Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: II SAMUEL 14 – Primeiro leia a Bíblia
II SAMUEL 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/2sm/14
A história do relacionamento de Davi e Absalão, pai e filho, é cheia de dor no coração e de quebrantamento. Absalão, terceiro filho de Davi, é o que você chamaria de “criança de ouro” e talvez até de “príncipe herdeiro”. Ele era o favorito entre o povo de Israel: de boa aparência, erudito e um líder natural. Davi, um rei ungido e servo de Deus, certamente deve ter se orgulhado de Absalão. Infelizmente, havia uma fenda entre os dois que foi o assassinato vingativo cometido por Absalão de seu irmão mais velho, Amnon.
A Bíblia nos ensina que somos incapazes de amor e reconciliação perfeitos por nós mesmos. Os princípios do amor, como Paulo instrui em 1 Coríntios 13, não são naturais para nenhum de nós. Quando Davi ouviu um conto que espelhava sua própria história com seu filho, inteligentemente apresentado pelos lábios da viúva que lhe fora enviada por Joabe, ele pôde manifestar compaixão e clareza por outra pessoa, o que ele não tinha na situação em que se encontrava.
Embora essa história seja repleta de dificuldades e, em última análise, uma conclusão trágica, naquele momento Davi escolheu a reconciliação com seu filho, consertando um relacionamento, que é a verdadeira obra do Salvador.
Joy Fackenthall
Professora de Espanhol
Academia Adventista de Auburn
Washington USA
Texto original publicado originalmente em: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2sa/14
Tradução: Jeferson Quimelli/Jobson Santos/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Filed under: Sem categoria
1831 palavras
1 Para Absalão. A preposição hebraica aqui traduzida como “para” também pode significar “contra”. … o que denotaria que Davi sentia hostilidade para com o filho por causa do assassinato de Amnom (ver com. de 2Sm 13.39). A atitude de Davi deu margem para que Absalão se alienasse do pai (ver PP, 728). Ansioso para voltar e amargurado pelo fato de que havia estado por tempo afastado dos negócios do reino que ele esperava herdar após a morte do pai, Absalão recorreu a maquinações traiçoeiras. Era uma situação negativa, e Joabe procurou corrigi-la. CBASD – Comentário Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 721.
2 Tecoa. Uma aldeia cerca de oito quilômetros ao sul de Belém, mais conhecida como o lar do profeta Amós (Am 1:1). CBASD, vol. 2, p. 721.
3 Apresenta-te ao rei. O rei era o supremo juiz da nação e estava à disposição de todos os seus súditos. Esperava-se que ele os ajudasse em suas dificuldades. CBASD, vol. 2, p. 721.
5 Mulher viúva. O caso era diferente o bastante para que a história não despertasse suspeitas. Havia certas características básicas na narrativa que deviam resolver a questão na mente de Davi. CBASD, vol. 2, p. 721.
7 Contra a tua serva. A parábola aqui difere propositadamente dos fatos reais para não despertar suspeita. No caso de Davi, era ele que estava alienado de Absalão e que se recusava a conceder-lhe permissão para voltar. Davi acreditava que, devido à culpa de Absalão por ter derramado o sangue do irmão, não podia permitir que ele retornasse. Na parábola era a família, não a mãe que estava insistindo que o assassino respondesse por sua culpa. CBASD, vol. 2, p. 722.
A última brasa. “o último descendente”. As escrituras chamam frequentemente de brasa, lâmpada ou luz, o sucessor da família (21.17; I Rs 11.36; Sl 132.17); por sua vez, de “lareira” que contém brasas, vem lar, ou família. Bíblia Shedd.
10 Quem falar contra ti. As astuciosas palavras da mulher arrancaram de Davi a promessa de que ele assumiria o papel de seu protetor. Ele estava inadvertidamente se deixando levar a uma posição da qual seria difícil recuar. CBASD, vol. 2, p. 722.
