Reavivados por Sua Palavra


SALMO 33 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
8 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 33 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 33 – BLOG MUNDIAL

SALMO 33 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 33 by Luís Uehara
8 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/33

Este Salmo se inicia lembrando como é adequado louvar ao Senhor com cânticos e música, porque tudo que Ele faz é bom e certo. Pela palavra do Senhor os céus e a terra foram feitos porque Ele falou e tudo foi feito. Ele ordenou e logo tudo apareceu.

O primeiro capítulo de Gênesis é a narrativa majestosa do Criador e da criação de seus novos filhos. Cada dia termina com a modelo verbal hebraico: “Passaram-se a tarde e a manhã” (NVI), perfazendo um período de 24 horas de tempo. A sequência dos seis dias da criação começou com a criação de luz, então a atmosfera, solos e vegetação, o sol e o sistema solar, os peixes para as águas e os pássaros para o ar e, em seguida, os animais terrestres. Culminando a semana, cria uma nova ordem de seres, homem e mulher, cuja combinação é a própria imagem do próprio Criador. Na verdade, tudo era “muito bom”.

Deus poderia ter terminado ali, uma semana de seis dias. Por que não? Em um jardim perfeito e com corpos perfeitos ninguém fica cansado. Mas o Criador escolheu encerrar a semana de seis dias acrescentando mais um dia, um dia de descanso chamado o Sábado, como um dia de presente divino. Por quê? Pense nisso: qual é o presente mais perfeito que qualquer pai amoroso pode dar a seu filho ou filha? É um tempo ininterrupto, sem pressa, para estarem juntos.

Meu pai era um pastor e enquanto vivíamos como missionários no Japão, ele estava implantando uma igreja em uma cidade grande, que tinha pouquíssimos cristãos. Isso significava que ele estava ocupado dia e noite. Uma noite, ele chegou em casa e compartilhou conosco o que estava pensando. Ele decidiu folgar toda terça-feira para poder passar tempo com a família. Uma vez que estávamos sendo educados em casa, não havia nenhum problema em tirar um dia de folga. Poderíamos fazer piqueniques, passar um tempo na praia ou escalar montanhas. Que dia glorioso!

Agora que meu pai está morto, eu olho para trás ao longo dos anos e percebo que ele nos deu o melhor presente de todos. Não dinheiro, pois não tinha muito, mas o presente do tempo ininterrupto, sem pressa, com ele. O mesmo presente nosso Pai Criador deu a você e a mim a cada sete dias.

Por que alguém iria querer se livrar do sábado do sétimo dia?
Extraído de “O Escolhido”, de Dwight Nelson, pp 104, 105.

Dwight Nelson
Pastor Sênior, Pioneer Memorial Church
Andrews University

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/33
Tradução: Luis Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 33 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – RAZÕES PARA LOUVAR by Jeferson Quimelli
8 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

763 palavras

O Salmo 33 é um hino de celebração, que louva Yahweh como criador, supremo soberano e provedor fiel daqueles que O temem. CBASD.

Exultai. Do heb. naman, “dar um vibrante grito de júbilo”. Os v. 1 a 3 são a introdução do salmo e um convite aos justos para louvar a Yahweh com instrumentos musicais. CBASD.

fica bem. Do heb. na’wah, ‘apropriado”, “conveniente”. O dom da gratidão é próprio dos justos. CBASD.

harpa. Do heb. kinnor, literal “lira” [raiz da palavra Kinnereth, outro nome do mar ou lago da Galiléia, que tem a forma aproximada de uma lira]. CBASD.

saltério. Do heb. nebel, um instrumento como a harpa. … Somente o melhor é o suficiente para a adoração a YahwehCBASD.

novo cântico. Novas bênçãos requerem novo agradecimento e novos hinos de louvor (ver Sal 40:3; 96:1). Não se deve limitar a usar sempre o que tem sido usado. Circunstâncias diferentes requerem uma expressão adequada e oportuna em palavras de adoração e louvor. CBASD.

a palavra do SENHOR é reta. Os v. 4 a 21 expõem as razões para louvar a Yahweh. Dentre elas está o fato de que Yahweh é justo e misericordioso (v. 4, 5, 18; ver Sl 25:10; 26:3; 36:5,6). CBASD.

Todas as palavras de Deus são corretas e verdadeiras – elas podem ser confiáveis. A Bíblia é confiável porque, ao contrário das pessoas, Deus não mente, esquece, muda suas palavras ou deixa suas promessas sem cumprir. Podemos confiar na Bíblia porque ela contém as palavras de um Deus santo, confiável e imutável. Life Application Study Bible Kingsway.

6-9 Este é um resumo poético do primeiro capítulo de Gênesis. Deus não é apenas o coordenador das forças naturais, ele é o Senhor da criação, o Deus todo-poderoso. Por ser todo-poderoso, devemos reverenciá-lo em tudo o que fazemos. Life Application Study Bible Kingsway.

por Sua palavra. A segunda razão para louvar é que Yahweh é o criador de tudo o que existe. Jesus é o “Verbo” (Jo 1:1) que fez “todas as coisas” (Jo 1:3). CBASD.

o exército deles. Os corpos celestes, conforme indica a estrutura paralela do versículo. CBASD.

Ele falou, e tudo se fez. Ou, simplesmente “Ele falou, e era”, suprimindo a palavra “fez”; ou ainda “Ele falou, e passou a ser”. […] Deus é apresentado como criador, em contraste com qualquer deus que [se] pretenda ser capaz de criar. A excelência da linguagem usada para descrever os atos criativos de Deus não tem paralelo na literatura (ver Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26). CBASD.

10 o Senhor frustra. A soberania de Yahweh (v. 10, 11) é a terceira razão para o louvor. CBASD.

11 “Os planos do Senhor permanecem para sempre”. Você está frustrado com as inconsistências que vê nos outros, ou mesmo em si mesmo? Deus é totalmente confiável – suas intenções nunca mudam. Há uma promessa de que dons bons e perfeitos nos vêm do Criador que nunca muda (Tiago 1:17). Quando você se perguntar se existe alguém em quem possa confiar, lembre-se de que Deus é totalmente consistente. Deixe-o aconselhar você. Life Application Study Bible Kingsway.

12 feliz. Este trecho antecipa os v. 18 a 20, introduzindo a ideia da relação especial entre Deus e Israel. CBASD.

13 olha dos céus. A quarta razão para louvar é a onipresença e a onisciência de YahwehCBASD.

16, 17 Cavalo refere-se à força militar. Como Deus governa e anula todas as nações, os líderes nunca devem confiar em seu poder físico. O poderio militar não é o fundamento de nossa esperança. Nossa esperança está em Deus e em sua graciosa oferta para nos salvar, se confiarmos nele. Life Application Study Bible Kingsway.

16 não há rei que se salve. A quinta razão para louvar é a onipotência de Yahweh. Ao se referir à relativa impotência de governantes, homens fortes e cavalaria, o salmista deixa subentendido que somente Yahweh é onipotente. Esse é um recurso poético extraordinário, cujo significado subjacente é percebido apelas pelo leitor mais atento. CBASD.

18, 19 Esta não é uma garantia férrea de que todos os crentes serão libertos da morte e da fome. Milhares de santos cristãos tem sido espancados até a morte, chicoteados, alimentados a leões ou executados (Romanos 8:35, 36; Hebreus 11:32-40). Deus pode (e muitas vezes milagrosamente o faz) livrar seus seguidores da dor e da morte, embora às vezes, para propósitos conhecidos apenas por Ele, Ele opte por não fazê-lo. Quando confrontados com essas duras realidades, devemos nos concentrar nos sábios julgamentos de Deus. O escritor estava implorando pelo cuidadoso cuidado e proteção de Deus. Em tempos de crise, podemos colocar nossa esperança em Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

18 os olhos do Senhor. A sexta razão para louvar é que se pode confiar em Yahweh para proteger o povo escolhido. CBASD.

Fonte: CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 798, 799.



Salmo 33 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Os céus por Sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de Sua boca, o exército deles” (v.6).

Ao longo da história, o criacionismo tem sido questionado e a existência do Criador negada. Com o surgimento do Darwinismo, a ciência humana assumiu a postura de senhora da razão incutindo, desde a infância, suas teorias e descobertas como sendo uma fonte segura e inquestionável. Assegurados em seus milhões e milhões de anos, “mudaram a verdade de Deus em mentira” (Rm.1:25), datando o nascimento da humanidade e o surgimento de todas as coisas como eventos ocasionais, frios e esquisitos. “Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Rm.1:20).

Após seis dias literais de ação criativa divina, um dia foi estabelecido, um memorial foi erguido, um sinal no tempo, que sempre lembraria a humanidade de sua origem edênica. Ali naquele jardim, plantado como um templo natural em louvor ao Criador, Adão e Eva desfrutaram do descanso, da bênção e da santificação do sábado inaugural. Tão intimamente estavam ligados a Deus que nada ali, por mais perfeito que fosse, poderia superar o dom da presença divina. Seu primeiro dia na Terra também foi o dia em que o Criador escolheu passar com eles todas as vinte e quatro horas. Não fosse o pecado, e até hoje estaríamos desfrutando deste privilégio de ver a Jesus face a face.

