Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/ex/19
Nesta passagem, no Monte Horebe, Deus inicia uma aliança com Seu povo. Deus, em seu amor, escolhe ou elege Israel em um ato de graciosa iniciativa, assim como nas alianças anteriores feitas com os patriarcas. Deus já havia redimido Israel do Egito e agora sua aliança no Sinai se torna uma continuação desse ato de redenção.
Existem condições para esta relação de aliança. “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos” (19:5, ARA). Israel tinha até este ponto experimentado os atos especiais de libertação de Deus. Israel agora escolheria ir sozinho, ou eles escolheriam ser obedientes a Deus e O seguiriam para onde quer que Ele os guiasse?
Qual é a nossa atitude hoje – nós prestamos a Deus um serviço da boca para fora como Seu povo, mas depois reclamamos e procuramos conduzir as nossas vidas sem Ele? Ou responderemos como Israel: “Tudo o que o Senhor falou faremos?” (19:8, ARA). O desejo de Deus no Sinai, e também hoje, é ter um relacionamento significativo, profundo e íntimo com Seu povo.
Michael Hasel
Southern Adventist University
EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/19
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário