Filed under: Sem categoria
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite” (v. 2)
Quem não já viu uma Bíblia em alguma casa ou estabelecimento aberta no livro de Salmos? Creio que todos nós já vimos e já tivemos a curiosidade de saber o porquê da escolha deste livro. Na verdade, tal costume tornou-se uma espécie de amuleto. Apesar de ser o livro mais comprado no mundo, a Bíblia tem sido também o menos lido. A partir de hoje, vamos descobrir que o livro de Salmos têm muito mais a nos oferecer do que apenas sorte.
Ao contrário do que muitos pensam, os Salmos não foram escritos apenas por Davi, mas há também aqueles de autoria desconhecida como o Salmo de hoje. O salmista inicia falando de uma bem-aventurança. Parafraseando, verdadeiramente feliz é todo aquele que não dá ouvidos a conselhos maus, que quando percebe que está diante do mau se afasta e que não se demora no meio daqueles que escarnecem do que seja puro e santo (v. 1). Então, o salmista descreve o prazer deste bem-aventurado e sobre o que ele pensa e pondera durante todo o dia. A lei do SENHOR é o aio dos justos. E, “no devido tempo” (v. 3) surgem os frutos de justiça “e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (v. 3).
Mas daí, o salmista também descreve o lado contrário: “Os ímpios não são assim” (v. 4).
O meditar do nosso coração diz muito sobre quem somos e para onde vamos. Sobre o que você tem considerado em teu coração? Qual tem sido o teu meditar? O livro mais lido e admirado na Bíblia inicia deixando bem claro que há diferença entre o justo e o ímpio, entre o obediente e o desobediente, entre o “conselho dos ímpios” (v. 1) e a “lei do SENHOR” (v. 2).
Esta foi uma das primeiras passagens bíblicas que ensinei meus filhos a recitar e a guardar no coração. Porque se eles entenderem a verdade ali contida, igualmente saberão qual é o caminho em que devem andar, aquele que o SENHOR conhece (v. 6).
Amados, percebam que o Salmo chama de ímpio e de perverso todos os que não têm prazer na Palavra do SENHOR. Não é preciso cometer atrocidades para ser considerado um perverso, basta ignorar a lei de Deus e fazer pouco caso da Sua Palavra. Forte, não? Mas é a verdade. Como está escrito: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). Ou seja, o justo anda na “cartilha” de Deus e o ímpio não se sujeita à Sua vontade.
Não foi sem razão que este livro começou deixando clara esta distinção. De que lado você está? O pecado por si só já faz um tremendo estrago nos separando do nosso Criador (Vide Isaías 59:2). Não permita que esta separação seja eterna (v. 5). Mas que nossa vida seja uma árvore frondosa que dê muito fruto (Vide Gálatas 5:22-23), sendo constantemente regada pela sabedoria e poder da Palavra de Deus, e Ele mesmo nos justificará.
Bom dia, justos do SENHOR!
Desafio do dia: Compartilhe esta mensagem com amigos e familiares. Convide-os a serem bem-aventurados também.
*Leiam #Salmo1
Rosana Garcia Barros
3 Comentários so far
Deixe um comentário
Os pensamentos, como nos são difíceis de domar. Já tive muita dificuldade e tenho ainda mais de três anos pra cá, após circunstâncias adversas na minha vida. Mas, agora que estou buscando retomar essa disciplina, de uma coisa refleti lendo o Salmo 1 de ontem pra hoje: geralmente, a minha mente nunca está no presente, mas se alimenta do passado e de coisas que preciso ser/estar/fazer no futuro. Quando na verdade, nem o presente nos pertence. Não sabemos o que vai ocorrer conosco daqui a um minuto. Nos cabe apenas descansar em Deus, pois ainda que morramos hoje, estaremos salvos. Nossa mente tende a viver em constante tensão, quando na verdade deveríamos esquecer as preocupações vãs e viver o momento presente. Pois a cada dia, basta o seu próprio mal 🙏 Sigamos confiantes em Deus! 🙌 E o mais se acrescentará 😁
Comentário por Poliana Almeida 18 de setembro de 2020 @ 12:25Que belo comentário, Rosana! que Deus nos dê força e entendimento para descansar n’Ele.
Comentário por Wilhamis 24 de agosto de 2022 @ 11:56O coração é a porta de entrada para todas as coisas.
Comentário por Luciana 8 de maio de 2023 @ 5:59