Reavivados por Sua Palavra


Página ReavivadosporSuaPalavra do Facebook hackeada by Jeferson Quimelli
9 de junho de 2023, 10:50
Filed under: Sem categoria

Caríssimos irmãos, nossa página no Facebook, ReavivadosporSuaPalavra, foi roubada por hackers da Indonésia. Certamente, o número de inscritos da página foi um atrativo para valorizar a venda a terceiros.

Infelizmente, apesar de todos os nossos esforços até agora, não conseguimos reaver o perfil junto à administração do Facebook. E não vemos muita esperança que o consigamos. Sabemos que a Internet é um território “sem lei e sem ninguém” e que existe muita maldade e exploração neste meio, que é muito utilizado pelo inimigo para seus maléficos intentos.

Pedimos suas orações para que este e outros serviços dedicados ao Senhor não sofram prejuízo.

Um forte abraço a todos e obrigado por nos acompanharem sempre.



SALMO 34 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
9 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 34 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 34 – BLOG MUNDIAL

SALMO 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 34 by Luís Uehara
9 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/34

“Provai, e vede que o Senhor é bom!” (v. 8)

Este é um experimento científico sobre evidências – o que não é o mesmo que demonstração. Por exemplo, podemos ver no mundo natural evidências de uma inundação mundial — camadas planas de rocha sedimentar, algumas delas muito finas, espalhadas por centenas de milhares de quilômetros quadrados sem erosão entre as camadas. Isso é diferente de ver a água carregando e depositando o lodo. Evidência também não é impressão. Sentimentos são maravilhosos, mas não devem ser o principal fator decisivo.

O que qualifica algo como evidência? “Evidências são dados ou informações imparciais que ajudam você a chegar a uma conclusão.”

Isso significa que você não tem um motivo secreto, pois não está procurando provar algo.

Tomé exigiu provas físicas antes de acreditar que Jesus ressuscitara dos mortos. Jesus lhe disse: “Bem-aventurados os que crêem e não viram”. Acreditar sem evidências? Não, acredite em um tipo diferente de evidência – se possível, mais de uma. Os amigos de Tomé viram Jesus vivo e contaram a ele. Jesus havia dito que ressuscitaria. Jesus também apresentou as Escrituras “começando por Moisés e por todos os profetas”. Esta história é para nós e nossas decisões.

Portanto, colha evidências.

Virgínia Davidson
Artista — projetista e construtora de vitrais
IASD de Spokane Valley, Washington, EUA.

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/34
Tradução: Luis Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

1031 palavras

O Salmo 34 é mais um poema alfabético ou acróstico (ver p. 705). Ele mescla gratidão pessoal e ações de graças coletivas. … O salmo tem 22 versículos, 23 no hebraico, sendo que o v. 1 é o subtítulo. Cada um deles começa com uma letra do alfabeto hebraico na ordem regular, com as seguintes exceções: a letra wav é omitida e a letra pe’ aparece como a primeira letra do último versículo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 800.

Deus promete grandes bênçãos ao seu povo, mas muitas dessas bênçãos requerem nossa participação ativa. Life Application Study Bible Kingsway.

Engrandecei o SENHOR comigo. O salmista convida os “humildes” a se unirem com ele no louvor a Yahweh. Exaltamos a Deus quando O engrandecemos (ver Dt 32:3). … Na adoração na sinagoga moderna o Salmo 34:3 é lido no momento que se retira a Torah da arca. CBASD, vol. 3, p. 801.

Busquei ao SENHOR e Ele me acolheu. O salmista começa a expressar o motivo de sua gratidão. É grato pelo que Deus fez por ele, pelo que fez por outros e pelas lições que Deus lhe ensinou nas adversidades. CBASD, vol. 3, p. 801.

