Reavivados por Sua Palavra


SALMO 76 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
21 de julho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 76 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 76 – BLOG MUNDIAL

SALMO 76 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 76 by Luís Uehara
21 de julho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/76

Não seria maravilhoso se pudéssemos voltar no tempo e ouvir este Salmo musicado pelo compositor original? Uma canção de louvor a Deus, com música de instrumentos de cordas. Felizmente ainda temos a letra, embora a música tenha se perdido na história.

Deus é ilustre. Ele é esplendoroso. Ele deve ser temido, honrado e obedecido. Ele é grande e ninguém jamais o dominará.

Como soaria sua canção de honra a Deus?

Obrigado, Deus, pelo seu cuidado! Tu me salvastes de um acidente de carro hoje.
Obrigado pelo Teu poder. Ajudaste-me a não ter medo quando estava dando meu testemunho para um amigo.
Obrigado pela beleza com a qual pintastes o pôr do sol.

Eu te encorajo a reservar alguns minutos para escrever algumas coisas pelas quais você é grato a Deus hoje.

Lisa Ward
Escriturária na Country Life SDA Church, Texas, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/76
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli



SALMO 76 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
21 de julho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

280 palavras

O Salmo 76 é uma ode [poema lírico destinado ao canto] de ação de graças pelo livramento de Jerusalém de um grande perigo. O salmo foi usado para celebrar a derrota dos exércitos assírios sob o comando de Senaqueribe (ver PR, 361, 362; cf. GC, 23). O salmista contemplo além das cenas de vitória imediata e vê nelas o triunfo da justiça divina, provando a tolice da ira do ser humano e a sabedoria em se submeter a Deus. O salmo consiste de quatro estrofes com três versículos cada. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 910.

1 Judá … Israel. O paralelismo sinonímico [como sinônimos] das duas frases deste versículo indica que “Israel”é sinônimo de “Judá”. CBASD, vol. 3, p. 910.

Salém. O nome mais curto e antigo de Jerusalém. O lugar de paz, onde Deus habita (ver com. de Gn 14;18; PP, 703). CBASD, vol. 3, p. 910.

Os de ânimo forte. Os invasores que se orgulhavam de sua força. CBASD, vol. 3, p. 910.

Juízo. A derrota do inimigo foi considerada como um juízo dos céus. CBASD, vol. 3, p. 910.

10 Há de louvar-Te. A impiedade do ser humano faz com que Deus realize grande feitos. A hostilidade humana para com Deus dá oportunidade para que o poder divino seja manifestado, despertando louvor a Deus (ver Êx 9:16; 18:11). CBASD, vol. 3, p. 910.

Do resíduo das iras Te cinges. Literalmente, “Te cingirás”. O paralelismo das duas frases no versículo indica que Deus coloca, como um adorno, os últimos e inúteis esforços dos débeis seres humanos para demonstrar Sua força, vestindo-Se para Sua própria glória. A experiência de Daniel é um exemplo notável disso (ver PR, 543, 544). CBASD, vol. 3, p. 910, 911.

12 Orgulho (ARA; ARC: “espírito”). Do heb. ruach, literalmente, “vento”(ver com. de Ec 12:7). CBASD, vol. 3, p. 911.



Salmo 76 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de julho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Desde os céus fizeste ouvir o Teu juízo; tremeu a Terra e se aquietou” (v.8).

Asafe apresentou a majestade e o poder de Deus na perspectiva do juízo divino. Parece que este era o assunto de maior interesse do salmista; o tema de estudo que mais lhe fascinava. Em reconhecer a grandeza de Deus, seu coração ardia na expectativa de que Ele Se levantasse “para julgar e salvar todos os humildes da Terra” (v.9). Asafe não enxergava o juízo como algo a ser temido, mas como a ação divina que culminará na salvação dos justos.

“O Senhor odeia o pecado, mas ama o pecador”. Você certamente já ouviu essa frase. Ela é verdadeira e nos ajuda a entender melhor a ira de Deus. Foi exatamente o pecado que fez separação entre nós e o Senhor (Is.59:2). Como de costume, o Senhor andava pelo Éden no pôr do sol, e mesmo sabendo o que havia acontecido e como Adão e Eva se esconderam de Sua face, em um misto de ternura e tristeza, perguntou ao homem: “Onde estás?” (Gn.3:9). Desde então, pela mácula da iniquidade, perdemos o privilégio de um relacionamento face a face com o nosso Criador.

