Reavivados por Sua Palavra


SALMO 135 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
18 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 135 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 135 – BLOG MUNDIAL

SALMO 135 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 135 by Luís Uehara
18 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/135

Enquanto servia como missionária, deparei-me com imagens modernas esculpidas em todo o mundo: um Jesus mudo de plástico envolto em luzes de Natal ao lado de um caminho na montanha. Uma Maria cega de gesso desmoronando sob os beijos de fervorosos aposentados. Um Buda surdo aparentemente rindo das tristezas dos adoradores fiéis.

Poderíamos descartar essa fé primitiva, exceto que nós também nos curvamos – de boa vontade – aos nossos próprios ídolos: um carro conquistado com muito esforço, um vício secreto, uma tela brilhante.

Salmo 135 suplica a todos os adoradores, sejam antigos ou modernos: Venham, vamos adorar o Deus que nos criou, em vez dos deuses que nós mesmos criamos.

Tente procurar todas as referências cruzadas do Salmo 135. Você descobrirá que o autor criou uma colcha de retalhos inspirada de imagens e frases de outras partes das Escrituras (ver Salmo 115, por exemplo). O resultado é uma lista poética de razões convincentes para adorar apenas o nosso Deus Criador.

Ele é bom (versículo 3).
Ele nos valoriza (4).
Ele reina acima de todos os deuses (5).
Ele governa a natureza (6, 7).
Ele é o Deus da vitória (8-12).
Ele nos salva (13, 14).

E diferentemente dos ídolos fracos, Ele está vivo (15-18). Seus olhos nos veem, Seus ouvidos nos ouvem e Sua boca fala diretamente ao nosso coração. Dai glória a Ele!

Becky Scoggins
Editora freelancer, Hutchinson, Minnesota

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/135
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 135 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
18 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

363 palavras

Hino de Louvor. A grandeza do Senhor é intensamente contrastada com os deuses de outras nações, ídolos sem poder. O Deus vivo age na história: ele criou o mundo, interveio em favor de seu povo e os conduziu em segurança à terra prometida. Os ídolos, em contrapartida, não têm poder nenhum (v. 15-17). No centro do poema está a manifestação do poder milagroso de Deus, o dom da terra e a salvação do povo da aliança (v. 8-14). O verdadeiro Senhor deve ser louvado (v. 1-4, 19-21). Os v. 15-20 são semelhantes a 115:4-11.  Bíblia de Estudo Andrews.

Introdução. O Salmo 135 é um apelo para louvar ao Senhor por causa do que Ele fez por Seu povo e por causa do que Ele é para Seu povo. A primeira seção (v. 1-14)contém uma exortação para louvar ao Senhor por Sua bondade. A isto se segue uma denúncia aos ídolos e outra exortação para que o nome de Deus seja exaltado (v. 15-21). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1033.

 2 Vós que assistis. Um chamado especialmente aos sacerdotes e ministros (ver com. dos v. 19, 20). CBASD, vol. 3, p. 1033.

4 Possessão. Do heb. segullah, “propriedade pessoal” (ver Dt 7:6, 7; 14:2; cf. 1Pe 2:9). CBASD, vol. 3, p. 1033.

5 Acima de todos os deuses. Os outros deuses não possuem existência real (ver v. 15-18). CBASD, vol. 3, p. 1033.

8 Feriu aos primogênitos. As pragas do Egito foram uma poderosa manifestação da soberania de Deus. A décima praga foi especialmente severa e impressionante (ver com. de Êx 12:29). CBASD, vol. 3, p. 1033.

11 Seom … Ogue. Seom e Ogue tentaram interromper a viagem dos israelitas para a Palestina (Nm 21:21-35; Dt 2:30-37; 3:1-13). CBASD, vol. 3, p. 1033.

12 Herança. Os territórios de Seom e Ogue foram ocupados pelos rubenitas, gaditas e a meia tribo de Manassés (Nm 32:33). CBASD, vol. 3, p. 1033.

14 julga. “Defende”, “vinga”. Bíblia de Estudo Andrews.

19 Casa de Arão. Os sacerdotes (ver Êx 29:9). Aqueles que ocupam um alto posto espiritual devem ser os primeiros a receber as bênçãos de Deus.CBASD, vol. 3, p. 1034.

20 Casa de Levi. Quando Israel caiu em idolatria e Moisés fez um chamado para os que estavam do lado do Senhor, todos os filhos [descendentes] de Levi atenderam (ver com. de Êx 32:26) e foram separados para o santo serviço (ver com. de Nm 18:6). CBASD, vol. 3, p. 1034.



Salmo 135 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
18 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

O Salmo de hoje é um convite ao louvor e adoração a Deus. Mas como é difícil dar graças a Deus na crise! Como é difícil acreditar que nas tempestades Jesus está conosco na embarcação! Foi em meio a uma terrível tempestade de ventos, onde as ondas batiam com violência no barco e tudo dava a entender que naufragariam e morreriam, que os discípulos viram uma das cenas mais estranhas: “Jesus dormia” (Mt.8:24). Como entender que seu Mestre dormia justamente no momento de tão grande necessidade?

