” (v.21).
Senhor, queremos Te pedir o Teu poder, o Teu Espírito em nós! Faz-nos testemunhas de Jesus, aguardando e apressando a Sua volta. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, testemunhas de Jesus!
Rosana Garcia Barros
#Salmos145 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 145 – Os Salmos eram o Hinário do povo de Deus no passado, contendo grandes e preciosas verdades inspiradas em forma de poesia. Suas mensagens revelam princípios maravilhosos para serem aplicadas em nosso viver “para que nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90:12).
Os Salmos fazem parte da porção bíblica chamada de livros sapienciais – ou seja, de sabedoria; pois, eles contêm ricas coleções de poemas, hinos e cânticos que exploram questões espirituais, morais e filosóficas que elevam a alma do pecador que tornou-se servo e adorador do Soberano Senhor. Embora os Salmos não se encaixem perfeitamente na categoria de “sabedoria” da mesma forma que os livros de Jó, Provérbios e Eclesiastes, eles são corretamente considerados sapienciais devido a sua natureza contemplativa e à sabedoria espiritual e prática que transmitem.
Observe atentamente alguns versos dos poemas e hinos inspirados:
• “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes” (Salmo 19:7).
• “A boda do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso” (Salmo 37:30-31).
• “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso” (Salmo 111:10).
Baseado nisso, a sapiência está subjacente às palavras do Salmo 145, pois as ações e atributos de Deus estão, de certa forma, atreladas à busca da sabedoria espiritualmente prática (Provérbios 1:7; 9:10).
Os versículos iniciais do Salmo 145 tratam da grandeza de Deus, que é uma manifestação de Sua sabedoria e poder infinitos compartilhados conosco.
Saber dos feitos de Deus e torná-los conhecidos através do testemunho é uma forma prática de sabedoria, ou pode referir-se a compartilhar a sabedoria divina com aqueles que andam desprovidos desse nível elevado de sabedoria (Salmo 145:4-7).
Conhecer a Deus, discernir Seu verdadeiro caráter gracioso, misericordioso e compassivo, e perceber Sua benevolência são formas de sabedoria usadas para reconhecer a sabedoria divina agindo na esfera humana (Salmo 145:8-21).
Portanto, além de usar os salmos para louvar ao Senhor (Efésios 5:19-20; Colossenses 3:16) eles nos elevam para junto de Deus a fim de vivermos a sabedoria provida por Ele nesses textos inspirados.
Praticando seus princípios sapienciais, vivamos reavivando-nos! – Heber Toth Armí.