Reavivados por Sua Palavra


Jó 27 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2016, 1:30
Filed under: Sem categoria

JÓ 27 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS

“Longe de mim que eu vos dê razão! Até que eu expire, nunca afastarei de mim a minha integridade” (v. 5).

Por duas vezes a sua integridade foi confirmada pelo próprio Deus. Por duas vezes o SENHOR o defende diante do Universo. Por duas vezes sua integridade é colocada em xeque. Por duas vezes Deus alcança vitória contra Satanás mediante o Seu servo Jó. A afirmação: “não me reprova a minha consciência por qualquer dia da minha vida” (v. 6), não exclui Jó do rol de pecadores, pois todos nascemos em pecado (Vide Salmo 51:5) e carecemos da glória de Deus (Vide Romanos 3:23). O que faz com que Jó profira tais palavras é justamente a sua integridade (v. 5). As escolhas que ele fez na vida, as renúncias, o apartar-se do mal, fez toda a diferença. Mesmo que houvesse desvanecido a sua esperança terrena, a esperança de que o seu Redentor, em Sua volta, lhe concederia a vida eterna era a sua única alegria (Jó 19:25-27).

Por mais que houvesse questionado, no capítulo vinte e quatro, o porquê dos ímpios muitas vezes não serem castigados, no capítulo de hoje Jó deixa bem claro para seus amigos néscios que ele bem sabia qual é “a porção dos perversos e a herança dos opressores” (v. 13). Jó, desde o seu estado próspero inicial havia sido um homem íntegro em todos os sentidos, compassivo para com todos e que até então não tinha inimigos… ou pelo menos não imaginava que tinha. Foi no momento em que mais precisou de ajuda que descobriu que aqueles que chamava de amigos e irmãos, tornaram-se seus opressores. Como está escrito: “Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!” (I Coríntios 6:8). O que ele disse no verso sete não foi como rogando uma praga, mas a verdadeira essência de todo aquele que se levanta contra os santos do Altíssimo: perverso e injusto. Para estes não há esperança (v. 8), caso não cheguem ao arrependimento, “ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?” (I Coríntios 6:9).

Oh, amados, que a injustiça e a perversidade não façam parte de nossa vida maculando a única coisa que levaremos daqui para o Céu: o nosso caráter. Como Jó fitou os olhos e a esperança em seu Redentor, que nossos olhos estejam fixos em Cristo para que Ele imprima em nós o Seu caráter íntegro, reto e santo: “Cristo é nosso modelo, o perfeito e santo exemplo que nos foi dado para que O seguíssemos” (Para Conhecê-Lo, 265).

Bom dia, santos do Altíssimo, seguidores de Jesus Cristo!

Desafio do dia: Clame ao SENHOR pelo batismo do Espírito Santo! Este deve ser o nosso clamor diário. Eis o resultado deste batismo: Gálatas 5:22-23.

*Leiam Jó 27!

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.