11 Lembra-se, ó rei. Até este ponto a mulher tinha tido êxito completo, mas ela desejava levar o assunto ainda mais adiante. A mais alta consideração de Davi era Deus, e ela não pararia até que ele tivesse feito um compromisso na presença de Deus. CBASD, vol. 2, p. 722.
Tão certo como vive o SENHOR. Davi jurou solenemente que a vida do filho da mulher seria protegida. Então ele se comprometeu de tal forma que não lhe era mais possível voltar atrás. CBASD, vol. 2, p. 722.
13 Por que … ? Uma vez que Davi havia seguido essa conduta no caso apresentado pela mulher, que razão tinha ele para não segui-la em outro caso? Se ele tinha agido certo concedendo o perdão para o filho dela, que era digno de morte, o que o impedia de perdoar Absalão, que era culpado de assassinato? CBASD, vol. 2, p. 722.
Contra o povo. Contra Absalão e todo o Israel. Absalão era o herdeiro do trono. Portanto, ele pertencia ao povo, e o povo, a ele. Um crime contra ele era um crime contra todo o Israel. Ao recusar permissão ao herdeiro do trono para que voltasse ao seu país, Davi estava privando o povo de ter consigo seu futuro rei. O mal cometido contra a Absalão era um mal cometido contra a nação que ele iria governar. CBASD, vol. 2, p. 722.
Não quer fazer voltar. Estas palavras mostram claramente que Davi era responsável pela persistência do exílio de Absalão. Tudo o que era necessário para trazê-lo de volta era que Davi lhe fizesse o convite. O povo o desejava, Absalão estava ansioso para retornar, e até a casa real o receberia de volta. Davi, porém, estava impedindo que isso acontecesse. Isso foi interpretado como uma injustiça, não só para com Absalão, mas para com a nação em geral. CBASD, vol. 2, p. 724.
14 Temos que morrer. A morte é o destino comum de todos. O duro tratamento conferido a Absalão não poderia trazer Amnom de volta dentre os mortos. … Então, por que não esquecer o passado e restituir a Absalão seu país, sua família e seus direitos ao trono? CBASD, vol. 2, p. 724.
Pois Deus não tira a vida. Deus é bom, amoroso e perdoador. Quando alguém peca e depois se arrepende verdadeiramente, o Senhor se dispõe a perdoar o pecado e restaurar a pessoa novamente ao favor divino. Estas palavras constituem uma descrição apropriada do amor de Deus para com o pecador e mostram que o povo de Israel estava razoavelmente familiarizado com o plano da salvação. O próprio Davi havia pecado gravemente e necessitava de misericórdia. Era apenas por causa da grande misericórdia do Céu que ele ainda continuava vivo e conservava seu trono. As palavras da sábia mulher de Tecoa tocaram profundamente o coração de Davi e o induziram a agir com misericórdia. CBASD, vol. 2, p. 724.
15 O povo me atemorizou. Compreendendo o sentimento de Israel como um todo, ela sentiu uma pressão à qual não pôde resistir, e foi isso que lhe deu tal ousadia diante do rei. CBASD, vol. 2, p. 724.
17 Um anjo de Deus. Ou, “mensageiro de Deus”. A palavra hebraica aqui traduzida “anjo”, mal’ak, ocorre como “anjo” 105 vezes … e como “mensageiro” 93 vezes. CBASD, vol. 2, p. 724.
Será contigo. Ela falou como se o fizesse em nome de Deus, e assegurou ao rei que, ao responder a este chamado ao direito e à razão, ele teria Deus consigo. CBASD, vol. 2, p. 725.
22 Abençoou o rei. Ou, “agradeceu ao rei” (ARC). […] Se a decisão de Davi tivesse sido desfavorável, Joabe teria sido considerado responsável pela situação. CBASD, vol. 2, p. 725.
22 Percebe-se, neste versículo, que as relações entre Joabe e Davi eram tensas. Seus temperamentos rivalizavam-se e um não confiava no outro. Bíblia Shedd.
24 Não veja a minha face. O assassinato de Amnom por Absalão ainda não fora esquecido, e por amor à nação e ao próprio Absalão, Davi achou necessário mostrar seu repúdio ao crime cometido. CBASD, vol. 2, p. 725.
Não viu a face do rei. Estar em casa, mas não ter ter permissão para ver a face ou para comparecer à corte junto com os irmãos foi algo que começou a incomodar Absalão. Ele se sentia injustiçado, e as pessoas iam até ele para demonstrar simpatia. Aos olhos da nação, ele era um heróis que devia ser elogiado por um ato de retidão e justiça, e não por um criminoso que devia ser evitado por causa de seu mau ato. CBASD, vol. 2, p. 725.
Amargurava-se Absalão por ter-lhe proibido o rei de visitar a corte. Psicologicamente, “meio perdão” é pior que nenhum perdão (32). As consequências disso se manifestaram na rebelião posterior de Absalão. Bíblia Shedd.
26 Seu peso (de cabelos) era de duzentos siclos. Cerca de 2,7 kg. O corte de cabelo era feito uma vez por ano. Josefo informa que os judeus costumavam untar os cabelos com óleo e espargir nele ouro em pó, a fim de que flamejassem ao sol. Bíblia Shedd.
27 Tudo indica que os três filhos de Absalão morreram antes do pai (18.18). A sua filha [ou neta] Tamar, acrescenta a LXX [Septuaginta, versão latina do AT], tornou-se a mulher de Roboão, filho de Salomão, e lhe deu um filho, Abias. Bíblia Shedd.
Ao nomear sua filha Tamar, Absalão estava demonstrando seu amor e respeito por sua irmã Tamar. Isso também serviu como um lembrete para todos do incidente entre Amnon e Tamar. Life Application Study Bible Kingsway.
28 Sem ver a face do rei. Isso naturalmente deixou Absalão amargurado e melancólico, fazendo com que pensasse estar sendo tratado injustamente. Aos seus próprios olhos, ele provavelmente achava que não tinha agido mal ao matar Amnom, uma vez que só tinha feito justiça. Absalão era egoísta, inescrupuloso, ambicioso e impulsivo. Era admirado pelo povo e foi gradualmente conquistando sua simpatia. Não era sábio Davi deixar essa situação continuar. CBASD, vol. 2, p. 725.
29 Não quis vir. Uma vez que Joabe tivera êxito em seus esforços anteriores, Absalão achou que ele novamente poderia ser útil. Contudo Joabe, sem dúvida, achava que já tinha feito tudo o que era prudente fazer, e que incorreria no desagrado do rei se continuasse interferindo no assunto. CBASD, vol. 2, p. 725.
30 Metei-lhe fogo. Esta estratégia certamente levaria Joabe a fazer alguma coisa, mas apenas uma pessoa inescrupulosa e irresponsável recorreria a isso. CBASD, vol. 2, p. 725.
30 Já podemos ver as sementes da rebeldia em Absalão. Como um jovem independente e ardiloso, ele tomou as coisas em suas próprias mãos e matou seu irmão (13:22-29). Sem seu pai ou qualquer outra pessoa para controlá-lo, ele provavelmente fez o que quis, como evidenciado por ter incendiado o campo de Joabe para chamar sua atenção (14:30). Sem dúvida, sua boa aparência também contribuiu para seu egocentrismo (14:25). As crianças precisam de disciplina, especialmente aquelas com habilidades naturais e beleza. Caso contrário, como Absalão, elas crescerão pensando que podem fazer o que quiserem, quando quiserem. Life Application Study Bible Kingsway.
