Filed under: Salmos | Tags: justiça, misericórdia, reavivamento, restauração
Comentário devocional:
Este Salmo dos filhos de Coré fala do retorno de Israel do cativeiro na Babilônia. Devido a contínua rebelião de Seu povo o Senhor permitiu que colhessem os resultados de seus pecados. “O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de Seu povo e do lugar de Sua habitação. Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio” (2 Cr . 36:15-16 NVI ).
Agora o salmista se alegra porque Deus perdoou o Seu povo, cancelou os seus pecados, e cessou a Sua ira (v. 3) .
Mas ainda havia problemas enquanto as pessoas voltaram a ocupar a terra e tentavam reconstruir o templo. O salmista pede, então, que Deus restaure o Seu favor. Em seguida, ele acrescenta: “Não nos renovará a vida?” (v. 6 NVI) – a mesma oração que o povo de Deus faz hoje, ao desejar um avivamento.
Ele pede a Deus para abençoar a nação como fizera no passado, para que a Sua glória habite na terra (v. 9).
A estratégia de Satanás sempre foi separar justiça e misericórdia. Porém através das maravilhas do plano de salvação Jesus levou sobre Si nossos pecados e nos credita a Sua justiça, demonstrando que Deus é misericordioso e justo. “O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão” (v.10; ver Desejado de Todas as Nações, p 762).
Com alegria, o salmista vê a fidelidade brotando da terra e a justiça descendo do céu (v. 11). Mais uma vez a fidelidade de Deus à Sua aliança traria bênção e fartura à terra (v.12).
Senhor, juntamente com o salmista suplicamos hoje pelo reavivamento: Aviva-nos, Senhor! Somente assim conseguiremos enfrentar as imensas dificuldades que virão ao se aproximar cada vez mais o tempo do fim.
Beatrice Neall
Estados Unidos
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/85
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Salmo 85
3 Comentários so far
Deixe um comentário
O perdão Divino – o salmos 85 registra o momento que o povo hebreu regressava do cativeiro babilônico, eles haviam rejeitado as advertências, por isso tinham passado pelo cativeiro. Mas Deus nào se cansa de amar, restaurou seu povo, todavia o avivamento precisava acontecer , misericórdia e justiça andam juntas a graça e o perdão se beijam. Precisamos todos os dias desse avivamento, dessa busca, que o perdão ‘de Cristo, concedido por sua graça nos renove a cada dia que sintamos as misericórdias diárias moldando nossa vida, e que nos reavivemos a cada manhã.
Comentário por gilberto.jose@adventistas.org.br 31 de outubro de 2013 @ 7:48Isso mesmo, Gilberto, que possamos renovar a cada dia a nossa experiência do batismo: morte para o mundo e nascer para Deus. Abraço!
Comentário por jquimelli 31 de outubro de 2013 @ 22:16Maravilhoso é esse nosso Deus, que nos ama e faz Infinitamente mais.
Comentário por deusa 29 de junho de 2023 @ 20:45