Reavivados por Sua Palavra


SALMO 117 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
31 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 117 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 117 – BLOG MUNDIAL

SALMO 117 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 117 by Luís Uehara
31 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/117

Não compreendemos completamente a profundidade da misericórdia de Deus para conosco. Se acreditarmos na Sua Palavra, que é a revelação de Jesus Cristo, seremos desafiados a abrir mão do nosso controle. Como isso vai contra a nossa própria razão, lutamos contra a nossa carne, em vez de viver na paz de Deus que excede todo o entendimento.

Deus é misericordioso de maneiras que nos são conhecidas e muito mais de maneiras desconhecidas. A fé na Palavra de Deus desenvolverá uma confiança inocente e uma dependência Dele. Outros veem o nosso testemunho e como lidamos com as dificuldades da vida e podem aprender a confiar mais em Deus através do nosso exemplo.

Sua Palavra diz para louvá-Lo, e em todas as coisas é sábio louvá-Lo. Nosso Pai celestial deve ficar muito orgulhoso de nós quando agimos de acordo com Sua Palavra e diariamente, a cada momento, confiamos Nele. Ele resolverá todas as coisas para o nosso bem.

Permanecemos em um estado de Sua graça quando O louvamos e Ele fica satisfeito. Temos paz sabendo em quem depositamos nossa confiança, portanto, louvar a Deus é uma situação na qual todos ganham.

Rjoette Squire
Union Gap, estado de Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/117
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 117 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
31 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

238 palavras

Este salmo, o mais curto capítulo da Bíblia, retoma a palavra “Aleluia”, que é o desfecho do salmo 116, e aplica aquela conclusão individual à raça humana inteira, convidando todos a participarem das experiências ali narradas. Bíblia Shedd.

O salmista convida todas as nações a louvar ao Senhor por Sua misericordiosa bondade para com o Seu povo. Jan Harry Cabungcal, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/12/02/salmo-117/

Introdução. O Salmo 117 é um convite a todas as nações para louvar ao Senhor por Sua benignidade para com Seu povo. Este é o menor salmo, porém seu tema é sublime. ” Antes de deixar o cenáculo, o Salvador dirigiu os discípulos num hino de louvor. Sua voz se fez ouvir, não nos acentos de uma dolorosa lamentação, mas nas jubilosas notas da aleluia pascoal … o Salmo 117″ (DTN, 672). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 997.

1 Todos os povos. Nenhuma tribo ou nação é omitida no glorioso convite para louvar ao Senhor. Paulo cita as palavras deste verso, mostrando que em Cristo a misericórdia de Deus foi ampliada aos gentios e judeus (Rm 15:11). CBASD, vol. 3, p. 997.

2 Misericórdia. Do heb chesed, ” amor divino”. CBASD, vol. 3, p. 997.

Mui grande. Do heb gabar, “sobressair”. CBASD, vol. 3, p. 997.

Fidelidade. Do heb ´emeth, uma palavra que denota “firmeza”, “confiabilidade”, ” estabilidade” e “verdade”. Esses atributos são eternos como o próprio Deus. Em meio à instabilidade e insegurança humana os filhos de Deus podem descansar em segurança no Seu amor. CBASD, vol. 3, p. 997.



Salmo 117 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
31 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Com apenas dois versículos, este é o menor Salmo e o menor capítulo da Bíblia. Contudo, sua mensagem é uma das mais abrangentes das Escrituras. De uma forma muito clara, o salmista conclama que “todos os gentios […] todos os povos” (v.1) louvem ao Senhor. Todos são convocados a louvar Aquele que os criou e que os salvou: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16).

Grande é a misericórdia do Senhor “para conosco” e a Sua fidelidade é eterna (v.2). Estes atributos de Deus são oferecidos à humanidade como presentes de Sua maravilhosa graça. Não há uma explicação melhor, diante de um Deus santo que aceita a adoração de seres corruptíveis. Ele deseja celebrar a vitória da redenção com todas as Suas preciosas criaturas, e com elas manter um relacionamento pessoal e eterno.

