Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 83 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 83 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/83
O Salmo 83 descreve o pedido do rei Davi para que Deus lide com seus inimigos que estão tentando destruir Israel. Davi ora para que Deus dê aos inimigos de Israel o mesmo tratamento que deu a Midiã e aos príncipes Zeba e Zalmuna. Davi perguntou isso para que eles pudessem saber que o Senhor é o Altíssimo sobre toda a terra.
Esse pedido para que Deus execute julgamento e justiça para que as pessoas aprendam quem é Deus se encaixa em um padrão visto em todo o Antigo Testamento, onde os julgamentos de Deus fazem parte da educação de Israel e das outras nações. Durante o Êxodo de Israel do Egito, por exemplo, Deus declarou que “os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender minha mão sobre o Egito e tirar de lá os israelitas.” (Ex 7:5).
Parece que esse aspecto de educar Israel e as outras nações sobre o verdadeiro Deus e Seu caráter é central para os julgamentos que ocorrem em todo o Antigo Testamento.
Laura Hamilton
Engenheira química aposentada, Colorado, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/83
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
716 palavras
A mensagem se aplica a qualquer período em que os filhos de Deus fossem assediados por uma coalizão de inimigos e precisassem do auxílio divino. CBASD, vol. 3, p. 927.
1 Não Te cales. Ver Sl. 28:1; cf. Is 62:7. O salmista sabe que, se o povo de Deus deve ser salvo na crise, Deus não deve manter silêncio. A impetuosa sucessão de frases curtas é a linguagem de súplica em tempo de necessidade extrema. CBASD, vol. 3, p. 927.
4 Risquemo-los. Este verso indica a presença de uma trama bem elaborada por parte das nações vizinhas para riscar a Israel dentre as nações, possivelmente com a intenção de repartir a terra entre eles mesmos (ver 2Cr 20:11; Sl 138:7). CBASD, vol. 3, p. 927.
Não haja mais memória. Comparar com Dt 32:26; Sl 34:16; 109:13. Sempre foi desejo de Satanás destruir a igreja de Deus. CBASD, vol. 3, p. 927.
5-8 O autor do salmo é chamado Asafe, mas isso pode significar o próprio Asafe ou um de seus descendentes. Um descendente de Asafe, chamado Jaaziel, profetizou a vitória de Judá na batalha contra Jeosafá (2Cr 20:13-17). O salmista diz que a aliança contra Judá é realmente aliança contra Deus. Life Application Study Bible Kingsway.
6-8 Os v. 6 a 8 mencionam a conspiração das nações. … Cercado por nações inimigas, o único recurso de Israel era Deus. Às vezes, Ele tira todos os auxílios materiais dos seres humanos para que aprendam a confiar nEle. CBASD, vol. 3, p. 927.
6 Tendas. Neste verso, esta palavra tem o sentido de “habitantes de tendas” (figura de metonímia). CBASD, vol. 3, p. 927.
Hagarenos. Um povo nômade que viveu a leste de Gileade e lutou com os israelitas na época de Saul (ver 1Cr 5:10, 19-22). Israel os derrotou e ocupou a terra. CBASD, vol. 3, p. 927.
7 Amaleque. Povo que viveu ao sul da Palestina… Era um povo antigo, inimigo inveterado de Israel. Contrariando a ordem de Deus para destruir completamente os amalequitas, Saul poupou o rei deles, Agague (ver 1Sm 15:8-23), e foi rejeitado como rei. CBASD, vol. 3, p. 927.
8 Filhos de Ló. Moabe e Amom (ver Gn 19:37, 38; Dt 2:9, 19). CBASD, vol. 3, p. 927.
9 Faze-lhes como fizeste a Midiã. Alusão à vitória de Gideão sobre os midianitas (ver Jz 7-8), que foi considerada como uma das mais gloriosas vitórias da história de Israel (ver Is 9:4; 10:26). CBASD, vol. 3, p. 927.
Sísera. A história da derrota do exército de Jabim e da morte de Sísera pelas mãos de Débora está relatada em Juízes 4 e é celebrada numa sublime poesia em Juízes 5 [Juízes 4 e 5 relatam que foi Jael quem matou Sísera. Os exércitos de Débora derrotaram os exércitos de Sísera]. CBASD, vol. 3, p. 927.
10 Adubo. Seus cadáveres fertilizaram o solo (ver 2Rs 9:37). CBASD, vol. 3, p. 928.
11 Orebe e Zeebe. Orebe e Zeebe foram príncipes de Midiã mortos pelos efraimitas subordinados a Gideão (ver Jz 7:25). CBASD, vol. 3, p. 928.
Zeba e … Zalmuna. Zeba e Zalmuna foram reis de Midiã, mortos por Gideão (ver Jz 8:5, 21). CBASD, vol. 3, p. 928.
12 Habitações (ARA; NVI: “pastagens”). Do heb. ne’oth… As nações inimigas conspiraram para anexar a terra onde Deus habitava entre Seu povo. CBASD, vol. 3, p. 928.
13-18 Judá era circundada por nações pagãs que buscavam sua ruína. O salmista orou para que Deus expelisse estas nações como a palha diante do vento até que eles reconhecessem que o Senhor está acima de todos os governantes da terra. Às vezes devemos ser humilhados pela adversidade antes de olhar para cima e ver o Senhor; Devemos ser derrotados antes que possamos ter a vitória final. Não seria melhor procurar o Senhor em tempos de prosperidade do que esperar até que seu julgamento esteja sobre nós? Life Application Study Bible Kingsway.
13 como folhas impelidas por um redemoinho. A oração é para que o inimigo seja expulso e completamente destruído, como a bola de capim seco é impulsionada pelo vento. CBASD, vol. 3, p. 928.
16 Enche-lhes o rosto de ignomínia para que busquem o Teu nome, SENHOR. Ver com. de Sl 5:11; 7:17. A oração do salmista não é para que os inimigos de Israel sofram, mas para que, por meio dos acontecimentos que Deus permite que lhes sobrevenham, eles O reconheçam e se voltem para Ele como seu Deus. O salmista compreendia que a humilhação deles resultaria em submissão à vontade de Deus. CBASD, vol. 3, p. 928.
18 E reconhecerão que só Tu… és o Altíssimo sobre toda a terra. O salmista ora pela iminente destruição dos inimigos de Israel, não com espírito de vingança, mas para deixar evidente que Yahweh é o supremo governante do mundo. O propósito do julgamento é que as pessoas conheçam a Deus. CBASD, vol. 3, p. 928.
Filed under: Sem categoria
“E reconhecerão que só Tu, cujo nome é Senhor, és Altíssimo sobre toda terra” (v.18).
O pedido do salmista foi expresso em um clamor pela atuação da justiça divina sobre as nações inimigas. Todos os prodígios de Deus realizados no Egito em favor dos hebreus e todos os milagres e livramentos no êxodo, tornaram Israel uma nação temida e também muito perseguida. Apesar de ser a menina dos olhos de Deus (Sl.17:8), não poucas vezes, caía em suas próprias ciladas. Deixava de buscar a Deus e de seguir os Seus mandamentos, e o resultado era desastroso.
O verso nove faz menção a Sísera. Este comandante do exército do rei de Canaã foi derrotado, junto com todo o seu forte exército, pela mão poderosa do Senhor. Israel padecia sob jugo de Jabim, rei de Canaã, justamente por ter dado as costas a Deus. Após vinte anos de sofrimento, resolveram clamar ao Senhor. Deus os ouviu e libertou, concedendo-lhes quarenta anos de paz (Jz.5:31). Percebem, amados? Vinte anos de sofrimento, mas o dobro de tempo de paz. Deus tem maior desejo de nos oferecer o Seu melhor do que nós temos de receber. Pois assim diz o Senhor: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr.29:11).
A justiça de Deus é plena de misericórdia. E enquanto há alguma chance de arrependimento, Ele usa a Sua justiça como instrumento de salvação, para que busquem o Seu nome (v.16); para que reconheçam que só Ele é Deus (v.18). Na experiência de Elias no Carmelo podemos vislumbrar um tipo do desfecho do conflito final, denominado pelo Apocalipse de: Armagedon (Ap.16:16), quando a intervenção divina será manifestada em resposta às orações de Seus servos, e todo o mundo terá de reconhecer que só o Senhor é Deus.
O Senhor nos tem chamado para buscá-Lo tanto em tempos de crise quanto em tempos de paz. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Is.55:6). “Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jr.29:13). Cristo em breve voltará para vingar “o sangue dos Seus servos” (Ap.19:2). Que sejamos encontrados por Jesus como Elias e os sete mil fiéis, e Ele nos salvará!
Senhor, sabemos que vivemos em um mundo de injustiças e que as profecias apontam para dias ainda mais difíceis à nossa frente. Clamamos a Ti para que a nossa vida seja, pelo poder do Teu Espírito, uma fiel declaração de que só “O Senhor é Deus” (1Rs.18:39). Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, fiéis servos de Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Salmos83 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 83 – Por que os fieis sofrem? Por que há tantas coisas que acontecem com aqueles que são tão piedosos? Por que angústia e aflição assolam aos cristãos consagrados?
O Salmo em apreço parece responder objetivamente a estas questões:
1. Os que servem a Deus e representam Seu nome são alvos dos inimigos de Deus que iniciaram uma guerra no Céu e continuam provocando e instigando-a aqui na Terra (Salmo 83:1-3).
2. Os amantes do pecado e da iniquidade almejam insistentemente a destruição do povo de Deus, isso foi desde o início, com a morte de Abel pelas mãos assassinas de Caim, passou por Cristo que representa o povo de Deus de todas as eras, e vai terminar com a segunda vinda de Cristo. Inimigos querem exterminar aos que amam a verdade (Salmo 83:4).
3. Todas as nações se voltam contra o povo de Deus no tempo do fim como aconteceu em outros períodos da história (Salmo 83:5-8), porém, Deus vencerá e Jesus reinará vitoriosamente (Apocalipse 17 e 18).
4. Nossa expectativa deve ser a vitória divina sobre os impérios humanos que se opõem contra o reino de eterna paz (Salmo 83:13-18). Um dia não haverá nenhum outro reino que interferirá ao reino de Deus, pois todos os reinos do mundo se tornarão num turbilhão de pó, serão incendiados, envergonhados e destruídos para sempre pela presença divina (Apocalipse 19 e 20).
Nunca foi fácil ser povo de Deus, pior ainda será não pertencer a Deus no dia do juízo. A história de Israel não foi fácil simplesmente porque eles se desviavam de Deus; eles se desviavam de Deus facilmente porque as investidas satânicas eram ferrenhas e titânicas contra o povo do qual viria o Messias.
Contudo, Jesus nasceu em Israel. Esse judeu (que é Deus e Se fez carne) garantiu a destruição do império do pecado e a salvação de todos os que se apegam a Ele. Por meio dEle o nome de Deus será reconhecido em todo o Universo (Salmo 83:18; ver Filipenses 2:10; João 3:14-15).
Portanto, se você…
• …sofre por ser fiel, clame a Deus que é mais poderoso que todos os exércitos. Jesus já venceu para te dar a vitória! Sem demora, aceite-a!
• …quer vitórias sobre inimigos, ore agora intensamente!
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí