Reavivados por Sua Palavra


SALMO 144 by Luís Uehara
27 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/144

A Copa do Mundo da FIFA é o maior evento esportivo do mundo. Cerca de 3,9 bilhões de pessoas assistem aos jogos da Copa do Mundo pessoalmente, pela TV e online. Aproximadamente US$ 791 milhões foram distribuídos entre 32 nações participantes da Copa do Mundo de 2022. Mais de US$ 4,6 bilhões foram gerados em dinheiro da TV. Através dos atletas participantes de várias nações, as pessoas antecipam ansiosamente a emoção da vitória que sentirão quando “o seu time” for coroado com a vitória.

O desejo de sucesso e, em muitos casos, a necessidade de sucesso, é algo que toda pessoa experimenta em um nível ou outro. No Salmo 144, Davi expressa sua necessidade de sucesso como rei de Israel. As pessoas precisavam de proteção e prosperidade, e os perigos que enfrentavam eram iminentes.

Podemos não supervisionar os assuntos de uma nação como Davi ou vigiar centenas de funcionários numa empresa ou organização, mas cada um de nós também tem necessidade de proteção e prosperidade.

O mundo está mais violento e imoral do que nunca e a economia mundial está mais incerta do que nunca. Durante estes tempos, nós, como Davi, podemos recorrer Àquele que provê tudo o que precisamos. Podemos orar e buscar a Deus como Davi fez.

Kevin Wilfley
Pastor aposentado e diretor de ministérios de oração

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/144
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 144 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

518 palavras

Introdução. O Salmo 144 é um cântico que exalta a força e o auxílio de Deus em tempos de guerra e de paz. O Salmo termina proclamando a alegria que vem àqueles que fazem de Deus o seu Senhor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1047.

1 Rocha. Do heb. tsur, “rocha”, símbolo de força (ver com. de Sl 18:2, 31, 46). Tsur é utilizado de modo figurado para denotar algo sólido, duradouro e inamovível. CBASD, vol. 3, p. 1047.

2 Misericórdia. Do heb. chesed. CBASD, vol. 3, p. 1047.

“Misericórdia”, “piedade”e “compaixão”descrevem de forma correta diferentes aspectos do significado desta palavra, mas nenhum o abrange na sua plenitude, pelo menos ao descrever um atributo divino. CBASD, vol. 3, p. 809.

3 Que é o homem … ?. “Homem”, do heb. ‘enosh, designa o ser humano em sua fragilidade e fraqueza. Quando se está na presença da vastidão, do mistério, da glória dos céus noturnos,, e se medita sobre o espaço infinito e os incontáveis corpos celestes, o sentimento é que o ser humano é um pontinho insignificante no universo. Se essa é a reação de mortais comuns iletrados, quão mais intensa deve ser a admiração de alguém que contempla os céus com a ajuda de um telescópio, a luz do conhecimento crescente da astronomia . CBASD, vol. 3, p. 730.

4 Vaidade. É transitória a vida do ser humano. Quando desenvolve um pouco das forças físicas e mentais, logo é levado pela morte. CBASD, vol. 3, p. 1047.

6 Despede relâmpagos. Quando a artilharia do Céu é acionada, nota-se quão fraca é a força do ser humano para resistir-lhe. “Manifestações mais terríveis do que as que o mundo jamais viu, serão testemunhadas por ocasião do segundo advento de Cristo”(ver PP, 109). CBASD, vol. 3, p. 1047, 1048.

7 Muitas águas. O salmista muda a ilustração. Muitas águas significam perigos muito intensos e, neste verso, sem dúvida se referem aos inimigos de Davi que o cercavam de todos os lados. CBASD, vol. 3, p. 1048.

8 Direita. Talves significando que a falsidade deles era destra, isto é, eles mentiam com habilidade. CBASD, vol. 3, p. 1048.

9 Novo cântico. O salmista deixa o falso para adorar o que é verdadeiro. Cansado dos mentirosos e enganadores, ele se volta para Deus com um novo cântico: um novo cântico de louvor. Suas mãos auxiliariam a língua porque ele utilizaria um instrumento de dez cordas para acompanhá-lo. CBASD, vol. 3, p. 1048.

11 Estranhos. Isto é, adversários estrangeiros. CBASD, vol. 3, p. 1048.

12 Pedras angulares. Do heb. zawiyyoth, uma palavra que ocorre somente neste verso e em Zacarias 9:15, em que se refere aos cantos do altar. … Beleza externa sem beleza de caráter é inútil (Pv 31:30). … A verdadeira educação na infância e juventude é destinada a desenvolver essa beleza de caráter em nossos filhos (ver CPPE, 496). CBASD, vol. 3, p. 1048.

14 que as nossas vacas andem pejadas [“prenhes”], não lhes haja rotura, nem mau sucesso (ARA). NVI: “O nosso gado dará suas crias; não haverá praga alguma nem aborto”.

