Filed under: Sem categoria
“Eis aqui a minha defesa assinada! Que o Todo-Poderoso me responda! Que o meu adversário escreva a sua acusação!… Fim das palavras de Jó” (v. 35,40).
E ‘se‘ fosse você que estivesse no lugar de Jó? E ‘se‘ fosse a sua vida que estivesse sendo julgada? Jó tinha convicção de sua integridade perante Deus. Ele não temia o julgamento e nem a acusação do adversário, mas confiava na justiça do SENHOR. A conjunção ‘se‘ é utilizada vinte e quatro vezes, enfatizando a ideia de que as acusações feitas pelos opressores de Jó não faziam sentido algum. Jó não se eximiu de ser um pecador, mas deixou bem claro que em toda a sua vida foi ensinado a andar em retidão diante de Deus e diante dos homens, e foi firme em seguir por este caminho (v. 7).
O capítulo encerra dizendo: “Fim das palavras de Jó”. O fim de um texto, de uma redação, de um livro ou de uma oratória é sempre fechado por uma conclusão. A conclusão de Jó foi: eu preservo a minha integridade tanto em atos quanto em palavras e aguardo a justiça do Todo-Poderoso. PONTO.
‘Se‘ você fizesse um resumo de seu dia, hoje, a que conclusão chegaria? O ‘se‘ de Jó não denotava arrependimento por ter feito o que não deveria, mas um orgulho santo de ter escolhido não fazer o mal. O adversário está ao nosso redor “como leão que ruge procurando alguém para devorar” (I Pedro 5:8), louco para acrescentar à nossa vida o sentimento de culpa provocado pelo ‘se‘ negativo. Mas Cristo está ao lado de todo aquele que O ama, fazendo com que todas as coisas cooperem para o seu bem (Vide Romanos 8:28). Eis como Cristo reconhece os que O amam: “SE me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Eis como Deus ouve o Seu povo e o sara: “SE o Meu povo que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter de seus maus caminhos…” (II Crônicas 7:14). Que os ‘SE‘s de nossa vida não sejam de tristeza por escolhas erradas, mas de firme convicção por escolhas íntegras. “Todavia, SE alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1).
Bom dia, amados de Cristo!
Desafio do dia: Entregue as suas maiores batalhas a Deus em oração, e, no fim do dia, faça uma retrospectiva analisando os ‘SE‘s positivos e/ou negativos.
*Leiam #Jó31
Rosana Garcia Barros
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário