Reavivados por Sua Palavra


SALMO 127 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
10 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 127 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 127 – BLOG MUNDIAL

SALMO 127 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 127 by Luís Uehara
10 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/127

As palavras deste Salmo foram escritas por Salomão e são muito sábias: um lar é muito mais que somente tijolos, cimento e telhas. Construímos nossa casa em 2011. Era a primeira vez que construíamos nossa própria casa, após 18 anos de casamento. Antes da construtora iniciar os trabalhos, decidimos dedicar a Deus a construção da casa que no futuro chamaríamos de lar. Então nos reunimos com alguns amigos próximos, nosso corretor de imóveis e nosso construtor e lemos o Salmo 127.

Alí, no terreno, de mãos dadas, formamos um círculo e oramos a Deus. Queríamos reconhecer na frente daquelas pessoas que não desejávamos fazer nada sem Deus. Deus nos ajudou a edificar a nossa casa, não apenas no âmbito da construção física, mas, principalmente, no desenvolvimento do nosso caráter. Ele tem habitado conosco e abençoado nossas vidas. A presença dEle confere significado à luta diária pelo pão de cada dia e nos possibilita dormir em paz.

Quero encorajá-lo hoje a levar Deus com você em todas as atividades da sua vida. Sem Ele, você não é nada; com Ele, você é abençoado!

Thandi Klingbeil
Mãe e dona de casa
Collegedale, Tennessee, Estados Unidos

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/127
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 127 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

242 palavras

Introdução. “O ser humano propõe e Deus dispõe”, pode ser considerado o tema da primeira estrofe do Salmo 127. A obra de edificar será em vão, a menos que seja abençoada por Deus. A segunda estrofe exalta a alegria da paternidade. À primeira vista estes assuntos parecem independentes. No entanto, estavam intimamente relacionados na mente dos hebreus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1025.

1. Se o SENHOR. Este verso mostra a futilidade da tentativa de qualquer empreendimento a menos que o Senhor abençoe os planos. CBASD, vol. 3, p. 1025.

2 Aos Seus amados … enquanto dormem. Este verso trata dos trabalhadores ansiosos, que não tiram proveito da vida por causa de sua constante ansiedade. Trabalham de manhã e de tarde e estão tão preocupados com coisas materiais que não desfrutam um sono reparador. Não é assim com os que descansam em calma dependência de Deus. Este texto, no entanto, não é uma sanção para o ócio, mas uma repreensão àqueles que se inquietam e se preocupam ao invés de confiar em Deus. CBASD, vol. 3, p. 1025.

4 Como flechas. Uma ilustração que denota proteção e conquista. CBASD, vol. 3, p. 1025.

5 À porta. O espaço aberto na porta da cidade era o local onde as questões em litígio eram resolvidas (ver Gn 19:1; Is 29:21; Am 5:12). Estes filhos não se envergonhavam de defender a causa dos pais. Eles estavam prontos para defendê-los de qualquer acusação falsa. Uma grande família tem suas dificuldades, mas também suas recompensas. CBASD, vol. 3, p. 1025.



Salmo 127 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

No primeiro capítulo do livro de Êxodo, encontramos o relato da descendência dos filhos de Jacó no Egito. Mas há ainda a história de Sifrá e Puá. Pouco crédito é dado a estas duas servas de Deus que preferiram temer ao Senhor do que aos homens. Elas eram parteiras e receberam de Faraó a ordem de matar todos os meninos hebreus que nascessem. “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos” (Êx.1:17). E devido a este ousado ato de fé, o Senhor as abençoou: “E, porque as parteiras temeram a Deus, Ele lhes constituiu família” (Êx.1:21). Sifrá e Puá temeram a Deus.

Comentando este relato, escreveu Charles R. Swindoll: “[…] quando o decreto do rei violar diretamente a vontade expressa de Deus, devemos temer a Deus como duas mulheres corajosas chamadas Sifrá e Puá O temiam. E elas, mesmo mortas, ainda falam. […] As parteiras valorizavam mais o favor de Deus do que o de Faraó”.

O Salmo de hoje deixa bem claro que um lar sem a presença de Deus é uma edificação falida. Uma família sem o temor do Senhor torna-se uma bandeira na causa de Satanás, como bem pontuou Ellen White: “Na família Satanás está em atividade. Sua bandeira tremula, mesmo nos lares que se professam cristãos. Há invejas, suspeitas, hipocrisias, separação, emulação, contenda, traição de santos legados, satisfação das paixões. Todo o conjunto de princípios e doutrinas religiosas, que deveriam constituir o fundamento e arcabouço da vida social, assemelha-se a uma massa vacilante, prestes a ruir” (O Grande Conflito, CPB, p. 590).

