Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 87 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 87 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/87
O Salmo 87 é uma descrição da cidade, Nova Jerusalém, também chamada de Sião. Esta descrição inclui:
● A fundação está nas montanhas sagradas. Verso 1
● Deus ama os portões de Sião. Verso 2
● Coisas gloriosas são ditas sobre a cidade. Verso 3
● Cantos de alegria estão em Sião. Verso 7
● O próprio Altíssimo estabelecerá esta cidade. Verso 5
O que eu acho interessante sobre este Salmo é que Deus contará as pessoas que estão registradas como cidadãos na cidade (versículo 6). Isso alude ao antigo costume dos príncipes ou governadores das cidades que costumavam escrever e manter um registro de todo o seu povo. À medida que Deus registra cada pessoa, Ele declara “Este nasceu ali” (versículo 6). O Livro da Vida é o registro do céu e contém aqueles que nasceram de novo do Espírito Santo – não nascidos da carne ou do sangue. É o nascimento espiritual que importa aos olhos de Deus – não seu nascimento físico para sua família, raça ou nação terrena. É nascer de novo no reino de Deus que conta mais.
Laura Hamilton
Engenheira química aposentada, Colorado, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/87
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
235 palavras
1 Fundada por Ele. Isto é, Sião, o local que Deus fundou e onde Ele “habita” (ver Is 14:32). CBASD, vol. 3, p. 935.
Montes santos. Jerusalém está cercada de montanhas. Na própria cidade estão os montes Sião e Moriá (ber com. de Sl 48:2; cf. Sl 133:3). CBASD, vol. 3, p. 935.
2 Portas de Sião. Era nos portões da cidade que ocorriam as transações de negócios, realizavam-se os julgamentos e se sentia a vibração da atividade humana (ver Sl 9:14; 122:2; Is 29:21). Figuradamente, “os portões” representam toda a cidade. Deus contemplava com grande prazer as multidões entrando em Sião pelos portões. CBASD, vol. 3, p. 935, 936.
4 Raabe. Uma descrição poética do Egito (ver Is 30:7, AA). O conteúdo, unindo “Raabe” a “Babilônia”, clarifica a referência ao Egito: as duas nações eram de igual modo orgulhosas e arrogantes em seu antagonismo a Israel. CBASD, vol. 3, p. 936.
Lá, nasceram. O salmista parece enfatizar que, acima do afetuoso patriotismo dos nativos destas terras, está o privilégio de ser um nativo em Sião. Todo o salmo parece um grande elogio à cidade santa como local de nascimento. CBASD, vol. 3, p. 936.
5 Nela. A cidadania em Sião é apresentada como um privilégio supremo. CBASD, vol. 3, p. 936.
6 Ao registrar. Uma linda imagem ressaltando ainda mais o estimado privilégio de ser contado como alguém que nasceu em Sião. CBASD, vol. 3, p. 936.
7 Saltando de júbilo Do heb. cholelim, “dançarinos” (sobre a dança como elemento na adoração religiosa, ver Êx 15:20; ver com. de 2Sm 6:14). CBASD, vol. 3, p. 936.
Filed under: Sem categoria
“Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!” (v.3)
Fundada e estabelecida sobre o firme alicerce de propósitos divinos e eternos, Jerusalém era conhecida como a “cidade de Deus”. Seu esplendor, contudo, não estava em suas edificações, mas no teor da mensagem que de lá deveria ecoar. Estabelecida pelo Altíssimo como lugar de Sua morada, Jerusalém era um convite aberto e contínuo a todas as nações da Terra. E “mais do que as habitações todas de Jacó” (v.2), suas portas eram símbolos da aliança do Senhor com a humanidade e deveriam estar sempre abertas para acolher a todos os sinceros indagadores da verdade.
A menção às nações pagãs revela o desejo de Deus em abençoar a todos, sem distinção de origem ou etnia. Na verdade, ao atribuir o conhecimento e o nascimento destas nações “com respeito a Sião” (v.5), podemos ler nas entrelinhas o alvo da pregação do evangelho: “um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:7). As portas de Jerusalém deveriam ser vistas como as entradas para pecadores arrependidos e saídas para missionários convertidos. Este é o sentido da declaração feita por Cristo: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por Mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem” (Jo.10:9).
Em um tempo em que muitos clamam diante das fronteiras de países que se recusam a acolhê-los, Jesus insiste diante da entrada de cada coração ainda fechado: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Ap.3:20). E todo aquele que aceita este convite de graça, rejeitando as coisas deste mundo e aguardando com fé a sua entrada na Nova Jerusalém, “o Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá” (v.6). Pois “todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo.5:4).
Aguardemos com fé a nossa eterna redenção! O Senhor tem uma cidade gloriosa preparada para os que O amam, onde “o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz […] As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações” (Ap.21:23-26). Quer você ter entrada na cidade celestial? Então vá a Jesus, entre pela Porta, a cada dia, com a fé e a humildade de uma criancinha. “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg.5:8).
Querido Pai, sabemos e cremos que o Senhor tem um país nas terras de além rio, cheio de flores, de prazer e luz, destinado aos que Te amam. Prepara-nos para lá estar e que nosso viver aqui seja um testemunho da nossa cidadania celestial aos que ainda não Te conhecem. Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!
Bom dia, cidadãos da pátria celestial!
Rosana Garcia Barros
#Salmos87 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 87 – A igreja é a instituição mais poderosa do mundo – por não ser humana, mas divina!
Se a igreja fosse pequena e fraca, perseguida e encarcerada, sem recursos nem líderes, seria possível argumentar que a tarefa a nós confiada ultrapassa nossas forças. Porém, certamente, não é esse o caso. O rádio, a televisão, a imprensa, os seminários de teologia, as dezenas de séries de estudos bíblicos diferentes podendo ministrá-los pessoalmente ou mesmo virtualmente devido à facilidade da internet, todas essas coisas juntamente com a quantidade de excelentes materiais a nossa disposição vinculada à ação poderosa do Espírito Santo, faz com que a missão divina se torne uma magnífica e impressionante realidade.
Leia atentamente o Salmo 87, o qual celebra a cidade de Sião como o lugar escolhido por Deus, onde pessoas de todas as nações são acolhidas como cidadãos do reino de Deus. O autor enfatiza o amor e a proteção divina sobre Sião, além da inclusão de povos antes considerados estrangeiros e até mesmo inimigos. É um hino que inspira mais que esperança e unidade, pois abrange a vitória missionária, devido à soberania e a misericórdia de Deus.
“O salmista descreve com cores vivas a cidade de Jerusalém, símbolo da igreja de Cristo e também uma cidade singular. Ela não possui aspectos físicos que favoreçam seu avanço e prosperidade como outras importantes cidades do mundo, não foi edificada na cabeceira de um grande rio e também não possui porto ou estradas famosas nem está situada nas principais rotas comerciais do mundo. Além disso, ela não tem farta provisão de água, fator decisivo para os grandes centros urbanos, não possui riquezas minerais e também não está situada em lugar estratégico para conquistar novas terras e alcançar novas fronteiras. Apesar de tudo isso, é a cidade mais importante da história, símbolo da igreja peregrina e da igreja triunfante”, salienta Hernandes Dias Lopes.
Segundo o Salmo 87 o sucesso inexplicável da igreja se deve a que…
• Deus é o construtor e mantenedor dela (Salmo 87:1, 5).
• Deus ama e a protege (Salmo 87:2).
• Deus é a glória dela (Salmo 87:3).
• Deus administra seu crescimento (Salmo 87:4).
• Deus promove seu reavivamento (Salmo 87:6-7).
Dediquemo-nos nesse empreendimento divino! Invistamos tempo e recursos (nossa vida). Valerá à pena! – Heber Toth Armí