Reavivados por Sua Palavra


SALMO 43 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
18 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 43 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 43 – BLOG MUNDIAL

SALMO 43 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 43 by Luís Uehara
18 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/43

A maioria das pessoas provavelmente já foi acusada injustamente, julgada erroneamente ou, no mínimo, mal compreendida. Lembro-me na escola primária de ter sido acusado de algo que eu não havia feito. Até hoje, ainda sinto incômodo ao pensar no ocorrido. Fui obrigado a pagar para consertar algo que eu não havia quebrado. Simplesmente não foi justo.

O autor do Salmo pede que Deus o justifique e defenda a sua causa (v. 1). Parece que, quando estamos com problemas, reconhecemos a nossa necessidade da ajuda divina. O salmista nos lembra: “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte” (v. 3).

O ponto alto vem a seguir: “Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria” (v. 4). Esta é uma referência clara ao santuário, o qual equivale a estar na presença de Deus. Como adventistas, isso é absolutamente crucial, porque a “mensagem do santuário” está no centro de nossa identidade. Jesus é nosso Sumo Sacerdote advogando em nosso favor (veja Hb 4:14-16). Não é de admirar que o salmista termine com palavras que se tornaram uma canção favorita das Escrituras: “Espera em Deus [minha alma] pois ainda O louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (v. 5).

Michael W. Campbell
Diretor de arquivos, estatísticas e pesquisa da Divisão Norte-Americana da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/43
Tradução:Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli



SALMO 43 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
18 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

311 palavras

Oração para ser livrado do inimigo e para ser restaurado à presença de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Originalmente, este e o salmo anterior eram um único salmo. Bíblia de Genebra.

Faze-me justiça… pleiteia a minha causa. Essas palavras são termos técnicos jurídicos que emprestam ao salmo um pano de fundo forense. Bíblia de Genebra.

pleiteia. Do heb. “contender”, “conduzir um caso contra alguém” (ver com. do Sl 35:1; cf 1Sm 24:15). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 830.

nação contenciosa. É provável que o salmista se refira à sua nação, pois sabe que ela está longe do ideal de Deus. CBASD, vol. 3, p. 830.

É só Deus que pode julgar nosso íntimo, e dar a sentença adequada; é Ele o nosso juiz, Advogado e Libertador (Tg 4:12; 1Jo 3;20). Bíblia Shedd.

Tu és o Deus da minha fortaleza. De Deus somente vem a nossa força, por isso não somos nós que devemos atacar nossos inimigos; Deus o fará, se a causa for justa. quando profundas dúvidas surgem, devemos recorrer as Promessas de Deus, em Hb 13.5-6. Bíblia Shedd.

Por que…? Repete-se a pergunta do Salmo 42:9 com mais veemência. Davi não se sente apenas esquecido, ele se sente rejeitado. CBASD, vol. 3, p. 830.

a Tua luz e a Tua verdade. A verdade de Deus (ver 1 João 2:27) fornece o caminho certo a seguir, e a luz de Deus (ver 1 João 1: 5) fornece a visão clara a seguir. Se você se sente rodeado de trevas e incertezas, siga a luz e a verdade de Deus. Ele irá guiá-lo. Life Application Bible Kingsway.

harpa. Quando não se pode expressar a alegria na linguagem humana, a música supera as limitações da linguagem. CBASD, vol. 3, p. 830.

Por que estás abatida…? Neste refrão está a síntese da experiência do cristão: o problema do sofrimento, a certeza do auxílio e a confiança na vitória final mediante a fé (ver 1Jo 5:4). CBASD, vol. 3, p. 830.



Salmo 43 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
18 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha alegria; ao som da harpa eu Te louvarei, ó Deus, Deus meu” (v.4).

Este Salmo parece uma continuação do Salmo de ontem. O verso cinco possui o mesmo conteúdo dos versos cinco e onze do Salmo anterior. E mensagem central do Salmo de ontem foi o desejo de ver a Deus. A de hoje é o desejo de estar no lugar onde Deus habita.

Certamente, o salmista sabia o que queria e a opressão dos inimigos era algo que muito o incomodava (v.2). Um povo contencioso, ou seja, duvidoso, litigioso, (v.1), o afligia a ponto de questionar a Deus sobre o seu infortúnio (v.2). Ao pedir que o Senhor enviasse a Sua luz e a Sua verdade (v.3), o salmista revelou a forma de sermos guiados ao santo monte de Deus: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos” (Sl.119:105); “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (Jo.17:17).