32 Para que te envie. Absalão tratava Joabe como seu servo, dando-lhe ordens e esperando que fossem cumpridas. Sua conduta revela quão longe ele já tinha ido em seu curso de rebelião e como estava determinado a conseguir a reparação pelos supostos agravos que sofrera e a restauração aos privilégios que cria serem seus por direito. Ele não fez nenhuma tentativa para explicar o incêndio premeditado. Agiu como se estivesse plenamente dentro de seus direitos ao tomar as medidas que tomou para levar Joabe até si, e procedeu como se Joabe tivesse a obrigação de cumprir sua vontade. CBASD, vol. 2, p. 726.
Quero ver a face do rei. Havia sido permitido que Absalão voltasse para casa, mas o rei ainda se recusava a vê-lo. Esse tratamento era, para Absalão, mais irritante que seu exílio, e o povo gradualmente foi atraído para Absalão. CBASD, vol. 2, p. 726.
Se há em mim alguma coisa. Absalão sabia que Davi não estava em posição de executar justiça. O próprio rei era culpado de assassinato na morte de Urias, e, se tentasse aplicar a justiça a Absalão, apenas implicaria a si mesmo. O povo provavelmente não teria apoiado Davi nesse procedimento. O coração deles estava com Absalão, e Davi sabia disso. CBASD, vol. 2, p. 726.
33 O rei beijou a Absalão. O beijo do rei, embora fosse somente cerimonial, representava o perdão e o beneplácito real. Bíblia Shedd.
Ele foi não apenas admitido à presença do rei, mas recebeu um tratamento que indicava pelo menos uma reconciliação exterior. Isso pode ser comparado com o ato de Esaú beijar Jacó, e de José beijar seus irmãos (Gn 33:4; 45:15). A recordação que Davi tinha de sua própria culpa o tornava apático e vacilante. Aparentemente ele não sabia que direção seguir. Reconhecia seu dever, mas a lembrança de sua própria transgressão o impedia de fazer o que devia ser feito. CBASD, vol. 2, p. 726.
Davi fez apenas esforços tímidos para corrigir seus filhos. Ele não puniu Amnon por seu pecado contra Tamar, nem lidou decisivamente com o assassinato de Amnon por Absalão. Tal indecisão se tornou a ruína de Davi. Quando ignoramos o pecado, experimentamos uma dor maior do que se lidarmos com ele imediatamente. Life Application Study Bible Kingsway.
Filed under: Sem categoria
“Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum” (v.25).
Percebendo “que o coração do rei começava a inclinar-se para Absalão” (v.1), Joabe valeu-se da encenação da mulher tecoíta para atingir seu objetivo e garantir o retorno do provável sucessor do trono. O espírito guerreiro e a beleza admirável faziam de Absalão o mais forte e aclamado candidato a assumir a posição de seu pai. O seu retorno a Jerusalém, contudo, foi condicionado à privação de ver a face de Davi.
Absalão esperara dois anos para vingar a desonra de sua irmã e, agora, esperava mais dois para que seu pai o chamasse à sua presença. Após dois cortes de seu pesado cabelo e o nascimento de uma filha a quem chamou Tamar — prova do carinho e zelo que nutria pela irmã —, Absalão, percebendo o descaso de Joabe, apelou para o vandalismo movido pelo desespero de sua urgente necessidade. Ele não queria apenas ver o “rei” Davi; ele queria ver o seu “pai” Davi.
Após ouvir a mensagem do filho, o rei mandou chamá-lo e, diante da humilde e comovente apresentação de Absalão, Davi o beijou. Não deve ter sido fácil para Davi relevar o fato de que aquele belo homem era o assassino de seu primogênito. Quando Caim matou Abel, o Senhor cuidou de afastar Caim do convívio com os pais, poupando Adão e Eva de sentimentos que poderiam ameaçar-lhes a salvação. Davi, contudo, fora omisso quanto à punição de Amnom, provavelmente por julgar-se moralmente incapaz de corrigi-lo devido ao seu próprio pecado contra Bate-Seba e Urias.
