Reavivados por Sua Palavra


SALMO 121 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
4 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 121 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 121 – BLOG MUNDIAL

SALMO 121 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 121 by Luís Uehara
4 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/121

O subtítulo deste salmo indica uma canção de ascensão [ou peregrinação], mas para mim é uma canção de confiança. De onde vem minha ajuda? É preciso muita confiança para recorrer a alguém que não podemos ver, cheirar ou tocar. Como podemos acreditar nisso, se não fosse pelo Espírito Santo, aquela suave voz que ouvimos com nossos corações?

Ouvir essa suave voz salvou minha vida em muitas ocasiões. O Salmo conta como Deus está sempre presente em todas as provações que enfrentamos. Ele tem nosso melhor interesse perto de seu coração. Nenhuma outra pessoa jamais ficaria conosco como Ele fica todos os dias, caminhando ao nosso lado, sempre guiando e sempre amando.

Pamela Woods
Augusta, Geórgia EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/121
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 121 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

674 palavras

Introdução.O Salmo 121 é uma bela canção de confiança e segurança em Deus. De todo o patrimônio poético hebraico, este é um dos poemas bíblicos mais apreciados. Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou. O salmo tem sido uma grande bênção a milhares de pessoas que vez ou outra se encontraram em circunstâncias parecidas com as que o salmista se encontrava. O Salmo 121 era cantado pelos peregrinos a caminho das festas anuais a Jerusalém. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.3, p. 1019.

A vigilância perpétua de Deus sobre aqueles que se inclinam para Ele. É um grande apelo para confiarmos em Deus em todas as circunstâncias. Bíblia Shedd.

Este Salmo, relembrando aos fiéis que Deus os guarda, convinha aos peregrinos que subiam a Jerusalém, por caminhos penosos. Convém também ao cristão, a caminho da Jerusalém celeste. Bíblia de Jerusalém.

1. Para os montes. […] referência às montanhas da Palestina, cujo cume era utilizado pelos pagãos para edificação de altares idólatras. Na jornada para a festa, “ao verem em redor de si as colinas onde os gentios costumavam acender os fogos de seus altares, cantavam os filhos de Israel: ‘Elevo os meus olhos para os montes; De onde me virá o socorro?’ “ (PP, 538).CBASD, vol.3, p. 1019.

O culto idólatra dos baalins realizava-se nos “lugares altos”. Não dos montes, mas de Jeová, vem o auxílio de Deus ao fiel. Bíblia Shedd.

De onde […]?. Não é dos montes ou montanhas que os filhos de Deus recebem auxílio, mas de Deus (ver Jer 3:23).CBASD, vol.3, p. 1019.

2. do Senhor, que fez o céu e a terra. Esta é a resposta à questão do v.1. Deus pode responder a qualquer emergência que se levante no vasto universo de Sua criação.CBASD, vol.3, p. 1019.

3. Ele não permitirá que os teus pés vacilem. Uma expressão de desejo ou petição: “Que Ele não permita que seu pé vacile; que não durma aquele que te guarda.” Estas palavras foram cantadas possivelmente por dois grupos de peregrinos, sendo que cada um deles respondia em contracanto: “Não há necessidade desta oração, porque Aquele que guarda Israel não dormita nem dorme; o Vigia de Israel não será pego de surpresa, como uma sentinela humana sobre os muros da cidade.” A vigilância de Deus é incansável. O Eterno jamais fica exausto e está sempre atento às necessidades de Seus filhos.CBASD, vol.3, p. 1019.

Israel é bem conhecido por seus terrenos rochosos e escorregadios. Bíblia de Genebra.

4. não dormita, nem dorme o guarda de Israel. Deus nunca dorme, e não havia perigo de que o salmista seria esquecido. Elias ridicularizou sarcasticamente os profetas de Baal, sugerindo que o deus deles estava dormindo, quando tanto precisavam dele (1Rs 18.27). Bíblia de Genebra.

Tua sombra. Um a ilustração forte sobre a proteção para aqueles que viviam num lugar onde a luz era ofuscante e o calor, ardente. CBASD,vol.3, p. 1019.

Tua sombra à tua direita. Assim como a sombra projetada por uma pessoa a acompanha, assim também é Deus com o Seu povo. Esta metáfora deriva-se da antiga linguagem dos tratados, e tem implicações próprias de uma aliança. Bíblia de Genebra.

O divino protetor está prontamente disponível (ver Sl 16:8). CBASD, vol.3, p. 1020.

6. não te molestará. Nos últimos dias, quando será dada potência ao sol para que queime as pessoas com fogo (Ap 16:8, 9), o povo de Deus encontrará conforto nesta promessa (GC, 628-630).CBASD, vol.3, p. 1020.

a lua. Talvez se refira às febres e às friagens produzidas pelas neblinas noturnas, “regidas” pela lua (Gen 1:16). Bíblia Shedd.

[Culturas antigas acreditavam que a luz do luar era prejudicial, de onde veio a expressão “lunático” – aquele que se acreditava ter sido
exageradamente exposto aos raios da lua (Cindy Nash, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/121).]

7. mal. Do her. ra’, designando tanto o mal moral quanto o físico.CBASD,vol.3, p. 1020.

8. tua saída. O Senhor vigia continuamente todos os empreendimentos de Seus filhos. CBASD, vol.3, p. 1020.



Salmo 121 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Geralmente, nos lugares em que vamos há uma entrada e uma saída, e a porta de acesso também é aquela pela qual podemos sair. Contudo, nem sempre entramos e saímos da mesma forma. Podemos entrar em um lugar com o coração partido e sair de lá com o ânimo renovado; ou felizes e sair decepcionados. Nunca sabemos o que nos espera. Acontece que a promessa do Senhor para os Seus filhos é de vigilância 24h. Ele não promete que as coisas sempre aconteçam da forma que esperamos, mas que até os momentos ruins podem se tornar em preciosas lições para o nosso crescimento como cristãos.

Ouvi, certa vez, que um coração não é inteiro até que seja partido. Pare e pense neste momento: Em quais situações você reconheceu que o seu socorro só pode vir de Deus? Nos piores momentos de sua vida, não é mesmo? É certo que não nos agrada sofrer, e que Deus não nos criou para o sofrimento. Mas assim como a dor física é um alerta para o corpo, as provações são os alertas da alma, pois “a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg.1:3). Precisamos nos colocar todos os dias sob os cuidados dAquele que é “Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Ap.3:7).

Apesar da autoria desconhecida, muitos estudiosos da Bíblia acreditam que este Salmo foi escrito por Davi, quando este fugia de Saul após a morte de Samuel. Davi realmente estava em um grande apuro e precisava analisar bem por onde entrar e por onde sair. Muitas vezes sentia-se encurralado. Noite e dia (v.6) recebia provas suficientes de que Deus o guardava e o livrava da ira de seu algoz. Em cavernas, montes e vales, ele já havia passado por todos os possíveis esconderijos naturais disponíveis naquela geografia, mas nenhum deles compreendia a magnitude dAquele em quem Davi se abrigava.

Amados, eu não faço ideia de seu sofrimento atual. Eu só conheço a minha própria dor. Muitas famílias estão sofrendo a dor esmagadora do luto. Muitos estão nos hospitais entre a vida e a morte. Outros estão chorando a dor de um relacionamento rompido. Mas por mais intensa que seja a angústia dos Seus filhinhos, o Pai do Céu não descansa enquanto não a transforma em alegria. “[Desde] agora e para sempre” (v.8), há um Vigia que não descansará até que nos leve para o Seu porto seguro.

Não permita que os reveses desta vida desviem o seu olhar do Único que pode lhe socorrer. Confie de “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm.8:28). O Senhor “que fez o céu e a terra” (v.2), é o mesmo que voltará para buscar aqueles cujas provações produziram perseverança: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12). “Aquele […] que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt.24:13).

Guarda de Israel, sê o nosso vigia conservando a nossa vida escondida em Ti! Pai, ajuda-nos a elevarmos os nossos olhos para o Senhor e assim perseverarmos até que Cristo volte! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, perseverantes do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Salmos121 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 121 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
4 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 121 – Esse tão conhecido Salmo precisa ser mais explorado. Sua mensagem não é superficial, é profunda e deve tocar o íntimo da alma de cada um de nós.

“Esse Salmo transmite uma forte mensagem de segurança em quatro estágios de que Deus é socorro e proteção para guardar do mal a nação de Israel e todo aquele que nEle crê”

1. Deus como ajudador (121:1-2).
2. Deus como guardador (121:3-4).
3. Deus como protetor (121:5-6).
4. Deus como preservador (121:7-8).

“O salmista não busca por socorro na criação, mas no Criador… O Deus vivo é totalmente diferente dos deuses/ídolos mortos” (John MacArthur).

Nas entrelinhas dos versículos do Salmo 121, nos deparamos com uma mensagem profunda e esclarecedora: Somos frágeis e temos a necessidade intrínseca de um poder sobrenatural. Precisamos de um poder superior ao poder da natureza, de uma segurança maior que a oferecida pelas imponentes montanhas. Podemos olhar para os montes, para os recursos deste mundo, buscando ajuda e segurança, pois realmente precisamos; porém, apesar de toda a grandiosidade da criação e de tantos recursos naturais, nossa verdadeira fonte de socorro está no Criador da natureza. Em algum momento da vida, fica evidente que nenhum recurso humano, nenhum poder mundano/terreno, pode fornecer-nos a paz duradoura que tanto anelamos em nosso íntimo.

Inseridos numa complexa sociedade repleta de incertezas e inúmeras adversidades, nossa própria força é insignificante e insuficiente para mantermo-nos firmes. Nem mesmo policiais e guardas bem treinados resolvem absolutamente nossas inquietações. Por isso, o salmista lembra-nos de que nosso guardião celestial é inabalável, vigilante e constante. Ele é nosso refúgio seguro diante da alta periculosidade em que nos encontramos. O Salmo 127:1 sustenta esta ideia:

“Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas”.

O Salmo 121:5 afirma: “O Senhor é seu protetor! O Senhor está ao Seu lado, como sombra que o abriga”. Nesta linha, o Salmo 91 inicia dizendo: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso. Isto eu declaro a respeito do Senhor: Ele é meu refúgio, meu lugar seguro, Ele é meu Deus e nEle confio”.

Deus não dorme, nem cochila; Ele Se importa conosco. Ele nos guarda em tudo o que fazemos, agora e para sempre! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí