Reavivados por Sua Palavra


SALMO 100 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
14 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 100 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 100 – BLOG MUNDIAL

SALMO 100 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 100 by Luís Uehara
14 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/100

Enquanto caminhava na bela floresta do Monte Baker, não muito longe de nossa casa, pensei neste salmo de louvor. Nossas vidas podem ser uma melodia alegre ao Senhor. Ele nos criou para Seu prazer. A natureza está cheia de pássaros cantando e até uma primavera efervescente parece feliz. As palavras que falamos devem elevar nossos corações em louvor ao nosso Deus. Todos os dias devemos procurar levar aos outros um pedacinho do Céu e mostrar como podemos ser felizes e alegres mesmo quando realizamos nossas tarefas diárias.

Você não pode ficar mal-humorado enquanto canta. Se você estiver deprimido, tente cantar um hino. Você sentirá sua atitude mudar, o que é uma ótima maneira de pedir ajuda ao Senhor. Talvez quando nossas palavras e ações elevam os outros ao nosso redor, removendo o medo e a ansiedade, estejamos produzindo música para os ouvidos sempre atentos de Deus.

Deixe que Ele envie uma música para acordá-lo pela manhã. Amo acordar com uma música que Jesus me deu para o dia. Cantemos louvores ao nosso Deus. Pois o Senhor é bom todos os dias!

Cheri Holmes
Enfermeira registrada em pronto-socorro, Lynden, estado de Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/100
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli

Link da postagem da rodada anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2020/05/12/salmo-100-3/



SALMO 100 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
14 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

611 palavras

Salmo de ação de graças depois do grupamento de salmos em celebração a Deus como Rei. Bíblia de Estudo Andrews.

O Salmo 100 sobressai dentre os salmos de triunfante gratidão. Este é um clímax glorioso na sucessão de salmos que começaram com o Salmo 95. Neste salmo, todos os povos da Terra são convidados a se juntar a Yahweh, porque Sua benignidade e fidelidade são eternas. O Salmo 100 é, possivelmente, a origem da centenária doxologia norte-americana que inicia com as palavras: “Louve a Deus, de Quem fluem todas as bênçãos” (Seventh-Day Adventist Hymnal, nº 695). Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Este salmo breve é a coroa dos pensamentos dos salmos 95 até 99. Bíblia Shedd.

1, 2 A adoração deve ser um evento alegre (verdade ressaltada três vezes nos dois primeiros versículos), centrada em Deus, concentrada no reconhecimento de sua grandeza e graça e, portanto, uma reação àquilo que Ele faz por nós. Bíblia de Estudo Andrews.

todas as terras. Literalmente, “todo o mundo”. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Tal como nos salmos reais antecedentes, o convite se estende para além do povo escolhido e atinge todos os povos da terra. Deus também é o Rei desses povos, não se importando se tenham ou não consciência disso. Bíblia de Genebra.

com alegria. Deus não é um rei despótico que força Seu povo a servi-lo. Um serviço de amor é uma resposta agradecida à graça de Deus. Bíblia de Genebra.

foi Ele Quem nos fez. A reivindicação de Deus ao louvor do ser humano se baseia, em primeiro lugar, no fato de que Ele os fez Seu povo (ver Sl 95:6; cf. Dt 32:6, 15). Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

O motivo para louvar o Senhor é sucedido pela menção do principal motivo que O torna digno de louvor: Ele é nosso Criador! Quando os autores da Bíblia declaram que Deus é o Criador, pressupõe-se o louvor, a atividade que se segue naturalmente (8:1-9; 19:1-4; 104:1-3, 31-35; Is 40:28; Jr 10:6-13; Ap 4:11; 14:7). Bíblia de Estudo Andrews.

3 Deus é nosso criador; Nós não criamos a nós mesmos. Muitas pessoas vivem como se fossem o criador e o centro de seu próprio pequeno mundo. Este modo de pensar leva a uma possessividade gananciosa e, se tudo for tirado, perdemos também a esperança. Mas quando percebemos que Deus nos criou e nos dá tudo o que temos, queremos dar aos outros como Deus nos deu (2Co 9: 8). Então, se tudo estiver perdido, nós ainda temos Deus e tudo que Ele nos dá. Life Application Study Bible Kingsway.

somos o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio. Meditar nestes pensamentos sublimes levou o salmista a agradecer. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Entrai por Suas portas … nos Seus átrios. Possivelmente se referindo ao santuário, e, por extensão, a todos os lugares nos quais Deus é adorado. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

ações de graças. A imagem é a de adoradores gratos trazendo suas ofertas de ação de graças ao santuário. Comentário Adventista, vol.3, p. 961.

Somente Deus merece ser adorado. Qual é a sua atitude em relação à adoração? Você entra alegremente e alegremente na presença de Deus, ou você está de má vontade, indo relutantemente à igreja? Este salmo nos diz para nos lembrarmos da bondade e da confiança de Deus, e então adorar com gratidão e louvor!  Life Application Study Bible Kingsway.

a Sua misericórdia. O amor de Deus pelas pessoas que estão em relacionamento com Ele segundo a aliança. Bíblia de Genebra.

de geração em geração, a Sua fidelidade. A imagem é de uma geração seguindo a outra e todos desfrutando a bondade e fidelidade de Deus, que merece o louvor do ser humano porque o criou, o amou, o redimiu, planejou tudo de bom para ele e lhe concede a felicidade futura. Comentário Adventista, vol.3, p. 961



Salmo 100 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Este mês eu completei mais um ano de vida e, certamente, para cada mês do ano, conhecemos uma ou mais pessoas que fazem aniversário. E tão melhor quanto celebrar a vida é celebrar o amor. Festas de casamento são outro tipo de celebração que unem um homem e uma mulher no propósito de que os dois sejam uma só carne enquanto ambos viverem. Num hino de entrada no templo, somos todos convidados para uma grande festa. Analisemos com cuidado e oração cada trecho deste Salmo:

“Celebrai com júbilo ao Senhor” (v.1), isto é, alegre-se tremendamente diante de Deus! “Todas as terras”: Todos os povos são convidados para participar deste momento, como está escrito: “porque a Minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos” (Is.56:7). “Servi ao Senhor com alegria” (v.2): Como servos de Deus, nossas obras devem ser motivadas por nosso amor por Ele. Se O amamos, O serviremos alegremente.

“Apresentai-vos diante dEle com cântico” (v.2): Não é sem razão que os cultos de adoração são introduzidos com louvores. Os cânticos espirituais preparam o nosso coração para ouvir a Palavra de Deus e promovem em nós uma sensação de bem-estar. Quando negligenciamos os momentos de louvor com conversas e distrações, deixamos de receber grandes bênçãos.

“Sabei que o Senhor é Deus” (v.3) e “nenhum outro há, senão Ele” (Dt.4:35): Quando, de fato, conhecemos o Dono da casa, a nossa noção de reverência na igreja torna-se ainda maior. Pois, “foi Ele quem nos fez, e dEle somos; somos o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio”. Como “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1Pe.2:9) e como ovelhas do Seu pasto (Ez.34:31), nossa vida deve ter uma única direção, aquela que é dada pelo Bom Pastor: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21).

“Entrai por suas portas com ações de graças” (v.4) ou seja, ninguém vai ao Senhor de mãos vazias. Quando oferecemos a Ele o que Ele nos pede: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Pv.23:26), prontamente Ele nos capacita para que possamos dar muito fruto, “e nos seus átrios”, adentramos “com hinos de louvor”, rendendo graças ao Senhor que transforma o nosso corrupto coração em terra espiritualmente fértil.

