Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 52 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 52 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/52
Você já conviveu com uma pessoa opressora fisicamente ou emocionalmente? Alguns de vocês, que estão lendo este comentário, certamente sabem como é a vida sob um ditador cruel, um empregador insensível e explorador, um cônjuge abusivo, ou um relacionamento com um manipulador ardiloso. Esta é a situação a que o Salmo 52 se refere.
Os primeiros quatro versos descrevem o abusador de poder, o “homem poderoso”, que planeja a destruição dos outros, que se vangloria o tempo todo, que ama o mal em vez do bem, a falsidade em vez da verdade, e cujas palavras são enganadoras e nocivas. Tal pessoa, diz o versículo 1, é uma vergonha para Deus.
Que palavras você prefere ter em sua lápide? As do versículo 7: “Veja só o homem que rejeitou a Deus como refúgio; confiou em sua grande riqueza e buscou refúgio em sua maldade!” (NVI), ou as do versículo 8: “eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre” (NVI)? Essa escolha terá resultados eternos.
Garth Bainbridge
Sydney, Austrália
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/52
Tradução:Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
347 palavras
Este salmo foi escrito sobre Doeg, o edomita que traiu Abimeleque e depois matou os sacerdotes de Deus (ver 1Sm 21:7; 22:9-23). Doeg pensou que ele era um grande herói – até se gabou de sua ação. Na realidade, sua ação era má, uma ofensa a Deus. É fácil equiparar “realização” com bondade. Só porque algo é feito muito bem ou completamente não significa que é algo bom (por exemplo, alguém pode ser um grande jogador ou um mentiroso habilidoso). Meça tudo o que você pela regra da palavra de Deus, não por quão proficientemente você o faz. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Por que te glorias…? O v. 1 declara o tema do salmo: a maldade é inútil, pois a bondade de Deus é constantemente demonstrada na proteção de Seus filhos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 853.
a bondade de Deus dura para sempre. A bondade e a misericórdia de Deus são constantes. CBASD, vol. 3, p. 853.
5 arrancar-te. Como a uma árvore que é arrancada com as raízes para que morra, em contraste com o estado dos justos descrito nos v. 8 e 9. CBASD, vol. 3, p. 853.
7 confiava na abundância de seus bens. Sem dúvida, Saul recompensou a Doegue por seu proceder inescrupuloso ao enganar Davi (ver PP, 659). CBASD, vol. 3, p. 853.
8 Com Deus ao seu lado, Davi se compara a uma oliveira que florescia na casa de Deus. A oliveira não é apenas uma das árvores de vida mais longas, mas uma das árvores mais produtivas. Davi estava contrastando a proteção eterna de Deus de Seus servos fiéis com as súbitas destruições dos ímpios (52: 5-7). Life Application Study Bible Kingsway.
9 porque assim o fizeste. Davi expressa a fé de que sua oração foi ouvida (ver Sl 54:7); ele foi livrado da traição de Doegue. CBASD, vol. 3, p. 853.
na presença de Teus fiéis. Pela grande misericórdia demonstrada a ele nessa ocasião, Davi promete oferecer a Deus louvor em público (ver Sl 22:25; 35:18). O testemunho tem grande valor entre os fiéis dos últimos dias. CBASD, vol. 3, p. 853.
esperarei no Teu nome. Ver Sl 25:3, 5; 27:14. Davi expressa absoluta confiança em Deus e dependência dEle. CBASD, vol. 3, p. 853.
Filed under: Sem categoria
“Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre” (v.8).
Forçado pelas circunstâncias, Davi viveu parte de sua vida como um foragido. Ao perceber a intenção homicida de Saul, tratou de fugir. Sua atitude prudente o livrou da morte, mas, como um homem caçado, sua vida tornou-se uma recompensa nas mãos de quem o encontrasse. Doegue, um dos servos de Saul, viu naquela oportunidade o degrau de sua ascensão, o favor que o rei lhe prestaria caso sua informação sobre o paradeiro de Davi o ajudasse a consumar o seu intento.
No entanto, a maldade e ambição daquele homem não causaria a Davi dano algum diante da “bondade de Deus” (v.1) que, passo a passo, o acompanhava. Por mais que aquela conjuntura desse ao inimigo um gosto de vitória, Davi demonstrou uma fé firme, e segura confiança no juízo divino. Ele sabia que os dias dos ímpios estão contados e que “os justos hão de ver tudo isso” (v.6). E que é melhor, ainda que sob a constante tensão de ameaças e perseguição, estar do lado perseguido do que do lado perseguidor. É melhor ser “como árvore plantada junto a corrente de águas” do que “como a palha que o vento dispersa” (Sl.1:3, 4).
Se a impiedade é o antônimo de piedade, então, ímpio é todo aquele que não oferta a Deus o que Lhe é devido. Segundo as Escrituras, o ímpio também é chamado de imundo, infiel, iníquo, insensato e perverso. É aquele que prefere o mal ao bem, e a mentira do que falar com justiça; cuja “língua urde planos de destruição” (v.2), confiando “na abundância dos seus próprios bens e na sua perversidade se [fortalece]” (v.7). E há um só destino para o ímpio que não se arrepende: a destruição eterna (v.5). “Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida” (Ez.18:27).
O castigo eterno foi “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt.25:41), e não para os homens. Nós fomos criados para a glória de Deus (Is.43:7) e fomos resgatados para sermos salvos “pelo Senhor com salvação eterna” (Is.45:17). Portanto, amados, confiemos sempre na provisão divina. Entreguemos ao Senhor em oração aqueles que nos perseguem. Essa sempre será a melhor decisão a ser tomada. Como Davi, confiemos a Deus as nossas queixas e tribulações, pois a Sua bondade dura para sempre. “Dar-te-ei graças para sempre”, ó Deus meu, “esperarei no Teu nome, porque é bom” (v.9). Vigiemos e oremos!
Bom dia, fiéis servos de Deus!
Rosana Garcia Barros
#Salmos52 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 52 – Como uma chama inextinguível, a mensagem deste Salmo inspirado retrata a confiança radiante de Davi na fidelidade de seu poderoso e atuante Deus, mesmo diante das nebulosas ações malignas e tenebrosas atitudes traiçoeiras dos perversos, personificadas por Doegue.
Davi, com coragem flamejante, reconhece que, embora as pessoas maldosas possam brandir suas armas e semear opressão, Deus permanece como um farol inabalável de intocável fidelidade. Sua segurança irrompe como um sol radiante, banhando o coração dos justos com calor e esperança. Por isso, comentando o Salmo 52, John Baigent concluiu que:
• “Nada do que o tirano faz pode abalar a fidelidade de Deus para com Seu povo”.
O Salmo também apresenta que, enquanto as pessoas intolerantes e arrogantes se apoiam nas sombras fugazes de sua própria força, riqueza e poder, a segurança dos justos é uma fortaleza intransponível, construída sobre alicerces da confiança em Deus e submissão aos Seus divinos mandamentos.
Davi reconhece que, apesar das ameaças que assombram e das perseguições que se levantam, aqueles que temem a Deus são envolvidos por um manto de segurança celestial. Por isso, Baigent ao encontrar nas palavras cintilantes de Davi uma mensagem fulgurante, cunha a seguinte aplicação:
• “A segurança dos tementes a Deus está em contraste com a insegurança dos ímpios”.
Conforme o título do Salmo 52, seu contexto envolve Doegue, um edomita a serviço do déspota rei Saul, registrado em 1 Samuel 21 e 22. Nesta ocasião, Davi fugia de Saul, que estava enciumado e com medo extremado do sucesso e popularidade do caçula de Jessé. Indo rumo à cidade de Nobe, Davi refugiou-se na residência do sacerdote Aimaleque, o qual lhe deu os pães consagrados aos sacerdotes e a espada de Golias.
Doegue observou e delatou tudo a Saul. Furioso e desconfiado de uma possível conspiração entre Aimaleque e Davi, Saul ordenou o massacre de Aimaleque e 85 sacerdotes. Como os soldados relutaram assassinar sacerdotes, Doegue executou o massacre, e destruiu a cidade deles. Abalado pela trágica desgraça realizada contra pessoas inocentes, Davi expressa indignação… mas não mergulha nela; ao contrário, eleva-se declarando sua confiança em buscar refúgio em Deus e em louvá-lO pela amorosa fidelidade.
Em meio às traições e violências podemos confiar que Deus fará justiça e preservará os justos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.