Reavivados por Sua Palavra


I Crônicas 27 by Jobson Santos
16 de abril de 2013, 0:05
Filed under: liderança | Tags: , ,

Comentário Devocional:

O capítulo 27 de Crônicas descreve de forma suscinta a administração militar e civil de Israel. Embora os levitas levassem sobre seus ombros grande parte da responsabilidade pelo bem-estar da nação, algumas outras lideranças também eram necessárias para apoiar a monarquia.


A cada mês do ano uma divisão militar com 24 mil homens ficava a disposição para servir como guarda nacional. Este rodízio das tropas possibilitava o treinamento de mais pessoas. Assim, no caso de alguma ameaça, podia-se contar com um enorme exército treinado. E como o tempo de serviço era de apenas um mês, os soldados podiam levar uma vida normal no restante do ano.


A fim de ajudar o rei na administração da nação príncipes foram escolhidos para liderar cada uma das tribos. A administração de pessoas é sempre complexa. Estes príncipes ajudavam o rei a perceber as principais necessidades dos seus respectivos grupos populacionais e geográficos e a providenciar uma solução por parte do estado.


Após 40 anos de governo, Davi havia reunido uma considerável riqueza. Doze administradores foram selecionados para tomar conta das terras, dos trabalhadores, dos animais, da produção agrícola e dos depósitos do rei.


O capítulo termina mencionando alguns dos conselheiros pessoais de Davi. Jônatas, o escrivão, é apresentado como um homem sábio e instruído. Jeiel, ficou encarregado da educação dos filhos do rei. Joabe era o comandante geral do exército e Aitofel, Husai, Abiatar e Joiada eram conselheiros do rei. Grande parte dos acertos de Davi, foi devido a dedicação e fidelidade desses homens.


Assim como Davi cercou-se de especialistas em diversas áreas civis e militares do reino, cada um de nós fará bem em cercar-se de bons amigos e conselheiros a fim de alcançar a excelência.


Santo Deus, obrigado pelos Seus elevados planos para mim. Ajude-me a cooperar contigo para que esses planos possam cumprir-se.

 

Jobson Santos

Rede Novo Tempo

Ministério da Oração

– – – – – 

Texto bíblico: I Crônicas 27

 



I Crônicas 27 – Comentários bíblicos by Jeferson Quimelli
16 de abril de 2013, 0:00
Filed under: Sem categoria

Comentários bíblicos selecionados:

 

1-34 O autor sagrado volta-separa questões de ordem militar (1-15), chefes tribais (16-24), superintendentes reais (25-31) e conselheiros reais (32-34). A extensa organização que Davi deu ao seu reino lançou as bases para o projeto do templo de Salomão (22.5) (Bíblia de Genebra).

 

de mês em mês. Os deveres militares tinham uma rotatividade, tal como se dava com as responsabilidades sacerdotais (24.7-18) (Bíblia de Genebra).

 

Benaia. Homem violentíssimo, cujas proezas são registradas em 11.22-24 e 2Sm 23.20,22 (Bíblia Shedd).

 

15 Os doze capitães mencionados eram sete de Judá, dois de Benjamim, dois de Efraim e um de Levi (Bíblia Shedd).

 

16-22 A ordem das doze tribos difere aqui da de Gênesis e de 1Cr 4-7. Gade e Aser não são incluídos, Levi e Arão são separados, embora fossem ambos levitas. Dã aparece em último lugar, e alguns atribuem isso ao fato de terem caído na idolatria; mas outros ligam-no ao fato de que havia uma tradição hebraica afirmando que o falso messias sairia dessa tribo. Dã é chamado de serpente (Gn 49.17) (Bíblia Shedd).

 

18 Eliú. Em 2.13, “Eliabe”, visto ser o primeiro filho de Jessé, talvez tivesse recebido essa posição principesca (Bíblia Shedd).

 

25-31 Não há evidência da cobrança direta de impostos durante o reinado de Davi; sua corte parece ter sido financiada por propriedades imóveis extensivas, pelo comércio, pelos despojos das suas muitas guerras, e pelos tributos pagos pelos reinos subjugados (Bíblia de Estudo NVI Vida).

 

25 castelos. Provavelmente torres de vigia nos distritos das fronteiras, expostos aos assaltos de tribos atacantes, vindas do deserto (2Cr 26.10; 27.4) (Bíblia Shedd).

 

27 vinho (NVI e NKJV). A palavra original hebraica pode também referir ao suco de

uva (Andrews Study Bible).

 

28 olivais. A principal fonte de óleo no antigo Oriente Médio (Andrews Study Bible). …usado para cozinhar e temperar, para iluminar os candeeiros e para ungir (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol 3, p. 203).

sicômoros. Ou, figueiras. Eram abundantes nas planícies de Judá, e encontradas também no vale do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).

campinas. No heb shephelah. Nome próprio da região baixa entre a região montanhosa da Judéia e o Mediterrâneo (Bíblia Shedd).

 

23 Aitofel. Conselheiro de Davi que cometeu suicídio após seu apoio à rebelião de Absalão (Andrews Study Bible).

 

30 Obil, o ismaelita. Os ismaelitas do deserto da Arábia entendiam bem de camelos, e um deles seria uma pessoa adequada para cuidar dos camelos de Davi. Os camelos, provavelmente, eram mantidos na região montanhosa a leste do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).