Somente na Palavra de Deus podemos encontrar a luz para nos fazer enxergar, e a verdade para nos santificar. Todos os que desejam estar onde o Senhor está buscam a iluminação das Escrituras e, através do conhecimento da verdade estão em conexão com Cristo, sendo “transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2Co.3:18).

Não existe resultado Céu, se antes não houver esforço de nossa parte aqui nesta terra. Jesus mesmo nos advertiu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois Eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc.13:24). O esforço que Cristo requer de nós não se refere às nossas obras, amados. Não se trata de quem dá mais estudos bíblicos ou acumula mais cargos na igreja. Trata-se de comunhão pessoal. As obras externas devem ser tão somente o resultado da obra interna que Deus realiza no coração. Pois fomos “criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef.2:10).

Prestem bastante atenção, amados: não temos como saber qual é a vontade de Deus em nossa vida se não formos Seus amigos. O que foi que levou Enoque a ser trasladado para o Céu? A sua intimidade em andar com Deus (Gn.5:24). O que foi que levou Abraão a ser conhecido como amigo de Deus (Is.41:8)? A sua fé adquirida pela comunhão que tinha com Deus (Gn.15:6). O que foi que livrou Daniel da fúria dos leões? A sua intimidade com Deus através de uma vida de oração (Dn.6:10).

Portanto, ser reavivado pela Palavra e manter uma vida de oração, estabelece um elo de ligação entre criatura e Criador que culminará no breve encontro com Ele: “Então, irei ao altar de Deus” (v.4). Se Deus é a sua alegria, se você anela estar em Sua habitação, então, como o salmista, você tem o privilégio de dirigir-se a Ele como “Deus meu” (v.4). Com essa esperança maravilhosa em seu coração, declare neste momento: Espero “em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” (v.5). Vigiemos e oremos!

Feliz semana, amigos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos43 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 43 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
18 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 43 – Este é uma continuação do Salmo 42, sem uma divisão clara no texto original. Embora dividido em nossas Bíblias em dois Salmos, eles são frequentemente considerados uma unidade literária e possivelmente tenham sido originalmente um Salmo só.

Os dois Salmos compartilham temas semelhantes, como a sede espiritual e a busca por Deus em meio às dificuldades, angústia, aflição e opressão. Há uma citação que se repetem três vezes quando se juntam os dois salmos (Salmo 42:5, 11; 43:5):

Por que você está assim tão triste, ó minha alma?
Por que está tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda O louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Nestas palavras, “o salmista se entrega a um solilóquio, uma conversa diante do espelho, exortando a si mesmo e admoestando-se a não ficar abatido. Ele confronta sua própria alma perturbada a esperar no Senhor, e, mesmo que agora o tempo seja de choro, a esperança o impulsiona a antecipar os dias de alegria, onde louvará a Deus, seu auxílio e o seu Deus pessoal”, comenta Hernandes Dias Lopes.

Há diferença na disposição dos estribilhos em Salmo 42:5, 11; 43:5 que, considerando o contexto de cada estribilho no texto, torna-se evidente uma progressão temática e emocional:

• Em Salmo 42:4, o estribilho inicia com a expressão de tristeza e perturbação, embora houvesse esperança em Deus, confiando que, no futuro, o salmista ainda O louvaria.
• No Salmo 41:11, o estribilho é uma repetição exata do Salmo 42:5, reforçando a mensagem de colocar a esperança em Deus diante da tristeza e perturbação.
• No Salmo 43:5, o salmista reitera sua tristeza e perturbação de alma, mas desta vez faz uma oração a Deus para ser defendido contra os ímpios, terminando com a determinação de louvá-lO como Salvador.

“O refrão em 43:5 não deve ser lido com a mesma voz abatida que em 42:5, 11, pois a fé no Senhor mudou tudo”, afirma Warrem Wiersbe. Essa progressão reflete a jornada espiritual de quem crê e confia em Deus; isso porque “o pensamento de culto jubiloso no santuário revitaliza o salmista”, destaca Allan Harman.

Então, se a aflição atingiu teu coração, não relute em buscar ao Senhor; nEle há esperança de restauração!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí