Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: SALMO 30 – Primeiro leia a Bíblia
SALMO 30 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/30
Há momentos na vida em que o Senhor parece distante e nossas orações parecem sem sentido. Nesses momentos sombrios, é fácil cair na solidão e depressão. Davi conhecia essa realidade muito bem. Mesmo sendo o ungido de Deus, ele sentia a dor de orações aparentemente não respondidas.
Mas neste Salmo, Davi dedica tempo para assegurar-nos de que Deus realmente responde as orações. Nossos momentos escuros são apenas temporários, nosso choro dura apenas uma noite e nossa alegria vem pela manhã. A alegria que o Senhor traz não pode ser contida, provoca ação e celebração.
O Senhor abençoou recentemente a mim e a minha esposa com uma filha e escolhemos dar a ela o nome de Yanai, que significa “Deus responderá.” Escolhemos esse nome para ser um lembrete constante de que Deus responderá às nossas orações e que não devemos perder a esperança ao passarmos por tempos sombrios na vida.
Eu não sei acerca das suas lutas internas, mas Deus sabe. Apresente a Ele tudo em oração!
Richard McNeil
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/30
Tradução: Luis Uehara/Jeferson Quimelli
Filed under: Sem categoria
539 palavras
Este é um salmo de gratidão que comemora o livramento de um grande perigo, talvez de uma enfermidade grave. O significado das palavras do subtítulo “dedicação da casa”é incerto. … O salmo é evidentemente pessoal. O poeta expressa profunda gratidão a Deus por Sua bondade e detalha sua experiência durante a enfermidade. Na sinagoga moderna, o salmo é lido da Festa de Dedicação (Hanukah). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 790.
Davi pode ter escrito este salmo quando dedicou a eira de Araúna que se tornou o futuro local do templo e depois que Deus parou a grande praga que ele havia usado para disciplinar Davi (1 Crônicas 21:1 – 22:6). A doença grave mencionada em 30:2, 3 pode referir-se a uma doença que Davi teve ou à própria praga. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Exaltarei. Tornar supremo em pensamento e afeição. CBASD, vol. 3, p. 790.
3 Cova. A explicação mais natural é considerar que o salmista esteve gravemente enfermo de modo que sentiu estar perto da morte. CBASD, vol. 3, p. 790.
5. Não passa de um momento. A ira de Deus é passageira no caso de alguém que peca, se arrepende e confessa, pedindo misericórdia (v. 8-10). CBASD, vol. 3, p. 790.
O Seu favor. Diferente da ira, o favor divino é duradouro, por toda a vida (ver Sl 16:11). CBASD, vol. 3, p. 790.
Como uma injeção dada por um médico, o desconforto da ira de Deus dura apenas um momento, mas os bons efeitos duram muito tempo. Deixe a ira de Deus ser uma dor aguda que o avisa para se afastar do pecado. Life Application Study Bible Kingsway.
Dura. Do heb. lin, “passar a noite”. A ideia expressa pelo hebraico é de que “o choro chega ao anoitecer para passar a noite, mas pela manhã há alegria”. CBASD, vol. 3, p. 790.
Alegria. Se tivermos comunhão com Deus, a noite de tristeza sempre se dissipará com a manhã de alegria. CBASD, vol. 3, p. 790.
6, 7 A segurança fez Davi se sentir invencível. Embora soubesse que suas riquezas e poder vinham de Deus, eles subiram à sua cabeça, deixando-o orgulhoso. Riqueza, poder e fama têm um efeito inebriante sobre as pessoas, tornando-as autossuficientes, facilmente destrutíveis. Não se deixe enganar pela falsa segurança da prosperidade. Dependa de Deus para sua segurança e você não será abalado quando as posses mundanas desaparecerem. Life Application Study Bible Kingsway.
7 Voltaste o rosto. A enfermidade ou o perigo foi para o salmista um sinal de que Deus tinha retirado dele Seu favor (ver com. de Sl. 13:1). CBASD, vol. 3, p. 791.
9 Que proveito … ? O argumento “sugere um comovente quadro de confiança e intimidade infantil que o salmista tinha com Deus” (Oesterley). Esse tipo de súplica é tipicamente hebraica. CBASD, vol. 3, p. 791.
10 Sê Tu, SENHOR, o meu auxílio. Com o sofrimento ele aprendeu que seu único auxílio estava em Deus. CBASD, vol. 3, p. 791.
11 Folguedos. Evidência de alegria. As crianças dão pulos quando estão felizes e agradecidas (ver Êx 15:20; Jr 31:4, 13; ver com. de 2Sm 6:14). CBASD, vol. 3, p. 791.
Pano de saco. O traje do que está pesaroso (ver Jó 16:15; Is 3:24). CBASD, vol. 3, p. 791.
12 Para sempre. Literalmente, “por uma idade”, isto é, durante a vida do salmista. Ele se propõe a agradecer a Deus em todas as suas atividades; aprendeu a lição da adversidade, que o habilita a se manter firme na prosperidade. CBASD, vol. 3, p. 791.
Filed under: Sem categoria
“[…] Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (v.5).