Contemplai-O e sereis iluminados. Ver 2Co 3:18. Quando Deus olha para o ser humano, seu semblante se torna radiante. … Ao fugirmos de inimigos, visíveis ou não, parece que estamos sós, abandonados, impelidos na escuridão sombria de novas perplexidades que ameaçam destruir tanto o corpo quanto a mente. Então, de repente, de modo inesperado vem o livramento. Percebemos que uma Presença invisível mais uma vez transforma erros passados em degraus para a vitória. O coração se enche de gratidão e louvor, e outro marco de experiência é levantado para servir de encorajamento em provas futuras. Verdadeiramente, o Senhor é bom! CBASD, vol. 3, p. 801.

O anjo do SENHOR acampa-se. Ver Gn 32:1, 2; 2Rs 6:26, 17. A contínua presença dos anjos da guarda é uma das certezas mais doces do cristão. CBASD, vol. 3, p. 801.

Oh! Provai e vede. O salmista convida outros não para confiar na sua palavra, mas para provar por si mesmos. Provai” vem da palavra heb. ta’am, “experimentar o sabor de”. Nesta passagem, significa “experienciar” (ver Hb 6:5; 1Pe 2:3). A prova mais segura da religião se encontra na experiência pessoal. Sem a experiência cristã a religião de Cristo é apenas teoria, e como mera teoria não tem poder para salvar. CBASD, vol. 3, p. 801.

“Prove e veja” não significa “Verifique as credenciais de Deus”. Em vez disso, é um convite caloroso: “Experimente, sei que você vai gostar.” Life Application Study Bible Kingsway.

Bom. Do heb. tob, uma palavra que expressa diversas qualidades, como “bondoso”, “gentil” e amigável”. Refletir sobre este atributo divino pode ajudar a corrigir o indiferente senso de justiça. É preciso ser sensível aos elementos mais nobres do caráter de Deus, e pensar neste atributo divino quando se é tentado a esquecer da amabilidade no relacionamento com os semelhantes. CBASD, vol. 3, p. 801.

homem. Do heb. geber, “o homem jovem, vigoroso”. Não há quem não precise da ajuda divina. No plano divino não há lugar para a autossuficiência. O ser humano precisa de Deus. CBASD, vol. 3, p. 801.

santos. Do heb. “qedoshim, “santos” (ver com. dp Sl 16:3; Lv 19:2). CBASD, vol. 3, p. 801.

Você diz que pertence ao Senhor, mas você o teme? Temer ao Senhor significa mostrar profundo respeito e honra a ele. Demonstramos verdadeira reverência por nossa atitude humilde e adoração genuína. Life Application Study Bible Kingsway.

9, 10 Lembre-se, Deus sabe do que precisamos, e nossas necessidades mais profundas são espirituais. Muitos cristãos, embora enfrentem pobreza e sofrimento insuportáveis, ainda têm alimento espiritual suficiente para viver para Deus. Davi estava dizendo que ter Deus é ter tudo o que você realmente precisa. Deus é suficiente.

Se você sente que não tem tudo o que precisa, pergunte: 1) Isso é mesmo uma necessidade? 2) isso é realmente bom para mim? 3) Este é o melhor momento para eu ter o que desejo? Mesmo que você responda sim a todas as três perguntas, Deus pode permitir que você viva sem o que você quer para ajudar você a crescer mais dependente dele. Ele pode querer que você aprenda que você precisa dele mais do que de seus desejos imediatos. Life Application Study Bible Kingsway.

11-14 Reverência é muito mais do que sentar silenciosamente na igreja. Inclui obedecer a Deus na maneira como falamos e tratamos os outros.  Life Application Study Bible Kingsway.

12 ama a vida. A pergunta envolve as “ambições”psicológicas básicas do ser humano. Todo ser humano quer ter uma vida longa e feliz. CBASD, vol. 3, p. 803.

14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom. Ver Sl 37:27; Is 1:16, 17. O viver do cristão envolve aspectos positivos e negativos. Deve-se distanciar do mal e fazer o bem. Evitar fazer o mal apenas não é o suficiente; é preciso praticar o bem. CBASD, vol. 3, p. 803.

