Reavivados por Sua Palavra


SALMO 99 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
13 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 99 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 99 – BLOG MUNDIAL

SALMO 99 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 99 by Luís Uehara
13 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/99

Uma Oração inspirada no Salmo 99:

Ó Senhor Deus, que reinas sobre toda a terra e céu, diante de quem as pessoas e as nações tremem, Tu que és exaltado e Santo, perdoa os pecados do Teu povo, nós que somos chamados pelo Teu nome, Teu povo remanescente. Tu que tens perdoado os pecados de Teu povo através dos tempos, nós olhamos para Ti para nossa salvação e libertação.

Nós, que somos culpados de grave mornidão e insubordinação, que falhamos em seguir a luz que iluminou nossos caminhos e amamos o mundo e as coisas deste mundo mais do que a Ti, perdoe nosso pecado. Embora Tu habites “entre os querubins” e esteja “bem acima dos povos”, ainda assim inclinas para ouvir nossos clamores e inclinas Teus ouvidos para ouvir as súplicas de Teus filhos.

Nós viemos para o Teu “Santo Monte”, sim, nós viemos diante de Ti seguramos uma perna de seu “escabelo” [pequeno banco para apoio dos pés] e clamamos, sim, imploramos por perdão e purificação.

Nós, que somos os mais indignos e fracos, viemos a Ti, no poderoso nome de Jesus, em quem está nossa esperança e nossa certeza de oração respondida. É em Teu nome que oramos… Amém

Tim Rittenour
Instrutor Bíblico, Minnesota, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/99
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 99 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
13 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

O Salmo 99 celebra o reinado de Yahweh, convidando os seres humanos a confessar Sua grandeza e adorar ao único Deus que é santo. Comentário Adventista, vol. 3, p. 959.

1-3 O Deus entronizado em Sião é soberano de todas as nações – que elas reconheçam-no. Bíblia de Estudo NVI Vida.

tremam os povos. Quando Yahweh manifesta Sua realeza, os seres humanos tremem diante dEle (ver Is 64:2). Comentário Adventista, vol. 3, p. 959.

querubins. Melhor seria “querubim” (ver com. De 18:10). “Querubins” é na verdade um plural duplo, formado pela aposição de s, o sinal do plural em português, com im, o sinal de plural hebraico [no heb. cherub = singular; cherubin = plural]. Comentário Adventista, vol. 3, p. 921 [com. sobre Sl 80:1]. Querubins guardavam a entrada do Éden (ver com. De Gn 3:24), e figuras deles cobriam o propiciatório (Êx 25:18). Comentário Adventista, vol. 3, p. 756 [com. sobre Sl 18:9].

o Teu nome … é santo. A santidade é um dos supremos atributos de Deus. A santidade também é exigida dos filhos de Deus (ver Lv 19:2). Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

porque é santo. Esse é o refrão do cântico (vs. 5, 9). Deus é separado de todas as suas criaturas. Isso é evidente com base em Sua natureza não criada, em Seu poder e o Seu povo. Bíblia de Genebra.

Tu. Pronome enfático no hebraico, para mostrar o contraste entre o grande Rei e os reis da terra. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

Seja louvado o Teu grande e temível nome, que é santo. Todos deveriam louvar o grande e incrível nome de Deus porque Seu nome simboliza Sua natureza, Sua personalidade e Sua reputação. Mas o nome de Deus é tão usado em conversa vulgar que perdemos de vista a sua santidade. Como é fácil tratar Deus levianamente na vida cotidiana. Se você reivindica a Deus como pai, viva dignamente o nome de família. Respeite o nome de Deus e o dignifique pelas suas palavras e pela sua vida. Life Application Study Bible Kingsway.

4, 5 O Senhor demonstrou a qualidade do Seu governo na forma do que já fizera a favor de Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

equidade. Deus é a base da justiça. Ele a estabelece com igualdade, honestidade e sem parcialidade (96.10; 98:9). Bíblia de Estudo Andrews.