Há realmente um grande conflito envolvendo cada família e toda família humana. Cada lar tem se tornado um palco, ou do poder de Deus ou da ação de Satanás. Famílias que aparentemente parecem bem equilibradas estão sendo destruídas pelos ataques malignos por não confiarem a Deus o primeiro lugar em suas casas e em seus corações. O mundo precisa de mais mulheres sábias que edifiquem a sua casa (Pv.14:1), sob o sólido fundamento do temor a Deus; de mais homens que amem suas esposas assim como “Cristo amou a igreja” (Ef.5:25); de pais que eduquem seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef.6:4); de filhos que obedeçam a seus pais no Senhor, “pois isto é justo” (Ef.6:1).

Nunca houve uma geração tão desvirtuada do conceito do que seja temer a Deus como esta. O levantar das mãos, músicas com apelos emocionais e palavras que amaciam o ego têm sido o fundamento de uma fé frágil e superficial. O “assim diz o Senhor” tem sido trocado pelo assim disse o homem. As práticas mundanas têm invadido os lares, e dos lares à igreja. O consumismo se instala na mente como uma doença que só pode ser “curada” com trabalho excessivo e sem repouso, inclusive no desrespeito ao santo sábado do Senhor. Mas quão grande bênção há para os amados de Deus! A estes, o Senhor abençoa “enquanto dormem” (v.2).

Meus queridos irmãos, há pouco mais de dez anos o Senhor me despertou e me fez enxergar o quanto eu estava negligenciando o que deveria ser o meu primeiro ministério: a minha família. A minha primeira missão passou a ser realizada dentro do meu lar e Deus tem provado a grande bênção que há em seguir o Seu propósito. Vejam o que escreveu o apóstolo Paulo: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Tm.5:8).

Que séria advertência, amados! Precisamos compreender, que não há maior sermão do que uma família temente a Deus. Devemos proclamar as três mensagens angélicas de nossa casa para o mundo. Permita que o Senhor Deus seja o edificador de sua casa e “todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos” (Is.54:13).

Pai amado, não tem sido fácil a tarefa de educar filhos para a eternidade. Muitas vezes nos sentimos desanimados e até fracassados. Mas cremos que se edificarmos o nosso lar sobre o sólido alicerce da Tua Palavra, o Senhor nos honrará. Ajuda-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Como nunca antes, amados: Vigiemos e oremos!

Feliz semana, lares de esperança!

Rosana Garcia Barros

#Salmos127 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 127 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
10 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 127 – Pelo menos quatro temas sobressaem neste Salmo inspirado:

• Edificação da casa: É imprescindível confiar em Deus para edificar uma casa, um lar, uma moradia como lugar seguro; como também é fundamental depender de Deus para o cuidado de uma cidade. Isso não implica que não devamos esforçar-nos, mas que nossos esforços são insignificantes quando desprovidos de bênçãos, orientação e proteção divinos. Somos incentivados a aprender a lição da humildade e a reconhecer a soberania de Deus em todas as áreas da vida (Salmo 127:1).
• Descanso adequado: A ansiedade excessiva e os esforços demasiados das pessoas não são a maneira eficaz de ser eficiente na busca pelo sucesso. O segredo da vida é confiar em Deus; pois, Ele cuida de Seus amados inclusive quando dormem. O descanso faz parte da vida, tanto quanto o sono e o ato de dormir. Fazendo isso equilibradamente leva-nos a confiar na provisão divina e a não sobrecarregar nossa mente, nosso físico e nossa vida com coisas ou preocupações desnecessárias que podem resultar em doenças físicas ou emocionais – o oposto de sucesso e prosperidade (Salmo 127:2).
• Responsabilidades paternais: A herança do Senhor são os filhos, que valem mais que qualquer fazenda, imóvel ou herança material. Os filhos são presentes de Deus, os quais requerem valorização e responsabilidade no cuidado e na educação. Pais negligentes não ensinam com amor nem orientam quanto ao temor do Senhor. As flechas citadas no texto sugerem que os pais devem agir como bons guerreiros que preparam seus filhos para as batalhas da vida. Para isso, devem ter propósito, foco, determinação e desprendimento (Salmo 127:3-4).
• Bênção familiar: Pais que criam bem seus filhos estruturam sua família para ser bênção. Em vez de tormento, lamento e sofrimento, os filhos serão a alegria da família – ao contrário dos pais que investiram em riquezas materiais e não tiveram tempo para formar o caráter de seus rebentos: Serão envergonhados (Salmo 127:5).

Inúmeras coisas ao nosso redor conspiram contra estes quatro pontos. Desde aparelhos eletrônicos até excesso de trabalho roubam a responsabilidade dos pais e dos filhos: Já não há convivência saldável, não sabem desfrutar de tempo juntos, como família. Quase tudo é chato se não estiverem conectados por redes sociais ou programas virtuais midiáticos.

Reconsideremos nossas prioridades… reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.