Filed under: Sem categoria
“Por que somos reputados por animais, e aos teus olhos passamos por curtos de inteligência?” (v. 3).
Bildade faz uma espécie de trocadilhos quando diz que Jó caça palavras para persuadir a ele e a seus amigos, e descreve a sorte do perverso usando de metáforas relacionadas também à caça. O seu reclamo desta vez se refere ao que tomou por insulto pela incompreensão por parte do discurso de um homem moribundo e exausto pela dor. Jó não duvidou da inteligência de seus amigos, mas compartilhou a sua aflição e foi sincero em dizer que estava sofrendo também pela falta de compaixão por parte deles. Mas parece que quanto mais ele procurava fazê-los entender que precisava de consolo e de amigos de oração, tanto mais eles se revolviam em seu orgulho e fechavam os ouvidos para a compreensão. Bildade descreveu a sorte do homem perverso não com a intenção de se referir a alguém de fora, mas ao próprio Jó. Imputando a este a culpa por toda a sua desgraça (v. 11-21), insinuando de que tudo o que estava acontecendo com Jó era porque ele não conhecia a Deus (v. 21), como se ele tivesse “caçado” o seu próprio infortúnio.
Jó poderia ter encerrado os discursos desagradáveis de seus amigos apenas com um: “É, vocês tem razão”. Ele poderia ter fingido uma empatia e aceitação só para se ver livre de mais insultos e humilhação. Mas ele escolheu andar em sinceridade e terminar os seus dias com honestidade. Não estava ali para agradar aos zombadores, mas para estar limpo diante de Deus. Como está escrito: “Porventura, procuro eu, agora, o favor de homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse a homens não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10).
Procuremos, pois, nos santificar a cada dia por meio do estudo da Bíblia (João 17:17), da oração, do relacionamento diário com Deus e Ele nos capacitará para pensar, falar e fazer o que Lhe agrada. Sejamos “caçadores” da verdade.
Bom dia, “caçadores” da verdade que liberta (Vide João 8:32)!
Desafio do dia: Separe um tempo do seu dia em que possa ficar sozinho. Sente ou deite em algum lugar e coloque uma cadeira do seu lado. Convide Jesus para sentar ali e converse com Ele, abra o seu coração ao maior Psicólogo que existe.
*Leia #Jó18
Rosana Garcia Barros
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário