Reavivados por Sua Palavra


SALMO 28 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
3 de junho de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: SALMO 28 – Primeiro leia a Bíblia

SALMO 28 – BLOG MUNDIAL

SALMO 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



SALMO 28 by Luís Uehara
3 de junho de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/28

O Salmo 28 começa com um apelo no versículo 1 para que Deus “não fiques indiferente para comigo”. Uma pessoa surda ou mesmo parcialmente surda não consegue ouvir nenhum som ou determinados sons. Tenho alguma experiência pessoal, pois tive perda auditiva moderada em ambos os ouvidos. Minha família aprendeu que não os estou ignorando de propósito, mas se houver ruído de fundo, realmente não os ouço. Existem coisas que podem ajudar – aparelhos auditivos, cães auditivos e até legendas ocultas em vídeos podem ajudar as pessoas com perda auditiva a saber o que está acontecendo ao seu redor.

Este salmo lembra que nosso Deus não tem perda auditiva. Nunca há um momento em que Ele não saiba o que estamos passando ou quais são nossas necessidades. Não há um único momento no qual nossos pedidos de ajuda não sejam ouvidos e fiquem sem resposta! Sua misericórdia não tem fim, Ele está sempre pronto para ajudar! Ele é a nossa força e nossos corações podem confiar Nele, pois Ele nunca nos trai ou nos decepciona.

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” Salmo 34:4

Ele é o Deus que ouve!

Susan Menzmer
Dona de casa, IASD McDonald, Tennessee, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/28
Tradução: Luis Uehara/Jeferson Quimelli



SALMO 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de junho de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

289 palavras

O salmo tem duas divisões contrastantes. A mudança do clamor por libertação dos problemas (v. 1-5) para a expressão de gratidão por alívio (v. 6-9) é dramaticamente abrupta. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 3, p. 786

1 para que não suceda, seja eu semelhante aos que descem à cova (ARA); NVI: “Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova”.

2 Erguer as mãos. Costume oriental na oração (Êx 9.20; 1Rs 8.22). Bíblia Shedd.

Teu Santuário (ARA; NVI: “teu Lugar Santíssimo”). Do heb debir, “o santo dos santos”. CBASD, vol 3, p. 786.

3-5Oração para o Senhor, entronizado no templo, livrar o seu servo e castigar os que nutrem ódio contra o rei e o povo de Deus, e desafiam o próprio Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Davi deseja ser preservado da sorte dos ímpios, reclama contra sua maldade e pede que sejam devidamente punidos. Jesus nos ensinou uma oração diferente, em prol dos nossos inimigos: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”(Lc 23.34). Bíblia Shedd.

3 Não me arrastes com os ímpios (ARA). NVI: “Não me dê o castigo reservado para os ímpios”.

6-7 Davi, louvando ao Senhor, dá seu testemunho a respeito de sua confiança em Deus. Confiou em Deus, e Deus o socorreu, por isso seu coração se encheu de alegria. Bíblia Shedd.

6 Bendito seja o SENHOR. O salmista já recebeu no coração a resposta à sua súplica e, de forma muito repentina , irrompe num alegre hino de louvor. CBASD, vol 3, p. 786.

8 Seu ungido. Principalmente o rei, escolhido por Deus. Todo o povo de Deus, consagrado a Seu serviço, é, de certo modo, Seu ungido (ver 1Pe 2:5, 9). CBASD, vol 3, p. 786.

povo ungido. Constituem numa unidade. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 A Tua herança. A nação de Israel (ver Dt 4:20; 9:26, 29). CBASD, vol 3, p. 786.



Salmo 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
3 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas!” (v.6) (NAA).

Este Salmo de Davi apresenta uma súplica culminando em ações de graças. “Não sejas surdo para comigo” (v.1), disse Davi. Isso é praticamente um grito de socorro. O valente guerreiro e rei de Israel também tinha seus temores. Porém, por mais que ele pedisse livramento acerca de seus inimigos, os seus maiores medos eram o de perder o seu contato direto com o Senhor (v.1) e o de ser visto aos olhos de Deus como um ímpio (v.3).

A sua vida de oração e de adoração ao Eterno nos deixou um legado de fé e de comunhão com o Céu. Davi era um homem “sujeito aos mesmos sentimentos” que você e eu (Tg.5:17), e sabia que somente mediante uma vida na presença de Deus não seria arrastado para o mal e nem confundido com os perversos (v.3). Davi sabia a Quem devia recorrer em todos os momentos, principalmente naqueles que mais ameaçavam a sua vida. Ele servia a um Deus vivo e sempre presente.

A oração que traduz o que está no coração com genuíno clamor, sempre terminará com um “Bendito seja o Senhor” (v.6). As mãos que se erguem para os Céus em oração (v.2), jamais encontrarão as mãos do Senhor recolhidas. Não podemos subestimar o poder da oração, amados. Assim como precisamos respirar, precisamos encher os “pulmões da fé” por meio da oração e esperar no Deus da nossa salvação. Como Jacó, lutar com Deus até que Ele nos abençoe.

Meus irmãos, se tem uma coisa que o Senhor espera de nós é que nos acheguemos a Ele por meio de nossas orações. As Escrituras nos dizem que as orações dos santos sobem à presença de Deus como um aroma suave (Ap.8:3-4). Necessitamos orar mais e pedir ao Espírito Santo que torne nossas palavras aceitáveis diante do Pai. Ellen White escreveu: “A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual.” (Mensagens aos Jovens, CPB, p.249). Se quisermos permanecer em pé até o retorno do nosso Senhor e Salvador, precisamos perseverar em oração, afinal de contas, quem não respira, não vive. Portanto, seguindo a orientação de Cristo: Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, homens e mulheres de oração!

Rosana Garcia Barros

#Salmos28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



SALMO 28 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
3 de junho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 28 – Há uma revelação de esperança e encorajamento aos que lutam contra influências negativas de uma sociedade corrompida e perversa, enfrentando fortes tentações de retornar aos caminhos pecaminosos.

Davi descreve os ímpios como aqueles que falam pacificamente com seus vizinhos, todavia abrigam malícias no coração; fingem amizade, mas estão prontos para prejudicar e destruir (Salmo 28:1-5). É possível relacionar essas descrições aos frívolos, carnais e mundanos, aqueles que podem seduzir aos justos a se juntarem a eles em seus caminhos perversos.

Para quem foi resgatado do pecado, o Salmo 28 oferece consolo e encorajamento. Davi expressa sua confiança em Deus como seu Salvador ungido, reconhecendo que é por meio dEle que se alcança vitórias. Isso serve como lembrete de que, apesar das tentações e influências negativas, quem é resgatado tem um relacionamento especial com Deus e pode confiar em Sua força e poder para resistir às tentações e permanecer firme na fé.

A mensagem deste poema é especialmente relevante àqueles que foram resgatados do pecado, entretanto sentem o poder do hábito voltando sobre eles e são convidados a se juntarem novamente aos antigos “amigos” de pecados.

Em última instância, o Salmo 28 oferece uma mensagem de encorajamento aos que enfrentam tentações e influências negativas. Sua mensagem lembra que Deus está ao lado dos fieis, pronto para ouvir suas súplicas e fornecer força e proteção. Quem foi resgatado do pecado é incentivado a confiar em Deus, buscar Sua orientação e expressar gratidão por Sua intervenção em suas experiências.

A história do livro de Ester ilustra estas sublimes verdades. A rainha e seu tio Mardoqueu destacam-se como exemplos de pessoas que resistem às tentações e perigos promovidos pelos ímpios.

O Salmo enfatiza a confiança em Deus como um refúgio e protetor; do mesmo modo, na história de Ester, percebe-se a intervenção divina de forma invisível, mas extraordinariamente poderosa. Por conseguinte, fica evidente que mesmo não revelando Sua existência, Deus age em tempos de perigo, oferecendo proteção e ajuda aos fieis (Salmo 28:6-9).

Tanto quanto o Salmo 28 termina com um hino de louvor, a história de Ester também encerra com grande celebração do livramento do povo de Deus – quando foi instituída a festa do Purim. Com Deus, podemos reavivar em meio aos perigos da vida! – Heber Toth Armí