“Bendizei-Lhe o nome”, “porque o Senhor é bom” (v.5). Se temos prazer em falar coisas aprazíveis de pessoas que consideramos especiais, quanto mais com relação Àquele que é a própria bondade. Deus é bom por essência. NEle não há um resquício sequer que não seja a mais pura bondade. Nada neste mundo pode mudar o fato de que Ele é bom e de que “a Sua misericórdia dura para sempre”, renovando-se a cada manhã (Lm.3:23). “De geração em geração”, o Senhor tem mostrado a Sua fidelidade, em que “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js.21:45). Deus é fiel e sempre será, mesmo diante de nossa infidelidade (2Tm.2:13).

Nossas ações, como o próprio nome já diz, “de graças” (v.4), devem ser um louvor que penetra nos átrios celestes e move o coração de Deus a transformá-lo em excelentes frutos. Se você for casa de Deus (1Pe.2:5) dentro e fora da igreja, certamente o mundo reconhecerá a Quem você pertence (v.3)!

Nosso Deus e Pai, queremos Te louvar na beleza da Tua santidade. Ensina-nos a Te adorar como o Senhor deseja e não segundo nossos próprios gostos. Coloca em nosso coração e em nossos lábios cânticos espirituais de celebração e júbilo. Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Bom dia, igreja do Senhor Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos100 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 100 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
14 de agosto de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 100 – No ano 2000 e 2001 tive a alegria de estudar no que era chamado Instituto Adventista São Paulo, em Hortolândia. Havia ali na época o Coral Jovem do IASP que gravou uma música baseada na letra do Salmo em apreço:

Celebrai com júbilo ao Senhor.
Com grande júbilo celebrai.
Celebrai com júbilo ao Senhor.
Povos da Terra, celebrai.

Sabei que o Senhor é Deus.
Foi Ele quem nos fez.
Nós somos suas ovelhas.
E Ele é o Pastor.

Entrai por suas portas.
Com muita gratidão.
Entrai nos santos átrios Seus.
Com hinos de louvor.
Rendei-Lhe todos, graças.
Seu nome bendizei.
[…].

Celebrai com júbilo ao Senhor.
Com grande júbilo celebrai.
Celebrai com júbilo ao Senhor.
Povos da Terra, com grande júbilo.
Ao Deus eterno, povos da Terra.
Com grande júbilo, ao Deus eterno.
Povos da Terra, celebrai.
Celebrai, celebrai.

Precisamos desses imperativos captados pelo autor desta música, expressos no Salmo 100. Neste Salmo encontramos os seguintes itens que merecem nossa consideração:

• Chamado para louvor de forma universal para adorar ao Senhor com alegria.
• Ênfase especial na gratidão, Salmo exemplo de louvor e ações de graças.
• Destaque para a fidelidade e eternidade de Deus sobressaindo a outros salmos que também citam este tema.
• Descrição da relação entre Deus e Seu povo é vista como íntima e próxima, onde há cuidado e proteção por parte de Deus.
• Acesso a Deus a fim de adorá-Lo pessoalmente e coletivamente.
• Linguagem poética e invocativa convidando os ouvintes a participarem ativamente da adoração e ação de graças.

A mensagem do salmo, devidamente absorvida, nos moldará e nos impactará em diversos aspectos, tais como:

• Em nossa prática de louvar e adorar a Deus com alegria e gratidão.
• Nossa consciência da criação, do pertencimento a Deus e da Sua relação conosco.
• Na consideração da importância da ação de graças como vital para a vida piedosa.
• Nossa confiança na fidelidade de Deus que dura para sempre, independente dos tempos e situações vividas.

O Salmo 100 é considerado um Salmo de ações de graças pelo fato de Deus ser Senhor (v. 1), Criador (v. 3), Dono (v. 3), Pastor (v. 3); e, por Ele ser bom (v. 5) e Sua misericórdia e fidelidade durarem para sempre (v. 5). Em outras palavras, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.