Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 8 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
16 de janeiro de 2026, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: II SAMUEL 8 – Primeiro leia a Bíblia

II SAMUEL 8– BLOG MUNDIAL

II SAMUEL 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson



II SAMUEL 8 by Jeferson Quimelli
16 de janeiro de 2026, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/2sm/8

Este capítulo é uma narrativa de guerras contra os inimigos de Deus. Deus deu poder a Davi para vencer os filisteus, moabitas, sírios e muitos outros inimigos de Israel. Davi recuperou terras até a fronteira do Eufrates. Isso cumpriu a promessa de Deus a Abraão de que eles iriam possuir as terras de seus inimigos mesmo “até o grande rio Eufrates”. Gn 15:18-21. Muitos países subjugados foram obrigados a pagar tributo, enriquecendo Israel.

Davi obteve muitos vasos de prata, ouro e latão que dedicou ao Senhor. Seu filho Salomão mais tarde colocaria esses itens na casa do Senhor. (1Rs 7:51)

“O Senhor dava vitórias a Davi por onde quer que ia” (v. 6). Que declaração!

Davi confiou em Deus e Deus o susteve. Deus havia encontrado um homem que escutaria Sua voz e seguiria Seus comandos, embora a violência contra humanos e animais possa ser difícil de entender com nossa visão unidimensional dos eventos. No entanto, sabemos que Deus é misericordioso e podemos ter certeza de que Seus caminhos são os melhores.

Davi colocou guarnições em Edom e os edomitas tornaram-se servos de Davi. Este evento cumpriu a profecia de Balaão em Números 24:18. Davi tornou-se um governante justo e executou julgamento sobre Israel.

Cheri Holmes
Enfermeira
Lynden, Washington USA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2sa/8
Tradução: Jeferson Quimelli/Jobson Santos/Gisele Quimelli/Luis Uehara



II SAMUEL 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
16 de janeiro de 2026, 0:50
Filed under: Sem categoria

865 palavras

rédeas da metrópole. Controle da cidade de Gate (1Cr 18.1); ou rédeas do poder, que, por sua vez, pode significar o poder da renda e dos tributos que iam até então para Gate, mas agora iriam para as mãos de Davi. Bíblia Shedd.

2 Versículo de difícil interpretação. Deitar em terra significa “subjugar”. Cordel, medida padrão (Am 7.17). Aqueles cuja culpa não excedesse aos limites da “lei” (um cordel), seriam poupados; aqueles cuja culpa excedesse à “lei” padrão (dois cordéis), seriam executados. Era uma espécie de tribunal do povo. Bíblia Shedd.

Uma tradição judaica diz que os moabitas mataram a família de Davi quando eles eram refugiados em seu país. Andrews Study Bible.   …mas não há como averiguar a veracidade disso. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 690.

jarretou. O procedimento consistia em cortar os tendões das patas traseiras dos cavalos e, assim, inutilizá-los para a guerra (ver Js 11:6-9). CBASD, vol. 2, p. 690.

menos para cem deles. Ele provavelmente achou necessária a utilização de alguns cavalos como um meio rápido de comunicação. Contudo, a introdução desses cavalos pode ter sido a porta de entrada para a multiplicação desses animais nos dias de Salomão (1Rs 4:26; 10:26, 28, 29), numa violação direta a Deuteronômio 17:16. CBASD, vol. 2, p. 691.

matou dos siros vinte e dois mil homens. Ao vencer os siros, Davi retardou o nascimento de uma nova potência mundial, a Síria, por uns cinquenta anos, que conseguiu reeguer-se depois de Salomão. Bíblia Shedd.

o SENHOR dava vitórias a Davi em todos os lugares onde ia (NVI). Neste mundo, nunca poderemos depor nossas armas. Muitas vezes, algumas tentações que julgávamos excluídas de nossa vida revivem com seu antigo vigor e se apresentam até mesmo com maior sutileza e força. Nossas resoluções e votos fracassam. Somos constantemente lembrados de nossa fraqueza e dependência. A única vitória permanente é a nossa fé, que recebe dEle o que não conseguimos obter por nós mesmos. É uma experiência muito humilhante, mas é a nossa proteção contra o orgulho. Comentário Bíblico Devocional -Velho Testamento. F. B. Meyer.

7 escudos de ouro. Escudos cobertos de ouro. Andrews Study Bible.

Talvez esses escudos fossem usados principalmente para propósitos de exibição e não para proteção em combates reais. CBASD, vol. 2, p. 691.

