Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 134 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 134 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/134
Oramos para que Deus nos abençoe, mas como é que nós abençoamos a Deus? A palavra original significa “celebrar”. Quando ouço “celebrar”, penso no Natal ou em aniversário. Nos reunimos com a família, lembramos a história de quem está sendo celebrado, ficamos alegres e damos presentes. Assim acontece ao celebrarmos a Deus.
Podemos celebrá-lo sozinhos, mas a experiência é mais rica quando O celebramos com outros. Nos alegramos ao lembrar o que Ele fez em nossas vidas e trazemos a Ele presentes, sendo nós mesmos o presente mais valioso.
Mas então essa alegre celebração recebe outra dimensão. Toda essa alegria da comunidade acontece à noite. Não apenas durante uma noite literal, mas durante a adversidade, as noites escuras da alma. Louvamos a Deus mesmo em nossas horas mais sombrias: quando perdemos um emprego, quando nossa família se desfaz, quando há doenças por toda parte, quando a vida parece injusta.
A alegria é mais visível na escuridão. Lucas 6:23 diz que devemos “pular de alegria!” Não é apenas uma alegria interna silenciosa! Esse tipo de alegria é contagiante! Paulo e Silas cantando na cadeia impressionaram tanto o carcereiro que ele e sua família aceitaram o Deus deles.
Vicky Perry
Bibliotecária
Mt. View, Havaí EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/134
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Giselle Quimelli
Filed under: Sem categoria
204 palavras
Introdução. O Salmo 134 consiste num apelo para que os que serviam no santuário à noite adorassem a Yahweh (v. 1, 2) e numa resposta (v. 3). Este curto Salmo é o último dos cânticos dos degraus [romagem/peregrinação]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1032.
Bendizei ao Senhor e que o Senhor vos bendiga. Liturgia de louvor dos adoradores e levitas após o culto vespertino. Cada versículo deste último cântico de peregrinação fala sobre bênçãos: o povo bendiz a Deus (v. 1, 2), e Deus bendiz o povo (v. 3). Após o duplo chamado à gratidão vem a bênção (Nm 6:24). Somente o Criador é capaz de dar bênçãos a seu povo (Sl 121:2; 124:8). Bíblia de Estudo Andrews.
1 Bendizei ao SENHOR. . CBASD, vol. 3, p. 1032.
Nas horas da noite. Os levitas trabalhavam na obra sagrada de noite e dia (ver 1Cr 9:33). CBASD, vol. 3, p. 1032.
2 Erguei as mãos. Um gesto de bênção (ver Lv 9:22), bem como uma atitude de oração (ver Sl 141:2). CBASD, vol. 3, p. 1032.
3 De Sião te abençoe. A bênção do Criador do Universo é representada como vindo da cidade do Grande Rei a cada um, individualmente. CBASD, vol. 3, p. 1032.
Criador. A marca especial de distinção entre o verdadeiro Deus e os falsos deuses (ver com. de Sl 115:15). CBASD, vol. 3, p. 1032.
Filed under: Sem categoria
“Bendizei ao Senhor, vós todos, servos do Senhor, que assistis na Casa do Senhor, nas horas da noite” (v.1).
Em sua carta aos Hebreus, o apóstolo Paulo escreveu um conselho um tanto contraditório, considerando quem eram os destinatários. Àqueles que possuíam um forte sentimento de orgulho nacional e religioso, ainda que fossem convertidos ao cristianismo, foram endereçadas as seguintes palavras: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb.10:25). Não foi sem razão que Paulo escreveu este apelo.
O Salmo de hoje se trata de uma convocação ao culto vespertino. Todos os servos do Senhor são convidados à adoração ao Criador “nas horas da noite” (v.1). Trazendo para a nossa realidade como adventistas do sétimo dia, poderíamos complementar o verso da seguinte forma: “nas horas da noite” das quartas-feiras e dos domingos. Ou ainda poderíamos ir além, considerando que cada lar seja uma casa de oração: “nas horas da noite” do culto familiar vespertino.
