Reavivados por Sua Palavra


JONAS 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Tragado pelo grande peixe, Jonas passou pelos momentos mais assustadores de sua vida. Diante da morte, absorto pelas circunstâncias em que havia parado, o profeta ergueu um clamor a Deus. Imagino Jonas gritando com todas as forças que ainda lhe restavam, em prantos, confessando o seu pecado e suplicando pelo perdão divino. Maior do que o abismo que o rodeava (v.5), era o abismo que estava em seu coração. Mas foi quando sentiu como se fosse morrer por dentro, quando apresentou sinais de um quadro emocional debilitado, que Jonas lembrou-se do Senhor (v.7).

Por mais que tenhamos uma aversão natural à dor, é ela que nos alerta quando precisamos de ajuda. Reconhecendo a sua necessidade real, Jonas não pediu para sair do ventre do peixe, mas para ser salvo do que estava dentro dele mesmo (v.7). Sua desobediência foi a causa de todo aquele sofrimento e, reconhecendo a sua culpa, ofereceu sacrifício ao Senhor “com a voz do agradecimento” (v.9). Um coração agradecido, que reconhece que “ao Senhor pertence a salvação” (v.9), que se submete à guia do Espírito Santo, permitindo que Ele o molde, torna-se lugar propício para a Sua morada.

Não existe inimigo mais perigoso do que o “eu” não convertido. Muitos há que, no abismo da aflição pessoal, estão sofrendo sozinhos e clamando em silêncio. E a pergunta que não cala em seus corações, é: “Ainda existe salvação para mim?” Jonas também levantou a possibilidade de não mais haver salvação para ele (v.4). Porém, quando a sua oração foi recebida e a voz de lamentação tornou-se em voz de ação de graças, a alegria da salvação em Deus inundou o seu coração de esperança e de gratidão.

O objetivo do chamado de Jonas não foi apenas o de ir advertir o povo de Nínive, e sim de salvá-lo e de deixar registrado nas Páginas Sagradas um relato surreal, mas repleto de lições espirituais. Quebrando o estigma de que a fragilidade emocional é sinônimo de falta de fé, Jonas nunca havia vivido uma experiência tão íntima com Deus como naqueles três dias de terrível angústia. O Senhor não deseja que soframos, mas se o sofrimento for o meio pelo qual possamos conhecê-Lo, então ele virá e resultará em vitórias pelo poder de Deus.

O Senhor tem um plano específico na vida de cada um de Seus filhos. Não precisamos temer as adversidades e as provações, pois elas surgem como “lições de casa” dadas pelo divino Instrutor para nos habilitar para o Seu serviço e nos revestir do poder do alto. “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder” (1Co.4:20). Logo o Senhor voltará para nos livrar do abismo do pecado. Que o Eterno tenha misericórdia de nós assim como teve de Jonas e de Nínive, e que jamais O abandonemos (v.8). Que, semelhante a Jonas, sejamos salvos para servir.

Pai de misericórdias, em nossa angústia erguemos nosso clamor a Ti e o Senhor ouve a nossa voz! Que privilégio o nosso chamá-Lo de Pai e poder entrar em Tua santa presença, ainda que não saibamos orar como convém. Porque temos a promessa do Espírito Santo que ora e intercede por nós com gemidos inexprimíveis; e porque temos um Sumo Sacerdote, Jesus, que ministra em nosso favor e, com Seu sangue, nos purifica de nossos pecados. Ó, Senhor, nos ensina a confiar em Ti ainda que nos momentos mais difíceis e a olhar para Ti, ainda que tudo ao nosso redor se abale! Transforma o nosso coração e faze dele a Tua morada todos os dias! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, salvos para servir!

Rosana Garcia Barros

#Jonas2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.