Não lhes haja rotura, nem mau sucesso. Ou, “nenhuma violação”, isto é, nos muros da cidade ou nos compartimentos do gado. CBASD, vol. 3, p. 1048.

15 Bem-aventurado. Do heb. ‘ashre (ver com de Sl 1:1). Não há felicidade maior do que saber que pertencemos a Deus e Ele, a nós. CBASD, vol. 3, p. 1048



Salmo 144 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Como guerreiro, Davi conhecia muito bem a linguagem da guerra. Sua fama, seus valentes soldados e estratégias faziam de Davi um comandante temido e odiado pelos inimigos. No entanto, sua experiência não havia sido adquirida nos exércitos de Israel. A sua origem simples, de um ofício humilde nos prados de Belém, permanecia em sua essência, fruto dos ditosos anos de sua infância e juventude em lida campestre.

Para Davi, não havia nada mais poderoso ou infalível do que a boa mão do Senhor sobre ele. Mediante firme confiança, enfrentava gigantes e exércitos com a precisão de quem sabia exatamente o que deveria fazer. Sua destreza, porém, era compreendida como um dom de Deus conferido a um pobre mortal: “Senhor, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes? O homem é como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa” (v.3-4).

Esta linguagem bélica não foi uma exclusividade de Davi. O apóstolo Paulo também a usou em sua carta aos efésios, para ilustrar o grande conflito em que estamos envolvidos. Couraça, cinto, calçados, escudo, capacete e espada compunham a armadura de um soldado e cada elemento cumpria uma função diferente; mas na ausência de um, todo o resto ficava comprometido, tornando vulnerável o guerreiro de traje incompleto (Ef.6:10-18).

A confiança no poder de Deus deve estar em perfeita harmonia com a obra que Ele nos confiou como soldados de Seu exército. Justiça, verdade, paz, fé, salvação e poder do Espírito Santo devem compor a armadura de que necessitamos nos revestir todas as manhãs, mediante uma vida de oração e de intimidade com as Escrituras. O conhecimento de Deus e de Cristo devem penetrar nossa alma conferindo-lhe a devida capacitação para as lutas de cada dia. Só assim, veremos em nossa casa os primeiros frutos da vitória contra o mal:

“Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio” (v.12).

É no seio de um lar bem ordenado que o inimigo de Deus depõe suas armas. Nada é tão poderoso quanto a oração de uma mãe, a firmeza de caráter de um pai e a submissão de um filho. Cada casa é um quartel general. Cada família, um destacamento. Cada membro, um soldado. Como Davi, busquemos no Senhor a vitória sobre o mal e confiemos em Sua provisão. Que diante de tudo o que está acontecendo no mundo, que estejamos prontos, em família, para a última grande batalha.

Senhor dos Exércitos, luta por nós! Que revestidos de Tua armadura, marchemos como exército militante rumo ao triunfo! Batiza-nos com Teu Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, soldados de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos144 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 144 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
27 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 144 – Os grandes sofrimentos transformados em grandes livramentos resultam em louvor e adoração ao grande Deus que opera em nosso favor.

Consideremos o Salmo 144, o qual revela fantásticas verdades que merecem nossa total atenção:

1. Há um Deus todo-poderoso que é amoroso e age piedosamente a favor de nós (vs. 1-4)
2. Há um Deus grandioso que nos liberta e nos torna vitoriosos, independentemente da ocasião (vs. 5-11).
3. Há um Deus compassivo que nos atente prodigamente (vs. 12-15).

Deus, mesmo sendo Soberano do Universo, Se importa com este minúsculo Planeta em que seus moradores são efêmeros, frágeis, falhos, pecadores, transgressores de Sua Lei e mortais. Ou seja, seres insignificantes são considerados pelo Senhor do Universo. Já refletiu sobre isso?

Deus, mesmo sendo transcendente, Se faz imanente para alcançar o impenitente ser humano carente de restauração e salvação. Para alcançar este propósito não poupou ao próprio Filho; pelo contrário, Ele O “entregou por nós, como não nos dará com Ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32) – Impressionante!

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Tal entrega movida por um amor incrível convida-nos a celebrar louvores a esse Deus extraordinário, indescritível e imensurável – você concorda?

Se antes do sacrifício de Cristo havia motivos de sobra para louvar a Deus com hinos, poesias e salmos, quanto mais após a vitória de Cristo sobre a morte! Por isso, o teólogo apóstolo Paulo foi categórico ao afirmar: “Sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai” (Colossenses 3:15-17).

As pessoas que, submissa e voluntariamente, servem a Deus de coração são diferenciadas! Deus age e opera em favor delas (Salmo 143:11-14)! Isso se aplica a indivíduos, famílias, igrejas e, inclusive nações. Reflita atentamente na conclusão do Salmo:

Como é feliz o povo assim abençoado!
Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí