Reavivados por Sua Palavra


SALMO 123 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
6 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 123 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 123 – BLOG MUNDIAL

SALMO 123 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 123 by Luís Uehara
6 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/123

Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus, até que se compadeça de nós. Salmo 123:2

“Deus exige que provemos nossa lealdade a Ele por meio de obediência inquestionável. Ao decidir sobre qualquer caminho, não devemos perguntar apenas se podemos ver danos resultantes disso, mas se é contrário à vontade de Deus. Devemos aprender a desconfiar de nós e confiar inteiramente em Deus para orientação e apoio, para conhecimento de Sua vontade e força para realizá-la. Devemos estar em muita comunhão com Deus. Oração em segredo, oração enquanto as mãos estão ocupadas no trabalho, oração ao caminhar, oração durante a noite, os desejos do coração sempre ascendendo a Deus – esta é a nossa única segurança.

Cristo, o Imaculado, a Quem o Espírito Santo foi concedido sem medida, reconhecia constantemente Sua dependência de Deus, e buscava novos suprimentos na Fonte de força e sabedoria. Quanto mais deveria o homem finito e errante sentir necessidade da ajuda de Deus a cada hora e a cada momento.”

Ellen G. White
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/123
Tradução: Jeferson Quimelli/Luís Uehara



SALMO 123 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

199 palavras

Romagem (ARA). NVI: “peregrinação”.

Introdução. O Salmo 123 é um clamor sincero pelo auxílio de Deus em tempo de angústia. A mudança do singular para o plural (ver v. 1, 2) amplia a solicitação em nível nacional. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.3, p. 1021.

1. Elevo. Os olhos da fé e da esperança sempre devem estar elevados a Deus, o supremo governante do Universo. CBASD, vol.3, p. 1021.

2 Servos. Como os servos domésticos procuram o mestre com o fim de obter apoio, assim os cristãos dependem de Deus para auxílio físico e sustento espiritual. Quando o servo é injustiçado ou sofre dano, procura seu mestre para protegê-lo. Assim o filho deveria buscar a mão do Senhor para livrá-lo (ver 1Co 4:3, 4. CBASD, vol.3, p. 1021. CBASD, vol.3, p. 1021.

Estão fitos nas mãos. O salmista retrata [como em Sl 145:15] todas as criaturas … olhando para Ele, aguardando o suprimento para suas necessidades diárias. CBASD, vol.3, p. 1021.

4 À sua vontade. Ver Ez 16:49; Am 6:1; Zc 1:15. Estar livre de aflições e ter uma vida de facilidade e conforto não são o solo no qual o caráter se desenvolve. … Devemos ser gratos a Deus pela mão da aflição que lança o orgulho humano no pó. CBASD, vol.3, p. 1021.



Salmo 123 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Disse Jesus: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mt.6:22-23). É pela contemplação que somos transformados (Ellen G. White, O Grande Conflito, CPB, p.555). Os nossos olhos são as janelas da alma, responsáveis por grande parte da constituição e aperfeiçoamento de nosso caráter. Não servem apenas como membros de utilização física, mas instrumentos de bênção ou de maldição.

Este Salmo tão pequeno em tamanho, mas tão grande em significado, nos apresenta a verdade espiritual reforçada por Jesus como vimos acima, indicando a fonte da perfeita visão: “os nossos olhos estão fitos no Senhor, nosso Deus, até que Se compadeça de nós” (v.2). Manter os olhos fitos em Jesus é uma ciência que precisa ser exercitada diariamente. E a oração e o estudo de Sua Palavra compõem o combo espiritual indispensável nesse sentido. Como o salmista olhava para o Senhor em súplica por auxílio, necessitamos ter esta insistente atitude até que Ele “Se compadeça de nós”.

Quando João Batista viu Jesus, de imediato declarou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo.1:29). Olhar para Jesus significa olhar para a redenção. Quem olha para Cristo é motivado por Seu exemplo a ir e fazer o mesmo. Percebam as seguintes expressões contidas nos evangelhos: “Vendo Jesus as multidões” (Mt.5:1); “Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada” (Mt.8:14); “Vendo Jesus muita gente ao Seu redor” (Mt.8:18); “Vendo-lhes a fé” (Mt.9:2). “Então, Jesus, olhando ao redor” (Mc.10:23). “Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi” (Lc.5:27); “Então, olhando Ele para os Seus discípulos” (Lc.6:20); “Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela” (Lc.7:13); “Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou” (Lc.19:41); “Jesus, vendo-o deitado […] perguntou-lhe: Queres ser curado?” (Jo.5:6); “Depois, vendo Jesus” (Jo.19:28).

