Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 138 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 138 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/138
Este salmo lembra-nos repetidamente da bondade do Senhor para com os fiéis e de Sua vontade de caminhar com eles no meio de problemas. Você aplica essas promessas preciosas a si mesmo? Se você se pergunta se o Salmo 138 realmente o inclui, considere o comentário de Ellen White sobre como Deus vê os humildes:
“Não somente os sábios, os grandes, os caritativos obterão passaporte para as cortes celestiais; não somente o atarefado obreiro, cheio de zelo e atividade. Não; o pobre de espírito, que ambiciona a presença permanente de Cristo, o humilde de coração, cuja mais alto anelo é fazer a vontade de Deus – eles receberão uma entrada abundante. Achar-se-ão entre os que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”. Desejado de Todas as Nações, p. 301,.302.
Cada um de nós pode receber coragem deste maravilhoso Salmo nestes tempos perigosos da história da Terra.
Cindy Tutsch
Editora do blog RevivalandReformation.org
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/138
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Giselle Quimelli
Filed under: Sem categoria
233 palavras
Introdução. O Salmo 138 é um hino de gratidão. O salmista manifesta coragem, firmeza, fidelidade e se compromete a reconhecer seu Senhor diante de todos os deuses dos pagãos ou diante de reis e governantes. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1037.
1 Poderosos. Ou “Deuses”(ARC). Do heb ‘elohim, possivelmente, uma referência aos deuses pagãos. O salmista não pensa que estes deuses pagãos existem realmente; ele se refere a eles somente como existindo na mente de seus adoradores. CBASD, vol. 3, p. 1037.
2 Acima de tudo o Teu nome. A LXX assim traduz a frase: “porque Tu magnificaste Teu santo nome acima de todas as coisas”. … O nome ou a reputação de Yahweh foi grandemente desonrado por causa dos pecados de Israel. O cumprimento da palavra ou promessa de Deus tende a restaurar a confiança no bom nome do Deus de Israel. CBASD, vol. 3, p. 1037.
6 Humildes. Embora Deus esteja exaltado acima, no Céu, Ele se inclina para tocar os humildes da Terra, Ele olha graciosamente para os pobres de espírito e promete habitar com eles. CBASD, vol. 3, p. 1038.
Soberbos. O orgulho é uma barreira insuperável entre o ser humano e Deus. O orgulho foi o pecado que levou à queda de Lúcifer (Is 14:13, 14). CBASD, vol. 3, p. 1038.
8 Tuas mãos. O salmista recorre a Deus como seu criador. Quando O reconhecemos desta forma, teremos uma base para confiar nEle em suprir nossas necessidades. CBASD, vol. 3, p. 1038.
Filed under: Sem categoria
“O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, Ele os conhece de longe” (v.6).
Se teve alguém que foi severamente perseguido, esse alguém foi Davi. De todos os lados surgiam inimigos, e seus maiores e mais temidos adversários eram pessoas do próprio povo e até de sua própria casa. Contudo, foram exatamente nestes momentos que Davi sentiu ainda mais perto o braço do Senhor; em que percebeu de uma forma ainda mais clara, o cuidado e o alento de Deus. Ele declarou: “Se ando em meio à tribulação, Tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a Tua destra me salva” (v.7).
Não é fácil passar por momentos de crise. Nós temos a tendência de sempre olhar para o lado pior da situação. Mas Deus nos convida a nEle confiar ainda que tudo pareça escuro. O apóstolo Paulo sofreu devido a uma provável enfermidade, a qual chamou “espinho na carne”. Apesar das cogitações, não sabemos ao certo qual foi o seu problema, mas uma coisa é certa, a Sua experiência nos deixou a resposta divina a todo aquele que é provado: “A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co.12:9).
Somente quando reconhecemos que só o Senhor é capaz de reerguer a nossa vida e de nos fazer justiça, encontramos o caminho da salvação (v.7). A nossa avidez em resolver as coisas por nossos próprios esforços ou em que Deus nos livre de imediato de alguma tribulação, desvia o nosso olhar do Único que conhece o fim desde o princípio. Ele sabe o que é melhor para nós. Paulo pediu por três vezes que Deus o livrasse de seu sofrimento, mas Deus jamais daria o que fosse um prejuízo espiritual para o Seu servo. O apóstolo entendeu a resposta divina e declarou: “Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co.12:10).
A nossa luta “não é contra o sangue e a carne”, mas contra Satanás e seus anjos (Ef.6:12); o que seria uma batalha bem desleal não fosse a armadura inabalável que o Senhor dos Exércitos nos oferece. Deus nos convoca ao Seu exército com a promessa de vitória a todo aquele que perseverar até o fim. Não estamos vivendo tempos fáceis, amados. Parece que tudo está distorcido e que falar ou buscar viver a vontade de Deus é sempre considerada uma atitude farisaica. Mas então lembro-me de Noé, considerado um lunático por sua geração; de Elias, chamado de “o perturbador de Israel”; ou de Daniel, lançado em uma cova de leões por causa de sua comunhão com Deus.
Acredite que “o Senhor levará a bom termo” (v.8) o que diz respeito à tua salvação. O Deus que olha para os humildes e não deixa escapar os soberbos, é Senhor excelso (v.6), que acode Seus filhos no dia em que clamam (v.3). Se a resposta não chegou como você esperava, tenha a certeza de que ela veio exatamente como deveria acontecer. A fidelidade de Deus não depende de nossas expectativas, a fidelidade de Deus as supera.
Portanto, meus irmãos, que mesmo em meio à situações desanimadoras, como Davi possamos render graças ao Senhor de todo o nosso coração e Ele nos fortalecerá até o Dia em que contemplaremos a Sua glória (v.5). Vigiemos e oremos!
Bom dia, humildes de coração!
Rosana Garcia Barros
#Salmos138 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 138 – Louvar a Deus sem sinceridade é hipocrisia. Será uma ação superficial adorá-lO sem conhecer Quem de fato Ele é – Sua grandiosidade e supremacia. Aproximar-se dEle sem ter ciência de Sua intervenção, de que Ele responde nossas orações, implica numa religiosidade sem fé suficiente para agradá-lO (Hebreus 11:6).
• O louvor sincero, a adoração verdadeira e a aproximação correta perante Deus resultam num impacto social que alcança até mesmo pessoas em funções elevadas (Salmo 138:1-4).
• O louvor de todo coração, a exaltação da soberania de Deus e o reconhecimento de Sua intervenção em nossas orações, além de produzir testemunhos poderosos, público e impactante, também cria expectativa para o futuro – enchendo o coração do adorador de esperança na justiça e salvação diante da opressão (Salmo 138:5-8).
Há no Salmo 138 um aspecto intrigante. Considere a frase: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti”, então reflita nas seguintes perguntas:
• O que Davi quis dizer com isso?
• É possível que haja outros deuses?
• Isso implica que Deus é ciumento, exclusivista e intolerante?
• Qual a relevância desta premissa hoje?
Tais questões requerem respostas mais amplas que o espaço considerado aqui nesta reflexão; porém, alguns insights poderão incentivar-te a pesquisas mais profundas.
O Deus YHWH é “o grande Rei acima de todos os deuses” (Salmo 95:3). Por conseguinte, “que deus é poderoso como o nosso Deus?” (Salmo 77:13). Consequentemente, é imperativo que demos “graças ao Deus dos deuses” (Salmo 136:2). A partir daí compreendemos a reação de Davi: “Diante dos deuses cantarei louvores a Ti” (Salmo 138:1).
Quando adoradores procuram outros deuses, desperta ciúmes em YHWH (Salmo 78:58-64). Embora haja outros deuses, YHWH exige exclusividade para não Lhe sermos infiéis (Salmo 81:8-9). Ele preside uma assembleia divina, repreende e julga com justiça “no meio dos deuses” (Salmo 82:1). Ele é singular em relação “a todos os deuses” (Salmo 96:4-6); por isso, o salmista declara: “Prostrem-se diante dEle, todos os deuses” (Salmo 97:6-7). Contudo, qualquer outro deus não passa de ídolos inúteis feitos por humanos, são deuses falsos de materiais inanimados (Salmo 135:5, 15-18).
Davi desejava que até os grandes da Terra reconhecessem a grandeza do verdadeiro Deus (Salmo 138:2-7). Pois, adoração “de todo o coração” requer exclusividade ao Deus cujo “amor permanece para sempre” (Salmo 138:1, 8).
Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.