Reavivados por Sua Palavra


SALMO 53 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
28 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 53 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 53 – BLOG MUNDIAL

SALMO 53 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 53 by Luís Uehara
28 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/53

“Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe!’” (NVI).

Davi começa essa canção com uma declaração de espanto – apenas um tolo poderia acreditar que Deus não existe. Ele continua dizendo como aqueles que se afastaram de Deus se tornaram corruptos. Deus teve que envergonhá-los por causa da grande maldade que abraçaram. Onde antes não havia medo, eles criaram um ambiente que agora eles mesmos estão com muito medo. Mais uma vez, Davi expressa espanto – Eles não conhecem a Deus? Por que eles não O invocam? Deus não esqueceu aqueles que se afastaram, entretanto. Ele olha do céu para encontrar aqueles que O procuram. Ele deseja trazer salvação e alegria a qualquer pessoa interessada.

Este salmo é muito real hoje. Muitas pessoas acreditam que não há Criador, nem Redentor, nem Esperança além do túmulo. Para uma pessoa assim, o medo e a desesperança na vida são muito reais. Não apenas abracemos o Deus verdadeiro que adoramos, mas oremos por sabedoria para compartilhá-lo com aqueles que não O conhecem.

Lisa Ward
Funcionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Vida no Campo
Cleburne, Texas EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/53
Tradução:Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli



SALMO 53 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

266 palavras

O salmo 53 é uma cópia quase exata do salmo 14. Davi escreveu o Salmo 14 como o temos agora, mas o salmo 53 foi adaptado deste para refletir uma nova situação. Ambos os Salmos se direcionam aos tolos malfeitores que dizem que Deus não existe, mas cada capítulo responde a um grupo diferente daqueles que negam a existência de Deus. Este Salmo diz que eles foram “tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você” (v. 5, NVI). Podemos imaginar isto sendo escrito após Senaqueribe ter atacado Jerusalém, só para ter seu exército de 185 mil soldados destruído por um anjo de Deus, que deixou seus ossos espalhados do lado de fora das muralhas da cidade. Garth Bainbridge, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/53/

O Salmo 53 apresenta um quadro vívido da impiedade generalizada num mundo decadente, destacando a certeza de que Deus salvará Seu povo. CBASD, vol. 3, p. 855.

Louco. A um louco não necessariamente falta inteligência; muitos ateus e descrentes são altamente educados. Loucos são pessoas que rejeitam a Deus, o único que pode salvá-los. Life Application Study Bible Kingsway.

3, 4 Davi não tinha medo de se achegar a Deus e expressar seus verdadeiros sentimentos e necessidades. deste modo, seu espírito era elevado ele louvava a Deus, seu auxiliador, protetor e amigo. Life Application Study Bible Kingsway.

Extraviaram. O Salmo 14:3 diz a mesma coisa. O sentido é de um distanciamento de Deus. CBASD, vol. 3, p. 855.

Tu os envergonhas. Provou-se a ilegitimidade da exclamação “não há Deus” com a derrota dos zombadores por um ato divino, não pela força superior de Israel. CBASD, vol. 3, p. 855.



Salmo 53 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há sequer um” (v.3).

O grande objetivo de Satanás, desde sua primeira trama de engano entre os anjos, tem sido o de estabelecer diante do Universo o trono de seu reino maligno. Como um exímio conhecedor e aproveitador da fragilidade humana, sua missão consiste em “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10). E como um perdedor inconformado, tem aproveitado a insensatez dos homens para declarar a essência da primeira mentira: “Não há Deus” (v.1).

O Salmo de hoje revela a condição do homem sem Deus e a perfeita e suficiente provisão divina para salvar o pecador arrependido. A crescente corrupção e a falta do conhecimento de Deus tem conduzido o mundo a um declínio constante, e, ultimamente, acelerado. Situações derivadas da teimosia humana se tornaram em ameaça geral e encontrar “quem faça o bem” (v.1), uma raridade. Precisamos, contudo, extrair das Escrituras o que o Espírito Santo deseja realizar na minha e na sua vida: uma mudança de caráter.

A instabilidade e a fraqueza fazem parte do pacote fatal do pecado. Declarou Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum” (Rm.7:18). Sufocados pelas coisas deste mundo e pelas perplexidades que nos assolam, acabamos por nos tornar ainda mais vulneráveis e a olharmos na direção errada. “Do Céu olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus” (v.2). Não fosse o Seu misericordioso interesse pela salvação da raça humana e a Sua longanimidade, morreríamos em nossos pecados.

Jesus Cristo restaurou a nossa sorte na cruz do Calvário. Foi ali que o ato de maior injustiça tornou-se em “Justiça Nossa” (Jr.23:6). Somente pelos méritos do Salvador podemos nos apossar das promessas de Deus. Somente olhando para Ele seremos salvos. A Terra geme diante da iminência de Seu retorno e os sinais se intensificam. A expectativa aumenta no coração do Seu povo e o medo se alastra entre os “obreiros da iniquidade”, aqueles “eles não invocam a Deus” (v.4). Há um clamor constante do Espírito Santo, pois “o fim de todas as coisas está próximo” (1Pe.4:7).

Que neste tempo final possamos manter nossos olhos fixos em Cristo. “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões […] mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça” (Rm.6:12-13). Vigiemos e oremos!

Bom dia, justificados por Jesus!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Salmos53 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 53 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
28 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 53 – Este Salmo é um eco do Salmo 14. Eles são semelhantes, não iguais. Utilizando a Nova Versão Internacional (NVI) vamos observar as diferenças entre eles:

• O Salmo 14 contém 7 versículos, o Salmo 53 tem 6.
• Enquanto o Salmo 14:1 alega que os tolos “cometeram atos detestáveis”, no Salmo 53:1 declara que eles “cometeram injustiças detestáveis”.
• No Salmo 14:2 diz que “O SENHOR olha dos Céus”; no Salmo 53:2 diz “Deus olha dos Céus”. O mesmo se dá no verso 4, no Salmo 14 usa “não clamam pelo SENHOR!” enquanto no Salmo 53, “não clamam a Deus!”. E também no último verso de ambos os Salmos: Um diz “Quando o SENHOR restaurar o Seu povo…” o outro diz “Quando Deus restaurar o seu povo…”.
• No Salmo 14:3, quando informa que “não há ninguém que faça o bem”, a ênfase na sequência diz: “não há nem um sequer”; já no Salmo 53:3 a ênfase foi resumida: “nem um sequer”.
• No Salmo 14:4 a pergunta é enfática “será que nenhum dos malfeitores aprende?”, do que no Salmo 53:4 que é genérica “será que os malfeitores não aprendem?”
• A frase que explica o pavor dos malfeitores “pois Deus está presente no meio dos justos” (Salmo 14:5), foi substituída por “quando não existe motivo algum para temer!” (Salmo 53:5).
• A premissa do Salmo 14:6 “vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor” não consta no Salmo 53. Porém, o Salmo 53:5 – “pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus os rejeitou” – não consta no Salmo 14.

Idênticos mas não exatamente revela que as Escrituras inspiradas podem sofrer pequenas alterações para atingir propósitos diferentes ou adaptá-las a um público alvo específico, mantendo a mesma mensagem. No título do Salmo 53 consta: “de acordo com mahalath”, provavelmente uma melodia mais solene para o culto.

Talvez seja para ensinar estas e outras lições que os dois Salmos foram preservados.

A mensagem do Salmo 53 mostra que tanto ateus quanto justos precisam de Deus. Os ateus são tão importantes quantos os justos. Por isso, o alvo dos justos deve ser alcançar os ateus para Deus, conscientizando-os dessa necessidade universal.

Deus quer salvar a todos! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí