Reavivados por Sua Palavra


SALMO 54 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
29 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 54 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 54 – BLOG MUNDIAL

SALMO 54 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 54 by Luís Uehara
29 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/54

O Salmo 54 ressoa com um profundo grito de socorro diante dos adversários e do perigo. É um apelo piedoso pela intervenção e proteção divina, revelando a confiança inabalável do salmista na fidelidade de Deus. Nesta reflexão espiritual, descobrimos lições eternas de fé, confiança e o poder do amor inabalável de Deus.

À medida que nos aprofundamos no salmo, testemunhamos a fé inabalável do salmista no amor inabalável e na fidelidade de Deus. Ele têm certeza de que Deus virá em seu auxílio e o livrará de seus problemas. Essa confiança inabalável serve como um poderoso lembrete para mantermos nossa fé firme mesmo nos momentos mais sombrios, sabendo que Deus está sempre ao nosso lado, pronto para estender a mão amiga.

Este salmo nos lembra que mesmo quando nos sentimos em desvantagem ou sobrecarregados pela adversidade, podemos encontrar consolo no amor e na proteção infalíveis de Deus. Isso nos encoraja a nos ancorarmos na fé, confiando que Deus nos sustentará em todas as situações.

Que possamos ser inspirados pelo exemplo do salmista e buscar refúgio no Divino, sabendo que nossas orações são ouvidas e respondidas e que a presença amorosa de Deus nunca nos deixará.

Enoque Aguilar
Reitor Associado para Vida Estudantil e
Palestras para Estudos Religiosos e Ética
Escola Adventista de Medicina da África Centro-Oriental
Kigali, Ruanda

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/54
Tradução: Luís Uehara / Jeferson Quimelli



SALMO 54 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

394 palavras

Neste Salmo encontramos um pedido urgente de socorro quando os zifeus revelaram para Saul onde ficava o esconderijo de Davi e se ofereceram para ajudá-lo a encontrar e matar a Davi (1Sm 23:19-24). Os zifeus eram da tribo de Judá, a tribo de Davi, e, no entanto, o traíram delatando-o a Saul. Se você já foi traído por alguém em quem confiava, este salmo é para você! Na verdade, este é um Salmo para todos nós que vivemos neste mundo terrível, onde a cada dia temos que cair de joelhos e pedir a Deus para nos salvar, proteger e sustentar.

Davi neste salmo apela para três qualidades divinas: Seu nome, Seu poder e Sua fidelidade: “Salva-me, ó Deus, pelo Teu nome; defende-me pelo Teu poder”, v.1, NVI. “Extermina-os por Tua fidelidade!”, v.5, NVI. 1) O próprio nome de Deus, “Jeová”, acha-se presente no nome do nosso Salvador Jesus (Yeshua – Jeová salva). Pedro declarou: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12, NVI). 2) Deus é capaz de salvar por causa do seu poder: “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar” (Sofonias 3:17, NVI). 3) Ele nos salva do que nos ameaça porque Ele é sempre fiel e verdadeiro com o pacto que fez com o Seu povo. Garth Bainbridge em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/54/.

homiziado (ARA, subtítulo). NVI e NKJA: se escondendo”.

pelo Teu nome. Comparar com Atos 4:12. Nome quer dizer caráter (ver com. do Sl 7:17). CBASD, vol. 3, p. 857.

não tem a Deus diante de si. Não agiram como se estivessem na presença de Deus. Eles não consideram a autoridade divina. CBASD, vol. 3, p. 857.

Deus é o meu ajudador. De forma repentina e dramática, o salmista expressa absoluta confiança no livramento divino. Ele sabe que, embora os homens estejam contra ele, Deus está ao seu lado. CBASD, vol. 3, p. 857.

por Tua fidelidade. A oração transcende uma atitude de vingança particular. Davi ora para que a vontade de Deus prevaleça na destruição do mal. CBASD, vol. 3, p. 857.

Davi disse que Deus retribui o mal de seus inimigos. Provérbios 26:27 adverte que aqueles que causam problemas colherão problemas. O que desejamos para os outros pode explodir em nossos próprios rostos. Ser honesto e direto diante de Deus e dos outros é mais simples, fácil e seguro a longo prazo. Life Application Study Bivle Kigsway.



Salmo 54 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ó Deus, salva-me, pelo Teu nome, e faze-me justiça pelo Teu poder” (v.1).

