Reavivados por Sua Palavra


SALMO 98 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
12 de agosto de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 98 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 98 – BLOG MUNDIAL

SALMO 98 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 98 by Luís Uehara
12 de agosto de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/98

Quando você se sentir maravilhado com a bondade de Deus, expresse-o de maneiras criativas. Nas intervenções de Deus, Ele se mostra atento, amoroso, fiel, carinhoso e extravagante. Então demonstre a sua gratidão ao Senhor, como um testemunho.

Veja um exemplo: Deus realizou algo incrível para mim! Repita estas palavras de uma maneira poderosa.

Coloque cor nos seus louvores, tornando-os poderosos, brilhantes, inspiradores e confiantes, destaque-os com fanfarras, harmonize-os com belas e emocionantes melodias. Expresse o tamanho da sua gratidão. O nosso Deus nos surpreendeu mais uma vez! Responda ao amor de Deus! Cante, cante alto! Demonstre a sua emoção como o faz num forte e incontido aplauso por uma performance magistral, ou uma realização surpreendente.

“As próprias pedras clamarão.” O louvor de toda a população viva não é suficiente para a glória devida a esse Deus maravilhoso. É necessária a participação de toda a criação. Não apenas do poderoso mar, mas de todas as criaturas que vivem nele. É necessária a participação não somente da nossa vizinhança, mas do mundo inteiro. O rugido de um rio caudaloso servirá como aplausos estrondosos. As montanhas poderão cantar! Por que não? Que a sua resposta de gratidão seja cheia de alegria e entusiasmo!

Eu colocarei meu futuro em Suas mãos, querido Deus. O Senhor é poderoso e eu confio em sua pessoa. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Expressemos nossos louvores a Deus com entusiasmo!

Art Kharns
Coordenador de Música
Igreja Adventista do Sétimo Dia em Simi Valley, Califórnia EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/98
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



SALMO 98 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
12 de agosto de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

610 palavras

O Salmo 98 é uma magnífica conclamação a todos os povos e forças da natureza para que louvem a Deus, o juiz soberano do universo (ver introdução aos Sl 93, 95). Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Convite para celebrar com júbilo o governo justo do Senhor. Seu início e fim ecoam o Sl 96. … As três estrofes estendem progressivamente o convite a círculos cada vez maiores: 1) a congregação que adora no templo; 2) todos os povos da terra; 3) toda a criação. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este é um salmo de louvor que antecipa a vinda de Deus para governar Seu povo. Jesus iniciou Sua antecipação quando Ele veio para salvar todas as pessoas de seus pecados (98: 2, 3), e Ele voltará para julgar o mundo (96: 8, 0). Deus é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo. Ele é misericordioso quando Ele castiga, e Ele não negligencia nenhum pecado quando Ele ama. Louvado seja por Sua promessa de salvar e retornar novamente. Life Application Study Bible Kingsway.

A gratidão do povo pelas bênçãos derramadas sobre ele. Bíblia Shedd.

Um salmo real, como Sl 47; 93; 95-97; 99. O tema da libertação é dividido em passada (vs 1-3), presente (vs. 4-6) e futura (vs. 7-9). Bíblia de Genebra.

um cântico novo. Sl 33:3; 96:1. Os v. 1 a 3 declaram os motivos para louvar a Yahweh. O salmo começa com um sublime louvor. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Para o crente, a graça de Deus sempre tem as maravilhas para de uma coisa nova, exigindo novas respostas da parte dele. Bíblia Shedd.

lhe alcançaram a vitória. Em seu contexto do Antigo Testamento, a referência é a uma vitória militar. É apropriado hoje em dia aplicar este versículo a alguma vitória espiritual, visto tratar-se de uma grande vitória de Deus sobre “as forças espirituais do mal” (Ef 6.12). Bíblia de Genebra.

2,3 A revelação da salvação divina se estende até o fim do mundo. Bíblia Shedd.

Celebrai com júbilo. Ver Sl 66;1; 95:1; 100:1. Os v. 4 a 6 declaram o modo de louvar a Yahweh. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

Esta seção demonstra a adoração entusiasmada de um povo dotado de profundo amor a Deus. A adoração deles é ativa e ruidosa. Bíblia de Genebra.

todos os confins da terra. O salmo se distingue pelo seu apelo universal, a todos os povos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

cantai louvores. Do heb zamar, “fazer uma melodia”, com voz, instrumentos ou ambos. Comentário Adventistavol. 3, p. 958.

5 O primeiro elemento do hino é a gratidão com louvor, v 1 e 4; agora se acrescenta a arte com a perícia técnica. Bíblia Shedd.

cornetas. As trombetas especiais, compridas e retas, do santuário (mencionadas somente aqui nos Salmos; v. notas em Nm 10.2, 3, 10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

trombeta. [Heb shofar] Essa trombeta, mais comum, era de chifre de carneiro (referida também em 47:5; 81:3; 150:3; v. nota em Jl 2.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

7-9 A convocação para a criação inteira celebrar (v. noa em 96.11, 12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

mar … mundo. As duas grandes regiões da vida das criaturas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os objetos inanimados acrescentam sua voz ao coro sacro. Bíblia Shedd.

9 Toda esta sinfonia forma um crescente que vai até o final, o Dia do julgamento. Bíblia Shedd.

Ele vem para julgar a terra. Os redimidos e todas as obras da natureza aguardam com indescritível expectativa pelo momento do juízo redentor. Comentário Adventistavol. 3, p. 959.

O Senhor vem para julgar o mundo. A expectativa do julgamento deve ser acompanhada de cântico jubiloso, música alta, brados de alegria e palmas (v. 4-9), porque Deus vem para julgar com justiça e equidade, a fim de trazer salvação a Seu povo (ver também 76:9; 96:11-13). Bíblia de Estudo Andrews.