Enquanto o mundo celebra a beleza exterior, Deus exalta a interior. Certamente haveria mais beleza na Terra se o amor prevalecesse. Com a entrada do pecado, nossos primeiros pais foram privados de contemplar a face de Deus. Mas um Descendente lhes foi prometido (Gn.3:15). Uma profecia lhes foi dada. E, no tempo determinado, “um menino nos nasceu, um filho se nos deu” (Is.9:6). Todavia, ao contrário da celebrada formosura de Absalão, Ele “não tinha aparência nem formosura […] nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Is.53:2).
Absalão não possuía defeito físico; Jesus não possuía defeito de caráter. Absalão matou seu irmão por vingança; Jesus morreu para que Seus irmãos “tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10:10). Absalão usou de vandalismo para chegar ao pai; na cruz, Jesus rasgou o véu que nos privava do Santíssimo e, por meio dEle, reconciliou-nos com o Pai.
Em breve, Ele virá pela segunda vez, e Seu maior desejo é receber-nos em Seu reino eterno com um beijo. “Mas quem poderá suportar o dia da Sua vinda? E quem poderá subsistir quando Ele aparecer?” (Ml.3:2). A Bíblia nos responde: “O que é limpo de mãos e puro de coração” (Sl.24:4). Eis a verdadeira beleza que podemos portar: o caráter de Cristo em nós!
Santo e Eterno Deus, como diz a Tua Palavra: “enganosa é a graça e vã a formosura”; mas uma vida guiada pelo Teu Espírito, como é linda aos Teus olhos! Concede-nos um espírito manso e tranquilo, um caráter semelhante ao do nosso Salvador! Opera esse milagre em nós, Pai do Céu! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, belos aos olhos de Deus!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
II SAMUEL 14 – A complexidade da vida requer sabedoria, pois sem ela a nossa existência se torna uma constante frustração e aflição. Há complicações em decisões e ações, quando erramos, que paralisam nossas percepções.
Isso aconteceu a Davi, quando seu filho Absalão matou seu outro filho Amnom por ter violentado sua filha Tamar. Davi colhia os amargos frutos do adultério com a mulher de Urias.
Baseando-se na estratégia certeira do profeta Natan, Joabe mandou buscar uma mulher sábia, para convencer Davi a aceitar a Absalão, que havia fugido após o fratricídio (II Samuel 14:1-20). A mulher sábia de Tecoa influenciou fortemente a Davi. A astúcia da mulher convenceu Davi a receber de volta ao filho assassino que fizera justiça com as próprias mãos. Davi reconheceu que Joabe estava por trás de toda aquela armação estratégica da mulher. E, convencido racionalmente, mas com o coração endurecido, Davi concedeu apenas meio perdão e Absalão retornou; contudo o rei o impediu que estivesse em sua presença por dois anos, o que irritou profundamente a Absalão – que veio a concluir ter sido pior ter vindo a Jerusalém do que ter ficado em Gesur!
Inclusive, “na opinião popular, Davi foi indevidamente severo ao tratar o filho, e o povo gradualmente foi atraído para Absalão” (CBASD). Após Absalão vingar-se de Joabe queimando a plantação dele por não interferir na questão junto ao rei, Joabe falou com Davi, aproximando pai e filho (II Samuel 14:21-33).
Resoluções forçadas acarretam maiores problemas. Davi foi forçado pela argumentação lógica da mulher de Tecoa a receber de volta a Absalão; depois, Joabe foi forçado a falar com Davi devido à pressão de Absalão. Assim, o problema se distanciava cada vez mais da solução.
Mais que autocontrole, precisamos ser regidos pelo Espírito Santo; nossos sentimentos e raciocínios lógicos não nos darão soluções reais, apenas soluções paliativas para nossos problemas. Nossas tentativas de acertos dão erradas quando desprezamos a Palavra de Deus (II Samuel 12:7-11).
Carecemos da obra divina em nosso coração diariamente caso queiramos evitar ou resolver problemas familiares! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.