Reavivados por Sua Palavra


Amanhã, o Salmo 119, o mais longo capítulo da Bíblia! by Jeferson Quimelli
1 de setembro de 2023, 12:00
Filed under: Sem categoria

Que tal, então, desde já, reservar um tempo especial para amanhã desfrutar mais eficazmente das bênçãos dos 176 versos deste deste salmo?



SALMO 118 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
1 de setembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 118 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 118 – BLOG MUNDIAL

SALMO 118 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 118 by Luís Uehara
1 de setembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/118

Para o evento da Páscoa, todas as casas de Jerusalém eram abertas aos peregrinos. Mas isso não era suficiente e tendas eram montadas em todo o espaço disponível na cidade e nas colinas ao redor. A Páscoa era celebrada com suas cerimônias solenes e impressivas para comemorar a libertação da escravidão no Egito, e apontava para o sacrifício que deveria trazer libertação da escravidão do pecado.

Assim como Israel celebrava a libertação de seus ancestrais por Deus e a preservação milagrosa deles durante sua jornada do Egito, também devemos lembrar com gratidão os caminhos através dos quais Deus nos trouxe das trevas para a luz preciosa de Sua graça e verdade.

A Festa dos Tabernáculos não só celebrava a colheita, mas apontava para a presença de Deus no deserto [NT: lit. “ermo”] e adiante, para o grande dia da reunião final. O Senhor enviará os seus ceifeiros para ajuntar o joio em fardos para o fogo e para colher o trigo em seu celeiro. Naquele tempo os ímpios e o pecado serão destruídos. E toda voz em todo o universo se unirá em alegre louvor a Deus.

Jan Harry Cabungcal
Neurocientista
Europe for Jesus, Suíça

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/118
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 118 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

448 palavras

Introdução. O Salmo 118 é um hino nacional de ação de graças. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 998.

1 Rendei graças. O tema do salmo é a ação de graças. Todos são convidados a se unir neste grande coro de louvor. CBASD, vol. 3, p. 998.

Misericórdia. Do heb chesed, “amor” [divino] (ver Nota Adicional [CBASD] ao Salmo 36). CBASD, vol. 3, p. 998.

5 E me deu folga. Isto é, levou-nos a um lugar onde não estaremos aflitos por causa das circunstâncias, mas livres para nos movimentar. CBASD, vol. 3, p. 998.

8 No SENHOR. A confiança colocada no ser humano com frequência é traída, mas o Senhor nunca falha com aqueles que confiam nEle. CBASD, vol. 3, p. 999.

9 Em príncipes. Mesmo os que são poderosos e nobres na hierarquia não são completamente confiáveis. Apesar de suas melhores intenções, as pessoas estão sujeitas a falhas, devido às fraquezas humanas. CBASD, vol. 3, p. 999.

17 Não morrerei. O salmista declara sua confiança de que naquele período ele não morreria e não daria motivo para que seus inimigos se alegrassem. Quando a tristeza e a escuridão cercam os santos de Deus e eles se desesperam, este texto traz conforto aos corações desencorajados. Estas palavras foram pronunciadas pelo grande reformador John Wycliffe, que, de seu leito de enfermidade, anunciou que viveria para proclamar as más ações dos frades (ver CG, 88). CBASD, vol. 3, p. 999.

22 A pedra. Refere-se a uma profecia baseada num incidente real ocorrido durante a construção do primeiro templo (ver DTN, 597, 598). CBASD, vol. 3, p. 999.

Principal pedra. Isto [e, a principal pedra de esquina. Isaías mostrou que esta pedra era um símbolo de Cristo (Is 8:13-15; 28:16; cf. At 4:11; 1Pe 2:6). Em Sua humilhação Cristo foi desprezado e rejeitado, mas em Sua glorificação Ele Se tornou o possuidor de todas as coisas, tanto no Céu como na Terra. CBASD, vol. 3, p. 999.

23 Isto procede do SENHOR. A exaltação de Cristo não é obra de seres humanos. O próprio Deus “O exaltou sobremaneira”. CBASD, vol. 3, p. 999.

24 O dia. O Salmo 118 é um canto congregacional de louvor. O v. 19 parece ilustrar um grupo de adoradores diante das portas do templo, gritando para entrar. O v. 20 apresenta a resposta dos sacerdotes dentro do templo: “Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos”(ARA). No momento em que a procissão entra nos recintos sagrados, eles gritam extasiados: “Este é o dia”. … No v. 20, o texto se refere à porta, uma realidade presente. O v. 24 se refere ao dia em que as pessoas adentravam pela porta, também uma realidade presente. CBASD, vol. 3, p. 999.

27 Ele é a nossa luz. Como Deus trouxe luz na manhã da criação (ver Gn 1:15), assim Ele banirá a escuridão noturna da calamidade e revelará a luz de Seu favor. CBASD, vol. 3, p. 999.



Salmo 118 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Com a entrada do pecado no mundo, foi-nos dada a necessária provisão para sairmos vitoriosos do conflito hostil. Diante da expectativa de colher de imediato a consequência inevitável da desobediência, Adão e Eva receberam a prova de que o Senhor “é bom” e de que “a Sua misericórdia dura para sempre” (v.1). Escondidos dAquele que julgaram os açoitaria mediante severo castigo, foram surpreendidos pelo Amor que os vestiu e, fitando o inimigo que os enganou, lhes proveu plano de resgate: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15).

Desde então, cada geração dos “que temem ao Senhor” (v.4) aguardava a concretização do perfeito plano da salvação. E Ele veio! Nascido de uma virgem, anunciado entre os simples da Terra, louvado pelos anjos: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na Terra entre os homens, a quem Ele quer bem” (Lc.2:14), Jesus veio, trazendo Consigo todo o amor e a bondade do Céu para com a raça caída. Seu coração, cheio de compaixão, era machucado diante da miséria humana, mas transbordava de alegria ao estender as mãos para ensinar, curar e salvar. Mesmo os casos mais graves eram para Ele objeto de Sua terna misericórdia. O mundo estava diante da única porta de acesso ao Céu.

“Esta é a porta do Senhor” (v.20): Jesus Cristo. Ao declarar: “Eu sou a porta” (Jo.10:9), deu-nos a mesma esperança que no Éden concedeu a nossos primeiros pais; o mesmo Caminho, a mesma Verdade e a mesma Vida (Jo.14:6). O nosso Salvador é a porta da salvação e “por ela entrarão os justos” (v.20). “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (v.23).

Aproxima-se o dia de nosso resgate; “regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (v.24), amados! “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio” (Sl.50:3). Ele virá, não mais como um bebê indefeso ou humilde servo, mas como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap.19:16). “O Senhor é Deus, Ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos” (v.27). Nós somos os ramos (Jo.15:5) que o Senhor deseja ver a adornar o Dia de Seu triunfo. Ele vem buscar a todos os que, como o salmista, O conheceram pessoalmente, e por experiência viveram na presença de Deus (v.28).

Busque ao Senhor e Salvador Jesus Cristo enquanto O pode achar, “invocai-O enquanto está perto” (Is.55:6). “Prepara-te […] para te encontrares com o teu Deus” (Am.4:12).

“Oh! Salva-nos, Senhor, nós Te pedimos” (v.25)! Que entremos por Tuas “portas da justiça” (v.19) com ações de graças, revelando o Teu caráter em nossa vida! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, justos a caminho do Lar!

Rosana Garcia Barros

#Salmos118 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 118 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de setembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 118 – Conforme a Bíblia Andrews comenta, “aqueles que experimentam a bondade e o amor (misericórdia) de Deus devem expressar gratidão. Conhecer o caráter verdadeiro do Senhor leva ao agradecimento”. A partir desta premissa, precisamos refletir:

• Em qual nível de gratidão estamos para com Deus?
• Será que nossa gratidão superficial advém de um conhecimento superficial de Deus?
• Ou será que não somos gratos o suficiente porque nossa percepção do caráter de Deus está corrompido, deturpado e adulterado?
• Nosso termômetro da gratidão não deveria levar-nos a rever se conhecemos o verdadeiro caráter divino?

O Salmo não é conhecido por Deus expressar ira, raiva, indignação, furor e juízos punitivos; ao contrário, sua relevância está no fato dele expressar gratidão a Deus por Sua bondade, misericórdia e salvação.

As palavras sagradas do Salmo nos chamam a…

• …Reconhecer a bondade e a misericórdia de Deus, pois muitos preferem apresentar e enfatizar severidade e vingança de Deus.
• …Lembrarmos do plano da salvação, não há plano de perdição; a punição depende de não aceitarmos o plano de salvação, o qual é pela graça, não por méritos humanos.
• …Confiar em Deus, não em nós mesmos, em nossas habilidades e forças.
• …Adorar e agradecer a Deus, não a exaltar a nós mesmos, nem mesmo a nossa fé ou a confiança que temos em Deus. O Foco é o Senhor!

Hernandes Dias Lopes observa que, “este Salmo, que era o predileto de Martinho Lutero, é uma das pérolas mais preciosas do Saltério. Trata-se de um Salmo Messiânico, pois revela com cores vivas o Messias, a pedra de esquina da igreja”.

Nossa confiança precisa concentrar-se no Salvador, não em nós mesmos. “Podemos ver Jesus Cristo nesse Salmo”, afirma Warren Wiersbe, “Sua entrada triunfal (vv. 25, 25), Sua rejeição (v. 27), Sua morte e ressurreição (v. 17) e Sua exaltação como pedra escolhida de Deus (vv. 22,23)”. E, de forma geral, esse autor destaca quatro princípios de vida que merecem nossa atenção:

1. Dar graças ao Senhor em todo o tempo (Salmo 118:1-4).
2. Confiar no Senhor em todas as crises (Salmo 118:5-14).
3. Glorificar ao Senhor depois de cada vitória (Salmo 118:15-21).
4. Ver a presença do Senhor em todas as experiências (Salmo 118:22-29).

Enfim, façamos como o salmista, confiemos no Salvador e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.