Filed under: profecias | Tags: concerto, Jeremias, profecias, promessas, Remanescente
Comentário devocional:
Este capítulo dá início a uma nova seção do livro de Jeremias (capítulos 46-51), com declarações proféticas acerca de várias nações e tribos.
Jeremias 46 está dividido em três seções: (1) os versículos 3-12: a palavra profética de Deus a respeito do exército de Faraó-Neco, que foi acampar ao norte junto ao rio Eufrates perto de Carquemis; (2) os versículos 14-24: a palavra profética de Deus sobre o rei babilônico Nabucodonosor, que viria e derrotaria os egípcios; e (3) os versículos 27-28: uma palavra de encorajamento de Deus para o Seu povo Israel.
Olhemos a primeira seção. Aqui Jeremias prediz a derrota do exército egípcio por Nabucodonosor junto ao rio Eufrates. A partir destes versos descobrimos que o exército egípcio incluía tropas mercenárias de Etíopes, Líbios e Lídios (v. 9). O exército era tão numeroso que parecia a inundação do rio Nilo sobre a terra (v. 8). Então o versículo 10 afirma que o próprio Deus iria intervir e ajudaria Nabucodonosor a derrotar o exército egípcio. Haveria tristeza na terra do Egito, porque os poderosos soldados egípcios seriam derrotados e falhariam em sua campanha militar (v. 11, 12). Essa profecia cumpriu-se no quarto ano de Jeoaquim, rei de Judá.
Na segunda seção, temos uma mensagem de Deus para os judeus que viviam no norte do Egito em lugares como Migdol, Mênfis e Tafnes. O texto original hebraico do versículo 15 pode ser traduzido assim: “Por que o deus Ápis fugiu?” (NVI). O significado é: “Por que o deus-touro egípcio fugiu sem ajudar o exército egípcio?” A seção refere-se ao exército da Babilônia, comandado por Nabucodonosor, como sendo tão poderoso quanto as montanhas de Tabor e Carmel na terra de Israel (v. 18); e se refere ao Egito como uma bezerra que não consegue nem mesmo afugentar moscas que a picam (v. 20). Menciona ainda que o exército babilônico viria contra o Egito com machados, como cortadores de lenha (v. 22, 23).
A terceira seção é uma profecia e um encorajamento aos Judeus que viviam no Egito e aos cativos na Babilônia para que retornassem à sua pátria Israel. Deus diz: “Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará” (versículo 27, NVI).
Deus é verdadeiramente o Restaurador da relação de aliança que Ele tem com Seu povo. E como Ele agiu no passado, assim Ele agirá para com o povo de Deus hoje, quando o Senhor voltar e nos levar para casa.
Yoshitaka Kobayashi
Japão
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/46/
Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Jeremias 46
8 Comentários so far
Deixe um comentário
O Senhor derrota os mais poderosos exércitos para libertar nem que seja somente “FILHO SEUS”, imaginemos a salvação do Seu povo.
Comentário por José Geneses Carvalho 16 de junho de 2014 @ 7:53O Senhor derrota os mais poderosos exércitos para libertar nem que seja somente um “FILHO SEU”, imaginemos então a salvação de todo o Seu povo.
Comentário por José Geneses Carvalho 16 de junho de 2014 @ 7:55Louvo a Deus pela promessa que Ele nos dá que estará ao nosso lado. Ajuda- me Senhor e permanecer ao Seu lado diariamente e a ser reavivada pela Sua Palavra!
Comentário por Neide Lino Macedo Wutzow 16 de junho de 2014 @ 8:42Eu glorifico a Deus pelas promessas que Ele nos fez para guardarmos os Seus mandamentos e acreditar na Suas palavras. Tudo que Ele disse se cumprirá em nossa vida. Obrigada, Senhor, por esta promessa tao maravilhosa!
Comentário por maria das dorris carvalho ferreira 16 de junho de 2014 @ 14:34O Senhor dos exércitos é fiel nas Suas promessas. Creiam e o mais tudo Ele fará. obrigado Senhor por ser o nosso Deus. Somos pequenos e fracos que o sangue do cordeiro nos cubra com suas misericórdias. Amém Pai!
Comentário por hugo elizeu 17 de junho de 2014 @ 15:43Aleluias!! Este foi o meu devocional de hoje e pela graça de Deus não deixe de meditar nestes versículo. E comecei a buscar um pouco mais de entendimento do que o Pai queria falar comigo.
Obrigada Pai, tu és um Deus fiel e quero viver totalmente dependente de Ti. Que somente a tua vontade venha se cumprir. Como é bom ser cuidada, protegida e guiada por ti.
Te amo Jesus!!!
Comentário por Sueli 10 de maio de 2016 @ 13:13ÓTIMAS PALAVRAS DE ENSINAMENTOS E EVANGELISMO
Comentário por Antonio Carlos da Silva 10 de setembro de 2020 @ 18:49obrigada Senhor pela misericórdia e por me dar entendimento da sua palavra 🙏 te amo Jesus
Comentário por Miralde 6 de fevereiro de 2024 @ 16:28