Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 139 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 139 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/139
No Salmo 139, Davi deixa claro que Deus sabe tudo sobre nós: até mesmo nossos pensamentos mais íntimos. Não há lugar onde possamos estar ou ir sem que Deus esteja lá, nos alcance e nos ouça. Como escreveu Corrie Ten Boom: “Não existe poço tão profundo que Ele não seja ainda mais profundo”.
Sou capelã de um sanatório e inúmeras vezes sentei-me em quartos escuros enquanto as pessoas davam seu último suspiro. pense – é realmente pacífico: assim como alguém que vai dormir. Os médicos dizem que um dos últimos sentidos a falhar durante o processo de morte é a audição.
Nosso ente querido pode estar em seu leito de morte, aparentemente inconsciente e ainda ouvir tudo no quarto. Quando estou com um paciente inconsciente, às vezes digo em voz alta: “Sei que você não pode falar agora, mas Deus pode ouvir seus pensamentos. Ele pode ouvi-lo se houver algo que você queira dizer a Ele. Ele pode ouvi-lo.” Digo isso para lembrá-los de que Jesus ainda está com eles na solidão da morte, onde ninguém mais pode segui-los. Nunca estamos sozinhos.
Laura Muse
Capelã de sanatório, Indiana, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/139
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
466 palavras
Introdução. O tema do Salmo 139 é a onisciência e a onipresença de Deus. O salmista reconhece a Deus como presente em todos os lugares, aquele que não apenas tem todo o poder, mas também toda a sabedoria, aquele que formou o ser humano desde o ventre e de cuja presença as pessoas não conseguem escapar. A linguagem deste salmo se assemelha estreitamente coma linguagem do livro de Jó. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1039.
1 Sondas. O Senhor sonda o coração de todos (Jr 17:10) e sabe o que há nele. Geralmente as pessoas são ignorantes quanto à sua verdadeira condição. CBASD, vol. 3, p. 1039.
4 Ainda a palavra me não chegou. … antes de o pensamento ter sido formado em palavras, o Senhor já o conhecia. Tudo está aberto e transparente diante de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1039.
6 Maravilhoso demais. O conhecimento de Deus está fora do alcance da mente finita. CBASD, vol. 3, p. 1039.
7 Do Teu Espírito? Com esta pergunta o salmista não sugere que deseja escapar do Espírito de Deus, mas quer dizer que não há lugar neste vasto Universo onde a presença do Espírito não seja sentida. CBASD, vol. 3, p. 1039.
9 Asas da alvorada. Ver Sl 18:10; Ml 4:2. O amanhecer se espalhando rapidamente sobre o céu é representado como tendo asas. CBASD, vol. 3, p. 1039.
10 Tua destra. A poderosa “destra” acompanha Seus filhos em todo o jornadear. O missionário solitário em seu posto longínquo pode reivindicar o conforto desta promessa. CBASD, vol. 3, p. 1039.
11 A noite será luz. É impossível se esconder de Deus na escuridão. Os que pensam que podem realizar sua obra nefasta à noite sem que o Deus onisciente os veja estão enganados. A noite pode ocultá-los dos seres humanos, mas não de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1039.
14 Assombrosamente maravilhoso. … o salmista está exaltando as maravilhas do corpo humano (ver Ed, 201; T6, 375, 376). O grande avanço na medicina tem revelado maravilhas do mecanismo humano que antes eram desconhecidas. CBASD, vol. 3, p. 1040.
15 Profundezas da terra. Uma alusão figurativa ao útero. CBASD, vol. 3, p. 1040.
19 Apartai-vos de mim. Neste ponto ocorre uma transição repentina. O salmista volta sua atenção para a presença do mal no mundo. Para ele, o pecado estava intimamente ligado ao pecador, de modo que sua oração para que a impiedade cesse foi construída com palavras que denunciam o pecador. CBASD, vol. 3, p. 1040.
22 Ódio consumado. Uma reflexão de um profundo senso de justa indignação contra o mal. Aqueles que amam a Deus deveriam ser mais sinceros no seu ódio à maldade, como são sinceros no seu amor à bondade e à verdade. CBASD, vol. 3, p. 1040.
23 Conhece os meus pensamentos. Novamente o coração é aberto diante dos olhos de um Deus misericordioso (ver v. 1). CBASD, vol. 3, p. 1040.
24 Guia-me. Somente Deus, que conhece nossos pensamentos mais íntimos, pode nos guiar em segurança. Todos nós precisamos de um guia infalível. CBASD, vol. 3, p. 1040.
Filed under: Sem categoria
“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?” (v.7).
A experiência da comunhão com Deus é pessoal e intransferível. Ninguém pode se valer da fé de outra pessoa ou pleitear por obtê-la enquanto acalenta um coração dividido. Para cada filho Seu, Deus possui um planejamento bem definido e ordenado assim como os padrões singulares de nossas digitais. Mas a ordem que do Céu é proclamada expressa um único desejo e objetivo: a salvação. A nota tônica deste Salmo não está no ser humano e em suas limitações, mas no Criador e em Seu ilimitado conhecimento e poder.
Ciente de sua nudez diante dAquele que tudo vê e tudo conhece, Davi compôs as palavras que mais o definem como o homem segundo o coração de Deus. Todas as vias de sua alma estavam expostas e disponíveis para o agir do Senhor. Desde sua concepção, quando “substância ainda informe” (v.16), foi o termo utilizado pelo salmista como o princípio da vida já idealizada pelo Criador; assim como no princípio a terra era “sem forma e vazia” (Gn.1:2) e foi moldada pelo poder de Sua Palavra.
Desde a origem do feto, há uma agenda no Céu escrita e determinada com a assinatura da redenção em cada dia. Não se trata, porém, de uma imposição divina, mas de um cronograma que, apesar do que o pecado e o mal possam nos causar, o Senhor estende diante de cada um de nós com o amoroso e salvífico convite: “Vinde a Mim” (Mt.11:28). Cabe a nós, porém, aceitar a agenda divina ou limitá-la pela infeliz intervenção do eu não consagrado.
O Senhor não determinou os nossos sofrimentos, e sim a solução deles: “Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida” (Jr.31:25). Todo aquele que, como Davi, O busca com fé simples e sincera, se depara com o conhecimento “sobremodo elevado” (v.6) proveniente da total dependência de Deus; com a diária obra do Espírito Santo em sondar, provar e guiar o coração que reconhece a sua grande necessidade. Oh, amados, somos tão falhos em nossas expectativas diárias! Quanto necessitamos cada dia subir com Jesus ao monte da comunhão e só descer de lá quando os planos do Pai estiverem descortinados ante nossos olhos!
Mediante apressado culto matinal ou pela privação deste, nos colocamos à exposição de nossos próprios e maus pensamentos, aborrecendo “com ódio consumado” e considerando “inimigos de fato” (v.22) aqueles pelos quais maior deveria ser o exercício da compaixão. “Sonda-me, ó Deus” (v.23), seja o nosso apelo esta manhã; “vê se há em mim algum caminho mau” (v.24), seja o que introduza a confissão de nossa alma; “e guia-me pelo caminho eterno” (v.24), seja o pedido resultante de nosso genuíno arrependimento. Confiemos a nossa vida por completo Àquele que nos criou para uma agenda eterna.
Nosso Amado Pai, só o Senhor nos conhece de fato e só o Senhor sabe o que é melhor para cada um de nós. O nosso conceito do que seja melhor muitas vezes não condiz com a Tua vontade. Então, Pai, sonda o nosso coração e faz-nos tão próximos de Ti que os nossos desejos correspondam aos Teus. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, criados para a eternidade!
Rosana Garcia Barros
#Salmos139 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 139 – Nem mesmo nos conhecemos bem e ousamos querer conhecer bem a Deus. Há muita ignorância em pessoas avessas à teologia que emitem suas opiniões sobre Deus!
Somente Deus sabe tudo (onisciência), pode tudo (onipotente) e está em todo lugar (onipresente). Tais características peculiares de Deus são benéficas. É sobre isso que este Salmo trata:
• Deus nos conhece profundamente: Ciente de quem somos, sabedor de tudo sobre nós, conhecendo inclusive nossos pensamentos, desejos e sentimentos mais íntimos, Deus conhece-nos melhor que nós mesmos nos conhecemos (Salmo 139:1-6). Embora não possamos esconder nada dEle, Ele nos ama apesar de quem somos – insignificantes, limitados, imperfeitos e ignorantes.
• Deus está sempre ao nosso lado: Não precisamos convidar a Deus para estar presente; não importa onde estejamos, Ele está sempre conosco – nunca estamos sozinhos; sabendo disso, pela fé podemos desfrutar da Sua augusta presença em nossa vida diariamente (Salmo 139:7-12).
• Deus nos criou de maneira extraordinária: Toda criação divina é maravilhosa, todavia de forma extraordinária, de maneira maravilhosa, somos obras incríveis de Suas mãos (Salmo 139:13-16). Por isso, a vida é valiosa, e somos preciosos aos olhos de Deus, independentemente de nossas virulentas imperfeições (Salmo 139:19-23).
• Deus tem planos para nossa existência: Nossos dias são registrados em livros divinos antes mesmo de existirmos. Os planos de Deus podem não acontecer por nossa negligência, rebeldia e desobediência; perdemos muita coisa boa por pensar que nossos planos são melhores que os dEle (Salmo 139:17-19). É bom saber que Ele já traçou um trajeto especial para nós, devemos depender dEle diariamente para desfrutar do propósito pelo qual Ele nos criou.
• Deus pode auxiliar-nos a enxergar o que não vemos em nós: Como o salmista, é sábio orar pedindo que Deus examine nosso coração e redirecioná-lo no caminho eterno (Salmo 139:23). Este autoexame requer humildade e disposição para ser corrigido conforme a orientação de Deus!
Quanto mais recorrermos a Deus mais Ele nos guiará e nos transformará. “Exponha-se ao sol, e sua pele bronzear-se-á; exponha-se ao amor de Deus, e uma autoimagem piedosa, cognitivamente moldada, e emocionalmente incumbida pelos dons de Seu amor, tornar-se-á, mais e mais, parte de você” (J. I. Packer).
Conhecer a Deus nos ajudará a conhecer a nós mesmos. E, essa prática nos reavivará! Dependeremos dEle hoje? – Heber Toth Armí