Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 63 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 63- COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/63
Eu sou uma daquelas pessoas que espontaneamente começam a cantar em momentos inesperados. Mas não de forma tão inesperada, assim. Fui criado em uma família que tinha respostas musicais adequadas para todos os tipos de ocasiões e ocorrências. Minha mãe tinha uma música especial que ela cantava para mim toda vez que eu chorava ou estava chateada. Tínhamos outra música para lamentar o tempo frio. Havia ainda outras músicas para se preparar para sair de casa ou concluir alguma tarefa. Algumas réplicas musicais foram inspiradas em músicas de filmes ou rádio, mas todas foram incorporadas para serem praticamente automáticas.
Quando entreguei minha vida a Cristo e comecei a ler a Bíblia, descobri que o povo de Deus tinha um livro inteiro de respostas musicais muito superiores, o livro dos Salmos. Há algo lá para todas as ocasiões. Os Salmos me informam que não estou sozinho diante de uma variedade de circunstâncias e que Deus me ajudará a superar todas essas circunstâncias. Você incorporou algum dos Salmos como uma maneira de se voltar automaticamente para Deus? Tente cantar: “Ó Deus, tu és o meu Deus; cedo te procurarei.” Salmo 63:1.
Karen D. Lifshay
Membro do coral da IASD Hermiston
Oregon USA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/63
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
754 palavras
Davi compôs o Salmo quando estava no deserto de Judá, fugindo da ira do rei Saul (ver subtítulo; cf. 1Sm 23:13, 14, 23, 24; 24:1-3; Ed, 164). Este é um dos salmos mais afetuosos. Não contém nenhuma petição. Consiste de alegria,louvor, agradecimento, anelo pela comunhão com Deus, e nem um pedido de vantagens temporais ou espirituais. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 876.
Davi desejava uma experiência mais profunda com Deus. A relação que ele tinha naquele momento com o Senhor não era suficiente. Ele comparou seu desejo à sede experimentada na seca mais severa, quando o solo está seco e rachado devido a um longo período sem chuva. Ele percebeu, muito antes de Jesus ter caminhado sobre a terra, que esta era uma sede que só podia ser saciada pela Água Viva. Davi tinha prazer na comunhão de Deus e recordava os momentos em que sentira a presença e o poder de Deus mais profundamente. O seu apreço e admiração por Deus são expressos de forma apaixonada, ao ele dar mais valor à bondade divina do que à própria vida (v.4). Stephanie Sheehan, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/10/09/salmo-63/
Fruto do seu profundo amor e respeito por Deus, Davi louvava continuamente. Ele falou como alguém que tinha experiência na comunhão com Deus. Davi desfrutava prazer em sua comunhão com Deus, fosse em tempo de batalha ou na hora de dormir. Todo momento lhe era adequado para a comunhão. Devido a isso ele experimentou a mão protetora de Deus de diversas maneiras ao longo dos anos. E Ele reconhecia a Sua ajuda, refúgio e cuidado. Neste estado de alegre confiança, ele se recusa a estar desencorajado. Ele sabe que Deus acabará por prevalecer. Davi poderia ter orado por uma série de coisas, mas neste Salmo muito bem escrito, o coração de Davi simplesmente transborda de admiração e gratidão a Deus. Idem.
1-5 Se você está sozinho ou sedento de algo duradouro em sua vida, lembre-se da oração de Davi. Somente Deus pode satisfazer nossos anseios mais profundos! Life Application Study Bible Kingsway.
1 eu Te busco ansiosamente. Do heb. shachar, “buscar ao amanhecer”, portanto, “buscar com fervor”, ou “buscar com anseio”. CBASD, vol. 3, p. 876.
2 Te contemplo no santuário, para ver a Tua força e a Tua glória. Davi parece relembrar as evidências da presença de Deus nos rituais do santuário, como o shekinah (ver PP, 349). A maior evidência da presença de Deus é a transformação de vidas humanas. CBASD, vol. 3, p. 876, 877 [destaque acrescentado].
3 a Tua graça é melhor do que a vida. Para Davi, o amor de Deus era mais doce do que a vida, que é o bem mais valioso para um ser humano. CBASD, vol. 3, p. 877.
4 bendizer-Te. Do heb. barak. Esta palavra tem diversos sentidos. Quando Deus bendiz a alguém, significa que Ele lhe concede dons, ou declara que essa pessoa recebeu dons. Quando alguém bendiz a Deus, significa que reconhece a Deus como o doador desses dons. No AT, com frequência se bendiz a Deus (ver Sl 63:4; 103:1, 2, 20-22; 145:2; etc.). Quando uma pessoa bendiz a outra, ela expressa o desejo de que essa pessoa seja dotada de dons. CBASD, vol. 3, p. 877.
6 no meu leito… em Ti medito, durante a vigília da noite. Nessa hora, as dificuldades do dia tendem a ser maiores, É evidente que Davi passa muito tempo pensando em Deus durante as noites de angústia no deserto. Faríamos bem em voltar nossa mente a Deus durante nossas horas de insônia. CBASD, vol. 3, p. 877.
medito em Ti nas vigílias da noite (NIV). A noite era dividida em três vigílias. Alguém desperto em todas as três teria tido uma noite sem dormir. … Há muitas razões pelas quais não podemos dormir – doença, estresse, preocupação – mas noites sem dormir podem ser transformadas em momentos de reflexão e adoração. Use-os para relembrar como Deus o guiou e ajudou. Life Application Study Bible Kingsway.
11 O rei, porém, se alegra em Deus. O salmista fala de si mesmo na terceira pessoa. Embora um fugitivo, correndo perigo de ser morto por Saul, Davi manifesta sua confiança de que, ao final, ele se tornará rei, conforme sua unção pelo profeta Samuel (ver 1Sm 16:13). Davi emprega este termo de forma especial. Suas palavras representam um ato de fé. CBASD, vol. 3, p. 877.
se tapará a boca dos que que proferem mentira. Os que procuram triunfar mediante a mentira serão confundidos. Davi está confiante de que seus inimigos serão destruídos e de que será protegido contra os desígnios homicidas de Saul. Aquele que deposita a confiança em Deus tem o privilégio de saber que, ao final, se alegrará e triunfará. CBASD, vol. 3, p. 877.
Filed under: Sem categoria
“Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti; meu corpo Te almeja, como terra árida, exausta, sem água” (v.1).
Atormentada por sua situação vergonhosa, certa mulher samaritana saiu de sua casa na hora mais quente do dia para buscar água. Seus pensamentos a perturbavam. Seu coração estava tão seco quanto o cântaro que carregava. Não ousava levantar a cabeça a fim de não deparar-se com olhares de acusação. Jamais havia imaginado que estava para ter um encontro que mudaria para sempre a sua vida; um encontro que já estava marcado na agenda divina.
Ao avistar aquele Estranho, deve ter pensado que seu longo trajeto debaixo do sol havia sido perdido, mas que, talvez, pudesse nem sequer ser notada, e, tomando coragem, aproximou-se da fonte. Logo, o silêncio foi quebrado com um inesperado pedido: “Dá-Me de beber” (Jo.4:7). Ainda que separados por centenas de anos, Davi e a mulher samaritana tinham algo em comum: sede de Deus. A diferença é que Davi conhecia a Fonte, e a mulher estava prestes a conhecer.
Profundamente machucada pelos resultados de uma vida sem esperança, possuía um vazio na alma pior do que a sede que procurava saciar naquele poço. Davi havia experimentado a graça de Deus e seus dias eram vividos com a intensidade de quem O amava com todo o coração. A samaritana só conhecia o desprezo das pessoas e a decepção por parte daqueles que diziam amá-la. A sede de Davi era por permanecer na presença do Senhor. A sede da mulher era por ser amada de verdade. Duas realidades que representam bem o desejo de Deus de acolher a todos que aceitem o Seu convite.
O Senhor tem um encontro marcado com esta geração antes que a provisão do Espírito Santo seja encerrada. Todo aquele que O conhece O busca com maior intensidade, reconhecendo a sua completa dependência de Deus. E para todo aquele que, qual a mulher samaritana, ainda precisa encontrá-Lo e conhecê-Lo, há um último e urgente apelo sendo realizado. Como foi com aquela mulher, é necessário que eu experimente um encontro pessoal com Cristo aqui, para que, semelhante a Davi, O encontre todos os dias, “enquanto eu viver” (v.4), até o Dia marcado pelo Céu em que Ele virá “com as nuvens, e todo olho O verá” (Ap.1:7).
Você não precisa percorrer o caminho da vergonha para encontrar-se com Cristo. E, talvez, Ele esteja, agora, bem à sua frente lhe dizendo: “Eu que falo contigo” (Jo.4:26). Como a mulher, abandone o cântaro de seu passado escuso, aceite a maravilhosa graça de Cristo e seja uma testemunha dAquele que te oferece a água viva: “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Ap.22:17). Pois “vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (Jo.4:23).
Ó Pai, que no Teu glorioso Dia sejamos encontrados por Ti “à sombra das Tuas asas” (v.7)!
Enquanto aguardamos, amados, vigiemos e oremos!
Feliz sábado, salvos pela graça!
Rosana Garcia Barros
#Salmos63 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 63 – Nossa busca intensa por Deus deve acontecer sempre, em todas as fases da existência, inclusive nos momentos mais críticos, desafiadores e difíceis. Há três momentos ou ocasiões em que Davi considera neste Salmo para buscar a Deus ansiosamente:
- No deserto (Salmo 63:1) – “Este é um dos Salmos mais afetuosos. Não contém nenhuma petição. Consiste de alegria, louvor, agradecimento, anelo pela comunhão com Deus, e nem um pedido de vantagens temporais ou espirituais” (CBASD). A falta de água e a sede num deserto árido é como nosso ser deve almejar por Deus. Ele é a única fonte de verdadeira satisfação e refrigério para nosso coração.
-
- O deserto é lugar de provação e solidão física, social e espiritual. Nesta situação, somente Deus pode prover satisfação. Perdas, decepções, doenças, desânimos são áridos e desafiadores desertos de nossa vida moderna que nos ajudam a ansiar mais por Deus.
- No Santuário (Salmo 63:2-5) – O foco de Davi no Santuário revela que “seu maior anseio não é pela coroa, mas por Deus; seu maior desejo não é pelo conforto do palácio, mas pela comunhão com Deus; e seu maior bem não é a vida, mas a graça de Deus”, descreve Hernandes Dias Lopes. O Santuário era referência de encontro com Deus onde o pecador encontrava segurança e esperança, e então louvava-O pela proteção e amparo recebidos.
-
- O Santuário era o ícone da presença de Deus no Antigo Testamento. Hoje, pode ser um lugar físico de adoração ou o coração do adorador que busca intimidade com o Salvador. Buscando a Deus com devoção, encontraremos segurança e refúgio em Sua presença. É disso que precisamos ardentemente!
- Na madrugada (Salmo 63:1, 6-11) – Neste Salmo “vemos descritos o que há de melhor na religião do Antigo Testamento. De madrugada e de noite o salmista centraliza seus pensamentos e desejos no Senhor”, destaca W. T. Purkiser.
-
- A madrugada representa o silêncio e a meditação diante de Deus almejando ter comunhão com Deus durante o dia e noite. É um momento a sós com Deus, de intimidade, de quietude.
Diante dos perigos da existência, o desejo de estar com Deus é mais gratificante do que estar num banquete festivo. Isso não é fictício, pois no íntimo realmente ansiamos por Deus! Então, reavivemo-nos nEle! – Heber Toth Armí