Filed under: Sem categoria
“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite” (v.21).
A saída do Egito foi impactante e emocionante. Acredito que os filhos de Israel ainda não entendiam completamente que estavam livres. Após tantos anos de servidão e de tantas negativas de Faraó, parecia impossível obterem a liberdade. Mas o Senhor havia prometido livrá-los desta vez, e assim o fez. E, “com mão forte o Senhor [os] tirou de lá” (v.3). A lembrança daquele dia deveria perpetuar-se através da celebração da Páscoa anual. Seriam sete dias em que todo o Israel comeria “pães asmos” (v.6) e contaria às futuras gerações tudo o que o Senhor havia operado para tirar o Seu povo do Egito.
Não seria apenas a comemoração pelo livramento da escravidão egípcia, mas também haveria os sacrifícios dos primogênitos dos animais e o resgate dos primogênitos dos filhos de Israel. Uma lembrança constante do livramento daquela noite fatídica e da redenção dos primogênitos hebreus. Tudo isso deveria permanecer “como sinal […] e por memorial” (v.9), para que o povo de Deus não se apartasse da Sua lei. Era imprescindível que os pais fossem testemunhas a seus filhos da fidelidade do Senhor e da importância de uma vida de fé e obediência. E ao perguntarem os filhos: “Que é isso?” (v.14), os pais precisavam ter a Palavra do Senhor nos lábios e no coração, através de uma vida coerente com o que era transmitido.
A sabedoria e a misericórdia de Deus também se manifestaram no caminho escolhido para guiar o Seu povo. Ele “fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho” (v.18) para livrá-los da peleja que certamente haveria, se passassem pela “terra dos filisteus” (v.17). Foi um caminho mais longo, porém, mais seguro. E, caminhando “de dia e de noite” (v.21), o Senhor mesmo os guiava através das colunas de nuvem e de fogo. Era uma manifestação visível de que Deus estava com eles em todos os momentos.
É maravilhoso perceber como o conhecimento das Escrituras é inesgotável. Já li este capítulo algumas vezes, mas nenhuma leitura foi igual à outra. Sempre temos algo novo a aprender, algo precioso para extrair do Tesouro da Verdade. Deus estabeleceu no meio do Seu povo um princípio fundamental que deve reger todo lar cristão. A transmissão de Sua Palavra deve ser realizada através de nossas ações – “na mão” (v.9) – e estas, guiadas pela mente – “entre os teus olhos” (v.16). Se as ações dos pais refletem uma mente guiada pelo “assim diz o Senhor”, isso iluminará o lar e despertará nos filhos o sincero desejo de repercutir o conhecimento de Deus.
E em nossa jornada rumo ao Lar, temos o privilégio e a alegria de ter o próprio Senhor como nosso guia. Ele está sempre adiante de nós, ainda que nem sempre isso nos seja visível. Às vezes não compreendemos por que Ele nos conduz por caminhos que parecem mais difíceis e demorados, mas, certamente, Ele está nos livrando de caminhos curtos que seriam verdadeiros campos minados. O Senhor nunca Se aparta de nós em nossa caminhada, seja de dia, seja de noite. Ele nos protege do calor das provações e nos ilumina na escuridão de nossas noites de luta.
Apegue-se, hoje, à certeza do constante cuidado divino. Confie no Senhor e nos planos que Ele tem para você e através de você. Ele nunca te colocará num caminho que você não possa suportar, mas te guiará “com mão forte” (v.16) “pelo caminho eterno” (Sl.139:24).
Pai nosso que habita nos Céus, mas que também habita com o de coração contrito e abatido de espírito. Louvado seja o Senhor por tamanha graça! Em nossa caminhada, guia os nossos passos segundo a Tua vontade, ó Deus. Conduz a mente dos pais e dos filhos do Teu povo com a luz da Tua Lâmpada Sagrada. E que o sacrifício perfeito do verdadeiro Cordeiro pascal nos seja uma lembrança constante de nossa eterna redenção. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, remidos pelo sangue de Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Êxodo13 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário