Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 66 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 66- COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/66
Este lindo e simples salmo canta sobre gratidão, alegria e esperança. Os salmos antigos foram originalmente escritos como música, poesia e adoração. Os salmistas frequentemente repetiam a mesma ideia de duas a três maneiras diferentes, talvez para expressar plenamente seus corações, talvez para ter certeza de que entendemos a ideia. Este salmo começa com a repetição, a melodia bastante cadenciada através das palavras poéticas iniciais: “Aclamem a Deus, povos de toda terra! Cantem louvores ao seu glorioso nome; louvem-nO gloriosamente!” E então, depois de vários versos de alegria, encontramos o motivo do louvor: “Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata…mas a um lugar de fartura nos trouxeste.”
E que tipo de refinamento e realização é mais importante para Deus, e para nós, enquanto buscamos paz e esperança em um mundo cada vez mais sombrio e conturbado? “Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que Ele fez por mim.” Após as referências à prata, o salmista garante que saibamos o que há de mais precioso para Deus – a nossa alma. Esta é a razão da nossa alegria. “Louvado seja Deus, que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o Seu amor!”
Obrigado, Jesus.
Anne Carlson-Sipes
Fisioterapeuta de tratamentos agudos, Michigan, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/66
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
415 palavras
No Salmo 66, Davi (ver TA, 533) mescla agradecimento pessoal e coletivo em comemoração ao livramento de uma grande calamidade. CBASD, vol. 3, p. 882.
Este é um Salmo curto com fortes emoções de gratidão e contemplação do poder do nosso Deus. Ele não é somente um deus qualquer, mas o nosso Deus, merecedor do mais santo temor (v. 7); é também nosso Salvador, pelos méritos de Jesus. Fanny J. Crosby registrou esta verdade em uma composição muito apreciada por todos os cristãos: Bendita Segurança [Blessed Assurance, Jesus is Mine!]. É a certeza de que Jesus é o nosso Salvador pessoal que nos permite saborear antecipadamente a salvação: “Eu já desfruto bênçãos da luz!” Teresita Perez, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/67.
2 Glória. Do heb. kabod. CBASD, vol. 3, p. 882.
3 Tremendos. A maneira como Deus livra os perseguidos é assombrosa para os perseguidores (ver com. do Sl 65:5; cf. Ap 15:3). CBASD, vol. 3, p. 882.
A Ti se mostram submissos. Do heb kachash, “fingir obediência”, “bajular” (ver Sl. 18:44). Esta submissão vazia não é sincera e, sim, fingida; resulta da demonstração de poder de Deus. A verdadeira submissão de coração é resultado da revelação do amor de Deus. CBASD, vol. 3, p. 882, 883.
7 Os rebeldes. Os que não tem paciência com as restrições divinas ou que desafiam a Deus. Estes não devem se orgulhar, pois, ao final, terão de se submeter ao poder de Deus. CBASD, vol. 3, p. 883.
10 Tu … nos provaste. Deus permitiu que a calamidade viesse sobre Israel como um teste de sua lealdade a Ele. CBASD, vol. 3, p. 883.
11 Oprimiste. Deus nunca permite que Seu povo seja provado além do que possa tolerar (ver 1Co 10:13). Este versículo pode ser uma alusão à escravidão no Egito. CBASD, vol. 3, p. 883.
12 Cavalgassem sobre nossas cabeças. Uma figura derivada talvez do antigo costume dos orientais de cavalgarem sobre os corpos dos conquistados. CBASD, vol. 3, p. 883.
14 no dia da angústia, prometeu a minha boca. Principalmente quando em dificuldades, as pessoas tendem a fazer votos a Deus (ver Jz 11:30, 13; 1Sm 1:11). Deve-se ter muito cuidado em cumprir esses votos! Com frequência, são esquecidos, quando se recuperam a saúde e a prosperidade. CBASD, vol. 3, p. 884.
18 Se eu no coração contemplara a vaidade, o SENHOR não me teria ouvido. Uma premissa na experiência cristã. Para que a oração seja aceitável a Deus, quem a profere deve ter como propósito abandonar todo pecado conhecido (ver Pv 28:9; Is 1:15; 58:3-5; cf. Sl 34:15; Jo 9:31; Tg 4:3; GC, 99, 100; PP, 584). CBASD, vol. 3, p. 884.
19 Deus me tem ouvido. Davi não duvidou de que Deus responderia sua oração. Ele expressou confiança na aprovação divina (ver Sl 116: 1, 2). CBASD, vol. 3, p. 884.
Filed under: Sem categoria
“Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem Ele feito por minha alma” (v.16).
Em nosso estudo da Bíblia temos visto o relato da vida de diversos personagens, uns que nos deixaram o legado de uma vida guiada por Deus e ainda outros que colheram os resultados de suas más escolhas. Provavelmente não haja um senso comum a respeito de alguns deles, pois que onde um falhou o outro venceu, e onde um venceu o outro falhou. Só quando paramos para ver as obras de Deus (v.5) e os Seus maravilhosos feitos (v.6), é que nos damos conta do quanto o Senhor nos ama e nos preserva (v.9) — apesar de nossas falhas e limitações — e o quanto Ele deseja alcançar “toda a Terra” (v.1) com Seus “tremendos feitos” (v.5).