O código universal de socorro, “SOS”, surgiu da necessidade de alertar uma situação de perigo ou necessidade urgente que ponha a vida em risco. Apesar das suposições, esta sigla não tem um significado específico. Foi criada pelo simples fato de não ser confundida com outra e porque eram as letras mais fáceis de reproduzir e mais difíceis de serem confundidas no famoso código Morse. Desde então, o SOS tem sido usado como padrão de socorro em todo o mundo.

Há, porém, um meio de pedir socorro bem mais antigo e que, mesmo conhecido de muitos, tem sido negligenciado: a oração. O apelo do salmista pelo socorro divino expressa a sua necessidade de livramento e proteção. Em sua rota de fuga, por vezes Davi se deparava com falsos aliados, que tão logo tivessem a oportunidade, delatavam a sua localização a Saul. Mas em meio ao perigo, Davi sabia a Quem recorrer. Sua fé estava alicerçada em Deus e com confiança declarava: “o Senhor é quem me sustenta a vida” (v.4).

Em momentos de fragilidade e quando nos encontramos em situação de risco, a quem recorremos? Como Davi, você pode afirmar: “Deus é o meu ajudador” (v.4)? É na crise que somos confrontados com as nossas debilidades e do Céu nos é oferecido o perfeito livramento. Entretanto, costumamos canalizar as nossas orações em nossos problemas, e não em nossa real necessidade de buscar a Deus. A oração é o “SOS” do cristão. Mas o seu principal objetivo não é o de atender às nossas necessidades, mas o de nos conectar ao divino Socorrista.

Com base na experiência da angústia de Jacó, Ellen White declarou: “Ao rodearem-nos os perigos, e ao apoderar-se da alma o desespero, devem confiar unicamente nos méritos da obra expiatória. Nada podemos fazer de nós mesmos. Em toda a nossa desajudada indignidade, devemos confiar nos méritos do Salvador crucificado e ressuscitado. Ninguém jamais perecerá enquanto fizer isto” (Patriarcas e Profetas, 203). Semelhante a Jacó, pela graça de Cristo, que nossa noite de angústia redunde em uma manhã gloriosa. Vigiemos e oremos!

Bom dia, homens e mulheres de oração!

Rosana Garcia Barros

#Salmos54 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 54 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
29 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 54 – Quem teme o juízo divino precisa rever seus conceitos e atitudes; pois, biblicamente, o Supremo Tribunal Celestial visa favorecer aos que servem a Deus (Daniel 7:22).

O Tribunal Celestial além de favorável  aos servos do Altíssimo é essencial frente aos ataques injustos de pessoas e instituições opressoras.

Há quatro motivações mencionadas no Salmo 54, relacionadas aos substantivos precedidos pela preposição “por”, que contêm, de certa forma, implicações judiciais; destacando o papel de Deus como Soberano Juiz justo e a confiança do salmista em Sua capacidade de trazer justiça e salvação:

• Por Teu nome, salva-me (Salmo 54:1) – Esta motivação refere-se à invocação do nome de Deus como Juiz Supremo. O salmista apela a Deus pelo Seu nome – ou seja, pelo Seu caráter –, que intervenha para salvá-lo. “Homens violentos e mentirosos tinham arquitetado um caso contra um homem inocente e buscavam tirar-lhe a vida por meio da punição capital pronunciada pelo tribunal. Pelo menos, essa é uma conjectura sobre o que este Salmo está falando. Aqueles homens não temiam a Deus: Ele não fazia parte da visão deles, nem estava ‘perante eles’, de modo que lhes influenciasse. O pobre homem tinha gravíssimas acusações assacadas contra sua pessoa” diz Russell Champlin. Há situações complexas que requerem intervenção com autoridade e competência judicial superior a qualquer tribunal humano, para tornar possível nossa libertação.

• Por Teu poder, faze-me justiça (Salmo 54:1) – Esta motivação é baseada no poder de Deus como Juiz Soberano, em que o salmista expressa confiança no caso em que se encontra. O poder ou a força de Deus representa Sua autoridade e competência para exercer julgamento e fazer valer a justiça. O salmista reconhece a necessidade de um poder além do poder dos injustos tribunais humanos para defender o inocente diante dos grandes inimigos da justiça.

• Por Tua fidelidade, extermina-os (Salmo 54:5) – Esta motivação leva o salmista a confiar na integridade e lealdade de Deus em relação aos princípios da justiça e àqueles que são injustiçados.

• Por minha vontade, oferecerei sacrifícios (Salmo 54:6) – Esta motivação é a resposta do salmista diante das motivações anteriores, a qual é uma expressão de devoção e reconhecimento da bondade e da fidelidade do Juiz Celestial.

O juízo divino é motivo para injustiçados sofredores reavivar-se! Confiaremos em Deus? – Heber Toth Armí.