Em Sua humanidade, Jesus era completamente dependente do Pai, e as alvoradas nunca O encontravam ainda em repouso. Não poucas vezes, o Salvador passava “a noite orando a Deus” (Lc.6:12), em vigílias que O enchiam de poder e de autoridade para ensinar, curar e repreender o mal. Olhando para o Pai em Seus refúgios de comunhão, saía fortalecido e cheio do Espírito a fim de ver e Se compadecer de Seus pequeninos irmãos. Multidões, enfermos, enlutados e desprezados encontravam em Seu olhar o amor que cura, que conforta, que liberta e que salva.

Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos” (Jo.9:39). Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver”, vivemos em um tempo onde o juízo da oportunidade está prestes a encerrar o seu prazo enquanto muitos cegos se consideram sadios. A cegueira espiritual é fruto de um coração obstinado e orgulhoso. E é pior do que qualquer enfermidade do corpo. Jesus mesmo declarou: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma”(Mt.10:28).

Como o salmista, obedeçamos às palavras do Senhor, quando disse: “Olhai para Mim e sede salvos” (Is.45:22). Eis o que deve iluminar os nossos olhos: “De novo, falou-lhes Jesus, dizendo: Eu sou a Luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo.8:12). Olhemos para Jesus até que Ele volte, e não erraremos o caminho!

“Tem misericórdia de nós, Senhor, tem misericórdia” (v.3)! Dá-nos olhos santificados pelo Teu Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, contempladores de Cristo Jesus!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Salmos123 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 123 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
6 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 123 – Só quem reconhece suas fragilidades trilha pelo caminho trilhado pelo salmista diante das dificuldades. Aqui o salmista busca refúgio e esperança no Senhor, reconhecendo a própria fraqueza e a tremenda necessidade da infinita graça divina.

Este aparentemente simples Salmo contém temas teológicos importantes, como a dependência do humano em relação ao divino, a humildade que se deve ter diante de Deus e a confiança plena na misericórdia do Senhor. São apenas 4 versos, mas eles têm um precioso valor.

“Com os olhos voltados para o Céu, esforçando-se para vislumbrar a misericórdia divina, os cativos suplicam ao Senhor para dar fim à longa e escura noite de perseguição […]. A misericórdia específica em mente é o fim imediato do exílio e o regresso à terra pela qual o coração dos cativos ansiava […]. Há tempo, suportam os comentários maliciosos daqueles que estão à sua vontade (Zc 1:15). Já sofreram demais sob a arrogância de seus captores babilônios soberbos (Jr 50:31-32). Não aguentam mais. Estão no limite! Acreditam que é hora de o Senhor realizar uma reviravolta” explica William McDonald.

Agora, reflita:

• Considerando atentamente, com oração e aguçada percepção espiritual cristã, o Salmo 123 pode muito bem ser aplicado escatologicamente como um lembrete de que, assim como os cativos esperavam a restauração de sua nação e o fim do exílio, os cristãos também esperam a redenção final e restauração completa de todas as coisas no fim dos tempos (Romanos 8:22-23). Assim como os cativos olhavam para o Céu em busca de misericórdia, os fieis do Novo Testamento olham para o Céu aguardando a vinda de Cristo e o cumprimento da promessa de Deus (Lucas 21:28; Apocalipse 10:6-7).
• A ênfase na humildade e na dependência de Deus no Salmo 123 pode ser aplicada escatologicamente ao lembrar os crentes de sua necessidade contínua da graça divina (Tito 2:11-14). Mesmo quando aguardam o fim dos tempos, os fieis são chamados a permanecer humildes e dependentes de Deus, reconhecendo que sua esperança está firmemente ancorada em Deus, igualmente como os cativos israelitas reconheceram (Tiago 5:7-8; Apocalipse 14:12).

As aplicações escatológicas do Salmo 123 nos convidam a esperar pacientemente a redenção final, dependendo de Deus e confiando em Sua misericórdia. Avivemos nossa fé e despertemos de nossa letargia espiritual! – Heber Toth Armí.