17 livra. Várias vezes na vida presente e definitivamente na vida porvir. A promessa não garante o livramento completo neste mundo, mas, no caso do justo, o Céu garante a libertação de todos os problemas. CBASD, vol. 3, p. 803.

18 dos que têm o coração quebrantado. Um coração quebrantado pela tristeza e pelo sofrimento está pronto a aprender as lições mais importantes que Deus tem a ensinar (ver Sl 119:71). A ideia do “coração quebrantado” é frequente na Bíblia (ver Sl 51:17; Is 61:1; 66:2). CBASD, vol. 3, p. 803.

18, 19 Quando os problemas surgirem, não fique frustrado com Deus. Em vez disso, admita que precisa da ajuda de Deus e agradeça a ele por estar ao seu lado.  Life Application Study Bible Kingsway.

19 Muitas são as aflições. O cristão não necessariamente está isento de aflição, mas Deus lhe dá forças para enfrentar os problemas. Porém, tem-se observado que os sofrimentos do cristão são menores que os do incrédulo, que sofre também com os efeitos da intemperança, do crime, dos maus hábitos. Algumas das recompensas do viver correto são desfrutadas já nesta vida. CBASD, vol. 3, p. 803.

20 nenhum deles. O princípio geral é que os justos estão sob a proteção divina. Na Bíblia, princípios gerais são expressos com frequência por meio de linguagem concreta. Em cumprimento das Escrituras, os ossos de Jesus não foram quebrados (ver Jo 19:36; cf Êx 12:46; Nm 9:12; DTN, 771, 772). CBASD, vol. 3, p. 803.

21 O infortúnio matará o ímpio.O pecado consome a si mesmo. A morte é a consequência natural e inevitável do pecado. CBASD, vol. 3, p. 803.



Salmo 34 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle se refugia” (v.8).

Diante de um Salmo tão belo e repleto de ricas mensagens de fé e de adoração, fica difícil pensar que Davi o escreveu após o episódio em que se fingiu de louco diante de Aquis, rei dos filisteus (1Sm.21:10-15). Aquele relato me faz rir todas as vezes que o leio, pois fico imaginando a cena. Então, me deparo com o Salmo de hoje e me pergunto: Toda esta inspiração veio depois daquele teatro de loucura de Davi?

Lembro-me, então, de uma outra história que, semelhante a de Davi, salvou a vida de uma senhora cristã em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial. Quando os soldados invadiram a sua propriedade, ela saiu de casa descabelada, toda suja, com uma vassoura na mão e gritando palavras sem sentido. Assustados, pensando que ela fosse alguma espécie de bruxa ou feiticeira, os soldados fugiram e assim a sua vida e a sua integridade física foram preservadas (você pode ler a história na íntegra, no livro “Mil Cairão ao Teu Lado”, da Casa Publicadora Brasileira).

No momento em que Davi foi posto frente a frente com o rei filisteu, aparentemente ele não tinha chance alguma de escapar e nada do que ele dissesse poderia justificá-lo. Então, Davi buscou o Único capaz de livrá-lo naquele momento (v.4). O fingir-se de louco não calou o seu clamor (v.6). Aos nossos olhos pode até soar estranho tal atitude, mas, para Davi, a forma como ele conseguiu escapar de uma morte certa, foi uma prova inequívoca de que o Senhor é bom e de como é verdadeiramente feliz todo aquele que nEle se refugia (v.8). Foi uma experiência tão real e tão forte, que ele pôde sentir a presença do anjo do Senhor ao seu lado (v.7).

Davi escolheu refrear a língua e esperar em Deus (v.13). Certamente, ele teria muito o que falar diante daquele rei perverso e pagão, mas o procurar a paz (v.14) era o mais sensato a se fazer naquele momento. Ele foi levado à presença de Aquis como um herói de guerra, e saiu como um louco. Se Davi tivesse buscado argumentar naquele momento, só provocaria ainda mais a ira de seus inimigos (v.21).

