Reavivados por Sua Palavra


SALMO 111 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
25 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 111 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 111 – BLOG MUNDIAL

SALMO 111 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 111 by Luís Uehara
25 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/111

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Este “princípio” pode referir-se a um ponto de partida cronológico. Isso nos lembra de colocar Deus em primeiro lugar em nossos dias. Estabelece um “Teostato”, por assim dizer, para mantê-lo próximo de nossos pensamentos, tornando-o o ponto de contato para cada dificuldade, aquele a quem nos voltamos com gratidão por cada bênção. Tudo nos lembra Dele!

Mas “começar” não é apenas uma questão de tempo: refere-se também à primeira parte da estrutura: você cava uma fundação mais profunda, mais alta você planeja construir. Às vezes, o “começo” tem a ver com um pináculo — a parte principal, a primeira em importância. Jesus disse que conhecer a Deus “é a vida eterna”. Para o salmista, “O temor do Senhor” é a coisa mais importante que alguém pode experimentar! É também uma estrutura intelectual – uma visão de mundo – na qual tudo encontra seu significado.

Tudo se encaixa – mesmo que não – mas pelo menos faz sentido aí. Saber quem é Deus, especialmente como Ele se revelou em Cristo, particularmente no contexto do conflito cósmico no Universo, nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor. Ajuda-nos a confiar o nosso futuro ao Amor que foi pregado na Cruz por nós.

Virgínia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais.
IASD de Spokane Valley, Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/111
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 111 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

740 palavras

111 – 118 Antologia de Salmos de Aleluia (louvor). Bíblia de Estudo Andrews.

111-112 Estes dois salmos acrósticos alfabéticos têm o mesmo propósito: ensinar o temor a Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

111 O Salmo 111 consiste em vinte e duas linhas, cada uma começando com uma letra do alfabeto hebraico. Construção semelhante é encontrada no Salmo 112, e por esta razão eles são chamados de salmos gêmeos. Os Salmos 111 e 112 são hinos de louvor e começam com a palavra “aleluia”. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 989. 

Celebração da fidelidade de Deus: Ele é justo. Hino de louvor ao envolvimento de Deus na história. O tema principal  é louvar o Senhor por sua obra de justiça e fidelidade à aliança em relação aos que O temem; Êx 34:6 fornece a principal base do pensamento. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Aleluia! Do heb. halelu-Yah, traduzido como “louvai ao Senhor”na ARC. Comentário Adventista, vol. 3, p. 989. 

Este salmo começa e termina com um convite para louvar ao Senhor. Os salmos 111 e 112 formam uma unidade que tem o mesmo tema. O autor convida toda a comunidade para juntos louvarem a Deus. Ele diz que está fazendo isso “de todo o seu coração” (v.1 NVI), de sua própria escolha e de todo o seu ser. Ioan Campian – Tartar, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/11/26/.

Procuradas (ARC). Os detalhes da obra de Deus nem sempre são evidentes ao observador casual. elas devem ser examinadas e descobertas por meio de estudo intenso. Como o mineiro escava a terra para encontrar suas riquezas, assim as obras de Deus abrem seus tesouros ao que está disposto a estudá-las intensamente. Comentário Adventista, vol. 3, p. 989. 

O que faz com que ele louve a Deus é a revelação que Ele faz de Si mesmo. Deus se faz conhecido por seus mandamentos, que são “firmes para todo o sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão” (v.8 NVI), por seus atos, nos quais “há glória e majestade” (v.3 ARA), “verdade de justiça” (v.7 ARA ), e por Sua aliança com o Seu povo: “sempre Se lembra de Sua aliança” (v.5 ARA). Ioan Campian – Tartar, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/11/26/

Ele fez memoráveis as Suas maravilhas. A tradução literal da oração é: “Ele fez um memorial [‘memória’ ou ‘menção’] para Suas maravilhosas obras”. O sábado é o memorial da criação (Gn 2:2, 3; DTN, 281). O memorial foi considerado sagrado pelos patriarcas e profetas. Deus reiterou a santidade do sábado quando proclamou Sua santa lei no Sinai (Êx 20:8-11) e quando Cristo adorou na sinagoga ao sábado (ver Mc 1:21; Lc 4:16). O apóstolo Paulo, anos após a ressurreição de Cristo, observou o sábado do sétimo dia (ver At 13:14; 17:2). Comentário Adventista, vol. 3, p. 989. 

5, 6 Deus é o Provedor até mesmo das necessidades físicas de Seu povo. No passado, Ele deu o dom da terra; é portanto, capaz de suprir as necessidades atuais (Mt 6:11). Bíblia de Estudo Andrews.

7. fiéis, todos os Seus preceitos. Do heb. ‘aman, “ser solidamente estabelecido”, “ser confiável”. Os mandamentos de Deus, nos quais são apresentados os deveres dos seres humanos, são confiáveis e verdadeiros. Eles permanecem firmes para sempre. São imutáveis.  Comentário Adventista, vol. 3, p. 989. 

Enviou ao Seu povo a redenção. A redenção aqui representa o resgate de Deus dos israelitas do Egito e o futuro retorno do cativeiro na Babilônia (ver Dt 7: 8; Jr 31:11). Redenção significa recuperação de algo ou alguém mediante o pagamento de um resgate. Todas as pessoas estavam sendo mantidas em escravidão pelo pecado, até que Jesus pagou o preço para nos libertar – dando a sua vida como um sacrifício perfeito. Antes de Jesus se oferecer como um sacrifício pelo pecado, as pessoas não eram permitidas na presença de Deus (o Lugar Santíssimo); agora, todos os crentes podem livremente se aproximar do trono de Deus através da oração e ter Deus em suas vidas através do Espírito Santo. Life Application Study Bible Kingsway. 

tremendo é o Seu nome. Ou “reverendo” (KJV). Do heb. yara’, “temer” o ser humano (Gn 50:19) ou a Deus (Dt 6:13). Comentário Adventista, vol. 3, p. 989. 

10 o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria. Seguir as instruções divinas proporciona sabedoria e entendimento. Bíblia de Estudo Andrews.

A única maneira de se tornar verdadeiramente sábio é temer (reverenciar) a Deus. Esse mesmo pensamento é expresso em Provérbios 1:7-9. Muitas vezes as pessoas querem pular este passo, pensando que podem tornar-se sábio somente pela experiência de vida e conhecimento acadêmico. Mas se não reconhecemos Deus como a fonte da sabedoria, então nosso fundamento para tomar decisões sábias é instável, e estamos propensos a erros e escolhas tolas. Life Application Study Bible Kingsway. 



Salmo 111 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“As obras de Suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os Seus preceitos” (v.7).

 

Jesus, o Criador do Universo (Hb.1:2), o Verbo por intermédio do qual foram feitas todas as coisas, “e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo.1:3), estava presente no ato da criação do mundo. Em Cristo, “o princípio da criação de Deus” (Ap.3:14), “criou Deus os céus e a terra” (Gn.1:1). Aquele que é “o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap.22:13), foi a fonte vivificante da feitura original. Nele foram criados “desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos” (O Grande Conflito, p.678), fazendo “memoráveis as Suas maravilhas” (v.4). A expressão “No princípio” (Gn.1:1), portanto, aponta não somente para um tempo determinado, mas para Aquele que o determinou.

Da mesma forma, encontramos no “princípio da sabedoria” (v.10), uma ponte de ligação com o Céu, que envolve obediência, “fidelidade e retidão” (v.8). Obediência a “todos os Seus preceitos” (v.7), fidelidade à “Sua aliança” (v.5) e retidão em praticar o “temor do Senhor” (v.10). Como a própria expressão já revela, o temor é do Senhor, e não algo que nos seja inerente. Porque o “temor do Senhor consiste em aborrecer o mal” (Pv.8:13), algo que só pode vir de Deus. E a sabedoria também é um atributo divino, como está escrito: “Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da Terra” (Pv.8:23).

Tem sido assustadora a maneira pela qual muitos têm sediado no coração a ideia de que há harmonia entre a teoria da evolução e a Bíblia. Pelo contrário, há um total desacordo entre um e outro. Mediante tal pensamento, teríamos de tombar toda a Bíblia e rejeitar a sua autoridade. Com a intrepidez e confiança de quem temia a Deus, o salmista destacou a fidelidade e imutabilidade dos preceitos divinos: “Estáveis são eles para todo o sempre” (v.8), corroborando com as palavras dAquele que foi enviado para a nossa redenção (v.9): “até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mt.5:18).

Jesus, o Princípio, a Palavra, a Sabedoria, Se submeteu a uma encarnação sujeita a cair para, por Sua vitória, nos levantar. Nele, em cujas “obras há glória e majestade” (v.3), podemos encontrar a mina de onde brotam os tesouros do Céu, “onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mt.6:20). Desde o princípio, quando manifestou “o poder das Suas obras” (v.6), “até à consumação do século” (Mt.28:20), quando voltará em “glória e majestade” (v.3), Jesus, o nosso Criador e Redentor, o Princípio e o Fim, indica ao homem “um caminho sobremodo excelente” (1Co.12:31).

Perto como estamos de contemplá-Lo, revestido como o Ômega, que Ele nos encontre como aqueles “que O temem” (v.5), “na companhia dos justos” (v.1). Para que isso aconteça em nossa vida, vigiemos e oremos!

Pai, queremos estar no reino eterno que preparastes para aqueles que O amam. Faz-nos tementes a Ti e obedientes à Tua Palavra porque Te amamos. Que o Teu Espírito derrame o Teu amor em nosso coração. Em nome de Jesus, Amém!

Bom dia da preparação, assembleia dos justos!

Rosana Garcia Barros

Salmos111 #RPSP

 



SALMO 111 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
25 de agosto de 2023, 0:27
Filed under: Sem categoria

SALMO 111 – Estude com oração os 10 versículos deste Salmo. Analise cada frase, e faça anotações. Busque ao Deus descrito nesse precioso texto, e tenha hoje uma profunda experiência espiritual.

Para te auxiliar, considere:

• O Salmo 111 trata do louvor a Deus declarando a alegria de quem procura compreender Suas obras maravilhosas.
• O Salmo 111 ressalta a grandiosidade e a glória de Deus, com ênfase em Sua justiça e retidão.
• O Salmo 111 menciona as obras poderosas e maravilhosas de Deus, revelando assim Sua providência e fidelidade em relação ao Seu povo.
• O Salmo 111 lembra aos leitores das ações de Deus em favor de Seu povo ao longo da história, incentivando-nos à prática da gratidão e o reconhecimento das bênçãos divinas.
• O Salmo 111 revela que o temor do Senhor (respeito reverente) é o princípio da sabedoria e do verdadeiro entendimento, senda a base sólida para a vida justa e reta.
• O Salmo 111 afirma que as obras de Deus são confiáveis e duradouras, estabelecendo uma fundação segura para a fé e a confiança no Criador.

Nós, crentes do Novo Testamento, podemos encantar-nos com verdades extras baseados na história e na mensagem do Salmo 111. Reflita atentamente:

• As obras majestosas e gloriosas de Deus podem incluir a morte e a ressurreição de Jesus que provê a futura glorificação dos crentes fieis, como é frequentemente aludido em textos escatológicos (Romanos 8:18-39; I Coríntios 15:1-58; I Tessalonicenses 4:13-17).
• A ênfase na justiça de Deus pode ser vista como um prenúncio do julgamento final, um dos importantes eventos escatológicos (Mateus 25:31-46; Apocalipse 19:11-20:15).
• A conexão entre o “temor do Senhor” e a sabedoria também pode ser interpretada num sentido profético ou escatológico (Apocalipse 14:6-7; 13:18).
• A ideia de que Deus dá herança das nações ao Seu povo como parte de Suas obras poderosas é mais ampla no contexto apocalíptico (Daniel 7:21-27; 1 Pedro 1:3-5; Apocalipse 21:1-22:6).
• O Salmo 111 também fornece um vislumbre de um tempo futuro em que todas as nações e povos se reunirão para adorar a Deus em unidade (Isaías 66:22-23; Apocalipse 7:9-17; 15:1-8).

O Salmo 111 fornece base segura para estudos amplos e profundos. Aprofundemos em seu magnífico texto a fim de que sejamos reavivados com a revelação provida em sua mensagem! – Heber Toth Armí.