Reavivados por Sua Palavra


SALMO 129 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2023, 23:25
Filed under: Sem categoria

SALMO 129 – A vida já é desafiadora por si mesma, por estarmos em um mundo que preza pelo pecado, pela corrupção, pela inveja, pelo ódio e pela injustiça. Contudo, para o justo, a existência é pautada por adversidades ainda mais intensas.

Leia o Salmo em pauta. Além de tentar entender, assimile à tua vida cada sentença de seus versos. Agora, reflita nas palavras de Eugene Peterson, sobre este sagrado Salmo:

“Você pensa na fé cristã como sendo um estilo de vida frágil que só pode florescer quando as condições climáticas estão certinhas, ou você a vê como uma planta resistente, perene, que subsiste através de tempestade e seca, sobrevive aos passos de pés descuidados e aos ataques de vândalos? […]. A pessoa de fé sobrevive a todos os opressores. A fé perdura”.

Observe esta realidade na vida do grande, culto e extraordinário apóstolo Paulo (II Coríntios 11:23-29). Sobretudo, considere a trajetória do povo de Deus no Antigo Testamento e da Igreja no Novo Testamento. Os desafios sempre foram titânicos, porém, pela graça de Deus e fé em Sua direção, tanto os judeus quanto a igreja ainda existe mesmo enfrentando inclusive as orquestrações do Inferno para sobreviver.

“‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo’ – é assim que Israel conta isso – ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’. O povo de Deus é forte. Por longos séculos aqueles que pertencem ao mundo têm promovido guerra contra o caminho da fé, e eles não conseguem vencer. Já tentaram de tudo, mas nada funcionou. Tentaram perseguição, ridicularização, tortura e exílio, mas o caminho da fé continuou saudável e robusto: ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’”.

O remanescente fiel no Salmo está apenas lembrando, olhando para traz. Sobreviveu. Graças a Deus! As cicatrizes permanecem para contar a história de perseverança, de lutas e resiliência; mas acima de tudo, revelar que Deus é justo e libertador (Salmo 129:3-4).

Os perversos serão envergonhados e derrotados; os justos serão honrados e gratos (Salmo 129:5-8).

As potentes portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Igreja (Mateus 16:18). Escatologicamente, a igreja sairá vitoriosa sobre as investidas satânicas dos últimos dias (Apocalipse 7:9-17). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí



SALMO 128 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 128 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 128 – BLOG MUNDIAL

SALMO 128 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 128 by Luís Uehara
11 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/128

Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa. Salmos 128:3

“As crianças e os jovens são o tesouro peculiar de Deus. Seus filhos e filhas são membros mais jovens da família de Deus. Ele os confiou aos seus cuidados, para treiná-los e educá-los para o céu.

Após o nascimento de seu primeiro filho, Enoque alcançou uma experiência superior; ele foi atraído para um relacionamento mais próximo com Deus. Ele percebeu mais plenamente suas próprias obrigações e responsabilidades como filho de Deus. E ao ver o amor da criança pelo pai, a simples confiança na sua proteção; ao sentir a profunda e ansiosa ternura de seu próprio coração por aquele filho primogênito, ele aprendeu uma lição preciosa sobre o maravilhoso amor de Deus pelos homens na dádiva de Seu Filho, e a confiança que os filhos de Deus podem depositar em seu Pai celestial.

A simpatia, a tolerância e o amor exigidos no trato com os filhos seriam uma bênção para qualquer família. Suavizariam e subjugariam traços de caráter estabelecidos naqueles que precisam ser mais alegres e tranquilos. A presença de uma criança no lar adoça e refina. Uma criança criada no temor do Senhor é uma bênção….”

Ellen G White

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/128
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 128 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

Introdução. O Salmo 128 é uma ilustração idílica da piedade e felicidade na família. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1026.

1. Que teme. O temor de Deus é a base de toda felicidade verdadeira. Não é o temor de estremecimento que vem com a consciência culpada, mas o temor que surge de um ardente amor e profunda reverência por Deus. CBASD, vol. 3, p. 1026.

2 Trabalho de tuas mãos.  atividade da pessoa boa é abençoada, e o trabalhador diligente desfruta a recompensa pelo seu labor. As Escrituras não sancionam a indolência; ao contrário, em toda a parte, exaltam a dignidade do trabalho. A vida de cuidado e trabalho do ser humano foi designada em amor (ver PP, 60), como proteção em seu estado caído (ver com. de Gn 3:17-19). CBASD, vol. 3, p. 1026.

6 Filhos de teus filhos. O salmo profere uma bênção ao homem que teme ao Senhor: que ele viva até uma idade avançada e veja a perpetuação de sua família. CBASD, vol. 3, p. 1026.

Paz sobre Israel. É preferível tomar estas palavras como uma bênção de despedida: “Paz esteja com Israel.” CBASD, vol. 3, p. 1026.



Salmo 128 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor (v.4):

1. Será mais do que feliz (v.1);
2. Estará satisfeito com o seu trabalho e tudo lhe irá bem (v.2);
3. Terá um casamento feliz e filhos que o honram (v.3);
4. Terá longevidade e saúde para conviver com seus netos (v.5-6).

A paz que tanto almejamos inicia quando reconhecemos que ela só pode vir de Deus (v.6). Ele é a fonte de toda a paz e de toda a felicidade.

E o que dizer do temor? Afinal, o que há de tão importante nesta ação a ponto de ser uma das últimas advertências que deve ser proclamada ao mundo nestes últimos dias? (Ap.14:7). O temor a Deus tem a ver com confiança, obediência e amor. Quando Noé recebeu de Deus a incumbência de construir a arca, ele confiou nas palavras do Senhor e obedeceu às Suas instruções porque O amava, porque andava com Deus (Gn.6:9); e o resultado foi a sua salvação e de sua casa.

Sifrá e Puá foram tementes a Deus, preferindo ser fiéis a Ele do que às ordens de Faraó, e Deus lhes constituiu família (Êx.1:21). Josué, diante da indecisão do povo, tomou uma firme decisão: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24:15), e Deus abençoou a sua descendência e o fez longevo (Js.24:29). Ana cumpriu seu voto levando o menino Samuel ao templo para servir ao Senhor, e Deus a abençoou concedendo-lhe mais filhos (1Sm.2:21).

Diante destes e de tantos outros exemplos na Bíblia, podemos ter a certeza de que há bênção quando tememos a Deus e andamos em Seus caminhos. A bênção é tamanha que não pode ficar restrita somente a nós, ela é manifestada em todo o nosso lar. Quando o carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que poderia fazer para ser salvo, a resposta poderia ter sido: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Ponto. Mas aqueles servos de Deus não pararam por aí. Eles conheciam as Escrituras e o plano de Deus para as famílias. Por isso que a resposta foi a seguinte: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31). A ordem de fazer discípulos foi executada por eles e deveria ser iniciada na vida do carcereiro primeiro para os de casa.

Jesus também nos deixou exemplo ao libertar o endemoninhado geraseno. Vendo-se livre da furiosa casta de demônios, aquele homem estava profundamente grato e o seu desejo era o de seguir o Mestre onde quer que Ele fosse. Mas Jesus lhe deu a seguinte ordem: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti” (Lc.8:39).

Compreendem, amados? Por melhores que sejam as nossas intenções em servir ao Senhor, Ele nos deixou uma ordem expressa de que o discipulado deve começar em nosso lar. O carcereiro não obrigou sua família a aceitar o mesmo evangelho, mas a mudança que ele permitiu que Deus fizesse em sua vida foi o que levou toda a sua casa a fazer a mesma escolha.

Talvez você esteja esperando que um grande prodígio aconteça para que sua família tome uma decisão ao lado do Senhor, mas o maior milagre pode acontecer da forma mais simples e inimaginável: através do que Jesus fez e está fazendo em sua vida. Eu acredito que já estamos no tempo do cumprimento profético de Malaquias 4:6: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais”. Por isso, ore, confie, obedeça ao Senhor e ame-O acima de todas as coisas. Ou seja: tema a Deus! O resultado, amados? “Serás salvo, tu e tua casa”, e, “todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor” (Is.61:9).

Não desista dos seus. Ainda que aos olhos humanos o caso de alguns seja impossível, lembre-se das palavras do nosso bom Pastor: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as Suas promessas” (Lc.1:37). Descanse no Senhor e persevere em oração. Porque a batalha não é nossa, mas do nosso Deus Todo-Poderoso.

Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, como o Senhor chamou esses patriarcas a fim de abençoar todas as famílias da Terra, clamamos a Ti que abençoes o nosso lar, especialmente aqueles que ainda não Te conhecem. Usa-nos com Teu Santo Espírito para que a nossa vida seja um instrumento de salvação para os de nossa casa! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, famílias do Senhor Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos128 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 128 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 128 – A família é especial; como tal deve ser tratada, valorizada e cuidada.

Kurt Brunes e Steve Stroope declaram que “se você já fez parte de uma família amável e saudável, você já sentiu o doce aroma do paraíso. Se você já viveu em um lar problemático e dividido, você já sentiu o cheiro do inferno”.

Depois disso, ele afirmou que “o lar é o contexto primário de nossa formação espiritual – para melhor ou para pior. Deus nos programou para relações de carne e osso com uma mãe, um pai, uma esposa, uma criança e outros que profundamente moldam nossa percepção e experiência de fé – tenham eles essa intenção ou não”.

O Salmo 128 sustenta esta visão. O escritor Hernandes Dias Lopes diz que “esse é o último Salmo da terceira trilogia dos cânticos de romagem [romaria, peregrinação a Jerusalém]. Não sabemos quem foi seu autor, mas sabemos que há uma estreita conexão com o Salmo anterior. No Salmo 127, vemos o começo da família e a chegada dos filhos. Aqui, no Salmo 128, vemos a prosperidade material, os filhos crescidos, a família unida, a chegada dos netos e a prosperidade de Jerusalém… Charles Swindow, examinando os Salmos 127 e 128 conjuntamente, diz que temos aqui uma progressão da vida familiar: 1) O nascimento do lar (127:1-2); 2) Filhos nascem no lar (127:3-5); 3) Liderando o lar (128:1-3); 4) Bênçãos dos anos futuros, além do lar (128:4-6)”.

Os avós têm papel fundamental na sociedade e especialmente no seio familiar. Comentando sobre eles baseando-se na Bíblia, Antonio Estrada observa:

“Nesta passagem-chave [Deuteronômio 6:1-2; 4:9-10] a figura do avô como centro da transmissão da geração. Não é o filho quem chama ao pai e ao filho, mas o avô que convoca aos filhos e aos netos… Quando o avô está no lar ocasionalmente ou permanentemente, deve preceder o altar familiar enquanto sua capacidade mental e espiritual o permitem… Seu lugar é uma posição de honra. Entre as bem-aventuranças do lar que registra o salmista, está a seguinte: ‘O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias da tua vida, vejas os filhos de teus filhos [netos]. Paz sobre Israel’ (Salmo 128:5-6)”.

Nossa sociedade carece de avós mais sábios espiritualmente. Oremos por isso! – Heber Toth Armí