Hamate. A capital do país Hitita-Canaanita. Andrews Study Bible.

12 a Síria. A lista dessas nações em 1 Crônicas 18:11, idêntica a esta, traz “Edom”, em vez de “Síria”. Ambas as nações foram, na verdade, conquistadas por Davi. Os dois nomes, Síria (‘aram) e Edom (‘edom), diferem apenas por uma letra no hebraico consonantal [não se conhecem as exatas vogais, que não eram registradas – letras “r” e “d“, em hebraico]. CBASD, vol. 2, p. 691.

13 os siros. O texto paralelo de 1 Crônicas 18:12 traz também “edomitas” (ver com. de 2Sm 8:12, sobre a possível confusão dos dois nomes). O fato de a referência ser aos edomitas fica claro porque a luta ocorreu no “vale do Sal”, que ficava em Edom (2Rs 14:7; Sl 60, subtítulo; ver também o com. [CBASD] de 2Sm 8:14. CBASD, vol. 2, p. 692.

dezoito mil homens. O texto grego [tradução da LXX] diz: “Dezoito mil edomitas”, (cf 1Cr 18.12). Uma leitura melhor seria: “Ganhou Davi renome quando, na volta, depois de ferir os siros (5), encontrou inesperadamente edomitas no Vale do Sal, os quais, venceu somente com o direto auxílio de Deus, matando dezoito mil homens”. Foi nessa ocasião que escreveu o salmo 60. Bíblia Shedd.

Vale do Sal. Também chamado Arabá [ ou Ahava]; localizado ao sul do Mar Morto. Andrews Study Bible.

15 administrando o direito e a justiça (NVI). Davi foi aprovado pelo povo (3:36) não porque buscou ser aprovado, mas porque buscou agradar a Deus. Frequentemente, aqueles que buscam arduamente se tornar populares não o conseguem. Mas o louvor das pessoas não é tão importante. Não gaste seu tempo buscando meios de ser aceito aos olhos do público. Em vez disso, busque fazer o que é correto e tanto Deus quanto as pessoas respeitarão suas convicções. Life Applications Study Bible Kingsway.

17 Zadoque… e Aimeleque. Zadoque e Aimeleque são mencionados como sacerdotes, evidentemente sumos sacerdotes, uma vez que a lista abrange os mais altos funcionários do reino. CBASD, vol. 2, p. 692. [A referência ainda discute as três possíveis razões sugeridas para o justificar o procedimento aparentemente estranho de ter dois sumos sacerdotes, em resumo: 1) Duas linhagens; 2) Esforço de unir novamente Judá e Israel; 3) Adoração nacional ainda não centralizada: arca em Jerusalém e tabernáculo em Gibeão.]

[Aimeleque é o] Nome do filho de Abiatar (mencionado aqui e na passagem paralela de 1Cr 18:16, em que é escrito “Abimeleque”; e em 1Cr 24:6, que se refere a ocasião posterior). Contudo, os sacerdotes associados que atuavam no tempo de Davi … são repetidamente mencionados, durante toda a vida dele, e mesmo no início do reinado de  Salomão, como “Zadoque e Abiatar”. Portanto, a menção de Zadoque e Aimeleque, neste versículo e em Crônicas, tem suscitado especulações sobre erros de transcrição por parte dos escribas e sobre confusão de nomes, especialmente em vista do fato de que Aimeleque é chamado filho de Abiatar, e Abiatar é chamado filho de Aimeleque. CBASD, vol. 2, p. 691.  [Segue na referência relativamente extensa discussão sobre as possíveis razões destas aparentes inconsistências. O objetivo da colocação aqui deste comentário é mostrar quais seriam as diferenças apontadas entre os livros de Samuel e Crônicas no Comentário Devocional, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2016/04/11/%5D



2Samuel 08 — Rosana Barros by Ivan Barros
16 de janeiro de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (v.6).

De pastor de ovelhas a guerreiro vitorioso, Davi multiplicou suas conquistas bélicas sob uma bandeira infalível: “O Senhor dava vitórias a Davi por onde quer que ia” (v.14). Filisteus, siros, moabitas e as demais nações impenitentes tiveram de submeter-se ao seu jugo e “lhe pagavam tributo” (v.2). Entretanto, tudo o que recebia, Davi “consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara” (v.11).

Além de ser instrumento de juízo aos povos pagãos, Davi também atuava como juiz em Israel, pois “julgava e fazia justiça a todo o seu povo” (v.15). Mas seu reinado não se baseava apenas em sua própria figura. Havia uma espécie de cúpula que o auxiliava na administração da nação, e “seus filhos eram seus ministros” (v.18). Assim, “ganhou Davi renome” (v.13), prosseguindo com paciência na expansão dos limites de Israel.

Quando guiava suas ovelhas pelos pastos ou afugentava animais selvagens; quando dedilhava sua harpa sob as copas das árvores, o filho mais novo de Jessé não imaginava que o Senhor o elevaria como príncipe sobre o Seu povo. Esse mesmo desconhecimento ocorre com muitos a quem o Senhor oferece talentos. “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva” (2Co.10:18). Como aconteceu com Davi e com os servos fiéis da parábola (Mt.25:14-30), estes estão chamados a multiplicar os recursos confiados pelo Céu.

No emaranhado deste grande conflito, não são as disputas políticas, sociais ou religiosas que encerrarão o tempo de graça que ainda nos é franqueado. Temos uma parte a desempenhar na luta contra o pecado, mas nenhum esforço humano desligado do poder divino obterá a vitória. Somente por meio de Cristo e de Sua perfeita justiça, revestidos de Sua armadura (Ef.6:10-18), podemos ser bem-sucedidos por onde quer que formos. Cristo em nós é a nossa única segurança contra Satanás e seu exército.

Consagre-se a Cristo agora! E você vencerá, um dia de cada vez, as batalhas que o preparam para o dia do triunfo derradeiro. Pois eis que o vitorioso e eterno Rei vem vindo!

Pai de amor e bondade, graças Te damos porque tens lutado e vencido nossas lutas! Que neste grande conflito contra o mal sejamos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Por isso, Pai, consagramos a nossa vida a Ti e clamamos que nos encha do Teu Espírito! Pela graça e pelos méritos de Jesus nós Te oramos, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, vencedores em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#2SAMUEL8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



II SAMUEL 8 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
16 de janeiro de 2026, 0:30
Filed under: Sem categoria

II SAMUEL 8 – Para entender certos aspectos da história sagrada, é necessário compreender seu contexto.

• Quem sempre viveu em mansões tem dificuldade de entender quem vive na favela, e vice-versa.
• Quem nunca administrou uma empresa tem dificuldade para entender dilemas dos empresários e gerentes.
• Quem nunca esteve num contexto social bélico, dificilmente entenderá como o Deus da Bíblia envolveu-se com tantas guerras.

Davi foi um homem de Deus, todavia envolveu-se em inúmeras batalhas; isso porque estava rodeado de nações ambiciosas, gananciosas, sempre intentando ampliar seus territórios invadindo e destruindo outras nações; sem contar que, a Terra de Canaã, garantida por Deus a Abraão, fora invadida pelos filisteus e outras nações pagãs. Então, desde a conquista de Israel à Terra Prometida, boa parte da história sagrada esteve relacionada a guerras.

A morosidade em entender o pedido divino de erradicar os invasores pagãos da Terra Prometida, postergou o período de descanso e paz que Deus almejava para Seu amado povo. Davi empenhou-se em avançar naquilo que outros antes dele negligenciaram. Então, após apresentar suas vitórias sobre os filisteus no oeste, os moabitas no leste, os arameus e sírios no norte, e os edomitas no sul (II Samuel 8:1-14), o texto inspirado declara que “o Senhor dava vitórias a Davi em todos os lugares aonde ia” – mostrando assim que, em meio ao Grande Conflito, Deus concede vitórias àqueles que procuram fazer Sua vontade.

Com esse contexto em mente, fica mais fácil compreender que Davi, ao organizar sua equipe administrativa para o governo, trouxe Benaia – filho do sacerdote Joiada – para junto de si. Ele foi sacerdote/líder espiritual, e também serviu como oficial militar de Davi – uma exceção no contexto do Santuário.

Davi progredia maravilhosamente bem como rei de Israel. Ellen White destaca que, até esse momento, “o registro de Davi como governante fora tal como poucos monarcas já o tiveram… Sua integridade conquistara a confiança e lealdade da nação” (PP, 719). “Foi mediante o preparo na escola das agruras e tristezas que Davi se habilitou a declarar que ‘julgava e fazia justiça a todo o seu povo’ (II Sam. 8:15)” (Ed, 152).

As dificuldades da vida nos ensinam a ver as coisas de forma diferente; e, tornam-nos pessoas diferenciadas! Portanto, nas dificuldades, sejamos bons alunos, aprendamos… Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Veja também o comentário de rodada anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2019/07/14/ii-samue-8-comentario-pr-heber-toth-armi/