Amados, no tempo sobremodo oportuno para vermos cumprida a profecia: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha e fira a Terra com maldição” (Ml.4:6), está sendo travado um dos piores conflitos de todos os tempos, aquele que envolve a salvação de nossa casa. O índice de divórcios, violência doméstica e filhos desobedientes aos pais é alarmante. Despertadas as baixas paixões, o mundo protesta pela liberdade de fazer o que deseja enquanto Satanás aprisiona em grilhões disfarçados uma “geração má e adúltera” (Mt.16:4).
A promessa é fiel e verdadeira: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31). Como Jacó, lutemos em oração “nas horas da noite”, agarrando-nos às vestes da justiça de Cristo e Lhe suplicando: “Não Te deixarei ir se me não abençoares” (Gn.32:26). Porque a promessa é fiel: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mt.7:7).
Aproxima-se o grande Dia do Senhor! Pelo poder que há no nome do “Senhor, Criador do céu e da terra” (v.3), não desista! Faça do seu lar uma casa de oração. Jejue e ore pelos seus. E que o seu lar desperte e adormeça, a cada dia, erguendo “as mãos para o santuário” (v.2), onde está Jesus, o nosso Deus vitorioso.
Senhor, Criador dos céus e da terra, abençoa o nosso lar e desperta a Tua igreja! Estamos vivendo nas últimas horas da noite deste mundo. Que Jesus nos encontre com nossas mãos erguidas para o santuário, bendizendo o Senhor. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, vós todos, servos do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Salmos134 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 134 – Este texto inspirado faz parte do grupo de Salmo de ascensão. Este é o último Salmo deste grupo, que era cantado pelos peregrinos israelitas que iam a Jerusalém para adorar.
Também chamados de “Salmos das Subidas”, “de Romagem” ou “Cântico dos Degraus”, estes textos sagrados concentram na experiência dos peregrinos que subiam ao Templo. Inicia no Salmo 120 e encerra no Salmo 134. Três vezes por ano, os judeus eram instruídos a viajar até Jerusalém para celebrar as festas da Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. As longas distâncias até Jerusalém eram percorridas geralmente a pé; os peregrinos juntavam-se para cantar enquanto percorriam da própria casa a Casa de Deus.
Essas canções serviam como preparação espiritual, ajudando os adoradores a se concentrarem em Deus e a refletirem sobre Sua grandeza e bondade enquanto aproximavam-se do Templo.
• Esses Salmos uniam os peregrinos numa experiência espiritual compartilhada, fortalecendo laços e ampliando relacionamentos interpessoais diante do Criador durante a jornada.
• Esses poemas contêm reflexões teológicas sobre Deus, Seu santuário e a importância da adoração – lembrando os pecadores da aliança entre o Criador e os adoradores.
• O Salmo 134 é uma despedida dos adoradores aos sacerdotes que ministravam no Templo após o término dos rituais de adoração.
A teologia do Salmo 134 destaca a importância da adoração contínua a Deus, seja durante o dia ou à noite. Isso reflete a ideia de que os servos de Deus devem prezar pelos que estão dispostos a adorá-lO e bendizê-lO como líderes espirituais em tempo integral. A referência a Deus como Criador dos Céus e da Terra enfatiza Sua soberania sobre Sua criação. Ele é digno de louvor e adoração por Sua grandeza e poder, especialmente por Ele abençoar-nos.
“Os cânticos de romagem que começaram nos ambientes inóspitos de Meseque e Quedar (120:5) terminam apropriadamente na nota de servir a Deus de dia e de noite no Seu Templo”, diz Hernandes Dias Lopes. Um dia sairemos dos ambientes inóspitos deste mundo tenebroso para adentrar a Cidade Santa, a Nova Jerusalém para ali adorar ao Senhor para sempre (Apocalipse 21:1-22:7). A caminhada pode ser cansativa; entretanto, na companhia de outros adoradores torna-se mais agradável (Hebreus 10:25). Enquanto peregrinamos espiritualmente para lá (Hebreus 11:13-16), cantemos e reavivemo-nos… avançando com a bênção de Deus! – Heber Toth Armí.