Há aproximadamente dez anos, eu não tinha o relacionamento que hoje tenho com o Senhor. Eu não compreendia a Bíblia e nem me esforçava por compreendê-la. Toda a minha vida se resumia em religiosidade, não em comunhão. Foi quando Deus me encontrou, assim como a mulher encontrou a sua dracma perdida (Lc.15:8-10), que me dei conta de que estava perdida dentro da igreja. Eu dizia seguir a Cristo, mas nem ao menos O conhecia. Mas Ele me amou e não desistiu de mim.
Então, a partir do momento em que me rendi aos propósitos divinos, vieram provações que jamais havia passado com tanta intensidade. Passei “pelo fogo e pela água” (v.12). O inimigo manifestou a sua ira, e percebi que, verdadeiramente, algo havia mudado. E de uma maneira inexplicável, apesar das forças enfraquecidas e do coração angustiado, ao mesmo tempo, eu sentia, e ainda sinto, uma certeza tão grande do amor de Deus por mim que tenho enfrentado situações de uma forma que a única explicação plausível é o que está escrito no Salmo de hoje : “Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração” (v.19).
Amados, ainda continuo passando por lutas e aflições, mas segura nAquele que “em Seu poder governa eternamente” (v.7), “prossigo para o alvo” (Fp.3:14). Portanto, se as lutas desta vida estiverem te afligindo, apegue-se Àquele que deseja te levar “para um lugar espaçoso” (v.12). Quando pensar que não há mais para onde ir, que as forças acabaram, continue marchando e Ele te abrirá o caminho (v.6). Creia que a sua provação se converterá em alegria e em um testemunho eficaz e poderoso para os que temem a Deus (v.16).
Hoje entendo a razão de ter passado por tantas provas e porque continuo a passar: para transformar o meu caráter e para testemunhar o que Ele tem feito por mim (v.16). Então, pela graça de Deus, Ele tem me usado para fortalecer a muitos através da comunhão com Sua Palavra. O processo de purificação requer em nossa vida o aperfeiçoamento da fé, da esperança e do amor. Porém, por mais difícil que seja e por mais que não sejamos merecedores, se perseveramos em conhecer a Deus, Ele não rejeita a nossa oração e nem aparta de nós a Sua graça (v.20).
No momento apropriado entenderemos o porquê tivemos que passar por certas dificuldades, mas, até lá, prossigamos aclamando ao Deus de toda a terra (v.1) e dando glórias ao Seu nome (v.2). Rendamos graças ao Senhor, “porque Ele é bom; porque a Sua misericórdia dura para sempre” (Sl.106:1). Confiemos na promessa dAquele que não falha: “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu sou o Senhor, teu Deus” (Is.43:2-3). Aleluia! Amém! Aguenta, firme, amado irmão! O nosso Rei vem vindo! Vigiemos e oremos!
Bom dia, vitoriosos em Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Salmos66 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 66 – Os temas deste Salmo são amplos, profundos e ricos! Há conteúdo para responder diversas questões. Destaquei quatro delas para exemplo e reflexão:
1. Quem é Deus? Deus é merecedor do louvor de todos (Salmo 66:1). Ele é temível em Suas magníficas obras (Salmo 66:2-4). Ele governa soberanamente com poder e justiça (Salmo 66:7). Ele é também provedor e protetor (Salmo 66:8-12). O poder e a grandeza dEle convidam-nos a reconhecê-Lo como digno de nossa devoção e reverência; pois, ainda, além disso, Ele é capaz de realizar feitos maravilhosos, que nos beneficiam (Salmo 66, 3, 5-6).
2. O que é missão? Missão é a proclamação das obras de Deus (Salmo 66:5). É um ato humano nobre e sincero de compartilhar ao máximo, para o maior número possível de pessoas, o que Deus tem feito em nosso favor (Salmo 66:16-19). A importância de declarar a bondade e a misericórdia de Deus é grande. Nossas experiências pessoas com Deus devem ser divulgadas, revelando Seu terno amor e ações miraculosas em nossa vida (Salmo 66:20).
3. Como deve ser o evangelismo? Os métodos evangelísticos são diversos. Encontramos pelos menos 5 sugestões interessantes:
• O evangelismo é um convite a quem não adora a Deus para passar a adorá-Lo (Salmo 66:8-9).
• O evangelismo pode ser feito com adoração e louvor (Salmo 66:13-17).
• O evangelismo deve envolver testemunho público, acompanhado de razões justificáveis (Salmo 66:5-7).
• O evangelismo precisa ser motivado por gratidão genuína (Salmo 66:15).
• O evangelismo deve ser pautado pela expectativa de ter toda a humanidade adorando ao verdadeiro Deus que ama e salva (Salmo 66:4-8).
4. Qual o limite geográfico do testemunho? Não existe limite geográfico para testemunhar de Deus e dos Seus poderosos e maravilhosos feitos (Salmo 66:16). Nosso testemunho precisa espalhar-se além das fronteiras, até os confins do mundo, até que todos tenham clara oportunidade de conhecer a bondade, a graça e a misericórdia do verdadeiro Deus (Salmo 66:20). Se Deus age no universo inteiro, ninguém deve ser excluído do evangelismo, nenhuma nação deve ser negligenciada (Salmo 66:4-8).
Que nosso testemunho seja uma luz brilhante em meio à escuridão, revelando a majestade e o poder do glorioso Deus para aqueles que ainda não O conhecem, para que Seu amor toque vidas e mude destinos. Reavivemo-nos – Heber Toth Armí.