V 96.13 e nota. Israel, pela fé, vivia entre os atos salvíficos e justos de Deus no passado (cf. v. 1-3) e no futuro. Bíblia de Estudo NVI Vida



Salmo 98 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Você provavelmente já presenciou algum julgamento, ou já ouviu falar em muitos. Os casos mais famosos e de maior alcance geralmente dizem respeito a crimes contra a vida, ou, no cenário político, crimes de corrupção. Mas o que fica evidente em todo julgamento é que a parte prejudicada sempre espera que a justiça seja feita e que seus direitos sejam garantidos.

O Salmo de hoje nos exorta a louvar a Deus, pois “fez notória a Sua salvação; manifestou a Sua justiça perante os olhos das nações” (v.2). Deus jamais agiu e nem agirá injustamente, pois Ele é a própria justiça. Quando o povo de Israel rejeitava os Seus preceitos e estatutos, Ele os deixava sofrer as consequências de seus próprios atos. Porém, quando se arrependiam e seguiam as instruções do Senhor, Ele prontamente lhes era misericordioso e lhes fazia justiça perante as nações inimigas.

“[Todos] os confins da Terra” são convidados a celebrar “com júbilo ao Senhor” (v.4). O salmista conclama todos os povos a louvar a Deus por Sua justiça. A mensagem da salvação foi dada para ser pregada “a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo […]” (Ap.14:6 e 7). Todo aquele que tem a Cristo como seu Advogado (1Jo.2:1), não sentirá medo do Seu juízo. Porque Seu juízo virá para dar fim ao pecado e confirmar a nossa fé no “Senhor, Justiça Nossa” (Jr.23:6).

Quando Cristo retornar, Deus fará “notória a Sua salvação” e manifestará “a Sua justiça perante os olhos das nações” (v.2). Todos serão testemunhas oculares (Ap.1:7) da vitória daqueles que amaram a Deus acima de tudo, que confiaram na força de “Seu braço santo” (v.1). Com profunda contrição e reverência, sentir-se-ão indignos de estar “na presença do Senhor” (v.9), mas o Senhor mesmo os absolverá, exclamando: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt.25:23).

Guardem isso no coração, amados:
Todos os dias devemos cantar “ao Senhor um cântico novo” (v.1) e nEle buscar a purificação de nossos pecados. “Porque Ele vem julgar a terra” (v.9), e virá com justiça e equidade. Ninguém encontrará uma só razão para questionar o Seu justo julgamento e todos terão de reconhecer que “justos são os Seus juízos” (Ap.19:2). Prepara-te, pois “o Senhor, que é Rei” (v.6) vem vindo!

Pai nosso que está nos céus, nós Te louvamos por Tua graça e bondade! Damos-Te graças pela salvação em Cristo Jesus e pelo precioso dom do Espírito Santo! Somos indignos de estar em Tua presença. Necessitamos, mais uma vez, que o Senhor nos purifique e nos capacite a viver em Tua santa presença. Ajuda-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, justificados e santificados por Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos98 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 98 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
12 de agosto de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 98 – Este Salmo é um poema religioso, espiritual, que utiliza imagens vivas, reiterações, linguagem poética e uma estrutura cuidadosamente elaborada com o objetivo de transmitir uma mensagem de adoração, louvor e antecipação de redenção, tendo a criação como participante ativa nessa canção.

Este poema lírico é uma expressão vibrante de louvor e adoração, caracterizado por sua alegria e imagens vívidas. O tema central deste Salmo é a celebração da grandeza de Deus como o Criador e Redentor. Suas imagens poderosas estimulam a imaginação do leitor:

• A criação participa como uma personificação, representando um coro de louvor. Montanhas, rios e mares “batendo palmas” e “rugindo” são imagens que evocam uma celebração jubilante da natureza diante do Criador. As metáforas ressoam fortemente, transmitindo a ideia de um universo vivo, de certa forma até mesmo consciente da augusta presença do soberano Criador.
• Há paralelismo, repetição, criando no Salmo um ritmo musical que reforça a natureza do cântico, destacando a alegria na adoração. As ideias repetidas ampliam o tema do louvor e a universalidade da salvação são ampliados, como uma espécie de refrão.
• A linguagem do salmo sendo poética e com figuras de linguagem expressam uma técnica que dão vida aos elementos naturais na participação direta na adoração. As imagens simbólicas transmitem mensagens profundas sobre o plano divino e o papel da criação diante do Criador.
• Assim, a estrutura do Salmo segue um padrão de convite ao louvor, descreve a ação da criação, apresenta a ênfase na redenção e faz um chamado final para todos se alegrarem.

Os tópicos teológicos relevantes que sobressaem deste Salmo são os seguintes:

• Adoração ao Criador e exaltação da salvação perante todas as nações (Salmo 98:1-3).
• Alegria da criação ao participar ativamente na adoração ao Criador (Salmo 98:4-8).
• A celebração da criação antecipa a redenção, que culminará com a elaboração final do plano de Deus (Salmo 98:9-10).
• A humanidade que vive sua responsabilidade perante Deus adquire esperança escatológica de um futuro promissor preparado pelo Deus justo e redentor.

Se até a natureza é um coro divino, onde montanhas, rios e mares aplaudem a grandiosidade de Deus, por que não unirmo-nos para fazer o mesmo?

O Criador do Universo tornou-Se o Redentor do ser humano perverso. Isso é motivo para reavivarmo-nos!

Vamos alegrar-nos? – Heber Toth Armí