Há estudiosos que afirmam que este Salmo tenha sido o que Jesus cantou com Seus discípulos logo após a ceia: “E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Mt.26:30). Sobre isto, escreveu o teólogo adventista Jael Eneas: “Todos olham para Jesus. Ele se levanta e canta. Mesmo diante da expectativa de morte, Sua voz não era de lamento, mas, de júbilo. Timidamente, os discípulos foram se unindo a Cristo, e, todos passam a entoar o Salmo 117”.

Creio que faz todo o sentido Jesus ter cantado este Salmo. No fim da celebração da Páscoa, os judeus cantavam os Salmos 113 a 118, conhecidos como “Hallel”, que no hebraico significa “louvor”. O Cordeiro de Deus estava prestes a entregar a Sua vida em favor de “todos os gentios” (v.1), de todas as nações. O Seu louvor declarou diante do Universo a oferta de amor que estava prestes a dar. Por Sua morte e ressurreição, Cristo Jesus garantiu a “todo aquele que nEle crê” participar do coral da eternidade.

Precisamos aceitar diariamente o convite de louvar ao Senhor aqui, para que então, muito em breve, tenhamos o inigualável privilégio de entoar um “novo cântico diante do trono” (Ap.14:3); um cântico que ninguém mais poderá aprender, a não ser “os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá […] os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro” (Ap.14:4). Para onde quer que você for e onde você estiver, que a sua vida seja um louvor ao “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo.1:29)!

Pai de amor, nós Te louvamos pelo dom precioso da salvação em Cristo! E que, por Tua graça e misericórdia, estejamos prontos para a nossa eterna redenção! Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Bom dia, coral de verdadeiros adoradores!

Rosana Garcia Barros

#Salmos117 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 117 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
31 de agosto de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 117 – É a riqueza da bondade, tolerância, paciência e misericórdia de Deus que leva-nos ao arrependimento, diz Paulo em Romanos 2:4. Este princípio está claro também neste minúsculo Salmo.

Este “é o mais curto dos Salmos, um hino em honra ao cuidado de Deus. Todos devem louvar ao Senhor por dois motivos: Seu amor constante e Sua fidelidade. Deus ama com altruísmo, é fiel à aliança e cumpre Suas promessas. Os seres humanos O louvam por reconhecerem Seus feitos extraordinários e Sua bondade”, destaca a Bíblia Andrews.

Este tão pequenino Salmo revela uma teologia da adoração e da salvação que é tanto universal quanto exclusivista. O Salmo convoca todas as nações e povos a adorarem ao Deus verdadeiro, reconhecendo Sua imensurável misericórdia e fidelidade. Ao mesmo tempo, o salmo enfatiza que somente em Deus há salvação, e que essa salvação é exclusiva para aqueles que creem nEle. Isso revela uma teologia que celebra a diversidade das nações e povos, mas também reconhece a singularidade e superioridade de Deus como o único caminho de salvação.

• Jesus, que declarou ser o único caminho, verdade e vida, “antes de deixar o cenáculo… dirigiu os discípulos num hino de louvor. Sua voz se fez ouvir, não nos acentos de uma dolorosa lamentação, mas nas jubilosas notas da aleluia pascoal… o Salmo 117”, informa Ellen White.
• Além de Jesus, o grande teólogo e apóstolo “Paulo cita as palavras deste verso [Salmo 117:1], mostrando que em Cristo a misericórdia de Deus foi ampliada aos gentios e aos judeus (Rm 15:11” (CBASD).

Em Apocalipse 14, as três mensagens angélicas convocam todas as pessoas a se arrependerem e a voltarem para Deus. Elas são mensagens para o tempo do fim e exortam as pessoas a temerem a Deus, dando-Lhe glória e adorando-O como o Criador do Céu, da Terra, do mar e de tudo o que neles há. Essas três mensagens apocalípticas destacam a universalidade do propósito de Deus, e revelam-nos que Deus é o Deus de todas as nações e povos; e que, a adoração e o louvor a Ele devem ser oferecidos por todos. Evidenciando assim que, a mensagem do evangelho é para todos, independentemente de sua origem étnica ou cultural.

Então, reavivemo-nos vivendo a mensagem do Salmo 117 – Heber Toth Armí.