Se adoramos o Rei da Eternidade, é claro que abraçamos com júbilo as justas leis que nos deu para santificar nossas vidas. Bíblia Shedd.

o escabelo de Seus pés (ARA; NVI: “o estrado de Seus pés”). O escabelo régio de Deus (v. 2Cr 9.18), aqui metáfora que faz uma ligação entre o trono celestial e o terrestre; quando Deus está assentado no Seu trono celestial, seu trono terrestre é o estrado de Seus pés. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele é santo. A santidade de Deus é terrivelmente assustadora para os pecadores, mas um conforto maravilhoso para os crentes. Deus é moralmente perfeito e separado das pessoas e do pecado. Ele não tem fraquezas ou deficiências. Para os pecadores, isso é assustador porque todas as suas inadequações e maus são expostos pela luz da santidade de Deus. Deus não pode tolerar, ignorar ou desculpar o pecado. Para os crentes, a santidade de Deus dá conforto porque, ao adorarmos a Ele, somos erguidos da lama do pecado. Quando cremos Nele, somos santificados. Life Application Study Bible Kingsway.

Moisés e Arão. Numa súbita transição, este verso apresenta exemplos de pessoas que adoraram a Deus, intercederam por seus companheiros e obtiveram resposta às orações. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

entre os que Lhe invocam o nome. A ênfase nesta seção do salmo é que Deus fala a Seu povo quando este se volta para Ele, pedindo-Lhe ajuda, em oração. Bíblia de Genebra.

Moisés … Arão … Samuel. Nestes três nomes se representam a Lei, o Sacerdócio e a Profecia, que em Cristo Jesus formam uma unidade. Bíblia Shedd.

Eles guardavam. Eles obedeceram às leis de Deus e Ele respondeu às orações deles. A obediência à vontade de Deus é a condição da oração respondida. Comentário Adventista, vol. 3, p. 960.

8, 9 A retidão e justiça do governo de Deus em Israel (cf. v. 4) foram demonstradas de modo especial na maneira de Ele ter lidado com os pecados da nação (v. Êx 34.6, 7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

e tomando vingança dos Seus feitos. Visando o próprio bem deles e para preservar a sua santidade. Deus pode castigar o Seu povo. Israel tomou conhecimento disso porque Deus o entregou a potências estrangeiras quando persistia na incredulidade. Isso reflete o castigo corretivo de Deus. Bíblia de Genebra.

Deus corrige e castiga, mas não quebra Suas promessas (Sl 89.30-33). Bíblia Shedd.

Exaltai ao SENHOR. Depois da argumentação e do histórico aqui dados, vem mais um apelo a exaltar a Deus, nossa santificação. Bíblia Shedd



Salmo 99 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
13 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Por três vezes, o salmista exaltou a santidade de Deus. Por três vezes, reforçou o atributo divino que tem como significado a essência de Deus como Aquele que não tem parte com o mal, que é totalmente separado do pecado. E quando avançamos nas páginas sagradas até o último livro da Bíblia, encontramos a mesma ênfase com respeito à santidade do Senhor, mas não mais proferida da boca de um pecador, mas de seres celestiais e sem pecado, que continuamente proclamam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir” (Ap.4:8).

Moisés, Arão e Samuel são citados como aqueles que invocavam o nome do Senhor, “clamavam ao Senhor, e Ele os ouvia” (v.6). Você já sentiu que a sua oração não passou do teto? Que parece que Deus não lhe ouve? Qual era pois o segredo daqueles homens? O que eles faziam para que Deus os ouvisse? O verso 7 nos diz o seguinte: “[…] eles guardavam os Seus mandamentos e a lei que lhes tinha dado”. Aqueles três líderes de Israel compreenderam o verdadeiro sentido de proclamar a santidade do Senhor: Viver a Palavra com fé e perseverança. Como está escrito: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade” (Tg.2:12).

Moisés, Arão e Samuel foram homens sujeitos aos mesmos sentimentos que você e eu. A diferença estava em uma atitude de constante submissão a Deus (v.5) e, consequentemente, de obediência à Sua santa Palavra. Ser santo não é deixar de ser pecador, amados, mas permitir que o Espírito Santo dirija a nossa vida; é estar sempre na presença de Deus apesar de nossa condição pecaminosa, reconhecendo a nossa total dependência da salvação em Cristo, que nos comprou por alto preço.

Se o Senhor é santo, se a mesma Bíblia nos diz que a Sua lei também é santa (Rm.7:12), e que devemos ser santos como Ele é santo (1Pe.1:16), podemos concluir que a santificação nos aproxima de Deus e faz com que as nossas orações cheguem ao Seu trono como aroma suave (Ap.8:4). E que instrumento poderoso é a oração. A Bíblia diz que “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg.5:16). Mas a Palavra também diz que “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Pv.28:9).

Somos completamente indignos de estar diante de um Deus que é totalmente santo. A nossa natureza é infeliz, miserável, pobre, cega e nua (Ap.3:17). Ainda assim, Ele nos convida a sermos “santos e irrepreensíveis” (Ef.1:4). E a perseverança está em sermos obedientes à Sua Palavra: “Aqui está, a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12). Isso não é legalismo, meus irmãos. De forma alguma. Isso é amor: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (Jo.14:15). Ser santo não é ser obediente para ser salvo. Ser santo é reconhecer a santidade de Deus e obedecer-Lhe porque já foi salvo! A este, Ele ouve (v.6), responde e perdoa (v.8)!

Somos infelizes, sim, miseráveis, pobres, cegos e nus, Senhor! E ainda que reconheçamos isso agora, a Tua Palavra diz que nós nem sabemos disso. Ou seja, até para reconhecermos a nossa natureza má também dependemos da ação do Teu Espírito. Tem misericórdia de nós, Senhor e nos ensina a andar Contigo em amor e verdade assim como Jesus andou! Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Feliz semana, santos do Deus santo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos99 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 99 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
13 de agosto de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 99 – A tripla referência à santidade de Deus neste Salmo nos remete à tripla expressão em Isaías 6:3 no Antigo Testamento e em Apocalipse 4:8 no Novo Testamento. O termo santo repetido três vezes também está numa composição musical no Hinário Adventista logo no primeiro hino, escrito por Reginald Heber:

Santo, santo, santo! Deus onipotente!
Cedo de manhã, cantaremos Teu louvor.
Santo, santo, santo! Deus Jeová triúno!
És, Deus excelso, nosso Criador.

Santo, santo, santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver Tua glória sem temor.
Tu somente És santo, justo e compassivo,
Puro e perfeito, nosso Redentor.

Santo, santo, santo! Deus onipotente!
Tua criação manifesta o Teu amor.
Antes de criares todo o Céu e a Terra,
Era e sempre hás de ser, Senhor.

Comentando o Salmo 99, William MacDonald destaca que “a visão de Cristo entronizado é tão poderosa que os povos tremem de medo e a Terra se abala”.

Já Hernandes Dias Lopes salienta que “este Salmo é o terceiro e último salmo que começa com as palavras ‘o Senhor reina’. Este é o salmo que destaca, de forma singular, a santidade de Deus. A palavra ‘santo’ é a conclusão e o refrão de suas três divisões principais (99:3,5,9), portanto, é notável que, aqui, as palavras ‘Ele é santo’ sejam repetidas três vezes (99:3,5,9). É digno de nota, também, que a palavra ‘SENHOR’ aparece no Salmo sete vezes (apontando simbolicamente para a completude)”.

O Salmo 98 possui uma importância significativa tanto do ponto de vista religioso como cultural e histórico. Primeiramente, o Salmo é uma expressão vívida da adoração e da reverência a Deus. O conceito de que Deus é o governante supremo do universo tem profundos impactos na fé e na espiritualidade de pessoas de todas as nações. Estudar a mensagem deste Salmo aprofunda nossa compreensão da relação entre o ser humano e Deus, contribuindo para um enriquecimento espiritual e um melhor entendimento das crenças e doutrinas religiosas.

O Salmo 99 é relevante também porque representa uma parte valiosa do patrimônio artístico e literário da humanidade. Muitos artistas, escritores e músicos encontraram inspiração nas mensagens deste Salmo. Ele é uma grande inspiração que oferece importantes benefícios espirituais.

Devemos estudá-lo mais e permitir que sua mensagem impacte e influencie nossa vida! – Heber Toth Armí