Confusos e amedrontados, os discípulos despertaram Jesus, “clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!” (Mt.8:25). Então Jesus os censurou por sua tímida confiança e, “levantando-Se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança” (Mt.8:26). O questionamento posterior dos discípulos explica a reação destes: “Quem é este que até os ventos e o mar Lhe obedecem?” (Mt.8:27). Aqueles homens aceitaram o convite de andar com Jesus, mas ainda não O conheciam. Contemplaram, porém, com admiração, Aquele que mais tarde reconheceriam como o Filho do Deus vivo.

Os filhos de Israel foram testemunhas oculares dos maravilhosos prodígios de Deus no Egito e como desbaratou reis e exércitos para dar-lhes a herança prometida. Contudo, como foi dura e penosa a sua jornada por causa de sua incredulidade. Quantos rejeitaram a obra de lapidação simplesmente porque seus caprichos e vontades ocuparam o lugar de Deus em seu coração! Como na embarcação os discípulos viram a manifestação do poder de Deus, a Israel foram dadas inúmeras provas do poder e do cuidado do Senhor. Contudo, enquanto os discípulos se admiraram, os filhos de Israel murmuraram.

Qual tem sido a nossa decisão diante das dificuldades da vida? Clamar ou murmurar? Apesar da fé deficiente, os discípulos recorreram à Fonte correta e foram agraciados com grande bonança. Mas quão maior teria sido aquela experiência se, como Paulo e Silas, mesmo com seus corpos feridos por açoites e presos de forma desumana, louvaram e adoraram a Deus (At.16:25), quão diferente seria o relato daquela experiência. Porque “assim diz o Senhor, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força” (Is.30:15).

Jesus nos deixou claro recado, amados: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo” (Jo.16:33). Portanto, diante das provas e dificuldades, declare: “eu sei que o Senhor é grande” (v.5). “Louvai ao nome do Senhor; louvai-O, servos do Senhor” (v.1)! Perto como estamos do “tempo de angústia qual nunca houve” (Dn.12:1), “vós que temeis ao Senhor, bendizei ao Senhor” (v.20) e muito em breve Ele nos concederá eterna bonança.

Pai, bendizemos o Teu nome porque o Senhor é bom! Confirma a nossa fé e dá-nos a perseverança dos santos! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, vós que temeis ao Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Salmos135 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 135 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
18 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 135 – A bondade de Deus deve suscitar louvores de nossos lábios. A majestade de Deus deve impactar nosso coração e Sua misericórdia deve impulsionar-nos para a adoração.

Por isso, “o Salmo 135 é um apelo para louvar ao Senhor por causa do que Ele fez por Seu povo e por causa do que Ele é para Seu povo. A primeira seção (v. 1-14) contém uma exortação para louvar ao Senhor por Sua bondade. A isto se segue uma denúncia aos ídolos e outra exortação para que o nome de Deus seja exaltado (v. 15-21)” (CBASD).

Há muitas tradições religiosas e inclusive religiosos que apreciam enfatizar a justiça e a santidade de Deus. Esse é um recurso que a Igreja Cristã na Idade Média utilizou para ameaçar os fieis a fazerem o que seus líderes queriam, e, a pagar o valor que eles determinavam para a igreja. Apesar de tanto tempo e muitas Bíblias disponíveis, infelizmente vários cristãos ainda permanecem apegados ao desequilíbrio teológico de um Deus severo, rígido, frio e calculista.

Por conseguinte, precisamos abrir mão de certas influências espirituais deturpadas e crendices depravadas para mergulhar na pureza da Palavra revelada pelo Deus que aprecia ser conhecido corretamente. Considere atentamente ao Salmo 135. Ore, reflita e anote as lições extraídas desse texto sagrado. Considere então, o seguinte esboço de Hernandes Dias Lopes que o dividiu em três partes, cada uma com 7 versículos:

• O Senhor deve ser louvado por Sua bondade como o Senhor da criação (Salmo 135:1-7).
• O Senhor deve ser louvado pela Sua graça como o libertador de Seu povo (Salmo 135:8-14).
• O Senhor deve ser louvado pela sua unidade, como o único Deus vivo e verdadeiro (Salmo 135:15-21).

O Salmo 135 motiva-nos a adorar a Deus porque Ele é bom e Seu nome agradável (v. 3), por Ele escolher um povo neste mundo e estar acima de qualquer deus (vs. 4-5). Ele faz tudo o que deseja, e o faz com prazer, especialmente para libertar Seu povo oprimido; opera em favor dos vulneráveis concedendo graça aos desgraçados (vs. 6-14). O Deus vivo é diferente de qualquer outro Deus e, não devemos perverter Seu caráter com nossos conceitos tacanhos, para não descaracterizá-lO ou rebaixá-lO ao nível dos ídolos (vs. 15-21). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.