Certo dia, conversando com meu filho sobre o sol se pôr mais tarde no Sul do país, ele me disse: “Que legal! Gostaria de morar lá, porque o dia dura mais”.
Parece que tudo fica melhor quando os primeiros raios do sol apontam no horizonte. A luz traz consigo a vida. Tanto, que quando um bebê está para nascer, dizemos que a gestante está para dar à luz. Já a noite traz consigo a escuridão, que por sua vez, é como um símbolo da morte. Davi fez um contraste entre sentimentos e emoções ao comparar a noite com a tristeza e o pranto, e a manhã com a alegria e a celebração.
Costumamos ser muito rápidos e diligentes para pedir, mas lentos e negligentes para agradecer. Cada manhã que acordamos com vida é motivo mais do que suficiente para darmos graças a Deus. Enquanto muitos desceram à sepultura, nossa vida foi mais um dia preservada (v.3). A noite é como se fosse um “vale da sombra da morte” no tempo (Sl.23:4). Por mais que os santos de Deus (v.4) tenham que enfrentar situações escuras, por mais que as adversidades os façam chorar, a noite “não passa de um momento” (v.5), isto é, o sofrimento dos filhos de Deus é passageiro. Logo vem a manhã trazendo a alegria e o favor de Deus que “dura a vida inteira” (v.5).
Anoiteceu em sua vida? Tudo se converteu em choro? Clame ao Senhor por socorro (v.2) e Ele lhe tirará “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Ele converterá o seu pranto em festa; tirará as suas vestes de luto e lhe vestirá de alegria (v.11). Você sempre terá um cântico no coração e a sua vida será uma melodia em gratidão ao Deus da sua salvação. O que quer que esteja escurecendo a sua vida, que lhe faça pensar que não tem mais jeito, que faça com que inimigos se deleitem em seu sofrimento, se Deus for o seu auxílio, é só uma questão de tempo até que a sua alegria se torne em “dia perfeito” (Pv.4:18).
De certa forma, fazendo um paralelo, todos nós vivemos em um “mundo noite”. Doenças e morte nos cercam por todos os lados. Mas os que esperam no Senhor e na preciosa e fiel promessa da segunda vinda de Cristo, sabem que o choro pode até durar na noite que é este mundo, mas a alegria no mundo onde “já não haverá noite” (Ap.22:5) durará para sempre. “E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap.7:17).
Apeguemo-nos, pois, às promessas do Senhor, pois elas “são fiéis e verdadeiras” (Ap.22:6). Clamemos a Deus por auxílio e compaixão (v.10)! Então, muito em breve, estaremos rendendo graças para sempre (v.12) na cidade que “não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap.21:23). Vigiemos e oremos!
Bom dia, santos do Altíssimo!
Rosana Garcia Barros
#Salmos30 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
SALMO 30 – Este é um Salmo de esperança e louvor a Deus por Suas preciosas e maravilhosas atuações em favor da humanidade. Pois, Ele é capaz de transformar nossas tristezas em alegrias, e trazer curas e restaurações em meio às adversidades.
Da mesma forma que a experiência de Davi no Salmo 30, o Livro de Ester descreve um momento de perigo e aflição, seguido de intervenção sobrenatural e resgate. A história de Ester, a judia que tornou-se rainha da Pérsia, e desempenhou um papel crucial na proteção de seu povo do plano de destruição elaborado por Hamã, foi marcada por reviravoltas, perigo iminente e salvação providencial. Deus tirou Seu povo de um estado de angústia e tristeza, transformando-o em alegria e louvor.
O Deus que merece ser exaltado é Aquele que providencia um amanhecer de alegria após uma noite de choro (Salmo 30:1-5). Pelo poder de Deus, não só Davi e o povo de Ester, mas Jó também experimentou uma reviravolta da noite de aflição para um amanhecer de alegria. Hoje também, muitos de nós podemos celebrar como Davi:
“Mudaste o meu pranto em dança,
a minha veste de lamento e veste de alegria,
para que o meu coração
cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus,
eu te darei graças para sempre” (Salmo 30:11-12).
O Deus que reverte nosso quadro físico, emocional e espiritual deve ser glorificado. A experiência pessoal deve promover proclamação para multidões (Salmo 30:4-10).
Mais especificamente neste Salmo, “o contexto histórico pode ser a ocasião em que Davi dedicou propriedades e materiais para a construção do tempo após a praga divina por levantar o censo em Israel (ver 1Cr 21; 22:1-6). Davi agradece porque a ira de Deus e seu choro são passageiros, uma vez que a ‘alegria vem pela manhã’ (v. 5)”, comenta a Bíblia Andrews.
Reflita:
• A tristeza e o choro são temporários, pois Deus pode transformar as aflições de nossas ações em belas manhãs de alegria.
• Nossas ações podem causar angústia e sofrimento – noites tenebrosas; porém, a reação de Deus pode trazer perdão, cura e paz.
• A queda trouxe trevas de morte à humanidade, Jesus trouxe luz. NEle temos esperança!
Quando reconhecemos nossos erros perante Deus em arrependimento sincero, certamente encontraremos restauração e redenção! – Heber Toth Armí