O pecado criou uma barreira que, não fosse a intervenção de Deus ao longo da história, todo o mundo teria perecido nas águas do dilúvio. Mas a vitória de Cristo na cruz do Calvário quebrou o jugo do pecado e nos leva para cada vez mais perto do encontro com o nosso Deus e Redentor (Jo.14:1-3). O Senhor não lança fora nenhum pecador arrependido, por mais longe que tenha ido. A Sua ira é contra o pecado e seu originador. A cada filhinho que tem se escondido pelo medo da rejeição, Ele pergunta: “Onde estás?”. E assim como Ele vestiu Adão e Eva com “vestimenta de peles” (Gn.3:21), Ele deseja nos vestir com as “vestiduras brancas” da justiça de Cristo (Ap.7:9).

O Senhor virá para destruir o pecado com “o diabo e seus anjos” (Mt.25:41), mas todos os que se agarram ao pecado, “os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam. Com o hálito de Deus perecem; e com o assopro da Sua ira se consomem” (Jó 4:8-9). E até estes terão de um dia reconhecer: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap.5:13).

Como Asafe, não devemos temer o juízo e a ira de Deus, pois o nosso ilustre e glorioso Senhor trabalha incansavelmente para nos levar de volta para Sua casa, de volta para um relacionamento face a face e eterno. Porque Ele mesmo prometeu: “Certamente, venho sem demora” (Ap.22:20).

“Tu és ilustre”, ó Deus, “e mais glorioso do que os montes eternos”! Tu és o Juiz justo e salvas “todos os humildes da Terra”! Por isso, Senhor, nos ensina a aprender de Cristo, para que tenhamos um coração manso e humilde como o dEle! Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, “humildes da Terra” (v.9)!

Rosana Garcia Barros

#Salmos76 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 76 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
21 de julho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 76 – O conteúdo deste Salmo instiga nossa mente a refletir na grandiosidade e no poder de Deus. Nele, extraímos verdades maravilhosas sobre Seu caráter e contemplamos a majestade dAquele que é conhecido em Sua fortaleza.

A compreensão da sua mensagem deve despertar em nós um temor reverente, uma confiança inabalável e um desejo ardente de obedecê-lO em cada área da vida.

Hernandes Dias Lopes sintetiza a teologia do Salmo 76 da seguinte maneira:

1. Deus é conhecido em Sua fortaleza (Salmo 76:1-3).
a) Quanto mais conhecemos a Deus, maior é Seu nome para nós.
b) Onde Deus habita, aí reina a paz.
c) Onde Deus está a vitória sobre o inimigo é certa.

2. Deus é vitorioso contra seus inimigos (Salmo 76:4-6).
a) Deus é mais glorioso que os mais altos e estáveis reinos da Terra.
b) Deus reduz os mais valentes inimigos à paralisia total.
c) Diante de Deus os exércitos mais poderosos ficam paralisados.

3. Deus é temido por causa de Seu juízo (Salmo 76:7-10).
a) A ira de Deus é irresistível.
b) O juízo de Deus é universal.
c) O juízo de Deus alcança os ímpios para condená-los e os humildes para salvá-los.
d) A ira dos homens não pode frustrar os desígnios de Deus.

4. Deus é digno de ser obedecido (Salmo 76:11-12).
a) O povo de Deus, ao fazer votos, deve cumpri-los.
b) Os povos devem trazer ofertas a Deus porque Ele é digno.
c) Diante de Deus nenhuma soberba prevalecerá.
d) Deus é o Rei acima de todos os reis da Terra.

O conhecimento de Deus que impacta a vida é aquele que advêm das Sagradas Escrituras. Apenas o Deus revelado nas páginas bíblicas merece que nos rendamos diante de Sua grandiosidade e submetamos à Sua soberania. No entanto, nosso amor por Ele deve manifestar-se em nossa obediência, compromisso e adoração constante.

Anseio que o Soberano Deus vitorioso nos guie e nos fortaleça em nossa jornada de fé. Que Sua maravilhosa presença esteja conosco em todos os momentos, trazendo alívio, paz, vitória e alegria ao nosso coração todos os dias.

No Salmo 76, a fortaleza de Deus é conhecida, Sua vitória sobre os inimigos é incontestável, Seu juízo é temido… e Sua dignidade é indescritível. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí