Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 58 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 58 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/58
Acho este capítulo reconfortante para a alma. Recentemente, ouvi histórias de injustiça, seja de uma pessoa que sofreu invasão de domicílio e nunca teve nada devolvido ou mesmo de encontrar o autor do crime, até minha própria experiência como missionário. Fomos atacados em nossa casa (mas felizmente sobrevivemos) – mas a pessoa foi posteriormente solta praticamente sem sofrer punição e nenhuma justiça real foi feita. É fácil ser lembrado de quão injusto é o mundo em que vivemos quando testemunhamos momentos tão flagrantes de injustiça.
E, no entanto, o capítulo termina com uma promessa de segurança. Deus é realmente justo e o governo moral de Deus é certo. A injustiça vivida neste mundo será vingada, em termos de sangue, que simboliza a própria vida. “Então os homens comentarão: “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra” (v. 11).
Podemos ter que esperar até que Jesus volte, mas quando Ele vier, a justiça será feita. Esta é uma boa notícia sobre o julgamento final e deve nos dar uma pausa para a humildade de que, mesmo que a justiça não seja realizada imediatamente, Deus finalmente consertará todas as coisas. E até que esse grande dia chegue, está tudo bem reconhecermos tal injustiça e implorarmos a intervenção de Deus.
Michael W. Campbell
Diretor de arquivos, estatísticas e pesquisa da Divisão Norte-Americana da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/58
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
521 palavras
O Salmo 58 condena juízes injustos e, portanto, reprova e adverte de forma veemente a todos que praticam a injustiça e a opressão. Com figuras vívidas e estilo vigoroso, o salmo acusa a injustiça, dita a sentença e se regozija na justiça de Deus, o grande juiz. Neste salmo é notável o contraste entre os juízes injustos da terra e Deus, o justo juiz. CBASD, vol. 3, p. 866.
O Antigo Testamento está cheio de referências à justiça, e é um tema-chave nos salmos. Infelizmente, muitos juizes e governantes em épocas antigas tomaram a justiça dentro em suas próprias mãos. Eles tinham completa autoridade sem responsabilidade e o poder de fazer suas próprias leis. Quando os juízes da terra são corruptos, há pouca esperança de justiça nesta vida. Mas Deus ama a justiça, e aqueles que lhe obedecem experimentarão perfeita justiça na eternidade. Life Application Study Bible Kingsway.
2 mãos. A iniquidade é concebida no íntimo, isto é, no coração, e é praticada com as mãos. CBASD, vol. 3, p. 866.
4 a víbora surda. Sua iniquidade obstinada se compara à teimosia de uma víbora ou áspide que se recusa a se submeter ao encantador de serpentes. CBASD, vol. 3, p. 866.
6-10 Este é .. um clamor por justiça tão intenso que parece, à primeira vista, ser um clamor por vingança. Life Application Study Bible Kingsway.
7 Desapareçam como águas. A oração do salmista é para que seus inimigos pereçam assim como as águas de uma torrente se perdem nas areias do deserto ou desaparecem por completo nas secas do verão (ver 2Sm 14:14; Jó 6:15-17). CBASD, vol. 3, p. 866.
9 Como espinheiros, antes que vossas panelas sintam delas o calor. Alguns creem que represente os nômades no deserto que acendem fogo ao livre e uma rajada de vento os apaga antes que o fogo tenha aquecido as panelas. A ilustração tem o objetivo de expressar o desejo do salmista de que o ímpio seja logo destruído. CBASD, vol. 3, p. 866.
11 Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo. Todo ser humano reconhecerá que Deus intervém nos assuntos humanos, reconhecendo a justiça e punindo o pecado. CBASD, vol. 3, p. 866.
De todas as pessoas, nossos líderes nacionais deveriam ser os mais justos e corretos. Quando são injustos, as pessoas sofrem. Os ricos ficam mais ricos, os pobres ficam mais pobres, os políticos arrancam o poder do povo, a moralidade nacional se deteriora e Deus é ignorado. Quando a justiça triunfar finalmente, o justo se alegrará (v. 10). Esteja certo de que haverá um dia de prestação de contas e que Deus julga justamente. Tenha cuidado para não ficar do lado da injustiça, para não se encontrar um dia em frente de um juiz irritado. Life Application Study Bible Kingsway.
há um Deus, com efeito, que julga na terra. Embora, às vezes, pareça que Deus permite que o mal e a injustiça prossigam livremente, Seus olhos estão sobre a maldade cometida pelos pecadores, das quais mantém um relato fiel, e no tempo devido, Ele intervirá. Sempre houve um limite além do qual não se permite passarem os ímpios. Esta lição está estreitamente ligada à que o rei Nabucodonososr aprendeu durante os sete anos de loucura. CBASD, vol. 3, p. 867.