Ao libertar o Seu povo da escravidão no Egito, o Senhor cuidou em declarar-lhe a Sua Lei moral, a mais perfeita expressão de Seu imutável, santo e amoroso caráter. Dentre os mandamentos, no centro deles, encontra-se a lembrança de um primeiro amor há tanto esquecido: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” (Êx.20:8). O Criador estava convidando o Seu povo a desfrutar novamente das bênçãos oferecidas a nossos primeiros pais. O quarto mandamento é o único que declara o Senhor como Criador e que confirma a Sua jurisdição: “porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há” (Êx.20:11).

Então, Jesus pisou neste mundo escuro e nos deixou exemplo de perfeita obediência, declarando a verdade que a maioria tenta abafar: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mt.5:18). Ensinando, pregando e curando, Cristo nos deixou em registro sagrado o ministério sabático. E até na morte, descansou neste dia, tornando-o também um memorial da redenção.

O sábado surge a cada semana como um presente do Criador, um sinal perpétuo de Sua aliança de amor com a humanidade. Em guardá-lo, encontramos descanso, bênção e santificação (Gn.2:3); o nosso coração é guardado da incredulidade e nos tornamos o alvo da contemplação divina (v.18). O sábado não é uma imposição, o sábado é o convite semanal do Criador: “Tema ao Senhor toda a Terra, temam-No todos os habitantes do mundo” (v.8), “e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap.14:7). Aceitemos, hoje, este convite de graça, e, dentro em breve, estaremos todos adorando ao Criador na eternidade, “de um sábado a outro” (Is.66:23). Vigiemos e oremos!

Bom dia, tementes ao Criador!

Rosana Garcia Barros

#Salmos33 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 33 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
8 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 33 – Quando mergulhamos nas palavras inspiradas deste Salmo, que é um cântico de louvor e adoração ao nosso Deus Todo-Poderoso, somos convidados a refletir sobre a grandeza de Deus, Sua fidelidade e o Seu amor inabalável por nós, Seus súditos.

• Deus merece nosso louvor devido à criação (Salmo 33:1-9). Os justos devem louvar a Deus com alegria e gratidão no coração. Devemos convidar e entoar canções e melodias, acompanhados por instrumentos musicais, a fim de glorificar a Deus na adoração. A forma incrível que Deus usou para criar nos inspira a louvar: Através de Sua poderosa Palavra que é verdadeira e confiável, todas as Suas obras foram realizadas perfeitamente.

• Nossa confiança em Deus deve motivar-nos ao louvar-Lhe (Salmo 33:10-19). Deus percebe tudo o que acontece na Terra, conhece os planos dos povos e nações; e por ser Deus, Seu conselho prevalece no mundo. O poder humano, por maior que seja, não pode opor-se ao poder de Deus. Por isso, é imprescindível confiar nEle como nosso auxílio e escudo. Quem teme a Deus e abriga-se em Seu imensurável amor experimentará Sua misericórdia e Seu favor; e, pode descansar seguro, pois Ele cuida dos Seus filhos e os livra do mal. Cientes disso, devemos adorar e exaltar ao nosso Deus!

• Nossa esperança na fidelidade de Deus deve incentivar-nos a louvar-Lhe com expectativa (Salmo 33:20-22). A conclusão do Salmo trata de esperar na fidelidade de Deus. O salmista declara que nossa alma espera pelo Senhor e Ele é nosso auxílio e escudo. Isso deve levar-nos a alegrar-se e exultar nEle, pois Sua Palavra não nos desapontará! Ela ilumina o caminho daqueles que buscam pela paz!

A Palavra de Deus é um farol de esperança nas revoltas águas das incertezas. Neste Salmo, ela é vista como o sopro da criação, o eco de Seu poder insondável. O Salmo 29 apresentou o poder da voz de Deus, e, o Salmo 33 se concentra na própria Palavra divina, a qual é o próprio fôlego criativo que deu origem ao Universo. Seu poder inigualável ecoa através dos tempos, ecoando nos corações da humanidade e moldando a história.

“Deus falou, e Suas palavras criaram Suas obras no mundo natural”, diz Ellen White. Portanto, permita que Suas palavras recriem tua vida hoje! – Heber Toth Armí.