De coração quebrantado e espírito oprimido, ele pôde sentir, mediante uma situação inusitada, que o Senhor estava com ele (v.18); que os olhos de Deus repousaram sobre ele e que os ouvidos divinos ficaram bem atentos ao seu clamor (v.15). Depois do que ali aconteceu, Davi tinha a firme certeza de que, por mais que tivesse que passar por muitas aflições, Deus o livraria de todas elas (v.19); e que não há condenação para todo aquele que confia no Senhor (v.22).

Muitas vezes não entendemos o agir de Deus. Certamente, o Espírito Santo motivou Davi a reagir daquela maneira. Mas o que pode nos parecer loucura, também pode ser o método divino para nos salvar. Noé anunciou um dilúvio em uma época em que nunca havia chovido. Jonas fugiu de Deus e foi engolido por um grande peixe. O Senhor pediu ao profeta Oseias que se casasse com uma mulher adúltera. São apenas alguns exemplos de que o nosso conhecimento é demasiadamente limitado diante da sabedoria divina. E foi nesse Salmo que o Senhor inspirou Davi a escrever mais uma profecia messiânica, como vimos no versículo vinte.

Portanto, amados, aceitemos o amoroso convite da Palavra do Senhor: “Vinde, filhos, e escutai-me” (v.11). Quando procuramos ouvir a voz de Deus acima de qualquer voz humana, Ele nos faz enxergar a Sua provisão em meio ao improvável. Provai e vede! Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, tementes a Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos34 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 34 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
9 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 34 – A busca pela aprovação de Deus e o refúgio de Sua presença são fundamentais para promover saúde plena. Ao confiarmos em Sua fidelidade, encontramos fortaleza para enfrentar adversidades e superar aflições que nos debilitam. A certeza da aprovação divina é bálsamo a nossa alma, aliviando-nos das cargas que nos afligem e impulsionando-nos a viver uma vida equilibrada e saudável.

Leia com oração e atenção ao Salmo 34. Note que a postura de confiança e gratidão diante de Deus têm implicações profundas e poderosas em nossa existência. Então, considere esta citação:

“A certeza da aprovação de Deus promove saúde física. Ela fortalece a pessoa contra a dúvida, perplexidade e excessiva tristeza, que tantas vezes consomem as forças vitais e levam às doenças nervosas de espécie muito debilitante e aflitiva. O Senhor empenhou Sua infalível palavra de que Seus olhos repousam sobre os justos e de que os Seus ouvidos estão abertos a suas súplicas, ao passo que Ele está contra todos os que praticam males. Colocamo-nos numa situação muito difícil quando seguimos uma conduta que coloca o Senhor contra nós” (Ellen White.

O Comentário Bíblico Adventista atesta que Davi, quem escreveu o Salmo em acróstico iniciando cada verso com uma letra do alfabeto hebraico, “mescla gratidão pessoal e ações de graças coletivas”. Além disso, afirma que “o tema do cuidado de Deus para com o aflito é apresentado de vários aspectos em vez de um desenvolvimento lógico sistemático”.

Inspirado pelo Espírito Santo, Davi nos inspira com as belíssimas palavras do Salmo, nos encorajando a buscar a aprovação de Deus, a confiar em Sua fidelidade e a refugiar-se em Sua presença.

Quando enfrentamos dúvidas, perplexidades, angústias, incertezas e excessivas tristezas, nossa saúde física e emocional são afetadas diretamente de forma negativa. Contudo, quando reconhecemos que os olhos do Senhor estão sobre os justos e que Ele está aberto às nossas súplicas, encontraremos alívio para nossas aflições (Salmo 34:1-11).

Por outro lado, quando seguimos uma conduta que coloca Deus contra nós, colocamo-nos em situação delicada. Desprezar a perfeita vontade de Deus e praticar males, além de nos afastar da aprovação de Deus, coloca-nos em aberto conflito contra Ele (Salmo 34:12-22).

Portanto, precisamos consagrar-nos a Deus e então reavivarmo-nos para desfrutarmos da bênção de Sua aprovação! – Heber Toth Armí