Filed under: Sem categoria
816 palavras
1-31 Um padrão alternado de leis rituais e de justiça social enfatizam a importância da comunidade e as relações da comunidade com o Senhor. Nenhum destes aspectos pode ser apropriadamente entendido se considerado em separado, o que destaca a natureza holística [como um todo] da religião bíblica (Andrews Study Bible).
2 Culpado de sangue. Não era permitido que o vingador de sangue perseguisse o homicida (Nm 35:27). Esse princípio, que mais tarde teve a sanção de Sólon, o legislador de Atenas, da lei romana e da lei da Inglaterra, fundamenta-se na suposição de que qualquer pessoa que entra forçosamente numa casa à noite tem intenção de matar ou que pode cometer um assassinato se a situação exigir. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 668.
3 Se, porém, já havia sol. Se isso acontecesse após o nascer do sol, se supunha que o ladrão não tinha a intenção de matar. Portanto, quem matasse o ladrão era “culpado de sangue” e podia ser morto pelo parente mais próximo. […] O sangue não devia ser derramado desnecessariamente; portanto, a lei punia o ladrão, mas protegia sua vida. CBASD, vol. 1, p. 668.
Restituição total. Essa restituição em dobro servia como um tipo de retaliação, pois o ladrão perdia o que ele esperava ganhar. CBASD, vol. 1, p. 668.
será vendido. Outros sistemas legais antigos (p. ex., o Código de Hamurabi) estabelecem a execução de um ladrão que não pode pagar, e multas muito mais pesadas (Andrews Study Bible).
6 Se irromper fogo. Uma restituição, claro, devia ser feita, mas não em dobro, pois o prejuízo não foi resultado de ação deliberada como o permitir que um boi coma grama do campo de outro homem. CBASD, vol. 1, p. 668.
7-15 Estas leis lidam com casos complicados que envolvem três partes: o que toma emprestado, o proprietário e o ladrão (Andrews Study Bible).
10-11 O foco aqui é manter e restauras os relacionamentos abalados por perdas patrimoniais (Andrews Study Bible).
12 Se lhe for furtado. Neste caso, devia ser feita a restituição, com base na suposição de que, se houvesse tido cuidado adequado, o roubo teria sido evitado. CBASD, vol. 1, p. 669.
15 Se foi alugado. Neste caso, considerava-se que o dono tinha assumido o risco da perda ou dano, ao fixar a quantia do aluguel, e, portanto, não se lhe deveria pagar compensação. CBASD, vol. 1, p. 669.
16-17 A sedução é um tipo de roubo da reputação de uma garota e portanto está incluída entre as leis sobre o roubo (Andrews Study Bible).
16. Se alguém seduzir. No Oriente é comum um homem pagar uma quantia em dinheiro, um dote, aos pais da virgem com quem vai casar. Alguém que seduzisse uma virgem devia pagar esse dote. Seu preço era de 50 siclos de prata (Dt 22:29). CBASD, vol. 1, p. 669.
20 Quem sacrificar. Como a oferta de um sacrifício era o principal ato de adoração, fazer isso a um deus falso era renunciar ao Senhor. CBASD, vol. 1, p. 669.
será destruído. A lei que tratava da destruição de alguém que oferecesse sacrifício a outros deuses emprega o mesmo termo utilizado na ordem posterior para destruir os canaanitas (Deut. 7:2; 13:15; 20:17; Jos. 6:17) (Andrews Study Bible).
21 Não afligirás o forasteiro. Ao passo que em outros lugares os forasteiros podiam ser maltratados, a lei mosaica proibia que os hebreus fizessem isso (Êx 23:9; Lv 19:33). CBASD, vol. 1, p. 670.
22-24 Deus mostra uma especial atenção para viúvas e órfãos, que representam a parte mais vulnerável da sociedade. A opressão sobre o fraco foi a característica mais marcante do Egito na Escritura. Note a divina compaixão pelo fraco pela utilização de “Eu” e “Meu” nestes versos (Andrews Study Bible).
26 Se do teu próximo tomares em penhor. Penhorar, como fazem modernos penhoristas, não era proibido pela lei hebraica. Contudo, havia alguns artigos de primeira necessidade que não podiam ser penhorados, como um moinho para fazer farinha bem como suas pedras de moer (Dt 24:6). No tempo de Neemias, havia penhores com maus resultados (ver Ne 5). CBASD, vol. 1, p. 671.
Antes do pôr de sol. O motivo está no verso seguinte. Se a veste devia ser devolvida de imediato, e de modo permanente , não deveria ser de forma alguma dada em penhor. Talvez a veste fosse depositada durante o dia e devolvida ao dono à noite. CBASD, vol. 1, p. 671.
28-31 As últimas três leis enfatizam Deus como fonte verdadeira de todo bem e da vida (Andrews Study Bible).
30 Sete dias. Este período de tempo dava à mãe o alívio natural proveniente de amamentar o filho. Existe uma analogia entre essa disposição e a lei da circuncisão (Gn 17:9-12). CBASD, vol. 1, p. 668.
31 Homens consagrados. Eles não deviam comer a carne de um animal “dilacerado”, porque o sangue, que é a “vida” (Lv 17:14), não podia ser eliminado adequadamente do animal, que, portanto, se tornava imundo. Além disso, o animal carnívoro que dilacerava também era imundo, e contaminava o outro pelo contato. CBASD, vol. 1, p. 671.
Aos cães. Os cães eram imundos e, portanto, podiam se alimentar de qualquer coisa. De fato, eram visto como carniceiros (2Rs 9:35, 36). CBASD, vol. 1, p. 671.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário