Lamentações 2
5 Comentários so far
Deixe um comentário
24 de junho de 2014, 0:15
Filed under: Jeremias, Lamentações | Tags: castigo, correção, Jeremias, Lamentações, profecias
Filed under: Jeremias, Lamentações | Tags: castigo, correção, Jeremias, Lamentações, profecias
Comentário devocional:
Quando coisas ruins acontecem conosco queremos por a culpa em alguém. Primeiro, nos perguntamos “porquê” e “como” e depois nos concentramos em “quem”. Em Lamentações 2 o profeta volta-se para “quem” permitiu a tragédia chegar a Judá. Para Jeremias, o Senhor “jogou por terra o esplendor de Israel”; Ele “derrubou ao chão e desonrou o seu reino e os seus líderes” e “cortou todo o poder de Israel” (vs. 2, 3, NVI).
A ira de Deus ardeu contra Jacó “como um fogo ardente que consome tudo ao redor” (v. 3). Deus, aparentemente, abandonara todo o sistema de adoração cultual, incluindo o altar, o tabernáculo, as festas, e os sacerdotes (vs. 6, 7). Como poderia Aquele que tinha estabelecido o sistema sacrifical do templo, que apontava para o santuário celestial, ser o agente de sua destruição? Podemos até imaginar a perplexidade de Jeremias, mas precisamos balancear a descrição da ira de Deus com os séculos de paciência divina demonstradas quando Israel seguiu seus próprios desejos, a influência de seus vizinhos e suas inclinações pecaminosas, mas não seguiu a seu Deus.
A queda de Jerusalém não ocorreu devido a uma explosão de raiva de um deus tirano que precisava desabafar. Os juízos divinos sobrevieram devido a séculos de idolatria, declínio espiritual e falta de compaixão para com os fracos e necessitados.
“Sua ferida é tão profunda quanto o oceano; quem pode curá-la?”, pergunta o autor de Lamentações (v. 13, NVI). Quem poderá curar nossas feridas e lesões quando lutamos com nossa culpa e com o sentimento de que Deus está distante?
Lamentações 2 não oferece uma resposta clara – ainda não. Mas sabemos que, em todas as ocasiões, “o Senhor fez o que planejou” (v. 17 NVI). Em todas as ocasiões, Ele aje de acordo com padrões perfeitos de justiça e misericórdia. Ele não é insensível às nossas necessidades e nem se irrita facilmente. Ele é o Criador, Sustentador e Salvador do universo. E está disposto a dar tudo para Seus filhos. Suas promessas serão cumpridas, embora Ele possa demorar um pouco.
Gerald A. Klingbeil
Universidade de Andrews
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/lam/2/
Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Lamentações 2 http://biblia.com.br/novaversaointernacional/lamentacoes/lm-capitulo-2/
5 Comentários so far
Deixe um comentário
A paciência de Deus tem medida, mas Ele age com justiça e misericórdia. Não nos desesperemos quando não entendemos o que ocorre com um filho de Deus e nem queiramos culpar a Deus. No momento certo Ele mostra a resposta.
Comentário por José Geneses Carvalho 24 de junho de 2014 @ 7:43A correção é necessária porque Deus é amor mas também é justiça.Ele corrige todos quanto ama.
Comentário por francisvajucilenedefreitaslimamiranda 24 de junho de 2014 @ 8:47Deus castiga porque nos ama,e é uma maneira de nos chamar de volta aos seus braços.
Comentário por Yolanda da Conceição 24 de junho de 2014 @ 9:24É só Deus quem pode nos curar com Sua misericórdia. Sem Ele nada podemos fazer porque Ele é tudo em nossa vida.
Comentário por maria das dorris carvalho ferreira 24 de junho de 2014 @ 13:10Sendo abençoada em 2024!
Comentário por Claudia Ramos 8 de julho de 2024 @ 12:34