Reavivados por Sua Palavra


SALMO 2 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
2 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és Meu Filho, Eu, hoje, Te gerei” (v. 7).

O livro de Salmo inicia fazendo a diferença entre os justos e os ímpios. Agora, você perceberá que não se trata apenas de um livro poético, mas também profético. O “Salmo segundo” (Vide Atos 13:33) se refere ao reinado de Cristo, dando enfoque tanto em Sua primeira vinda (v. 7), quanto na segunda (v. 9; Vide Apocalipse 19:15).

O livro de Salmos é repleto de profecias messiânicas, e o fato de uma delas estar logo no começo já indica a importância da vinda do SENHOR e de Seu regresso. Interessante é lembrarmos que os Salmos eram as canções de Israel e que, portanto, isto fazia deles conhecedores das profecias sobre o Messias. A música tem o poder de gravar em nossa mente coisas que de outra forma não aprenderíamos. E, ainda assim, eles entoaram palavras que eles mesmos praticaram: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o Seu Ungido” (v. 2).

O próprio povo de Israel, unido aos governantes locais e aos gentios, levantaram-se contra o Ungido de Deus e O crucificaram. Foi por isso que Cristo proferiu a seguinte advertência: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim” (Mateus 15:8). Tornaram-se tão cegos em suas tradições que contentavam-se apenas com o exterior. Suas sinagogas eram impecáveis, o templo de Jerusalém o orgulho da nação, suas tradições seguidas à risca, suas vestes suntuosas e impecáveis, seus corações… bem, estes estavam bem longe de Deus. Daí eu pergunto: De que valeu toda a pompa e todo o orgulho nacional? Eles rejeitaram o Rei da glória porque não mais desejavam o Seu amor, mas o Seu poder. E eles não conheciam as Escrituras? Sim. Mas não a gravaram no coração como o SENHOR os havia ordenado (Vide Deuteronômio 6:4-6).

Se não formos prudentes (v. 10) e não servirmos ao SENHOR com temor, e não nos alegrarmos nEle com tremor, iremos acabar agindo como o antigo Israel: cheios de conhecimento, mas vazios do amor de Deus. O conhecimento da Bíblia e a aparência exterior não têm valor algum diante de Deus se estes não foram resultado de uma entrega genuína do coração.

Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Provérbios 23:26) é tudo o que o SENHOR nos pede. Se nEle nos refugiarmos (v. 12), com certeza estaremos atentos à Sua segunda vinda assim como os pastores no campo e os magos do Oriente estavam quando Ele veio pela primeira vez. “Porque dentro em pouco” (v. 12), Cristo virá, não mais como um indefeso bebê, mas como “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16).

O REI VEM VINDO! Estais vós prontos

Bom dia, povo do advento!

Desafio do dia: Hoje é um dia de dor e de luto para muitos. Leve esperança e conforto para quantos puder.

*Leiam #Salmo2 e curta nossa página 🙏🏽

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.