Filed under: Sem categoria
“Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na Terra” (v.11).
Impressionado pelas injustiças e pela impunidade dos perversos, Davi não ocultou a sua ira. A parcialidade das autoridades jurídicas da época e seu julgamento iníquo provocava no grande rei e guerreiro fome e sede de justiça. A prosperidade e tranquilidade dos ímpios despertava-lhe o anseio pela justiça divina e pela vingança dos justos. Seu sentimento, porém, não lhe era peculiar, nem tampouco eram exclusivas de seu tempo as obras que contemplava.
Desde Abel, “a voz do sangue” dos filhos de Deus “clama da terra” (Gn.4:10). O mesmo símbolo é apresentado na visão de João, na abertura do quinto selo: “Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a Terra?” (Ap.6:10). Elencados como justos pela dispensação de Cristo, muitos dormem no pó da terra até que se completem “o número dos seus conservos e seus irmãos” (Ap.6:11). No juízo final veremos o cumprimento da profecia dada a Daniel e confirmada por Jesus: “Muitos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn.12:2). “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo.5:28-29).
A Bíblia apresenta uma impiedade adquirida desde a concepção (v.3); de pessoas que já nascem com a índole corrompida. Muitos estudiosos classificam a índole como um conjunto de peculiaridades e de características inerentes à pessoa desde o seu nascimento. Ou seja, são as heranças biológicas, tendências transmitidas dos pais aos filhos. A índole, contudo, difere do caráter, pois este é adquirido através da educação e do ambiente em que o indivíduo é exposto. Há esperança, portanto, para todo aquele que se dispõe a aprender na escola de Cristo. Pois, assim diz o Senhor: “Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os Meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente viverá; não será morto” (Ez.18:21).
Tão perto como estamos da gloriosa aparição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que pela graça de Deus não façamos parte do grupo descrito pelo apóstolo Paulo (2Tm.3:1-5). Não há herança de sangue que não possa ser lavada pelo sangue do Cordeiro! Os últimos apelos estão sendo feitos antes que os ímpios “desapareçam como águas que se escoam” (v.7). Eis o desejo do Eterno: “que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe.3:9). “Ouvi isto, vós, todos os povos” (2Cr.18:27), antes que chegue o tempo em que se dirá: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap.22:11). Portanto: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt.3:2). Vigiemos e oremos!
Bom dia, lavados pelo sangue de Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Salmos58 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 58 – Todas as pessoas nascem corrompidas. O vírus do egoísmo já está presente antes mesmo do nascimento, o qual é a essência do pecado.
Davi afirmou: “Sei que sou pecador desde que nasci”. Após esta declaração, foi mais específico ainda: “sim, desde que concebeu a minha mãe” (Salmo 51:5). Paulo é categórico ao dizer: “Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles [transgressores e pecadores], satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira” (Efésios 2:3).
Somos inerentemente pecaminosos desde o nascimento; não há lógica pensar que os bebês nascem perfeitos, depois se corrompem para, então, precisarem de arrependimento e conversão. Os únicos humanos perfeitos foram Adão e Eva; porém, se corromperam e, então, todos os que nasceram depois deles vieram maculados (Romanos 5:12), com natureza pecaminosa (Romanos 7:14-24) – exceto Jesus!
Note o que diz o Salmo 58:3-5. “Os ímpios erram o caminho desde o ventre; desviam-se os mentirosos desde que nascem. Seu veneno é como de serpente; tapam os ouvidos, como a cobra que se faz surda para não ouvir a música dos encantadores, que fazem encantamento com tanta habilidade”.
Deste modo, o alerta aos líderes poderosos que “não julgam corretamente”, “no coração tramam a injustiça e na terra as suas mãos espalham a violência” (Salmo 58:1-2).
Com exceção de Jesus, todos nascem estragados, inclinados para o mal, “em pecado”. Vários textos sagrados atestam isso, corroborando com o Salmo 58. Veja Salmo 53:3; Romanos 3:10-12; Jeremias 17:9; Eclesiastes 7:20; Miqueias 7:2-4; Jeremias 32:30; etc.
Por isso, é necessária correção e conversão. “O coração humano é inteiramente inclinado para o mal desde a infância” (Gênesis 8:21). “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela” (Provérbios 22:15).
Conforme o Salmo 58:6-10, os perversos precisam ser punidos; e será com a morte. Entretanto, o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Romanos 6:23). Arrependidos e convertidos, ligados a Jesus, tornamo-nos justos! “Então os homens comentarão: ‘De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na Terra” (Salmo 58:11).
Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.